domingo, 20 de julho de 2014

Obrigado e boa sorte, Fito!

                                                                                                                                                  

Apesar de ser evidente que perdeu espaço no plantel perante a ascensão meteórica de William Carvalho e a contratação prometedora de Uri Rosell, fico com pena de ver partir Fito Rinaudo.

Profissional exemplar, é daqueles que deixa tudo em campo, mas jogando sempre sem maldade, acabando por ganhar fama de jogador demasiado duro que na minha opinião nunca justificou, mas que o condicionava aos olhos dos árbitros. Se envergasse outras cores teria certamente passado por Portugal sem ter visto um único cartão vermelho e com bastante menos cartões amarelos. A única ocasião em que foi expulso, em Guimarães, não o justificava minimamente.

Na sua primeira época foi dos nossos jogadores mais importantes, e ficou a sensação que a sua lesão num jogo da Liga Europa que o afastaria dos relvados durante meses acabou por ser um dos fatores mais decisivos para a súbita quebra de rendimento de uma equipa que, após um começo tristemente célebre em que foi espoliada de 7 pontos por erros de arbitragem, estava a recuperar terreno aos rivais de uma forma impressionante.

Diz-se que o valor da transferência é de €3M, mas segundo o R&C de 2012/13 o Sporting só detém 35% do passe do atleta. Os "ganhos" deverão ficar limitados ao milhão de euros a que o clube terá direito mais a poupança no vencimento do jogador que, aparentemente, seria dos mais bem pagos do plantel.

Obrigado e boa sorte, Fito!

11 comentários :

  1. Toda a sorte do Mundo, o Fito bem merece!
    Profissionais destes são sempre bem-vindos ao nosso Sporting, portanto na hora da partida nunca é por demais mostrar a nossa gratidão para quem defendeu com tanto brio e dedicação o Leão Rampante.

    SL,
    Marco Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. Palavra que não estou a gostar da forma como esta possível transferência se está a fazer. Primeiro porque se trata de um jogador cheio de carisma, que em pouco tempo obteve a braçadeira de capitão, depois porque era e é um jogador muito querido da massa adepta leonina. Rinaudo tinha a confiança de muitos jogadores que viam nele um exemplo a seguir, depois teve com o Sporting um comportamento irrepreensível quando veio do Gimnasia, pois existiram outras ofertas mas ele estava comprometido com o nosso clube e manteve sempre a palavra dada. Todos sabemos que o facto de estar em Itália, para assinar pelo Catania, nada está confirmado, mas a nossa comunicação social já dá o facto como consumado, com valores e tudo, o que a ser verdade, é triste, porque se até agora não tínhamos meios de comunicar com os sócios e adeptos, a partir do dia 17 do mês corrente, esse poderia ser um meio para informar, que o jogador estava a viajar para a ilha siciliana para assinar um possível contrato com o Catania.
    Estamos a saber tudo isso por outras vias, o que não é agradável, pois essas mesmas notícias poderiam já ter sido dadas na SpotingTV, ou em comunicado do clube. De qualquer forma, este jogador merecia um outro tratamento, e não a forma descartável como está a se tratado. Por tudo isto, obrigado Rinaudo, pelo carácter que tiveste enquanto de leão ao peito, e felicidades para a tua careira.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. G@rfield, suponho que o salário de Rinaudo acabou por ser o motivo mais forte para a sua saída. No estado atual do Sporting não podemos pagar vencimentos a rondar o milhão de euros anual para uma terceira opção.

      Boa observação essa em relação à forma como (não) sabemos da notícia. No site ainda não há nada, por exemplo. Talvez ainda não esteja tudo oficializado.

      Parece também que Wilson Eduardo vai ser emprestado ao Dínamo Zagreb... vamos aguardar pela confirmação.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Gosto muito do Rinaudo mas percebo, agora o wilson e que me preocupa jogador útil, com golo e português. Salvo erro até foi o extremo com mais assistência no ano passado embora a sua posição seja de avançado. Por mim heldon e Carrilho iam de vela e o wilson ficava. Espero que as decisões estejam a ser acertadas.

      Sl

      Eliminar
    3. Green Lantern, também fiquei surpreendido com a notícia da saída do Wilson, principalmente pelo momento em que ocorre. Depois do mau final de época que fez, parecia-me pacífica a sua saída. Este bom início de pré-temporada veio baralhar as ideias que vinham da época passada, ainda mais se se confirmar que Marco Silva quer os extremos a jogar numa posição mais interior (onde Wilson se sente muito mais à vontade).

      Dos nossos extremos, os únicos dois que na minha opinião têm lugar de caras são Mané e Carrillo (ainda não perdi a esperança no peruano). O Wilson da 1ª metade da época passada também tem lugar. Capel e Heldon nunca corresponderam às expetativas. Ainda não percebi se Shikabala é ou não extremo...

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Mestre,

    Se, relativamente ao Rinaudo, a decisão seria já esperada, quanto ao Wilson aguardemos ela confirmação no site do SCP!

    De qualquer forma total confiança na Direcção e estrutura do futebol Leonino!

    Hoje é dia para depenar galinholas de carnide...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. YaZalde, também tenho confiança na estrutura de futebol do clube, e ainda falta mais de um mês para o mercado fechar. Sabe-se lá o que ainda vai acontecer... Um abraço.

      Eliminar
  4. Mestre, a meu ver trata-se de um jogador mediano, fraco até.
    Ele não perdeu espaço agora. Ele já tinha ido emprestado o ano passado, antes da ascensão do WC e sem Rossel.

    Nunca percebi o endeusamento que se fez deste jogador. Tem fibra e carisma. Mas isso não chega.

    Só uma nota. A crítica aos cartões é a sua opinião e respeito-a. Mas veja os números disciplinares do Rinaudo na L. Europa nessa época. A % de jogos em que viu cartões continua assombrosa.
    Seria algum complot à escala europeia?

    Bem haja,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, o Rinaudo daquela primeira época estava bem acima de um nível mediano. Na época seguinte esteve bastante pior, mas foi um problema comum à generalidade da equipa...

      Percebo a sua observação da Liga Europa, mas essa média de amarelos é bastante superior à do campeonato, onde fez muito mais jogos. A questão é que cá em Portugal a fama que os comentadores lhe davam iam muito para além da realidade.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Ele foi emprestado em Janeiro deste ano. Logo, foi dp da ascensão do William Carvalho. Depois, com as saídas precoces (e roubadas) das taças, e sem lesões do William, não tinha grandes hipóteses de jogar...

      Eliminar
    3. Não me leve a mal caro FC, mas discutir tudo com base no "fomos roubados" é meio caminho andado para não se aprender nada com ninguém é acabar tudo com as suas verdades préconcebidas.

      Julgo que o Rinaudo entrou bem, mas era um jogador viril, inequivocamente excessivo (daí trazer à discussão os números dele na Europa, em que nessa época via amarelos em série).

      Aceito outras opiniões, mas era um jogador limitado, cuja capacidade de dar amplitude ao jogo era nula. Serve para o Catania ou o Gimnasia.

      Com desportivismo,

      Eliminar