quarta-feira, 18 de junho de 2014

O tratamento da RTP ao Sporting

                                                                                                                                     
No fim-de-semana passado, treinador e jogadores da equipa de futsal do Sporting escusaram-se a dar entrevistas no final do jogo em que o título nacional foi conquistado. Seguiu-se um comunicado a explicar os motivos dessa escusa.

Mesmo para mim, que não costumo acompanhar os jogos de futsal, não é nenhuma surpresa que o Sporting registe este tratamento por parte da RTP, já que são antigas as reclamações dos adeptos sportinguistas nos blogues e redes sociais. Não vou fazer comentários adicionais porque não vi jogos suficientes para ter uma opinião pessoal sobre o assunto.

O que posso comentar sem qualquer problema é o tratamento indecoroso que os "profissionais" da RTP têm feito relativamente aos jogadores do Sporting em representação da seleção nacional de futebol.

Limitando-me a exemplos mais recentes, podemos falar na forma como Hugo Gilberto se dirigiu a Rui Patrício no final do Suécia - Portugal, que nos deu o apuramento para o mundial. Colocando apenas perguntas festivas a todos os jogadores com que falou, mudou o tom ao falar com o guarda-redes da seleção, optando por escarafunchar no erro cometido por Patrício várias semanas antes contra Israel.


No final do jogo seguinte da seleção, contra os Camarões, o mesmo Hugo Gilberto deixou William Carvalho pendurado após a flash interview mais curta da história.


Nos particulares de preparação para o mundial voltámos a ter situações deste tipo. António Tadeia não se escusou em classificar a boa exibição de William Carvalho contra a Irlanda como dececionante, preferindo guardar os elogios todos para uma exibição de André Almeida que não encantou mais ninguém senão o próprio comentador.

No jogo contra a Alemanha, num jogo em que os erros individuais abundaram, os comentadores atiraram-se a Patrício no 4º golo de forma completamente injustificada. É certo que Patrício teve muitas responsabilidades no golo, mas não foi o único a falhar nesse lance - e muito menos pode ser considerado culpado pela derrota por ter cometido um erro no 4º golo do jogo.


Mas o mais ridículo aconteceu no princípio de jogo, aquando do mau pontapé de Patrício que foi parar aos pés de um alemão, que não marcou por pouco, criticarem o seu posicionamento para justificarem o (também) mau atraso de Pepe.


Finalmente, para não nos ficarmos apenas pela seleção portuguesa, até para os jogadores estrangeiros de Sporting e Benfica estão reservados níveis de tolerância bem diferente, como se pode ver AQUI. Tudo bem que são comentadores diferentes, mas será que a generalidade desses comentadores seria tão benevolente se Rojo fizesse uma falta como a de Maxi Pereira?

Não me parece que seja um motivo para barrar o acesso à RTP às instalações do clube - as questões estão mais centradas em determinados jornalistas / comentadores do que no canal televisivo propriamente dito - mas fico satisfeito que o clube tenha tomado uma posição pública sobre o assunto.

21 comentários :

  1. O Hugo Gilberto é um tripeiro ordinário, já o António Tadeia é um sportinguista que à força de querer ser imparcial, chega a ser indelicado com os atletas do Sporting. O que tudo isto revela é falta de profissionalismo, pois se no primeiro caso o jornalista em questão nem tem nível sequer, no segundo, o Tadeia não precisa de rebaixar o Sporting e dar graxa aos outros para ser isento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, se o António Tadeia é sportinguista, então disfarça bem... :)

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Estes fazedores de opinião desportiva que são pagos para comentar fazem nojo. E se calhar os nossos atletas deviam começar a não ter tempo para estas diarreias. Qualquer dia vejo o Patricio a dizer que não vai mais à selecção...e nem lhe podemos levar a mal. Pode ser que assim o Benfica ou o Porto forneçam mais um jogador português à nossa seleção..
    Nota se nestes jornalistas falta de competência, profissionalismo e isenção...algo comum na sociedade portuguesa...infelizmente. E quantos mais canais de TV...mais merdosos aparecem. é a lei do mercado a funcionar...estou ansioso pela Sporting TV eheh.
    Curiosidade: no Rascord online. .toda e qualquer noticiazeca (por comfirmar) de merda sobre o nosso Sporting, só se pode ver com assinaturas Premium Rascord ???? será uma retaliação dos merdosos do Director Manhoso ??? é que assim ainda é melhor ...desabituamos de ir ao site deles...também é só trampa !!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, a maior parte das notícias dos jornais sobre os clubes nesta altura têm pouco de premium... :)

      De qualquer forma, parece-me que o critério é semelhante para todos os clubes.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Se deixassem de ler esse jornal por completo é que era bom.

