quinta-feira, 4 de junho de 2015

A saída de Marco Silva

Uma rescisão com justa causa não é, definitivamente, a saída digna que desejaria para um treinador que há um par de dias conquistou o primeiro troféu do clube em sete anos. Os rumores que circulam sobre eventuais causas são muitos e variados, que vão desde simples fugas de informação para a imprensa até acusações muito graves como negociações do treinador com o Benfica em dezembro para substituir Jorge Jesus. Não sabendo o que está realmente em causa, e como normalmente a verdade acaba por se situar algures entre os dois extremos, não me sinto minimamente confortável para estar já a tomar partido pela posição de quem quer que seja.

Posto isto, sobram os resultados de uma época sob o comando do agora ex-treinador. Assistimos a alguns excelentes momentos de futebol - principalmente na primeira metade da época - e tivemos uma imensa alegria pela vitória na Taça de Portugal. E isso é merecedor dos nossos agradecimentos. Por isso, obrigado Marco Silva.


41 comentários :

  1. Mdc afinal o dinheiro vem de onde?
    Rescisão com justa causa? Uma justa causa tão forte que na mesma reunião é proposta uma saída negociada e que como o trabalhador não aceita a solução é justa causa... No Sporting sabem o que é o código de trabalho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Nuno, também reparei nesse detalhe. Na realidade, numa empresa normal, é normal que se tente primeiro uma saída negociada mesmo havendo motivos para justa causa, porque é normal estes processos terminarem sempre em favor do trabalhador quando vão a tribunal.

      Vamos esperar para saber que motivos são esses...

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Desculpe mas numa empresa normal tem de se colocar um processo disciplinar ao trabalhador! Nesse processo disciplinar tem de ir os motivos do processo... O trabalhador tem o direito de s defender... E depois pode ou não ser despedido... E o ónus da prova está do lado de quem despede. Mas aqui estamos a falar de um caso em que sabemos claramente que foi do género... Ou assinas para sair a bem ou a mal. Quem diria que um palerma que só ganhava com colinho merecia este esforço todo. É claro que para 2 ou 3 comentadores deste seu espaço o bdc tem sempre razão.

      Eliminar
    3. Opá, tão preocupados com o dinheiro dos outros... se vocês se interessassem em saber de onde vem o dinheiro no vosso clube, como é que se pagam 15M por jogadores que nunca jogaram, como é que se suportam custos de 80 e tal jogadores em cada pré-época, o vosso clube era o paraíso.

      Eliminar
    4. Nuno, não vem de 410 milhões de passivo...

      Eliminar
    5. O Nuno como especialista em direito do trabalho que explique o fundamento para se proibir a entrada de trabalhadores no respectivo local de trabalho.

      Foi instaurado processo disciplinar ou neste caso já não é necessário?

      Eliminar
    6. Nuno, primeiro normalmente tenta-se que saia a bem. Só depois avançam com outros meios.

      Eliminar
    7. Aconselho-o a ler melhor o comunicado: Em lado nenhum diz que MS já foi despedido, apenas se refere que foi iniciado o procedimento para despedimento com justa causa. Depois vá reler o Código do Trabalho: O inquérito prévio é dispensável e mesmo as eventuais diligências que refere têm que ser pedidas por MS na resposta à nota de culpa.
      Mas não quero com isto dizer que o SCP venha a ganhar um eventual processo em Tribunal, até porque mesmo comprando tudo ao preço a que foi vendido nos últimos dias, faltam alguns pressupostos essenciais para avançar, só agora, com o despedimento por justa causa.

      Quanto ao dinheiro, deve vir do mesmo sítio que os 600 milhões do kadafi dos pneus.

      Eliminar
    8. O processo de despedimento com justa causa só vai existir até o Benfica assinar contrato com o R. Vitória. Após essa assinatura o SCP vai chegar a um entendimento com o MS e paga-lhe o que acordarem.

      Eliminar
    9. "Quanto ao dinheiro, deve vir do mesmo sítio que os 600 milhões do kadafi dos pneus.
      "
      O que vale é que agora já pode vir de qq lado. Antes eram um clube a parte.

      Eliminar
    10. Se assim for será uma jogada brilhante pois se MS sequer negociar entretanto com o carnide e o SCP o puder provar já há justa causa e evita-se a indemnização. Se estiver quietinho, paga-se a indemnização mas eles mamam com o rui vitória.

      Eliminar
    11. Só estamos a constatar as desculpas quando é em proveito próprio... Quando os investimentos são nos outros é mau e não se sabe a origem... Quando é no vosso clube já é bom venha ele de onde venha.
      Unknown isso é de onde não vem a pergunta era de onde vem...Também não vem do meu bolso... Saber de onde não vem só seria esclarecedor se conseguisse exaustivamente excluir todas as possíveis origens deixando a verdadeira origem.
      Mdc se tiver razão para justa causa não vai chegar a acordo...
      Tugarão eu também não sei de onde vem os 600M do kadaffi. Podia esclarecer me? E já agora os M para o kadaffi são limpos ou só os do Sporting é que são?

