quarta-feira, 29 de julho de 2015

Resultados da Credit Football League, da S&P

No passado dia 23, a Standard & Poor's publicou a 2ª avaliação da sua Credit Football League, uma espécie de tabela classificativa de clubes de futebol segundo o risco que representam para os seus credores. Esta tabela é calculada segundo um modelo que utiliza 24 indicadores financeiros, retirados dos relatórios e contas publicados pelos clubes.

Como a informação financeira divulgada pelos clubes tem de ser suficientemente completa para poder haver um termo de comparação adequado, existem alguns emblemas de peso que ficaram de fora deste estudo - como o Real Madrid, PSG ou Chelsea. Estão no entanto incluídos 44 clubes, incluindo os três grandes portugueses.

A 1ª avaliação foi publicada em outubro de 2014, e os resultados podem ser consultados no post que escrevi na altura: LINK. Ao contrário da 1ª avaliação, a que foi publicada há dias não inclui uma probabilidade de incumprimento dos clubes.

À semelhança da avaliação de outubro, a classificação dos clubes portugueses é bastante má. Aqui ficam os resultados do top 5 e entre o 30º e o 44º classificados:


Comparando os resultados agora divulgados com os de outubro, regista-se uma melhoria do Sporting (da 38ª para a 33ª posição) à qual não serão alheias a participação na Liga dos Campeões e a conclusão do processo de reestruturação financeira. No sentido inverso estão Benfica (passou da 28ª para a 35ª posição) e Porto (passou da 33ª para a 40ª posição).



Não posso deixar de constatar que se trata de mais um reconhecimento externo à evolução da situação financeira do Sporting, à semelhança do que já tinha acontecido com a decisão da UEFA ao não penalizar o clube no processo de incumprimento do Fair Play Financeiro.

Nota: o relatório ainda não está disponível na internet mas pode ser pedido por qualquer pessoa através deste LINK.

49 comentários :

  1. quem me dera ser o Saint Etienne... porque os outros lidam com muito milhões de euros.

    O foco é sempre o próximo jogo mas eu espero que o Sporting seja capaz de entrar na Champions. Não tenho muito apetite por supertaças.

    ResponderEliminar
  2. Estou curioso sobre o que vão os lampiões que por aqui andam dizer sobre isto...aguardemos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente vão dizer que a culpa é da eleição do proença ou qualquer coisa inteligente do género.

      Eliminar
    2. Afinal o Rei Midas anda de tanga !...lol

      Eliminar
    3. A conclusão é o rei midas anda de tanga quando se a factor que é considerado acima da média é a liquidez! A tua estupidez é de top.

      Eliminar
    4. Vai para a grande puta que te pariu.

      Eliminar
    5. Ó seu filho da puta vai chatear o caralho.

      Eliminar
    6. Come gelados com a testa seu troll de trolha.

      Eliminar
    7. Anda este filho da puta armado em doutor e tem o clube dele nas mãos de um empresário que mais não faz do que lavar dinheiro de offshores.

      Eliminar
    8. King desculpa lá mas ontem esqueci me de pagar a tua mãe pelo serviço que fez ao meu cão!

      Eliminar
    9. És um filho da puta reles.A tua mãe é a mais puta de Vila Real.

      Eliminar
    10. Só um frustrado de merda,filho de pai incógnito,tem necessidade todos os dias de vir destoar, tipico de um verdadeiro troll,para um blog sportinguista.

      Eliminar
    11. A tua mãe com um cão? E gostou!! Nem pediu gorjeta...

      Eliminar
    12. nuninho GRANDE FDP martins,BAZA daqui FDP vermelhudo

      Eliminar
    13. Olha o gurl que anda nos blogues do Benfica tão preocupado com o Benfica!

      Eliminar
  3. Bom dia. Bom artigo... È sempre bom ter conhecimento de fontes internacionais independentes com rigor técnico. Embora sem novidades.
    Ressalvar para cada clube... No Benfica destaca se pela negativa a solvência devido ao crédito bancário, que todos os anos consome 20M, pela positiva destacam se os resultados operacionais e a liquidez. No Sporting destaca se positivamente a liquidez pela redução de custos efectuada e a solvência, embora aqui entrem as vmocs reduzindo drasticamente os valores a pagar no imediato mas correndo o risco de perder o controlo da sad (para a agência de notação não interessa se a propriedade da sad pode mudar para mãos privadas). O Porto está top... Operacional negativo, liquidez assenta em vendas para cobrir o défice operacional!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FCP está mega-depende do que acontecer na champions. Mais ainda do que na época anterior. Se não passarem da fase de grupos estão bem lixados.

