terça-feira, 7 de julho de 2015

Perguntas para Vítor Pereira

No último sábado, um dia antes de Marco Ferreira ter feito as polémicas afirmações sobre eventuais pressões de Vítor Pereira na semana anterior ao Rio Ave - Benfica, o presidente do CA foi entrevistado na SIC Notícias. Aqui ficam algumas partes que me pareceram relevantes:


Antes de colocar as minhas questões, é importante que estejam a par do seguinte:
  • O CA divide-se em 3 áreas distintas: a secção profissional, responsável pelas nomeações dos árbitros para as competições profissionais; a secção não profissional, responsável pelas nomeações de árbitros para as competições não profissionais; e a secção de classificação, responsável pela elaboração das classificações dos árbitros das diferentes categorias e pela nomeação e gestão dos observadores. Acima das 3 secções está o presidente do CA, que é Vítor Pereira.
  • As classificações dos árbitros de primeira categoria dependem de uma ponderação de 2 fatores: 95% provêm das avaliações dos jogos em que participaram; e os restantes 5% são definidos pelos resultados dos testes físicos. 
  • A avaliação de um jogo é determinada pela pontuação dada pelo observador, que por sua vez é corrigida pelos seguintes fatores:
    • Coeficiente do observador - rácio que serve para evitar que observadores tendencialmente mais benevolentes beneficiem os árbitros que mais vezes observam, e para evitar que observadores tendencialmente mais exigentes prejudiquem os árbitros que mais vezes observam
    • Grau de dificuldade do jogo - atribuída pela secção profissional, o mesmo departamento do CA que é responsável pela nomeação dos árbitros
  • A classificação dos árbitros é afetada por fim pelas sanções disciplinares que os juízes acumularam ao longo da época.
  • A nomeação de Marco Ferreira para a final da Taça de Portugal nunca poderá ter sido feita com o objetivo de o ajudar a subir na classificação, pois é um dos três jogos oficiais (a par da Supertaça e da final da Taça da Liga) que não são considerados para efeitos de classificação.

Agora sim, aqui ficam as minhas questões:


Sobre o critério de nomeação das finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga

Vítor Pereira começa por afirmar que foi ele que nomeou Marco Ferreira para a final da Taça. Disse também que, "como é evidente, não podia saber [que o árbitro ia ser despromovido]". A nomeação foi definida em finais de março - a par com a nomeação para a final da Taça da Liga - em função das classificações do ano anterior e incluindo o requisito de nomear um árbitro que nunca tivesse tido a oportunidade de apitar cada uma das finais em causa.

Ou seja, podemos concluir pelas palavras de Vítor Pereira que as nomeações para as finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga o momento de forma atual dos árbitros é irrelevante. Isto faz algum sentido? Tratando-se de jogos que decidem títulos, não deveriam ser nomeados os árbitros em melhor momento? Não deveria ser uma nomeação feita na própria semana do jogo (ou, no limite, na semana anterior) em vez de dois meses antes?


Sobre o desconhecimento da classificação

Compreendo os motivos que levaram a definir a regra de que as secções profissional e não profissional da Liga não tenham uma noção exata da classificação dos árbitros. Suponho que a ideia seja a de não se deixarem influenciar ou tentarem influenciar o desfecho da mesma. Mas não sejamos ingénuos, todos os membros do CA sabem o que é preciso para fazer um qualquer árbitro galgar posições em caso de dúvida ou necessidade.

Vítor Pereira confirmou que vai tendo acesso às notas dos árbitros ao longo da época. Suponho que todo o CA tenha acesso a essa informação. Quem nomeia os árbitros é responsável pela definição do grau de dificuldade dos jogos, como tal também têm esse elemento. Para além disso, são obrigados a ter conhecimento das sanções disciplinares aos árbitros, pois não os podem nomear enquanto estão castigados. Ou seja, se por absurdo algum elemento da secção profissional quisesse construir uma classificação provisória podia fazê-lo facilmente recorrendo a uma folha de Excel básica.

Como tal, não seria mais adequado haver uma classificação provisória (mesmo que não incluindo alguns dos critérios como o coeficiente do observador) mantida semanalmente e que seja partilhada com quem nomeia os árbitros? Ou a secção de classificações, que reúne todas as semanas, só lá está para nomear observadores e arquivar a sua papelada após cada jogo?


A gestão do estado de alma dos árbitros ao longo da época

Vítor Pereira referiu que usa a informação das notas para ir gerindo "o estado de forma e o estado de alma dos árbitros ao longo da época". Nesse caso, por que motivo não fez o mesmo para a final da Taça de Portugal, decidindo-se por um árbitro à beira de um ataque de nervos que tinha perfeita consciência das más notas que tinha e, por cima disso, estava no meio de um processo disciplinar por um conflito com o observador do Setúbal - Porto?

