sábado, 11 de julho de 2015

Sobre a página do diretor de comunicação do Sporting no Record

Foi com alguma surpresa que vi que o Record reservou uma página da edição de ontem para Mário Carneiro, diretor de comunicação do Sporting - à semelhança, diga-se, do que já tinha acontecido uma semana antes com João Gabriel, diretor de comunicação benfiquista. Para quem não leu, aqui fica:


Estaria a mentir se dissesse que gostei de ler. Sinceramente, não gostei. Por vários motivos.

Em primeiro lugar, o facto de ser um diretor de comunicação a escrever é logo à partida um mau sinal. Para mim, o diretor de comunicação não deve ser um ator, deve ser o homem dos bastidores que ajuda a escrever o guião e indica quando e como os verdadeiros atores devem dizer as suas deixas. O facto de João Gabriel falar publicamente de forma frequente não significa que seja essa o modelo a seguir.

Depois, por causa de parte do conteúdo do que Mário Carneiro escreveu. Deixo 3 exemplos.

 - A forma como misturou o apoio vibrante dos sportinguistas em ocasiões como a conquista da Taça CERS, a participação da Missão Pavilhão e na última AG, ou os festejos da Taça de Portugal com a conclusão do mais-bem sucedido empréstimo obrigacionista da história do Sporting. A ver se nos entendemos: é claro que é positivo que o empréstimo obrigacionista se tenha concretizado com sucesso, mas:

a) O facto de a procura ter ultrapassado largamente o objetivo deveu-se sobretudo à elevada taxa de juro que foi oferecida - mais baixa que o do empréstimo anterior, é certo, mas ainda assim bem mais alta que as taxas oferecidas por Porto e Benfica -, o que não é algo de que nos devamos orgulhar por aí além;

b) O sucesso da subscrição deveu-se em fraca medida à adesão dos sportinguistas, mas principalmente a quem tem muito dinheiro disponível e quis rentabilizá-lo. Aliás, basta consultar os resultados da subscrição para perceber que dos 4.241 investidores, a esmagadora maioria das obrigações ficou nas mãos de um conjunto bastante pequeno de subscritores - que serão maioritariamente empresas ou particulares endinheirados que apostam com frequência neste tipo de produtos financeiros. 

c) Compreendo que o empréstimo obrigacionista era algo previsto na reestruturação financeira acordada com a banca, mas para mim não deixa de ser um foco de (grande) preocupação: contraímos um empréstimo de 30M para pagar um de 20M mais juros, e infelizmente parece-me quase inevitável que daqui a 3 anos estaremos a pedir um de 40M para pagar este.

Resumindo: não discuto a necessidade de contrair este empréstimo e muito menos responsabilizo a atual direção pelos motivos que nos levam a fazê-lo, mas recuso-me a celebrá-lo e usá-lo como uma prova da vitalidade do sportinguismo.


Também não apreciei absolutamente nada partes do texto como estas:
"As réplicas do sonho de Bruno de Carvalho são cada vez mais visíveis, óbvias e incontornáveis"
ou
"Este é o Clube que, fruto da visão do seu Presidente, apresenta um lucro de 22 milhões de euros".

Sou um admirador confesso da coragem da gestão de Bruno de Carvalho e da forma como diariamente defende os interesses do Sporting, mas isto não passa de um endeusamento completamente desnecessário. Fossem João Gabriel, Fernando Guerra ou João Querido Manha a usar as mesmas palavras referindo-se a Luís Filipe Vieira, e estaríamos todos a acusá-los de terem escrito uma peça de propaganda. Lamento, mas isto não é diferente. Que se fale das ideias concretas do presidente, do alcance da sua visão, mas não do presidente em si - e muito menos nestes termos. Os méritos do presidente serão prontamente reconhecidos pelos sportinguistas em função da qualidade das suas ideias e do sucesso da sua implementação.

