quinta-feira, 16 de julho de 2015

Ouro sobre azul

Ouro sobre azul. Foi esta a expressão que me veio logo à cabeça quando se começou a falar no contrato milionário que Maxi Pereira teria à sua espera no Porto. Na altura falava-se num contrato de 4 anos a valer cerca de 4,5M brutos por época, ao qual certamente se acrescentaria um chorudo prémio de assinatura para o jogador e uns generosos honorários pelos préstimos de Paco Casal. Entretanto soube-se hoje que afinal o contrato foi apenas de 3 anos, mas em contrapartida começa a ser insistente a notícia de que um outro jogador do empresário que rumará ao Dragão, à semelhança dos emplastros que o Benfica fez o favor de contratar aquando da última renovação do uruguaio.

Ouro sobre azul. Pelo melão causado aos lampiões mais bazofientos, pelo facto de ser uma saída de um jogador muito útil que já fazia parte da mobília dos bicampeões, mas sobretudo pelo encargo que representará para o Porto. Maxi é bom jogador, mas não vale nem de perto nem de longe os valores de que se falam.

Ouro sobre azul. Porque deixa à vista de todos que Vieira só é bom negociador enquanto tiver notas para colocar na mesa. A capacidade de negociação é 90% disponibilidade financeira para satisfazer as exigências de quem se quer contratar. São poucos os casos em que a lábia ou o talento para o bluff consigam superar uma proposta que seja financeiramente superior. Não estou a dizer que Vieira fez mal ao decidir não igualar a proposta do Porto - pelo contrário, seria uma irresponsabilidade fazê-lo.

Ouro sobre azul. O Porto é um clube que tem um défice operacional tremendo e, apesar disso, começou a apostar na contratação de jogadores com salários milionários e com uma probabilidade nula de virem a render uma mais-valia significativa numa transferência futura. Esta nova tendência junta-se ao velho vício dos TPO's (ou TPI's, como preferirem), em que parte significativa das eventuais receitas de uma futura venda já estão atribuídas a terceiros - nomeadamente dos atletas com maior potencial de valorização. E estarão para chegar mais jogadores nestas condições. Junte-se a isso o frenesim de contratar tudo o que mexe, independentemente de necessitarem dos jogadores ou não (André André, Sérgio Oliveira, Danilo Pereira chegarão a calçar este ano?).

Num ano em que para evitar prejuízo nas contas foi preciso venderem Mangala (ainda se está para saber o que foi dado à Doyen como contrapartida de terem abdicado de 8M da fatia a que tinham direito), Defour, Danilo e Jackson, para além da receita extraordinária de Casemiro (totalizando cerca de 110M), em que se irá contabilizar dois prémios de participação na Champions (2014/15 e 2015/16), e uma receita invulgar na mesma competição fruto de uma fase de grupos com 4 vitórias e 2 empates e uma carreira que chegou aos quartos-de-final, fica a dúvida de onde desencantarão na época que agora inicia as receitas extraordinárias suficientes para evitar um estrondoso prejuízo. Conseguiram contornar uma penalização do Financial Fair Play aumentando o capital social através da incorporação de metade do estádio na SAD, mas esse estratagema só poderá ser usado mais uma vez. Depois acabou-se.

O que não brilha tanto nesta história toda? É que o Porto está a formar uma equipa que só não será campeã se acontecer algum desastre - curiosamente era também o que se dizia na época passada. E ainda virão mais algumas trutas, a julgar pelos insistentes rumores. Mas sempre neste prisma - ou jogadores feitos com contratos milionários que não se valorizarão, ou jovens promissores que chegam com o patrocínio dos fundos amigos.

Está visto que será este o rumo que Pinto da Costa irá seguir até ao fim da sua presidência. Escolheu-o não porque o considere a estratégia ideal, mas porque simplesmente já não tem capacidade para recuperar as fórmulas de gestão desportiva que lhe valeram tantos encaixes milionários durante a última década. A decadência é clara e a tendência será para piorar, pois cada vez o buraco será mais profundo. Pobre do homem que tiver a pesada responsabilidade de o suceder.