96 comentários :

  1. O centro de decisão e que deveria ser de maior discussão acaba ser o "Observador"
    - Os arbitros deviam desconhecer quem é o observador nomeado - na realidade conhecem (acontece nos escalões inferiores imagino nos profissionais).
    - Os observadores não deveriam entrar em contacto com os arbitros que irão nomear - já ouvimos diversas histórias onde é publico as pressões e os "bitaites" que os mesmos mandam.
    - Os observadores não vêm os seus relatórios serem publicados, nem os critérios usados pelos observadores são do conhecimento público.

    Toda a área de decisão na arbitragem (Observadores) é tudo muito opaco e pouco claro, quando assim é normal a desconfiança que se assiste. Em parte também por o ex-colinho sentir-se enganado pelo colinho atual ... mas as putas são assim andam com quem lhes paga melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, na mesma entrevista VP disse que vai propor que os relatórios dos observadores passem a ser públicos. Pena que só o faça agora que está com a cabeça no cepo. Era uma das propostas do Sporting apresentadas há mais de um ano.

      Eliminar
    2. MdC propostas essas que foram totalmente marginalizadas e ridicularizadas por este grande imbecil!

      O que vale é que vivemos num país de muita gente sem memória .... por vezes fico abismado quando conseguem contar até 35 sem se enganarem na contagem ... tipo saltarem 3 de uma só vez :).

      Eliminar
    3. Mesmo subtraindo 3 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Eliminar
  2. Mestre, mais uma vez na mouche! Por cá continuaremos a discutir sorteios e a assobiar para o lado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, Carlos. Só se discute o sorteio porque estas regras de nomeações são absurdas...

      Eliminar
  3. Apesar de tão vivido....ainda continuo a ser surpreendido ! a sensação que fica, vendo esta "desorganização" organizada, é que o objectivo maior, para além de garantir o funcionamento enviezado da coisa, é fornecer alibis de defesa dos envolvidos. Decidir quais os árbitros sem saber as classificações ? só se for uma desculpa para poder nomear os mais "amigos" escudando se no desconhecimento da coisa ! E esta de nomear ( a mais de 3 meses !!! ) um arbitro para uma final que decide um titulo!!!! valha me Deus ....estamos na América do Sul !!! Estou a ver que, da próxima vez, é melhor convidar para o programa uma das mulheres da limpeza, que essa deve estar mais bem informada que o Vítor Pereira .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. QT, fico também com essa sensação... um conjunto de práticas que permitem aos chicos espertos fazer o que querem podendo escudar-se nos regulamentos quando as coisas correm mal.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Voces falam muito mas nao vamos esquecer que Marco Ferreira foi escolhido por BdC,ou seja o vosso Presidente anda a escolher Arbitros,talvez as perguntas deviam ser outras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Baseias te na tua intuição feminina !? :) ou tens algum dado concreto ... e concreto quero dizer factual e com factual quero dizer credível .... espera credível é melhor não vem me logo o cheiro a croquetes :).

      Eliminar
    2. Tu falas muito, mas não nos vamos esquecer que, para além de estares a inventar uma mentira, andas a ameaçar de morte bloggers do Sporting.

      Eliminar
    3. nonameslb... insinuações giras que por acaso se desmentem pelo próprio vídeo. VP diz que MF foi decidido em finais de março. O Sporting apurou-se para a final a 8 de abril.

      Eliminar
    4. Mais depressa se apanha um MENTIROSO que um coxo...

      Eliminar
    5. O MC, acaba de definir bem o tipo de mentiroso que esse labrego do nonameslb é na realidade...
      Além de ameaçar blogers de morte é um mentiroso descarado.

      Eliminar
    6. o menino No Name (Neo-Nazi) já está esquecido das escutas do Vieira com o Valentão Loureiro a escolher árbitors

      Eliminar
    7. Realmente não ganhar campeonatos dá nisto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Eliminar
    8. Realmente não ganhar campeonatos dá nisto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Eliminar
    9. Não liguem ao IMBECIL DO LAMPIÃO PEDRO BOBBY TARECO NUNO.

      Eliminar
  6. Não haja dúvidas que são mesmo dragartos.
    Para a próxima época se falharem e houver sorteio qual vai ser a desculpa?
    Rumo ao trigésimo quintooooo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente não uso palas como tu que disseste mal do jj a época passada.
      Carneirinho sem cérebro.

      Eliminar
    2. Felizmente não uso palas como tu que disseste mal do jj a época passada.
      Carneirinho sem cérebro.

      Eliminar
    3. Não liguem ao IMBECIL DO LAMPIÃO PEDRO BOBBY TARECO NUNO.