      Eliminar
    2. Acho que a liquidez no fcp devia ser de topo, visto ter acesso a uma linha de crédito renovável da casa mae Doyen.

      Eliminar
    3. nuninho GRANDE FDP martins,BAZA daqui FDP vermelhudo

      Eliminar
    4. Muito bem!!! Conseguiste perceber que Verde é Topo e Vermelho é fundo

      Eliminar
  4. Bons indicadores desta nossa caminhada!!

    ResponderEliminar
  5. Faz-me confusão como o mdono deste blogue permite este tipo de insultos.

    Artista a realidade é que não queres discutir assunto nenhum, queres sim 3 coisas:

    - enxovalhar os adversários
    - ter muitas visitas, comentários e clicks para um dia fazeres 20 tostões com este blogue
    - ser mais uma voz do dono

    Deprimente e nem conheço esse benfiquista de lado nenhum, mas qq coisa que ele escreve é logo de filho da puta para cima. Clube diferente.

    #vocessabemla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um velho conhecido cá do blog.

      Normalmente o sportinguista adequa o discurso ao interlocutor. É o caso.

      Gente educada merece discurso educado, te garanto.

      Eliminar
    2. Exacto, até porque qq Sportinguista que vá a um blog lampião é bem tratado!

      #sabeslaoquedizes

      Eliminar
    3. Pedro

      No meu primeiro comentário não insultei ninguém,aliás fui insultado.Não admito a um filho da puta desses que me diriga a palavra da forma que o fez .Tudo tenho feito para evitar comentar o que esse filho de uma cadela escreve.

      Eliminar
    4. Pedro, em relação aos insultos, preferia que não existissem. Há três motivos que me levam a não agir em relação a isso:

      1. Não tenho capacidade para estar permanentemente atento aos comentários - porque lá está, ainda não consigo ganhar sequer os tais 20 tostões com o blogue (aproveita para acender uma velinha por mim numa capela, não vá eu morrer à fome por não ter qualquer retorno disto)

      2. As pessoas que fazem comentários são adultos e cada um pode responder pelo tipo de palavreado que usam

      3. Se eu censurasse insultos, qual seria a linha que traçarias para distinguir o que é um insulto do que não é? Palavrões? É fácil insultar alguém sem recorrer a palavrões.

      O que eu gostava era que todos ignorassem as provocações. Já o pedi várias vezes.

      Em relação a não "querer discutir assunto nenhum", tenho as seguintes observações a fazer:

      1. Isto é um blogue pessoal de um sportinguista assumido; tudo o que escrevo são opiniões minhas e respondo por elas. Não me arrogo ser dono da verdade, pelo que estou perfeitamente confortável com o grau de credibilidade que cada um quiser dar aos conteúdos dos posts que escrevo.

      2. Não tenho qualquer problema com que discordem de mim e estou perfeitamente disponível a discuti-lo com quem quiser. E tenho a certeza que muitos benfiquistas e portistas que discordam de mim frequentemente podem validar isso.

      Se não gostas do que escrevo, tens bom remédio: não leias. É o que eu faço em relação a outros blogues. Existem muitos outros espaços idênticos a este que escreverão coisas mais ao teu gosto.

      Um abraço.

      Eliminar
    5. O que se espera dos adeptos de um clube que ficam todos contentes com o Mike Tyson "rapist" vestir a camisola deles?

      Eliminar
    6. Já me ocorreu essa, Belfodil.

      E uma outra, bem mais simpática, mas não digo. :)

      Eliminar
    7. o pedro guerra é o Fernando Pessoa da blogosfera.

      Este é o pseudónimo nº7

      Eliminar
    8. Mdc acho que tracar uma linha nos palavrões e insultos pessoais não era difícil.. Nem que fosse a posteriori quando pudesse moderar. Eu andei posts e posts a ignorar mas fartei me de ser insultado pelos Carlos, gurls etc... E acho que fdp se percebe bem que é insulto pessoal. Até ao ponto que avisei que ia começar a responder ao mesmo nível... Embora perca sempre porque eles têm mais experiência em serem mal educados.
      King.. Vai para a puta que te pariu e grande filho da puta realmente não é insultar para quem já apareceu aqui bêbado a dizer que íamos sofrer como cães. Que lata.

      Eliminar
    9. Óh nuno, não te faças de sonso. Se "A tua estupidez é de top" não é um insulto vou ali e já venho. Então tu insultas e depois quando levas um insulto de volta fazes queixinhas.