40 comentários :

  1. O porto vai voltar ao porto pré pedroto+pinto.

    E carnide vai voltar ao Benfica pré jesus.
    Com a agravante que não tem um preud homme, um JVP ou um suinao...

    3 jogadores que, sozinhos, conseguiram evitar vergonhosos vários 4tos, 5 tos e 6 tos lugares.

    E não, salvio e gaitas não vão a lado nenhum, mas não os estou a ver conseguirem o que os três em cima conseguiram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês vão continuar o que são desde a 50 anos... Ou seja o campeão vai ser o Braga.

      Eliminar
    2. nuninho FDP martins,baza daqui seu vermelhudo FDP trampião.

      Eliminar
    3. E o sporting vai continuar igual.... ZERO! Lol

      Eliminar
    4. Uma pergunta para o Nuno e o Ricardo: quem é que vos paga?

      Eliminar
    5. RICARDINHO fdp TRAMPIÃO,BAZA DAQUI SEU GRANDE fdp

      Eliminar
  2. É exactamente essa a opinião que tenho desta gestão desportiva e financeira do Porto. Pinto da Costa está a gastar os últimos cartuchos para sair em grande. O próximo que vier que pague o que houver para pagar.

    ResponderEliminar
  3. Boa posta Mestre, 100% de acordo.
    Mas aqueles 2º e 3º paragráfos... tens ai a trupe do Midas, não demora muito.

    ResponderEliminar
  4. Não é nenhum segredo que o FCP depende bastante da performance na champions para sobreviver financeiramente. Daí o all in que vêm vindo a fazer para ficar pelo menos no 2º lugar de forma a garantir o acesso à fase de grupos, no mínimo.

    ResponderEliminar
  5. A única palavra que me vem à cabeça quando se faz este tipo de investimento em duas épocas consecutivas é "desespero". Nunca pensei vir a comparar PdC com Godinho Lopes, mas PdC está a entrar pelo mesmo caminho. Nunca vi PdC "aguentar" um treinador que não ganhou nada depois de tanto investimento em toda a equipa. PdC despediu treinadores no passado que tinham acabado de ser campeões com muito menos investimento! Além disso, a única razão para esta época que passou não ter sido um descalabro financeiro completo foi a sorte de terem tido um grupo bastante acessível na liga dos campeões, e um adversário inferior nos oitavos de final.

    Para piorar (ou melhorar do meu ponto de vista como sportinguista), considero que neste momento o plantel é inferior ao da época passada:
    - Trocar Danilo por Maxi é uma perda de qualidade, além de Maxi não ter possibilidades de valorizar e ser vendido;
    - Perderam um ponta de lança de categoria mundial que será muito difícil de substituir (o Porto ganhou muitos pontos a época passada "carregado às costas" pelo Jackson, tanto no campeonato como na liga dos campeões);
    - Perderam Oliver que era o médio com mais influência na condução ofensiva;
    - Perderam Quaresma, que em rendimento puro deu tanto ou mais valor à equipa que Tello, além de que Tello tem um histórico recorrente de lesões, tal como se viu esta época;
    - Alex Sandro já afirmou que quer sair do Porto;
    - Casillas não é para mim, mesmo com todo o mediatismo que existe à volta dele, um guarda-redes que valha pontos como disse Lopetegui;
    - O ambiente de balneário não deverá ser o melhor, tendo em conta as declarações de Hélton e Quaresma;


    Por tudo isto, acho que Pinto da Costa só tem a possibilidade de fazer o que está a fazer sem oposição visível (tirando um ou outro blogue), tendo em conta todos os créditos acumulados de 3 décadas de títulos e glória dados aos adeptos.

    A curto prazo o Porto até pode tirar dividendos, é provável até que os tire comparando os orçamentos dos três grandes, mas a médio longo prazo a "bolha" irá ter que rebentar.

    P.S. Sei que não é a minha função, nem me considero com competência para lhe sugerir como moderar o seu blogue, mas aconselhava o mestre a eliminar comentários que visam apenas insultar e criar distúrbio, tanto de sportinguistas como de adeptos adversários. Existe muito boa discussão neste blogue, mas também há muita ofensa desnecessária sem objectivo aparente.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiraste-me as palavras da boca... desculpa, do teclado!