      Eliminar
  3. Lamento, mas em Portugal vivemos na comunicação social, debaixo de um sportinguismo fanático. Lembro-me é do o BC a perguntas absolutamente normais de jornalistas, responder "as pessoas são estúpidas" as "estupidezes" , comentários pouco elegantes sobre a mulher do apresentador , etc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário mais idiota do ano.

      Eliminar
    2. Perdão? Uma comunicação social fanática pelo Sporting? Há-de me dizer que TV's e jornais costuma seguir, pelos vistos ando a ver os programas errados... :)

      Eliminar
    3. Penso que o anónimo o que quis dizer foi que nós é que somos os Sportinguistas fanáticos e não que a CS é fanática pelo SCP.

      Eliminar
  4. bola, reco reco, jogo, SIC ,TVI , rtp desde que mande o Daniel que é do Império do bem ( Benfica) está mais equilibrada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desses OCS, a TVI é a única que trata decentemente o Sporting...

      Eliminar
  5. O Rui não esteve bem nos 2 pontapés em que meteu a bola num jogador Alemão, mas de resto também não teve muito trabalho, já que os Alemães tudo o que foi remate à baliza, foi golo. É sempre injusto para um GR estar nessa situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mike, dificilmente poderia ter feito mais nos três primeiros golos. O problema esteve acima de tudo nos dois maus pontapés para a frente que fez... Um abraço.

      Eliminar
    2. Se analizar mos bem o jogo, a Alemanha pouco teve de fazer para dar 4.
      1ª Penalty do João Pereira, deixou se comer pelo Gotz, que em força ganhou posição
      2ª Golo de cabeça do Hummels (a jogar á lateral)... apanhou o Pepe a dormir, a contribuir para o desiquilibrio psicológico do Pepe (complexo de culpa)
      3ª "Amorti" infeliz do Bruno Alves e felicidade no ressalto do Muller
      4º Infelicidade do Patricio precedido pela descompensação do Andre Almeida que abandonou o flanco para socorrer os centrais.
      Conclusão : para a Alemanha foi um jogo surpreendentemente fácil (basta olhar para a defesa constituída por 4 Centrais...>>éh Low, estavas cheio de medo !!!!<<< e para o meio campo reforçadíssimo !!!!
      A nossa seleção é que lhes facilitou as coisas.

      Eliminar
    3. Sem dúvida, muitos erros dos nossos jogadores a ditarem o resultado final. Um abraço.

      Eliminar
  6. Mais uma vez um bom post caro artista. Contra factos não há argumentos e este post está cheio de factos...

    ResponderEliminar
  7. Enfim, vivemos nesta tristeza de país, em que os comentadores querem disfarçar aquilo que não conseguem. Por mim, esta atitude do Sporting, só peca por tardia. Dando um exemplo muito concreto, o Record e os seus jornalistas já deviam ter sido proibidos de entrar nas instalações do clube há muito tempo.

    Só um aparte, no comentário sobre o Maxi Pereira não é o Tadeia, mas sim o Nuno Dias. Não é que o outro não fosse capaz de dizer algo semelhante, mas neste caso não foi ele.

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Erro meu, Jorge. Já corrigi o texto. Obrigado pelo aviso e um abraço.

      Eliminar
  8. Excelente post, caro Mestre.
    De facto é estranho que jornalistas que deveriam ser imparciais, principalmente nos meios de comunicação social do estado, assumam as suas tendencias de forma tão vincada.
    Havia ainda a acrescentar o comentário do Hugo Gilberto, antes do jogo com a Alemanha, onde dizia de uma forma exacerbada, que William Carvalho não iria jogar , sendo Veloso o eleito e nem sequer seria o numero dois para o lugar, cabendo essa posição a R. Amorim.
    Os presentes no estúdio ficaram boqueabertos, com tal "conhecimento" antecipado do jornalista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leorodri, nem sabia dessa "revelação" de Hugo Gilberto. Como vi o jogo em diferido saltei diretamente para o pontapé de saída. Fantástico...

      Eliminar