      Tá bem então, porque aquilo que disseste ao King Lion eu também não admitiria

      Eliminar
    10. nuninho GRANDE FDP martins,BAZA daqui FDP vermelhudo a ainda há o tal PEDRO que é o gordo anafado e desdentado lacaio assalariado do presidente de merda orelhas.Para os dois, desejos de irem para a putana que os pariu aos dois,pois o pai de ambos é só e apenas um...a nota de 10€

      Eliminar
    11. Ok Diogo mas os fdp, corno e outros do género são admissíveis por serem de sportinguistas? Um gajo responde ao fim de mil e um insultos todos os dias e é acusado de sonso? Vai a merda tu e a tua lógica. E sim isto foi um insulto!

      Eliminar
    12. Nuno BOBBY TARECO Martins, uma coisa tenho eu a certeza, NUNCA CHAMEI NOMES HÁ TUA MÃE, NEM A NENHUM MEMBRO DA TUA FAMILIA. Prova ! Já tu não podes dizer o mesmo. Queres provas, são muito fáceis de arranjar.... Quando fores educado eu deixo de andar atrás de ti....enquanto isso não acontecer levas comigo.

      Eliminar
    13. Eu a sério que estava para te responder a sério, mas como me mandaste à merda sem razão tou-me é a cagar para ti.

      Vai ser assim daqui para a frente, da minha parte assim como de 70 ou 80% dos utilizadores desta tasca, nem me vou dar ao trabalho de ler quando vir o Escudo Português, que para dizer a verdade acho que até está a ser sujo quando é imagem de um otário pau mandado como tu.

      Eliminar
  6. O lampião é um bicho que molha a cueca à noite a pensar no Sporting. Vai daí, temos diariamente umas visitas indesejáveis neste blogue, mas nada com que não se consiga lidar... Afinal de contas, vozes de burro não chegam ao céu.

    ResponderEliminar
  7. Diogo trata.te quem vê o meu perfil sabe que já comento em blogues de futebol há bastante tempo e que sou portista, não tenho culpa de ter um homonimo retardado. Continuo na minha, surgiram com este presidente verde um conjunto de blogues e pedros guerras lagartos, para os quais o homem é deus. Por isso escrevi que aqui se discute pouco e reza.se muito. Quanto à lenga lenga do não gostas não lês e fechar o blogue ou bloquear comentários. É público? Então ainda posso ler!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabaste de mostrar a ponta do véu. Do que li neste comentário diria nuno martins=pedro... será? :-)

      Eliminar
    2. ó Pedro dito portista,fruteiro,corrupto,traidor,BAZA daqui seu FDP fruteiro.BAZA FDP azulinho de merda

      Eliminar
    3. Se aqui se discute pouco podes então meter a viola no saco e voltar para o site do record ou dabola onde os assuntos são tratados com a maior das seriedades. É por aí que não se ferem as susceptibilidades dos 2 inseparáveis irmãos, ao não questionar temas como transferências de 15 milhões caídas do céu ou das almas caridosas do real madrid que compram jogadores quase em final de contrato por valores absurdos e ainda oferecem jogadores com salários pagos e tudo

      Eliminar
    4. Pedro tu vives em que mundo?
      O blog desportivo com mais conteúdo que eu conheço, que não se limita a fazer os tipicos comentários cliché mas onde o autor decide fazer pesquisa/investigação (melhor que muitos jornalistas), e além disso é dos que mais facilmente admite hipoteses contrarias às dele. E tu dizes que não se discute aqui?

      Olha... boa tarde!

      Eliminar
  8. Hei-de amdar sempre no encalço destes FDP vermelhudos e fruteiros enquanto não BAZAREM daqui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os teus paizinhos são primos direitos, não são?

      Eliminar
    2. Tu gostas é de ir a blogues do Benfica mostrar preocupação com o Benfica... Entretanto fica mais um abraço bicampeão.

      Eliminar
  9. Este estudo faz-me lembrar as empresas de rating que davam AAA à Lehmon Brothers, nas vesperas do estouro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que essa comparação favoreça de alguma forma a situação do Oporto & Doyen Bálonpié. Estás a dizer que a situação real é pior que esta análise... Tendo a concordar, uma vez que o desvario e os Imbulas desta pré-época ainda não devem ter entrado nas contas...

      Eliminar
    2. Acho que posso falar em nome do FCP:
      Agradecemos a ternurenta preocupação, mas se os vossos conselhos fossem mesmo bons, vendiam- nos e não andavam por ai a fazer consultoria gratuita...

      Eliminar