      Eliminar
  7. Eu nem devia ter dito trigésimo quinto porque a dragartada nem uma vintena de titulos tem!
    Desculpem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz mal Pedro, fico no entanto contente por saber que afinal há benfiquistas que conhecem o ordinal de números acima de 9.

      Eliminar
    2. Eu fico triste por saber, no entanto que muitos neste blogue, usam com abundância, a linguagem ordinária!

      Eliminar
    3. Não liguem ao IMBECIL DO LAMPIÃO PEDRO BOBBY TARECO NUNO.

      Eliminar
  8. Eu nem devia ter dito trigésimo quinto porque a dragartada nem uma vintena de titulos tem!
    Desculpem!

    ResponderEliminar
  9. Não haja dúvidas que são mesmo dragartos.
    Para a próxima época se falharem e houver sorteio qual vai ser a desculpa?
    Rumo ao trigésimo quintooooo ;)

    ResponderEliminar
  10. 1º um pequeno aparte Pedro Nuno eu sei que o cruzamento de espécies é uma realidade no Carnide ...lembro me logo assim de repente do "Suinão" (espécie que resultou do cruzamento de um suíno com um anão).

    2º Aqui ninguém acredita nos teus "poderes" de adivinho.

    3º um conselho logo pela manha e já vais rumo ao 35º copo de vinho ... é normal que só saia merda dessa tua cabecinha.

    Quando curares a bebedeira e a respetiva ressaca aparece e tenta escrever algo diferente ... a ver se consegues surpreender o pessoal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um fosso muito grande para quem se diz rival.
      Se não gostas da realidade e preferes as ilusões das pré temporadas não tenho culpa.
      És feliz assim?óptimo!
      Eu pelo contrário sou muito exigente para com o meu clube.

      Eliminar
    2. Não liguem ao IMBECIL DO LAMPIÃO PEDRO BOBBY TARECO NUNO.

      Eliminar
  11. Há uma pergunta que eu também faria.
    Sendo que a nomeação de MF para a Taça de Portugal não é baseada na classificação deste ano, então VP não teria de facto qq informação que MF este ano estava a fazer uma época desastrosa e estava em risco de descer?
    Isto é algo que se pode facilmente chegar com 2 ou 3 perguntas informais.
    Então está assim tão fora da coisa, que não consegue chegar a este tipo de informação?

    E aqui lançava a questão final, depois de tudo isto e bem postos a pensar, porquê é que MF foi nomeado então para a final?

    ResponderEliminar
  12. Mdc você elabora algumas questões interessantes... E agora eu pergunto lhe... Alguma dessas é resolvida pelo sorteio? Não! O sorteio não melhora nada nem permite evolução. Pode se discordar do critério mas há um critério que se pode melhorar... Com o sorteio é sempre à sorte! Tirem de lá o Vítor Pereira e ponham lá o vosso consultor para arbitragem... Qualquer coisa é melhor para o futebol que o sorteio.
    A nomeação de mf para a final só foi questionada após se saber das classificações... Até lá ninguém questionou e antes toda a gente achou bem e teve o acordo dos clubes. Acha correto questionar uma decisão que a seu tempo foi considerada acertada devido a conhecimentos posteriores que quem tomou a decisão também não possuía?
    Este post também é bom para acabar com as conspirações de que o mf foi nomeado para salvar a sua época... Pois quem nomeia não sabe (diferente de ter percepção de estar a correr bem ou mal) a classificação e esse jogo não influencia. O grande problema da arbitragem é as classificações e o nível de dificuldade dos jogos... Por isso é que os internacionais preferem os apitar para a 2a liga onde controlam os jogos de modo a aumentar o seu nível de dificuldade (dando cartões e marcando penaltis etc..sabendo que o observador lhe dá sempre o benefício da dúvida) sem haver escrutínio público.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, o sorteio não é solução. Mas este CA tem revelado uma falta de bom-senso tal, que é melhor retirar-lhes esse poder a bem da credibilidade da arbitragem.

      Eu já escrevi ao longo do tempo que acho Marco Ferreira um dos melhores árbitros do país. Foi o melhor do ano passado, na minha opinião. Como tal, pareceu-me uma nomeação natural na altura. Mas: 1) Não sabia que ele estava em risco de descer de categoria; 2) Não sabia que tinha o processo disciplinar por alegada pressão sobre o observador.

      A qualidade da sua arbitragem na final demonstrou que não estava em condições de apitar.

      Não tenho a certeza do que vou escrever agora, mas penso que o grau de dificuldade de um jogo é definido antes, e não depois em função das incidências.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Mas na nossa vida profissional quando nos são atribuidas funções é por sorteio?
      Quando somos promovidos é por sorteio?
      Quando somos indicados para resolver algum problema complexo com um cliente é por sorteio?

