quarta-feira, 17 de junho de 2015

Haja alguém que faça a pergunta dos 15 milhões de euros

Mas como é evidente, mais uma vez tem que ser alguém lá de fora a tomar a iniciativa. 

O tema é a transferência de João Cancelo do Benfica para o Valência por €15M. A questão foi finalmente levantada ontem ao fim da tarde pela Cadena SER, AQUI

Por cá ainda não vi ninguém fazer essa pergunta a Luís Filipe Vieira, apesar de não terem faltado oportunidades para o fazer - é sabido que Vieira, quando ganha, faz muito mais aparições públicas. E, justiça seja feita, o Benfica tem ganho muito nas últimas semanas.

Aqui fica o artigo traduzido... felizmente o espanhol é bem mais fácil de traduzir que o italiano... :)

(obrigado pelo link, @captomente)


Quem recebeu os 15 milhões por João Cancelo?

A quem é que o Valência comprou João Cancelo? É a pergunta que surge depois de escutar a versão de Benfica e Valência sobre a propriedade do lateral português por quem o clube do Mestalla desembolsou recentemente 15 milhões de euros, transformando-o no defesa mais caro da história da organização.

Por partes. Em agosto de 2014 Amadeo Salvo apresentava o jogador, que chegava emprestado pelo Benfica por uma temporada, mas adiantava as intenções do clube e sobretudo deixava uma frase que ganha importância quase um ano depois:

"[Cancelo] é um jogador que vem cedido pelo Benfica mas que é propriedade da Meriton"


O BENFICA NEGA QUE CANCELO TENHA SIDO DA MERITON

Depois chegava o anúncio da compra do jogador feito pelo Valência no passado dia 25 de maio. Da mesma forma que o Valência foi anunciando as compras de Rodrigo e André Gomes, referindo também um "acordo de compra" alcançado com o Benfica. Todavia, o clube lisboeta não anunciou à CMVM a transação referente a João Cancelo. Todavia, emitiu um comunicado a esclarecer que o dinheiro desembolsado pelo Valência CF por André Gomes e Rodrigo passou diretamente para a Meriton. Fontes oficiais do Benfica contactadas pela Cadena SER negam ter transferido os direitos económicos ao fundo detido por Peter Lim.

O Benfica tem a obrigação de anunciar as transações a esta comissão (CMVM) por ser uma sociedade cotada em bolsa. Segundo o que o próprio clube explicou à Cadena SER, se a contratação não supera os 5% do capital social do Benfica não tem que o anunciar a entidade reguladora. É neste argumento que se escudam para explicar a inexistência de um comunicado sobre Cancelo por 15 milhões. Todavia comunicaram a transação de 15 milhões, o mesmo montante, por André Gomes.

O que fica claro é que dos cofres do Valência saíram já 85 milhões de euros para pagar jogadores que na temporada passada militavam no Benfica. Valores, que em alguns casos como os de Rodrigo ou João Cancelo se situam acima do valor de mercado, ao contrário de outros como André Gomes. No entanto... que disse Amadeo Salvo há um ano? Que o Valência não pagaria nada nem por Rodrigo nem por André Gomes:

"O Valência não vai gastar dinheiro porque já foi pago pela Meriton e a Meriton é a dona do Valência"



Apenas duas observações adicionais:

1. Se é verdade que as fontes oficiais do Benfica disseram que só têm que comunicar à CMVM contratações de valor igual ou superior a 5% do capital social, então há qualquer coisa que não bate certo:

Fonte: R&C 3º trimestre 2014/15 da Benfica, SAD

5% de 115 milhões é igual a 5,75 milhões... bem abaixo dos tais 15 milhões. Portanto, se a regra é essa (e é a primeira vez que tomo conhecimento de que existe um limite concreto a partir do qual as comunicações à CMVM são obrigatórias) então a venda de Cancelo tinha mesmo que ser anunciada. Mas não foi.

2. Na sequência deste mesmo artigo da Cadena SER, o Record contactou uma fonte do Benfica para obter mais esclarecimentos:


"Horas depois da publicação da notícia original, fonte do Benfica explicou a Record que a comunicação à CMVM a propósito de André Gomes apenas foi feita por se ter tratado inicialmente de uma venda a um fundo - para posterior cedência dos direitos federativos - e não uma venda direta, como foi a situação de João Cancelo."

Bom, se isso é verdade então alguém que me explique isto que se passou há menos de um ano, já depois de André Gomes ter sido vendido:




Venda direta entre clubes, montante de 5 milhões de euros, e foi comunicado à CMVM. Talvez se justifique um novo contacto com a tal fonte, diria eu...