      Eliminar
    12. Dinheiro é dinheiro, Quanto a isto não há nenhum adepto em Portugal que possa vir com discursos de virgens ofendidas e tal como achei uma excelente ideia o patrocinador da Guiné-Equatorial, também não era com isto que me ia chatear. Ou acha q o dinheiro da Emirates é limpo.
      O que me chateia é andar indirectamente a financiar clubes com os quais não tenho a mínima afinidade mas isso daria pano para mangas.
      Quanto aos 600M é puxar um bocadinho pela memória e se calhar chega à conclusão que o dinheiro q tem entrado nos últimos anos no seu clube e o q vai agora entrar no SCP tem a mesma proveniência.

      Eliminar
    13. Hum... Ok... Então se dinheiro é dinheiro qual o problema dos fundos? Pois... Quando é com os outros é só acusações... Quando é connosco dinheiro é dinheiro. Só queria constatar a que o que se exige aos outros não é o mesmo que queremos para nos... Ainda mais um clube que alega uma superioridade moral... O clube do ppc, mustafa, Godinho etc.

      Eliminar
    14. Nuno, como tenta ser educado nas suas intervenções esquecemo-nos por momentos do facto de ser lampião e tentamos explicar-lhe o nosso entendimento dos factos.

      Depressa se revela pelo discurso circular típico de lampiao sem argumentos e confesso, que pelo menos no meu caso, perco a paciência.

      Divirta -se com a restante maralha o resto do Verão a encontrar argumentos contra o JJ.

      Eliminar
    15. Epa Tugarão deve ser a primeira vez que ouço um Sportinguista dizer "Dinheiro é dinheiro".
      No meu dia a dia o que não faltam era essas virgens ofendidas a dizer que só ganhávamos porque tínhamos o dinheiro dos fundos e de angola mas o "Sporting é diferente e não entrava nestas coisas"

      Mas respeito que seja consistente na sua opinião,sempre acho de mais valor do que quem agora mudou magicamente de opinião.

      Quanto a Guiné-equatorial e Emirates não posso minimamente concordar mas pronto ai é a percepção que cada um de nós tem dos dois países em questão

      Eliminar
    16. Nuno canta comigo ...

      " Doidas doidas doidas andam as galinhas!"

      LOL

      Eliminar
    17. Nuno Martins, se o Sporting ainda nem sequer oficializou nada em relação à contratação do Jesus, como é que queres que alguém te responda de onde vem o dinheiro? Aqui estás a confundir duas coisas:
      1- O Benfica
      2- O Sporting

      No teu clube, é normal que se oficialize tudo e não se explique nada. No Sporting, pelo menos até agora, todos os negócios têm sido explicados detalhadamente aos sócios. Portanto, que tal esperares por uma posição oficial, para depois tentares ser engraçado? Parece-me uma excelente ideia.

      Eliminar
    18. Daniel vá pentear macacos... Eu não mudo a minha opinião sobre o jj porque saiu do meu clube... Ja para vocês deixou de ser o bronco que só ganhou devido ao colinho para ser top dos tops. O discurso não é circular.. Expõe as vossas contradições...
      Tiago concordo com o que diz das virgens ofendidas... Tem um discurso muito cheio de moral enquanto ninguém lhes dá dinheiro... Quando lhes dão cai o discurso e afinal são piores que os outros... Até despedem por justa causa.
      Sérgio canto essa música a minha filha de 2 anos... Que já tem mais títulos que vocês em 10!

      Eliminar
    19. Nuno vocês estão a comer tudo o que a CS social diz, o SCP conseguiu inverter o rumo calamitoso que estava a tomar e no ultimo RC apresentou 24M de lucro muito provavelmente BDC achou que podia gastar mais 3 ou 4M em ordenados e contratar 1 técnico que lhe dava garantias de valorização de activos.

      Em relação a MS obvio que o processo nao é elegante mas tenho a certeza que o SCP esta consciente que vai ter de pagar a indiminizacao o caminho está a ser feito para que o valor seja o mais baixo possível.

      Relembro o caso bojinov em que o SCP seguiu este caminho o búlgaro pedia uma indiminizacao de 7.5M€ e o SCP perdeu mas foi condenado a pagar "apenas" cerca de 1M acredito que a ideia com MS será 1 pouco por aqui, no entanto concordo que isto de bonito nada ou pouco tem.

      Eliminar
    20. Só uma pergunta que não consigo mesmo perceber. O RC diz lucros de 24 milhões. O Sporting já afirmou por duas vezes que o resultado operacional vai ser 7,5 milhões ora o que aconteceu ao resto do dinheiro ? ou como se chega aos 24 tou baralho nisto pode ser que alguém saiba.