      Eliminar
    3. Realmente este pais nunca foi grande fã da meritocracia...
      Somos um caso isolado na Europa do futebol.

      Eliminar
    4. Tens razão toda a razão Pedro Nuno ... o fato de seres um idiota não foi por sorteio! é mesmo por mérito LOL



      Eliminar
    5. Ok. Retirem o poder.. Crie se uns critérios específicos que limitem a 2 ou 3 árbitros possíveis por jogo mas sortear é ridículo...e no final ganham os mesmos. Pelo menos agora pode discordar dos critérios...

      Eliminar
    6. A falta de argumentário dá azo a esse tipo de comentários.
      Eu nem idiota te chamo porque tu não és nada.

      Eliminar
    7. LOL Pedro Nuno és um castiço!

      é que face ao teu argumentário (estes exemplos são só deste post ... até tenho medo de ir ver outros) ficamos todos sem resposta:

      “Realmente não ganhar campeonatos dá nisto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk”

      “Não haja dúvidas que são mesmo dragartos.
      Para a próxima época se falharem e houver sorteio qual vai ser a desculpa?
      Rumo ao trigésimo quintooooo ;)”

      “Felizmente não uso palas como tu que disseste mal do jj a época passada.
      Carneirinho sem cérebro.”

      “Eu nem devia ter dito trigésimo quinto porque a dragartada nem uma vintena de titulos tem!
      Desculpem!”

      “Não haja dúvidas que são mesmo dragartos.
      Para a próxima época se falharem e houver sorteio qual vai ser a desculpa?
      Rumo ao trigésimo quintooooo ;)”

      “É um fosso muito grande para quem se diz rival.
      Se não gostas da realidade e preferes as ilusões das pré temporadas não tenho culpa.
      És feliz assim?óptimo!
      Eu pelo contrário sou muito exigente para com o meu clube.”

      “Mas na nossa vida profissional quando nos são atribuidas funções é por sorteio?
      Quando somos promovidos é por sorteio?
      Quando somos indicados para resolver algum problema complexo com um cliente é por sorteio?”

      “Realmente este pais nunca foi grande fã da meritocracia...
      Somos um caso isolado na Europa do futebol.”

      “A falta de argumentário dá azo a esse tipo de comentários.
      Eu nem idiota te chamo porque tu não és nada.”

      Eliminar
    8. Esqueci-me desta pérola!

      "Bla bla bla bla... Tudo para dizeres que nos últimos 30 anos o sporting teve mérito em dois campeonatos ganhos e roubado nos outros 28.
      És um poeta."

      És arrasador :)

      Eliminar
    9. A falta de argumentário dá azo a esse tipo de comentários.
      Eu nem idiota te chamo porque tu não és nada.

      Eliminar
    10. Mas na nossa vida profissional quando nos são atribuidas funções é por sorteio?
      Quando somos promovidos é por sorteio?
      Quando somos indicados para resolver algum problema complexo com um cliente é por sorteio?

      Eliminar
    11. O Pedro Nuno continua burro como um pinheiro. Olha lá ó artista, caso prático: se o Álamodo Leoninamente te meter um processo em tribunal por ter sido ameaçado de morte pelo outro triste lampião que acampa aqui, o processo vai ser ser investigado pelo MP e depois de haver acusação será distribuído a um juíz (sublinho que a função é a de juíz!!!). Sabes como é que se faz a distribuição, ó Einstein de Carnide? É POR SORTEIO, CARALHO!!!

      Eliminar
    12. Sérgio Não sei se és um dolmen,cromlech ou menir
      Acho que és mesmo um calhau kkkkkk

      Eliminar
    13. * obviamente o processo em tribunal não era metido contra ti, mas contra o outro. Dizer asneiras, só por si, ainda não é crime.

      Eliminar
    14. Não liguem ao IMBECIL DO LAMPIÃO PEDRO BOBBY TARECO NUNO.

      Eliminar
  13. Eu acho que o melhor argumento a favor do sorteio é o de que os que beneficiaram do critério das nomeações e ostentaram um vergonhoso colinho que dele fizeram um dos pilares do último título, estão contra.

    Como qualquer criminoso estaria contra a implementação de uma esquadra no bairro.

    Dizem eles que no resto da civilização não é assim que se faz. Pois, mas ao dizê-lo é contra vós próprios que argumentam, bárbaros, por tal não ser possível neste rectângulo implementar a civilização que vai noutros campeonatos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bla bla bla bla... Tudo para dizeres que nos últimos 30 anos o sporting teve mérito em dois campeonatos ganhos e roubado nos outros 28.
      És um poeta.


      Eliminar
    2. Quem? O teu treinador? Não sei porque tens tantas esperanças de o teu treinador do ganhou com colinho.
      Comparas implementar o sorteio com criar uma esquadra? Ou seja colocar tudo à sorte sem regras é igual a colocar alguém que controla as regras mais perto? És mesmo BURRO! Com pena dos animais.

