sábado, 4 de julho de 2015

A caça ao dinheiro de origens obscuras

Com grande parte do país preocupado com o dinheiro angolano ou guineense que supostamente suportou os 5M do prémio de assinatura que o Sporting pagou a Jesus (que já sabemos não existir), o elevado salário de treinador (que é um facto, apesar de os lucros operacionais da SAD serem suficientes para acomodá-lo) e um eventual patrocínio das camisolas (que até agora ainda não foi anunciado), não posso deixar de registar o quase total silêncio sobre uma notícia acerca da origem dos 10M que permitiram ao Benfica a contratação de Samaris.

Foram muito poucos os que se referiram ao assunto. Se não estou em erro, foi Pedro Sousa a anunciá-lo na altura em que o jogador chegou ao Benfica, e no passado domingo José Manuel Freitas recordou-o. Aqui fica o momento em que o fez: 


A pessoa a que José Manuel Freitas se refere é António Mosquito, empresário angolano ligado à área do petróleo, que tem vindo a adquirir parcelas importantes de empresas portuguesas - das quais se destaca a Controlinveste, detentora da SportTV.

Curiosamente, nenhum órgão de comunicação social para além da TVI24 pegou nisto, preferindo acreditar cegamente nos comunicados à CMVM do Benfica e nos R&C apresentados - que indicam o passe de Samaris como pertencendo na totalidade ao Benfica, e não fazendo qualquer tipo de referência a um empréstimo dessa natureza. Para não falar nos estranhos negócios a la Cancelo, claro.

E podíamos também falar sobre os cada vez menos transparentes negócios do Porto, como a venda de Mangala, o empréstimo a taxas de juro variáveis em função do valor da venda de Herrera, ou a fonte do dinheiro para a compra de Imbula. 

Não me sinto confortável com a eventualidade de empresários ou entidades de origem duvidosa injetarem dinheiro no Sporting, pelo que compreendo que haja quem se incomode com o assunto. Mas é uma hipocrisia que só olhem para os rumores que envolvem o Sporting e assobiem para o lado perante os que dizem respeito aos outros clubes.

38 comentários :

  1. Em bem disse que nao ia haver sorteio, mas vai haver Liga Italiana,Francesa e Inglesa na BTV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tu já pediste desculpas ao Álamo, do Leoninamente, por o teres ameaçado de morte?

      Eliminar
    2. Eu gostei mais da parte do negócios "a la Cancelo". Como a credibilidade do autor ficaria na lama se dissesse negócios a la Bernardo ou a la A. Gomes, decidiu falar de um jogador que provavelmente nunca viu jogar.

      Eliminar
  2. o benfica não consegue vender o seu melhor jogador a ninguém...

    Facto que muito me impressiona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aminhatvpifou ainda bem que me dás essa noticia!
      Mais uma dor de cabeça para a vossa defesa ;)

      Eliminar
    2. O Gaitan já foi vendido pelo menos umas 15 vezes,um jogador que já rendeu aos cofres do Carnide uns 200 milhões de euros...parece que só faltam 5 milhões de loladas do Atlético de Madrid mas atenção o Manchester United está atento....ahahahahahaha

      Engaei-me quando eles falam no United devem estar a referir-se a este... FC United of Manchester ,o clube dos dissidentes do United !...ahahahaha

      Eliminar
  3. É o que está a dar, acordos contre lettre secretos e paralelos aos contratos onde tudo é possível.

    Caro MdC, não sei se já viu este artigo muito interessante sobre a grande máquina de lavar que já tinha deixado num comentário anterior e que envolve Imbula/Doyen/Oporto:

    http://www.cahiersdufootball.net/article-imbula-doyen-sports-un-drole-de-manege-5931

    A foto que acompanha o artigo responde à origem do dinheiro para Imbula. Alexandre Pinto da Costa, Nélio Lucas e Imbula a jantar no Porto...

    Estava capaz de abrir conta no twitter para testar a vontade de Ana Gomes em investigar estes casos Samaris e Imbula...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi isso, Sar. Vou tentar traduzir para segunda-feira. Um abraço.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preocupem-se em dar justificações a uefa.
      Vamos ter jj como treinador sentadinho na bancada?
      Grandes caloteiros!

      Eliminar
    2. Vai burro vem burro....coisas da net.

      Eliminar
    3. vamos ter sim.

      como sabes, o regulamento só obriga a estarem no máximo 7 jogadores e 2 delegados ao jogo. Tudo o resto não é obrigatório.