E, já agora, seria prudente que não se falasse num lucro de 22 milhões de euros enquanto não soubermos qual será a decisão do TAS em relação ao caso Rojo. Isto estende-se a Bruno de Carvalho, que já o fez por diversas vezes.


- "Por aqui passa o indesmentível impacto internacional do Sporting Clube de Portugal, o mesmo impacto que levou a Direção a apostar em novas funções para o último técnico português campeão nacional pelo Clube, entregando a Augusto Inácio as Relações Internacionais (...)".

Aqui Mário Carneiro está a tentar nitidamente impingir-nos uma ideia que não corresponde à realidade. Quem leia isto até deve estar a pensar que se tratou de uma promoção, mas na realidade todos sabemos que Inácio foi afastado como consequência direta da chegada de Jorge Jesus. O novo cargo é uma forma simpática de agradecer os serviços prestados, mas não passa disso. 

O afastamento de Inácio é uma decisão complicada e deve ser assumida como tal. Tendo a oportunidade de contar com Jesus como treinador, Bruno de Carvalho não hesitou em mudar radicalmente a estrutura do clube. Compreendo a decisão e aplaudo-a. Creio que a maioria dos sportinguistas pensa da mesma forma que eu, até porque sempre houve muitas dúvidas em relação ao real papel de Inácio dentro da estrutura. Mas façam o favor de não nos passarem um atestado de estupidez fazendo de conta que Inácio não era até há umas semanas atrás o homem forte do futebol, e fingindo que se tratou de uma medida pensada e enquadrada numa estratégia que já vinha de trás. 



Voltando ao princípio, vejo com agrado as evoluções que se registaram nos últimos meses ao nível da comunicação, e em particular no relacionamento com a comunicação social. Passámos também a utilizá-la em nosso proveito, coisa que já não via acontecer há muito tempo. Mas espero que, sendo este espaço de opinião para continuar, Mário Carneiro abandone o caminho do elogio fácil à figura do presidente e se concentre mais nas ideias que o clube defende e nas mensagens que devem ser passadas aos sportinguistas. E sempre de uma forma honesta e equilibrada. Nem tudo o que acontece no Sporting é bom, e nem tem que ser. 

O que queremos é a realidade, e já demonstrámos ter estofo para lidarmos com ela, por muito dura que seja. Não copiemos os maus exemplos dos outros.

43 comentários :

  1. Concorde-se ou não com o que foi dito pelo DC do Sporting, o que me parece é que há uma página do Record, não sei se é às sextas ou em qualquer dia da semana, que está reservada a quem pagar mais, parece publicidade, lembro-me de ter saído também umas quantas de Godinho Lopes após a AG em que vinha escarrapachado o comunicado do gajo.

    Mestre, basta interpretares isto como publicidade a Bruno de Carvalho num dos pasquins que muitas vezes dedica grande parte do seu jornal a bater no homem. Não te esqueças que grande parte dos Sportinguistas continua a ter acesso à informação do clube apenas através destes meios e todos nós sabemos como eles sabem envenenar a opinião pública e ignorar factos muito importantes no nosso futebol, discutimos isso aqui todos os dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belfodil, de facto há coisas bem piores que se passam por essa CS fora, muito mais escandalosas porque vêm de entidades supostamente isentas.

      Concordo que o Sporting tem que publicitar o que faz bem, mas acho que há formas melhores de o fazer.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Milagre financeiro de bruno de carvalho? o sobrinho trouxe ilusão a todos os sportinguistas menos áqueles que são credores do BES! Pré-época de sonho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O BES é um dos maiores credores do Benfica.

      Eliminar
    2. "O BES é um dos maiores credores do Benfica."

      Deixa-me corrigir, o BES é o maior credor do Benfica

      Eliminar
    3. Nós pagamos divídas! Não as temos "perdoadas", no entanto não perdemos a maioria da sad para ninguém, já tu..

      Eliminar
    4. O Sporting perdeu a maioria da SAD?