      Eliminar
    3. Eles querem é que os clubes classifiquem os árbitros.
      Primeiro querem o sorteio mas depois querem imiscuir-se nas classificações dos árbitros.
      Tipico de quem quer ganhar a todo o custo.

      Eliminar
    4. Eles querem é que os clubes classifiquem os árbitros.
      Primeiro querem o sorteio mas depois querem imiscuir-se nas classificações dos árbitros.
      Tipico de quem quer ganhar a todo o custo.

      Eliminar
    5. Bla bla bla bla... Tudo para dizeres que nos últimos 30 anos o sporting teve mérito em dois campeonatos ganhos e roubado nos outros 28.
      És um poeta.


      Eliminar
    6. Não liguem ao IMBECIL DO LAMPIÃO PEDRO BOBBY TARECO NUNO.

      Eliminar
  14. As "contribuições" da lampionagem que aqui comenta são claramente representativas do nível médio intelectual da espécie.

    Já não basta a miserável e complexada vidinha que devem ter para passarem o tempo alapados num blog de um rival, ainda se prestam a dar uma vergonhosa da espécie de gente que apoia aquele clube (tirando um outro post do Martins, e o Pedro Almeida parece ser um benfiquista e não um lampião).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vocês custa vos é a aceitar a opinião de outros e a dar mérito a outros. É tudo um esquema para prejudicar o Sporting. Quando deixarem de opinar em função da cor mas de ideias... Até o vosso clube ganhará mais porque tem massa crítica... Na atualidade limitam se a dizer amen ao líder e a dar cambalhotas de acordo com as cambalhotas do líder.

      Eliminar
    2. Nuno,

      Tu todos os dias demonstras aqui o que é para ti "aceitar a opinião de outros e a dar mérito a outros"!

      Olha faz nos um favor começa a praticar o tanto apregoas, ou então deixa-te de falsos moralismos é que a vossa hipocrisia cansa.

      Eliminar
    3. Que mérito queres que dê a um clube que em 7 anos ganhou uma taça? de chorar que nem umas Madalenas? o teu clube tem mérito em quê? Agora para ti ter uma opinião diferente da do bdc é ser hipócrita... aliás até o bdc reconhece que o clube dos falsos moralistas é o sporting...

      Eliminar
    4. Ok escusas de continuar com as tuas "dissertações" já percebi qual é o teu problema .... as melhoras rapaz!

      Eliminar
    5. também Não liguem ao IMBECIL DO LAMPIÃO nuno BOBBY TARECO martins.

      Eliminar
  15. Muito honestamente, gostava que os adeptos do benfica me explicassem uma coisa: por que é que se tornaram defensores tão interventivos e assíduos do modelo actual de arbitragem?
    O sorteio não vai favorecer ninguém, porque é exactamente isso, um sorteio. Não existe possibilidade de reclamações de colinho através da nomeação dos árbitros, ou pelo menos se as houver terão muito menos credibilidade porque o sorteio é igual para todos. Portanto eu pergunto, qual é o vosso problema? Se não sai nenhum grande beneficiado, o que é que vos deu para de repente serem os únicos a tentar defender o modelo actual, quando obviamente não pode continuar como está?
    Gostava genuinamente de saber a vossa opinião sobre o assunto. Tantas vezes vi comentários aqui do género "fiem-se que o sorteio vai resolver os vossos problemas, em janeiro como de costume já arrumaram!", se isso é verdade com o ou sem sorteio, então certamente não teriam problemas em experimentar um sistema diferente, já que o sistema actual está cheio de lacunas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os adeptos do Benfica tornaram se defensores interventivos desse modelo porque é isso que tem sido discutido... Se o tema fosse outro eram defensores interventivos de uma parte desse tema. Se este é o tema atual! É o mesmo que perguntar porque é que agora todos os comentadores falam da Grécia? Porque é o tema a discutir neste momento.
      Tem lacunas... Melhorem se essas lacunas e trabalhesse nas lacunas. O sorteio não permite isso. É assim tão difícil perceber isso que ainda pergunta qual o problema do sorteio? A democracia tem lacunas e não é por isso que se sorteia as decisões de um governo. Há alguma área de atividade que tenha evoluído atreves de sorteio? Metam la o Proença (vosso consultor de arbitragem a la garrido)...
      Em minha opinião o sorteio vai beneficiar quem mais chorar... Pois como vão aparecer mais vezes árbitros inexperientes em jogos importantes... É mais provável que estes cedam a pressão e aos condicionamentos. Os fracos conseguem ter a mesma importância que os bons. Tal como não se coloca um jogador que não tenha dado provas a disputar os jogos importantes por sorteio... Tal como não se sorteia quem toma as decisões numa empresa...

