segunda-feira, 9 de março de 2015

O primeiro jogo do resto do nosso campeonato

... e o resto do nosso campeonato é ganhar um jogo a seguir ao outro. Sendo um lugar comum utilizado por todas as equipas - independentemente dos seus objetivos -, aplica-se na perfeição ao que terá que ser o Sporting até maio, mas também ao que terá que ser o Sporting da próxima época.

Infelizmente, um dos motivos que explica o atraso em relação ao 1º e 2º classificado é o facto de termos sido uma equipa que demasiadas vezes encarou partidas contra adversários teoricamente mais fracos como desafios menores. Foi precisamente essa mania de pensar que mais cedo ou mais tarde o golo apareceria, como consequência de uma falta de sentido de necessidade de resolver cedo os jogos , que ajudou a construir os números que se pode ver na imagem abaixo:


Primeiro gerimos o esforço, e só depois procuramos o resultado. Não pode ser. Primeiro assegura-se o resultado e depois gere-se o esforço.

Isso é algo que tem que ser corrigido de imediato, não só porque é fundamental repor um avanço pontual em relação ao Braga que nos coloque a salvo de qualquer contratempo - o 3º lugar é o mínimo exigível -, mas também porque há que incutir definitivamente a mentalidade de que os pontos em disputa em cada partida são os mesmos, independentemente de no outro lado do campo estar o Benfica ou o Boavista, o Porto ou o Penafiel.

Mais logo iremos receber precisamente o Penafiel, que é atualmente o último classificado da liga e tem a pior defesa da competição. Considerando a gestão de esforço que teremos que continuar a fazer (hoje temos o 8º jogo em 21 dias), penso que é dia para iniciarmos a partida com dois pontas-de-lança: Slimani e Tanaka. Descansam João Mário e Carrillo, colocando-se nas alas Nani e Mané - sendo que Mané poderá trocar frequentemente de posição com Tanaka, já que o japonês gosta de pisar terrenos mais laterais.


Se não for pedir muito, importam-se de não esperar pela 2ª parte para carregar sobre o adversário e encostá-lo à sua baliza? Será que é possível irmos para o intervalo já com o jogo resolvido? Coração de sportinguista agradece.