      Eliminar
    5. Vejo-te muito indignado com o Sobrinho mas esqueces-te, propositadamente, do Vieira? Quando dizes que vocês não têm dividas penso que não estás a falar do teu presidente, que só ao BES deve 600 milhões. Por certo, o que pensam disso os credores do BES? Acharão bem seguramente...

      E por falar em dívidas, já agradeceste à Ferreira Leite o perdão - esse, sim perdão, ao contrario do do BES - do Estado às dividas do benfica ao fisco e SS, para além de ter aceite titulos não quotados em bolsa para garantia e que impediu que o teu clube descesse de divisão? És um hipócrita de merda, que estás mais incomodados com as dívidas do Sporting a entidades privadas, mas esqueces as do teu clube ao Estado e os perdões que lhes foram concedidos por entidades publicas. Até como manipulador és fraco. Mas continua a fazer fellatio ao Vieira enquanto come fruta seca. De certeza que te vale a pena...

      Eliminar
    6. Ricardo, não mistures alhos com bugalhos.

      Eliminar
    7. Troll....vive para isto!
      Quer lá saber de debater o que quer que seja

      Eliminar
    8. ricardinho GAY filhote de grande vaca putana,trata-te BURRO FDP

      Eliminar
  3. ó ricardo, o Sobrinho ajuda o Sporting sem interesses, o que já não podes dizer do Jorge Mendes, dos 15 milhões ficas com 1/3 e já estou a ser amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "... o Sobrinho ajuda o sporting sem interesses.."

      Eu não disse! A vossa ilusão não é grande.... É Enorme!

      Eliminar
    2. Realmente BRUNO DE CARVALHO é um GRANDE HOMEM, ATÉ CONSEGUE FAZER LAMPIÕES A LADRAR NESTE BLOG.....GRANDE PRESIDENTE.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Sem interesses?
      Deves ser mesmo um anjinho!Que idade tens?

      Eliminar
    6. pedrocas nuno GAY filhote de grande vaca putana,trata-te BURRO FDP

      Eliminar
  4. Um texto claramente bajulatório mas que não engana ninguém. Está assinado e sabe-se ao que vem.

    Diga-se que no meio de tanta mentira e ataque ao nosso presidente que é publicada, este texto acaba por ser dos mais honestos e realistas... Nós é que estamos habituados a jogar à defesa...

    Por outro lado há locais onde distinguir "notícias" e fellatios não é fácil. Veja-se este exemplo de A'Bosta:

    "Mitrovic queria o Benfica mas vai assinar pelo Newcastle”

    LOOOOOL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Templates do Delgado:

      - "inserir nome de jogador" queria o Benfica mas vai assinar pelo "inserir nome de equipa"
      - "inserir nome de jogador" maravilhado com o Benfica
      - "inserir nome de jogador" já fala à Benfica
      - "inserir nome de jogador" entusiasmado com o interesse de "colocar nome de um colosso Europeu " mas quer jogar no Benfica
      - "Colocar nome de jogador caro e com qualidade" pode vir por no negócio de "colocar jogador que que tem de ser vendido mas ninguém quer"

      Eliminar
    2. Sim, Sar, isto ao lado da propaganda do Benfica é uma brincadeira de crianças. É como dizes, está assinado e quais são as funções da pessoa em causa. Um abraço.

      Eliminar
    3. E achas que se quisesses o Mitrovic o tinhas conseguido?
      De facto é mais simples ir buscar um Ruiz que andava perdido por ai...

      Eliminar
    4. pedrocas nuno GAY filhote de grande vaca putana,trata-te BURRO FDP

      Eliminar
  5. Diz lá onde ele lucra com o Sporting? ou só sabes mandar bocas, de concreto não tens nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. achas mesmo que alguém que seja acionista do quer que seja, não seja com objetivo de obter lucro?

      Eliminar
    2. isso não é resposta é propaganda carnidense, quero provas, onde lucraram, o autocarro do Sporting foi oferecido por ele, onde lucrou, vc's só sabem cuspir fel dadops concretos népias

      Eliminar
    3. Todos investem para obter retorno, ninguém investe para perder dinheiro, facto.