      Eliminar
    2. Não está em questão o porquê de debaterem o assunto, e não foi isso que perguntei, por muito que tente pôr palavras que eu não disse no meu post. O que está em questão é por que é que defendem um sistema que não funciona actualmente com as pessoas que o dirigem.
      Neste momento não existe qualquer tipo de confiança na credibilidade de quem lá está, e não há sinais de que essas pessoas queiram perder o posto que têm. Ninguém está a debater a legitimidade do modelo de nomeações, o modelo é e será sempre legítimo, a única razão pela qual foi aprovado o sorteio foi o facto de a CA ter errado sistematicamente ao longo dos anos, perdendo qualquer tipo de credibilidade que os legitime a tomar decisões que têm grande influência nos resultados e no futebol em geral. Se não se demitem e não permitem que novas pessoas tentem fazer um trabalho melhor, então a única solução possível é retirar-lhes o poder de uma maneira que seja igual para todos.
      O sorteio vai ser condicionado em função da dificuldade de jogo, mas não me quero alongar nesse assunto pois não sei todas as condicionalidades referentes à proposta que foi aprovada.
      Quanto a esse argumento de café que já vi repetidamente em vários blogues "não se sorteiam as decisões de um governo", ou "não se sorteiam os jogadores que jogam nas equipas", ou ainda "nenhuma das ligas europeias importantes usa o sorteio!" até me custa ter de responder a um nível tão baixo de argumentação sem beber uma quantidade razoável de cerveja. Onde é que as coisas são comparáveis? Tanto num exemplo como no outro. Um árbitro que seja internacional tem que ter um mínimo exigível de competência e de qualidade, quer seja o árbitro A, B ou C. Se assim não o fosse, mais valia termos sempre o mesmo árbitro com a responsabilidade de arbitrar os jogos complicados. Por isso é que o sorteio é condicionado. No que diz respeito aos jogadores já não se pode dizer o mesmo, uma vez que a diferença de características de uns jogadores para os outros é tão determinante que mudaria a táctica planeada pelo treinador da equipa. Os árbitros têm que obedecer a um padrão de qualidade mínimo exigível, com características semelhantes em todos eles. Não se escolhe um árbitro por ser mais forte fisicamente ou por ter mais velocidade que o seu parceiro de trabalho. Aquilo que se procura num árbitro é comum em todos eles, o que se procura nos jogadores não é comum em todos eles. Para dar um exemplo, o Costinha foi um fantástico número 6, o William também o é, e não são comparáveis porque um era excelente a destruir e fraco a construir, enquanto que o William é bom a destruir e muito bom a construir. Cada um tem o seu papel e o seu espaço, no entanto são jogadores muito diferentes para a mesma posição. O mesmo se diz dos elementos do governo ou as decisões tomadas, pois cada sector governamental tem objectivos muito específicos que não podem ser partilhados por todas as partes.
      A realidade do futebol português é diferente da realidade das outras ligas europeias, e nós temos de tomar decisões baseados apenas naquilo que à nossa liga diz respeito. Não me interessa o que fazem lá fora a partir do momento em que o modelo não funciona cá dentro.
      É um argumento fraco e intelectualmente desonesto, porque mistura alhos com bugalhos.

      O sistema actual é bom, mas é governado por gente incompetente que põe em causa a credibilidade do futebol português em geral. Como tal, o sorteio tem muito mais legitimidade para avançar, do que para se manter o actual formato de nomeação.

      Eliminar
    3. Se o sistema não funciona pela pessoa troque-se a pessoa... crie-se uma comissão de três nomeadores... os clubes que votem todas as semanas as nomeações... agora trocar um sistema que não funciona por causa de uma pessoa (na opinião de quem perde... o fcp quando ganhou não questionava vp e o Benfica que questionava quando perdia agora não questiona... se calhar o homem até está certo!) por um sistema aleatório não é melhorar!
      A comparação com os governos não foi um argumento foi um exemplo... mesmo no seu exemplo o wc é bom e não joga numa posição por sorteio! Os árbitros, embora se possa concordar que devam obedecer a um padrão mínimo de qualidade, têm níveis de qualidade bastante diferentes... e um exemplo é este mf... que com o decorrer da época e com o conhecimento das más notas entrou em "parafuso" e até a um incentivo reagiu como sendo pressionado!

      Eliminar
    4. também Não liguem ao IMBECIL DO LAMPIÃO nuno BOBBY TARECO martins.

      Eliminar
  16. Acho que um dos momentos desta entrevista é no minuto 3:38.