      Eliminar
    2. Kazylax apenas dar a minha concordância (que de pouco vale) nesse PS.

      Apesar de não ser do meu clube, gosto de ler este blogue e já aqui tive trocas de ideias bastante interessantes com sportinguistas e até um portista. Mas ultimamente isto já são mais os comentários a ofender do que outra coisa.
      Tento participar de forma construtiva e tb já tive direito numa conversa em que tava a trocar ideias com o mestre a um "Benfiquistas são todos filhos da puta".
      Os comentários sobre galinhas e afins é uma constante. Sei que há pessoas do meu clube que tb vêm aqui trollar, por isso para mim era apagar todos estes comentários que apenas geram confusão.

      Eliminar
    3. O que o MdC ainda não percebeu, mas eventualmente vai chegar lá, é que estes Trolls estão a "estragar" o seu blog e afastar leitores/comentadores, que tal como eu não têm a minima paciência para gentalha desse calibre.

      Eliminar
    4. Só para que fique claro não foi obviamente o mestre que me disse "Benfiquistas são todos filhos da puta".

      Eliminar
  6. Mestre,

    Não me assusto com estes reforços do FC Porto.
    Noutras ligas europeias, são conhecidos os exemplos de equipas que apostaram forte e feio em grandes jogadores, acabando no final por perder os campeonatos para adversários supostamente mais fracos.
    Pessoalmente, acho prematuro concluirmos que as estrelas já escrevem o nome do Porto como próximo campeão....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é preciso comparar com outras ligas Europeias, basta comparar com o porto do ano passado...

      Eliminar
  7. Mestre, mais um grande post….não podia esperar outra coisa. Realmente enquanto houver manta para tapar os pés ou tapete para esconder o lixo, Pinto da Costa não vai parar de seguir este caminho. Bem, o homem sempre está casado com uma Brasileira, uma fuga para o Brasil pode ser a solução. Vamos espera pelos próximos desenvolvimentos…..

    ResponderEliminar
  8. repare-se neste caso: leva andré silva para o estágio e manda fora o gonçalo paciência?

    incoerência total na escolha de jogadores, sinais errados que são dados em várias direcções, aos mais novos e aos mais velhos, aos que gostam do porto e aos que estão de passagem.

    As entrevistas de helton e do quaresma mostram que há várias fações no grupo... o lopetegui protege-se contratando espanhois que conhece bem mas que não conhecem a nossa liga. Mais tempo de adaptação, os primeiros resultados serão naturalmente iguais aos do ano passado, portanto maus resultados.

    a gestão do porto é caótica e o treinador não é de modo nenhum consensual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "repare-se neste caso: leva andré silva para o estágio e manda fora o gonçalo paciência?

      incoerência total na escolha de jogadores, sinais errados que são dados em várias direcções, aos mais novos e aos mais velhos, aos que gostam do porto e aos que estão de passagem"

      Caro aminhatvpifou,

      Escolheu mal o exemplo. Aqui a escolha recaiu apenas na qualidade. Um tem qualidade a rodos, o outro é produto da tv e de ser filho de quem é....

      Gonçalo para chegar ao nível e humildade de André, tem de rodar por fora. Nada mais que isso

      Eliminar
  9. Estes vão ser "vendidos":

    http://i.imgur.com/hJ6UeAo.png

    http://i.imgur.com/b8y4MFk.png


    Vão por mim, vai haver uma grande dose de caganeira no balneário do Vitória de Guimarães na semana da 1ª jornada do campeonato.

    ResponderEliminar
  10. Mdc concordo a 99%. Apenas a parte de só ser possível negociar com dinheiro pois acho que este caso é um exemplo paradigmático de um caso em que negociar bem é não pagar... Ou seja também há que saber sair da negociação. Também não concordo com a parte do Porto só não ser campeão de houver algum desastre porque todos temos conhecimento da capacidade do lotopegui fazer miséria. Aliás a recepção ao maxi (o principal alvo das possíveis expulsões no Benfica) como campeão depois de dar os parabéns a quem ajudou o Benfica a ser campeão é de um ridículo absoluto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nuninho FDP martins,baza daqui seu vermelhudo FDP trampião.