      Eliminar
  2. Estava a ter um dia agradável, mas esta notícia não foi nada ao encontro do que estava à espera, é certo que não temos todos os dados em cima da mesa, mas não consigo por mais que tente, encontrar um motivo que leve a um tribunal nos dar razão num caso destes, até porque se havia matéria de facto gravíssima para isso, tinha de ser na altura e não no final de época que é quando dá jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando, a única coisa com que não concordo neste comentário é sobre um eventual despedimento logo em dezembro existindo motivos para invocar justa causa. Pode ter sido para não prejudicar a equipa de futebol (uma troca de treinador a meio da época é sempre de evitar)... mas enfim, é pura especulação minha. Um abraço.

      Eliminar
  3. Vamos esperar e, enquanto sócio, espero ser devidamente esclarecido e, de preferência, com factos irrefutáveis. Mas pelo que sabemos agora e, até, pelo que podemos especular, é tudo pouco digno para a grandeza do Sporting.

    Parece que o Carlos Vieira vai hoje à noite à CMTV. Talvez possamos ter mais informação. Mas só o facto de ir a um Cofina, sabendo tudo o que alguns órgãos desse grupo disseram nos últimos dias já chega para me agoniar, independentemente das razões que o Sporting possa ter tido para tomar esta decisão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de ir a casa do dono! O angolano paga o angolano manda...Mas o bdc diz que não é dinheiro africano... Logo se o bruno diz é verdade.

      Eliminar
    2. Férenc, também fiquei indisposto perante a escolha desse canal. Que raio, com a Sporting TV, que necessidade há disso?

      Eliminar
    3. Nuno, os tipos da Cofina ainda são vossos parceiros, não?

      Eliminar
    4. Os €€€ para pagar ao JJ vem do patrocinio para o próximos 3 anos. A partir da próxima epóca e durante 3 anos as camisolas do SCP vao ter escrito "COFINA". eheheheheh

      Eliminar
    5. Não sei... São? Em que? Eram parceiros por dar aqueles 5m de novo à 2 épocas?
      Já relativamente ao Sporting são do mesmo dono...

      Eliminar
  4. Nao sei quem é o meu dono mas sei quem te tem agarrado pelos tomates estatutária e financeiramente. Dou-te 3 pistas:
    - É cadastrado;
    - Parece o Mr. Potato Head sem chapéu;
    - Faz-te acreditar que vende jogadores por 15M € para depois seres humilhado por um rival que te rouba o treinador.

    Sabes quem é?

    Percebo que estejas todo fodido e queiras arranjar questiúnculas para te aliviar o espirito e a frustração. Debalde, seguramente. Vá, agora vai lá ao Porto ter com o teu boyfriend que ele dá-te miminhos.

    ResponderEliminar
  5. Mestre, uma vergonha ! Não querem o homem, eu percebo, assumam-se.
    Mas também ninguém me convence que a história só tem um lado.

    ResponderEliminar
  6. Nuno BOBBY TARECO estás com uma AZIA. He,he,he

    ResponderEliminar
  7. O jogo este fim de semana na galinheira vai ter um ambiente pesado

    ResponderEliminar
  8. Mestre, também não gosto nada da maneira como foi conduzido este processo, mas uma coisa é certa deixamos de ser o bombo da festa e vamos deixar de ser os coitadinhos, agora acho que já perceberam que o Bruno não veio para brincar, ele vai fazer o que for preciso para o Sporting ganhar.

    ResponderEliminar
  9. Pois É e está explica lá Boby Tareco http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=953018

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais 55 milhanitos depois de não sei quantos milhoes em vendas. Tudo normal no galinheiro. Mas pchiuu, o vale e azevedo tá é no outro lado da 2ª circular...lol

      Eliminar
  10. Sou só eu que estou extremamente desiludido com todo este processo? Primeiro vamos buscar o limpinho limpinho, depois despede - se cobardemente o treinador que nos deu o único titulo em 7 anos e para acabar em festa vamos levar com um patrocínio nas camisolas de um regime ditatorial, onde as pessoas morrem à fome para o boi do presidente manter os seus luxuosos caprichos. Não pago nem mais um mês de cotas, vão brincar com o caralho, simplesmente vergonhoso.

    ResponderEliminar
  11. A serio que vao invocar ele nao ter usado o fato oficial? Depois das noticias plantadas, este e um novo ponto baixo.

    ResponderEliminar
  12. Caro MdC, acho que esta frase com que inicias o teu texto é bastante significativa: "Uma rescisão com justa causa não é, definitivamente, a saída digna que desejaria para um treinador que há um par de dias conquistou o primeiro troféu do clube em sete anos"....

    A partir daqui não quero nem saber das razões, até porque se existissem era naquela altura que algo deveria ter sido feito porque a razão estaria do lado de quem tomasse essa decisão. Agora não é mais do que uma desculpa para não pagar a indemnização e assumir o erro que acha que cometeu ao contratar o Marco. O mais curioso é que uma das bandeiras deste senhor era o corte com o passado. Não é que uma das poucas coisas que recuperou foi este tipo de atitude mesquinha, baixa e irresponsável?!?

    Estou insatisfeito com a vinda do outro, estou insatisfeito com a saída do Marco e estou muito insatisfeito com a atitude da direção.

    ResponderEliminar