    Vou transcrever para tirarem as devidas ilacções:

    3:38

    Jornalista: Entende-se que MF, arbitro internacional, durante a liga não arbitre uma vez o Sporting e só apita a final da taça de Portugal

    VP: mas isso, mas isso, m... isto foi justametne à medida que iamos vendo as notas, sentiamos que as coisas não estavam... nós temos de garantir que os arbitros estao confiantes estao motivados que não estao com receio, isso para nós é muito importante.

    É de mim, ou aqui à algo que não bate bem nesta bela estória?

    ResponderEliminar
  17. Aki discute-se qual a melhor opção para as arbitragens,se as nomeações, se o sorteio. Para mim seriam sempre as nomeações uma vez seguidos critérios de racionalidade e de qualidade dos intervenientes da arbitragem.Para os melhores jogos os melhores árbitros.

    O problema é que o Vitor Pereira é um incompetente,um servidor de interesses e teve nomeações mais do que polémicas.É um criador de vicíos e de colinhos.

    O Sporting já compreendeu que há um novo sitema em Portugal e o Porto foi atrás.É curioso que hoje em dia os grandes defensores da arbitragem são aqueles que há duas épocas diziam que o futebol português era corrupto.Venceram dois campeonatos e os árbitros já são um exemplo de honestidade...mas a grande maioria dos árbitros são os mesmos de há duas épocas.

    O Orelhas ou melhor o Grande Homem de Estado como agora gosta de ser apresentado não passa de uma azeiteiro novo rico que controla o Vitor Pereira pelos sinais de fumo,isto é, como por exemplo quando a equipa dele vai à frente o lacaio do Vitor Pereira não é obrigado a dar conferências de imprensa para explicar os erros da arbitragem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vosso problema é não ganharem.
      Deixemo-nos de debates acerca da problemática das nomeações porque o vosso problema é esse.
      E se o Sporting não ganhar o campeonato mesmo com o sorteio?
      E se forem prejudicados em alguns jogos?
      Qual vai ser o vosso discurso?

      Eliminar
    2. "O vosso problema é não ganharem.
      Deixemo-nos de debates acerca da problemática das nomeações porque o vosso problema é esse.
      E se o Sporting não ganhar o campeonato mesmo com o sorteio?
      E se forem prejudicados em alguns jogos?
      Qual vai ser o vosso discurso?"


      Pedro Nuno, isso é falso, o Sporting acabou de ganhar uma Taça de Portugal, troféu esse que inclusivé ganhámos mais vezes na nossa era croquete do que voçês na vossa era dourada.
      Mesmo em campeonatos, a coisa não anda muito longe, 4 contra 2 do Sporting, por isso tem calma contigo.

      Agora em relação aos teus posts, tem calma, respira fundo, o blog do Mestre não vai fugir daqui, não precisas de andar a responder a todos os posts com frases sem qualquer conteudo.
      O Mestre não coloca filtros em relação a comentários e faz ele bem, tenta respeitar isso para que continue assim e todos possam dar a sua opinião, principalmente adeptos do teu clube e de outros. Certamente se fosse um de nós a ir colocar posts do género que colocas aqui, em blogs com temática afeta ao Benfica, como é lógico era tudo filtrado.

      Já agora vê também se o teu teclado tem algum problema, a maioria dos teus posts são em duplicado.

      Eliminar
    3. King chegas a conclusão que quem se queixa é quem não ganha! Voçês e alternadamente o fcp ou o Benfica, dependendo de quem ganha.
      "É curioso que hoje em dia os grandes defensores da arbitragem são aqueles que há duas épocas diziam que o futebol português era corrupto.Venceram dois campeonatos e os árbitros já são um exemplo de honestidade...mas a grande maioria dos árbitros são os mesmos de há duas épocas." ou seja, se calhar a culpa até nem é de quem nomeia mas serve de bode expiatório!

      Eliminar
    4. também Não liguem ao IMBECIL DO LAMPIÃO nuno BOBBY TARECO martins.

      Eliminar
  18. Diz o génio "pedro nuno" no comentário das 15h57 : "Mas na nossa vida profissional quando nos são atribuidas funções é por sorteio?"

    Pois eu respondo que o Pedro Nuno, para além de não conseguir curar a fixação que tem com o Sporting, continua burro como um pinheiro.

    Olha lá ó artista, caso prático: se o Álamo do Leoninamente meter um processo em tribunal por ter sido ameaçado de morte pelo outro triste lampião que acampa aqui, o processo vai ser ser investigado pelo MP e depois de haver acusação será distribuído a um juízo, a uma secção e a um juiz (sublinho que a função é a de juíz. ao padeiro ninguém o manda fazer bicas ou cacetes por sorteio, mas eu estou a falar de um juíz, um gajo que vai aplicar justiça e que, como tal, compete ao Estado criar mecanismos que assegurem que é o mais imparcial possível). Sabes como é que se faz a distribuição, ó Einstein de Carnide? É POR SORTEIO, CARALHO!!!