      Eliminar
    2. Jovem, o Mestre é o dono da casa, só ele diz quem é bem vindo ou não.

      Eliminar
    3. Gurl um abraço de um bicampeão. Eu aqui bazo mas tu podes ir aos blogs benfiquistas? Se bem que o ngb não é bem benfiquista.

      Eliminar
    4. nuninho martins GAY FDP trampião,e ainda não sabes tudo do NGB-há lá mais infiltrados .Baza daqui FDP trampião

      Eliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Concordo, cheira a desespero, já o ano passado cheirava. O FCP sempre foi uma casa bem arrumada e, com ou sem batotices, sempre foram o clube com a melhor política e gestão de plantéis.

    O meu receio é que o o modelo de Lopetegui realmente pegue, porque apesar de ser uma nódoa em muitos aspectos, as ideias que tem para o futebol não são más.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. as ideias que ele têm para o futebol são horríveis.

      o lopetegui é um remake do adriaanse dos 3 centrais mas muito mais arrogante.

      Eliminar
    2. Era bom que o fosse, mas não são. Nem tudo é mau no modelo de Lopetegui.

      Eliminar
  13. Concordo com tudo e digo mais, a vinda do Casillas é mais um prego no caixão, não me parece que va acrescentar muito em termos desportivos e o Helton não me parece ser inferior.
    Isto vai so causar problemas de balneário, pois o Helton é um líder e tem muitos brasileiros para formar um grupinho contra o grupinho dos Espanhóis, este que por sua vez tem o beneplácito do "Basco", aquele balneário vai ferver, então se começarem a perder....

    ResponderEliminar
  14. Ora sobre o Assunto em questão:
    A perda do Maxi para mim é um facada muito maior que Jesus. Bem sei economicamente pode ter sido uma boa decisão etc etc. Mas futebol não é racional, foi um gajo por quem gritei durante 8 anos, que sempre foi um exemplo de dedicação e que era dos mais acarinhados. Ontem quando o vi com o equipamento do Porto até me deu a volta ao estômago.

    Com estas contratações o Porto só pode ter encontrado petróleo, vão ter de longe o melhor plantel de Portugal só podemos contar com o Lopetegui ser zarolho . Ainda para mais os ventos do norte dizem que Moutinho tá bem encaminhado (emprestimo), Mitrovic ainda é grande possibilidade. Ficavam muitos fortes.

    Eu cá já só continuo a rezar para que o Gaitan de alguma maneira fique e vamos à luta.

    ResponderEliminar
  15. Mas o pedro guerra já comenta no record?

    http://imgur.com/rAU7DTn,e9OBFFd#0
    http://imgur.com/rAU7DTn,e9OBFFd#1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. xiii, ganda monólogo. O esquema do rei Midas na CS está mais enraizado do que malta pensava. Impressionante este tipo.

      Bem apanhado Diogo

      Eliminar
    2. Uma coisa engraçada, ele diz que ao aumentar a assinatura de 9,90€ para 12,5€ é um aumento de 9M por causa dos 300.000 assinantes.
      Fazendo contas de merceeiro:
      12,50€ - 9,90€ = 2,6€
      2,6€ * 300.000 =780.000€
      Mas se for um merceeiro que faça contas à benfica é capaz de chegar aos 9M.

      Eliminar
    3. Ora faz lá isso vezes 12, numero de mensalidades que se paga num ano e és capaz de ter uma surpresa lollllllllllllllll

      Eliminar
    4. Boa Kazylax.....este e aquele post que sinceramente em prol da tua própria auto-estima deves apagar!!!

      Eliminar
    5. Welp, fiz merda. Agora vou deixar aqui para me lembrar de não ser estúpido na próxima vez.

      Eliminar
    6. E o aldrabar da caixa de comentários de um jornal desportivo para promover o rei Midas e o seu clube? vai ter aumento a ou a mensalidade vai-se manter?

      Eliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Pah ó visão, também não é preciso exagerar

    http://imgur.com/IE51DtC

    ResponderEliminar