      Assim os nossos jogos até podem decorrer sem nenhum treinador no banco de suplentes.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Eu já disse que tu tb tinhas pifado e é bem verdade... Então os regulamentos não obrigam a ter treinador no banco? Os regulamentos até obrigam a ter um treinador de nível 4 no banco... Por isso é que alguns clubes tem o treinador principal inscrito como adjunto... De modo a contornar o regulamento. Pf não fales de leis e regulamentos porque não percebes nada disso. Dá uma bitaites... Vai roubar umas casas com o mustafa... Faz uma coisa qualquer que não implique mostrar a tua ignorância.

      Eliminar
    6. nuno GAY martins,filho de nota de 10€

      Eliminar
  5. Algum presidente sorteia o treinador?
    A S D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. qual é o problema de escolher 3 árbitros bons para cada jogo e depois nomear por sorteio?

      não é possível arranjar 3 árbitros bons para cada jogo? Pois não é, sabemos bem que só determinados árbitros podem fazer os jogos que interessam.


      Eliminar
    2. Nós somos o muro das lamentações....andaram 30 anos a chamar corruptos aos árbitros e a chorarem pelas paredes por nada ganharem e a partir do momento que vencem alguns campeonatos são os maiores defensores deles,perdão do colinho e da corrupção é claro.

      Eliminar
  6. King Lion estás a por em causa os méritos do vosso treinador?

    ResponderEliminar
  7. aminhatvpifou dizes isso porque o sporting não ganha!
    És mesmo um hipócrita de merda!O vosso problema é estarem sempre a desculpabilizar os jogadores quando falham!
    O vosso clube já é conhecido como o muro das lamentações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aminhatvpifou desculpa o impropério mas que existe muita hipócrisia do vosso lado existe!

      Eliminar
    2. O vosso é conhecido por fazer parte das nádegas.

      Ou o sistema.

      Que tantas décadas criticou e agora faz parte.

      Eliminar
    3. pedro GAY nuno,filho de uma putanice.Trata-te BURRO

      Eliminar
  8. Mas um gajo na tv lembra se de dizer que um jogador foi pago por alguém e passa a ser verdade? Se a cmvm for investigar todos os boatos lançados... Agora com o Otávio vai ter de contratar gente... Vocês sabem do que estou a falar... Lá vai a cmvm investigar.
    Não entendo porque não compreendem a estranheza que causa uma empresa que há dois anos estava em falência, e muitos outros exemplos de que essa empresa não está com facilidades financeiras fazer um investimento (bom ou mau não vem ao caso) de contratar um gestor a pagar lhe top 10 mundial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, um rumor desses no Sporting seria discutido em todos os jornais, rádios e televisões. O ponto do post é precisamente esse.

      Eliminar
    2. O que não implica que seja ridículo na mesma... Aliás deve dar para perceber que na minha opinião as coisas a nível financeiro são bem mais limpas do para a generalidade das pessoas.. E num post anterior mostrei lhe que a minha opinião não muda de acordo com as cores. E que não exista grande paralelismo entre o Benfica comprar um jogador por 10M e o Sporting fazer um investimento de 12M mais prémios num treinador. São situações de dimensões relativas bem diferentes e em empresas com passados recentes bem divergentes relativamente a este tipo de operações... Enquanto num caso é "normal" no outro é o maior investimento de sempre,numa administração que tem feito uma redução de custos enorme. Não é bem uma situação comparável.

      Eliminar
    3. Deus queira que sim, 12M. E prémios por objectivos todos.

      Nesse caso, será barato.

      Eliminar
    4. Pela tua conversa até paga para treinar... Deixa lá definitivamente de ser nabo e de escrever cenas que só servem para seres gozado. No Benfica por esse valor era caro e não valorizava ninguém... Agora por esse valor mínimo já é barato. Figurinha!

      Eliminar
    5. nuno GAY martins,filho de uma putanice.Trata-te BURRO

      Eliminar
  9. Não dêem dinheiro aos trolls profissionais

    ResponderEliminar
  10. Só um erro (de pormenor) no raciocínio, Mestre. A Controlinveste em que o Mosquito investiu (menos de 30% do capital, até agora) não inclui a Sport TV. Antes de se desfazer da dona da TSF, DN e JN, o Oliveira autonomizou as áreas de negócio da Sport TV e Olivedesportos (direitos tv, exploração comercial, etc)

    ResponderEliminar
  11. Valencia pondera ir buscar Júlio César ou Artur Moraes
    segundo avança o "Super Deporte".

    Que putêdo, mano alfredo!

    ResponderEliminar
  12. Mestre pede ao Inspetor Valinhas para investigar o caso.

    ResponderEliminar