    ResponderEliminar
  19. Portanto, é birrecíproco. Santinho! Ou vice-versa, não é? Porque "nhé nhé nhé nhé nhé, quem diz o é quem o é"! Get a life! :D

    ResponderEliminar
  20. Se não nascesses tinhas que ser inventado meu palhaço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pedro nuno, já vi que estás a ficar desorientado, por isso vou-te dar um exemplo mais adequado à tua pessoa. Em profissões como a tua, normalmente as funções são designadas por nomeação, a tua confusão deve ter partido daí. Ok, os gajos chegam e se te quiserem a ti escolhem-te. Mas se fores a pensar bem, por exemplo, quando estás com amigas num glory hole, em bom rigor é sorteio. :D

      Eliminar
    2. Relatas factos da tua vida privada subestituindo o teu nome pelo meu não é?
      Já te manquei traveca.

      Eliminar
    3. Relatas factos da tua vida privada subestituindo o teu nome pelo meu não é?
      Já te manquei traveca.

      Eliminar
    4. A partir deste momento vou "subestituir" o tempo que gastei com este génio do pedro nuno por uma actividade que dê mais luta do que dar baile a um analfabeto (ou será "analefabeto"?) funcional com uma obsessão (ou obessessão) pelo Sporting. A partir de agora, considera-te "subestituído", passas a "supelente". E se puderes, procura no google por blogues do "seporting" e vai lá gastar a tua vidinha, vale? :D

      Eliminar
    5. Não liguem ao IMBECIL DO LAMPIÃO PEDRO BOBBY TARECO NUNO.

      Eliminar
  21. Se não nascesses tinhas que ser inventado meu palhaço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Nuno já passa da hora já devias estar a nanar!

      Boa noite dorme bem vais ver que amanha as coisas vão correr melhor.

      Eliminar
    2. Não liguem ao IMBECIL DO LAMPIÃO PEDRO BOBBY TARECO NUNO.

      Eliminar
  22. Ruiz Oficial:

    http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_comunicadobryanruiz_070715_151503.asp

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente! 1 milhão, 3 anos de contrato.

      Eliminar
    2. Mestre, só um reparo, é que agora anda por aqui uma pessoa a substituir o ricardo, da qual suspeito que tenham a mesma cor clubística. Mas este é um pouco mais chato porque além de responder sempre 3 vezes, também insulta a partir do momento em que se sente fora da razão. Espero que seja possível ver isto, pois acho que a caixa de comentários com esta nova (será?) personagem se está a transformar aos poucos num duplo da caixa de comentários do site do record.

      Eliminar
  23. Se os árbitros estão na 1ª categoria é porque, alegadamente, têm qualidade para tal ou deveriam ter se as subidas e descidas não estiverem inquinadas por este método obscuro de avaliações. Como tal, não vejo qualquer problema no sorteio. Até é uma espécie de oportunidade dos árbitros mais novos provarem valor nos jogos mais importantes. Cria-se competitividade entre eles. Todos querem fazer pelo melhor.

    Sorteio dos árbitros e dos fiscais de linha, nomeadores, observadores e relatórios públicos. Qual é o medo?

    Quanto a Marco Ferreira, se a época estava a correr assim tão mal como é que foi cogitado para o clássico?Só lhe passou a correr mal a partir do Rio-Ave Vs Benfica foi? Se a época lhe está a correr mal como é que é nomeado para a final da Taça?

    eOutro problema é o facto da grande maioria dos árbitros ser vermelha. Mas com avaliações justas, sorteio, observadores e relatórios públicos não interessa o clube.

    Deveriam criar-se mais centros de treino de alto rendimento, pelo menos um por cada região, de forma a que os árbitros do resto do país não sejam discriminados relativamente aos do Porto e Lisboa.

    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=377132&tm=45&layout=122&visual=61 ----> IMPORTANTE TODOS VEREM

    Ninguém se lembra disto? Quando o Vítor Pereira se lembrou de dar uma conferência de imprensa a analisar os lances do Guimarães-Benfica? Quando os lampiões ameaçaram sair da taça da Liga, pediram aos adeptos para boicotar os jogos fora, etc?NINGUÉM SE LEMBRA DISTO? Ninguém se lembra de ele ter prometido fazê-lo a cada 5 jornadas e nunca mais o ter repetido?NUNCA MAIS!Ninguém interpreta isto como uma forma de pressão aos árbitros, do género, não voltem a fazer isto, senão cai-vos tudo em cima, incluindo eu, Vítor Pereira, que vos deveria defender? Isto e as nomeações da peça são a prova provada do porquê dos lampiões quererem manter este tipo no poleiro e no controlo das nomeações. COLINHO!!!

    ResponderEliminar