terça-feira, 21 de outubro de 2014

Schalke - Sporting

                                                                                                                                                     
Depois do muito saboroso e moralizador triunfo no Dragão, vem em boa hora aquele que poderá ser o jogo que ditará o nosso futuro na Liga dos Campeões. Uma vitória será um passo enorme no sentido da qualificação para a fase seguinte, enquanto que uma derrota provavelmente nos condenará à luta pelo 3º lugar.

Uma coisa é certa: defrontaremos logo uma equipa que tem muita experiência de Liga dos Campeões. Nos últimos quatro anos o Schalke qualificou-se por três vezes para a fase a eliminar, sendo que em 2010/11 conseguiu inclusivamente atingir as meias-finais, onde caiu aos pés do Manchester United de... Nani. 

Uma equipa com esta experiência, a jogar no seu estádio e que tem dois campeões do mundo (Draxler - que aos 17 anos foi titular na 2ª mão das meias-finais contra o Manchester United - e Howedes) e uma série de outros jogadores de grande classe nunca será poderá ser considerada um adversário acessível. Pelo contrário, trata-se de uma das equipas mais fortes de um dos campeonatos mais competitivos do mundo, e a atual classificação da Bundesliga não lhes faz justiça.

Apesar de achar que os alemães são favoritos, não se justifica que encaremos esta partida com qualquer tipo de fatalismo. O crescimento do Sporting tem sido visível e os níveis de confiança não poderiam estar melhor, pelo que teremos certamente argumentos para discutir o jogo com os alemães.

Em relação ao onze que entrará em campo, colocaria apenas Carrillo no lugar de Capel e Slimani no lugar de Montero. O peruano tem sido simplesmente um dos nossos melhores jogadores, e a força e centímetros de Slimani poderão ser muito úteis contra uma equipa fortíssima nas bolas paradas. Apesar disso, espero que Marco Silva mantenha a aposta na dupla Oliveira / Maurício - aquilo que Sarr nos poderá dar nas bolas paradas defensivas não compensa a falta de maturidade que o levou a sair do onze. É hora de consolidar a dupla que esteve bastante bem contra o Porto.


9 comentários :

  1. Tb apostaria nesse 11! Mas vamos passar por dificuldades nas bolas aéreas!

    No último 11 que apresentaram (o único com o novo treinador), o onze titular tinha a seguinte altura:

    GR: 1,96
    DD: 1,76 (o anão deles)
    DE: 1,86
    DC's: 1,84 e 1,87
    MC's: 1,84 e 1,90
    MOD: 1,90
    MOC: 1,86
    MOE: 1,85
    PLC: 1,86

    São todos pequeninos e franzinos... (not!), tirando ali o Japonês... os outros comeram demasiada cerelac qdo eram pequenos :\ São muitos centimetros de diferença...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pawn, não tinha noção disso. São muitos cms a mais, mesmo (e suponho que kgs a mais, também)... Obrigado e um abraço.

      Eliminar
    2. É preciso ter cuidado com o GR deles nas bolas paradas. Com esse tamanho... No último minuto será preciso ter muito cuidado com o canto ou livre contra nós. É que ele vai subir à área...

      (sinceramente, este jogo é muito mais difícil do que a CS e os sportinguistas estão a supor; o Schalke é muito forte e tem muita experiência. E joga em casa. Aposto que já há manchetes preparadas para amanhã: "De volta à Terra"; Lá fora o Leão (ainda) mia"; "Champions é outra realidade")

      Eliminar
    3. Ao GR é capaz de ser dificil fazer chapéus :p Só meti o Gr pq ficava ali bem, na média de alturas!

      É algo que em Portugal continuamos a não ligar mto... ou simplesmente não há matéria prima suficiente para poder escolher os mais altos e mais fortes, e depois encontramos estes muros e ficamos estatelados contra a parede... Eu sei que a altura não é tudo.. mas só estou a altertar para a gritante diferença de altura média entre as duas equipas. E tecnicamente tb não são nada coxos, mas aí já temos argumentos para jogar de igual para igual... agora fisicamente não!

      Eliminar
  2. É evidente que o Schalke dispõe de individualidades superiores às nossas, uma equipa muito mais alta que nos poderá criar imensos problemas no jogo aéreo, ponto seria extremamente importante.
    Deste modo gostaria de ver um Sporting mais defensivo e com um bloco mais baixo, tentado explorar o contra ataque. Os laterais do Schalke não são propriamente exímios a defender, principalmente o defesa direito japonês, devemos tirar o máximo partido disto, com as trocas de Nani e Carrilho de flanco.

    Quanto ao 11 nada a dizer, é o mais forte neste momento.

    ResponderEliminar
  3. Talvez trocasse o Jonathan pelo Jefferson (mera questão de gestão de esforço).

    De resto, só tenho a dizer: em cima deles c"#$%&/...

    SPOOOOOORTING

    SL

    ResponderEliminar
  4. Segundo a revista Forbes em 2013 o Shalke foi considerado o 12º clube mais valioso do mundo (498 milhões de dólares) e segundo a Deloitte na época de 2012 o clube alemão teve receitas de 175 milhões de euros.

    Por esses dados pode-se confirmar que o Shalke não é só um grande clube alemão pois é também um clube de top mundial.Enfim basta comparar a grandeza da Alemanha para a grandeza de Portugal para tirarmos as restantes conclusões...esperamos quando a bolinha começar a saltar as diferenças sejam reduzidas ou nulas !...

    Não é novidade a elevada estatura das equipas alemãs, além de altos são bons técnicamente,acima de tudo são umas autênticas "bestas" que deixam tudo em campo.Infelizmente também tivemos azar com a altura em que os vamos defrontar pois a entrada de Di Matteo deveria se ter verificado mais tarde.

    Espero um Sporting lutador,aguerrido e que a sorte nos ajude !...

    ResponderEliminar
  5. Já é conhecida a equipa do Sporting.
    O mestre acertou na mouche...
    Estranho o facto de não termos nenhum lateral no banco...

    PS - continua a função anti spam.. fdx...

    Vamos a eles c#$%&!"

    SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING

    ResponderEliminar
  6. Boas a todos, vejam o jogo aqui: http://bit.ly/1ui3ARX ;)

    ResponderEliminar