      No entanto pergunto, que factos existem sobre a relação de Sobrinho com o Sporting? sei que foram recuperadas grandes % de passes dos jogadores que tinham sido hipotecados pelo Godinho Lopes. Isto negociado por Bruno de Carvalho com troca de acções do Sporting. O que é que há mais para além disto? É ele o investidor dos 18K? se sim, qual é o problema?

      Álvaro Sobrinho é diferente dos "filantropos" Nélio Lucas, Jorge Mendes e Isabel Rodrigues dos Santos?

      Estas tiradas do Sobrinho fazem-me lembrar aquelas postas do mundo da fantasia, tipo:

      "os rivais estão intranquilos com a tranquilidade do Benfica(10 cepos contratados)" ou até mesmo a fantástica "não perdemos a maioria da sad para ninguém, já tu..."





      Eliminar
    4. Só há uma circunstância em que acionistas das SADs investem pelo lucro: quando há perspetiva de o clube ir fazer investimentos grandes e lucrarem com isso. Por exemplo, quando havia a perspetiva de construirem estádios, houve construtoras que entraram para o capital das empresas, e aí não foi desinteressadamente. Queriam posicionar-se para ficarem com a obra.

      Hoje ninguém investe nas SADs portuguesas pelo lucro. Nunca uma SAD distribuiu dividendos. Fazem-no porque gostam do clube (menos) ou pela visibilidade que isso lhes dá.

      Eliminar
    5. mestre

      neste caso do sobrinho, tendo em conta os problemas que ele tem tido com o caso do Bes em angola, visibilidade não será propriamente algo que lhe interesse.

      em relação as sads portuguesas, as sads dos 3 grandes são muito apetecíveis: dao jeito para muita coisa, inclusive estarem a salvo de problemas.

      o caso do sobrinho no Sporting, é semelhante ao da isabel dos santos no benfica, ela não está la por gostar muito, mas porque pode tirar dali algo que lhe interesse

      Eliminar
    6. "Óh Belfodil, 18K não, 18M!"

      Então? Não me digas que o meu texto já sofreu o toque de Midas e eu não soube de nada

      Eliminar
  6. MdC, sou visitante assíduo deste blog e admirador das suas postas. Só não percebo é como é possível sempre que vamos ler os comentários, aparecem lá as galinholas do costume! Fdx eles não têm palha no ninho? Não me entra na cabeça uma merda destas, eu não perco um segundo sequer a entrar num blog galinheiro, quanto mais escrever lá alguma coisa e tenho que levar sempre com os comentários bafientos deles, em blogs sportinguistas.
    Uma coisa é certa , isto é sinal da nossa grandeza.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, em relação aos comentários de adeptos de outros clubes que sejam provocadores, já pensei bastante sobre o assunto e não me agrada fazer qualquer tipo de censura. Sei que nem sempre é fácil, mas a melhor forma de agir é ignorar e não responder. Obrigado pelas suas palavras! Um abraço.

      Eliminar
    2. a solução é deixar de dar troco aos gajos, contra mim falo que estou sempre a dizer ao "ricardo" para arranjar uma gaja e deixar de batê-las e vir aqui mandar postas...

      Eliminar
    3. Mdc desculpe lá mas se já comentários que baixam o nível no blog não são os dos benfiquistas...

      Eliminar
    4. À poi não! Basta ler o Ricardo, o Pedro e o próprio Nuno .... só comentários de alto nível. ..

      Eliminar
    5. À poi não! Basta ler o Ricardo, o Pedro e o próprio Nuno .... só comentários de alto nível. ..

      Eliminar
    6. António de não sabe respeitar a opinião de outros diferente da sua e acha que ter opinião diferente é insultar.. Mostre lá onde andam adeptos do Benfica consecutivamente a chamar fdp, entre outros a alguém?

      Eliminar
    7. nuninho martins GAY filhote de grande vaca putana,trata-te BURRO FDP

      Eliminar
    8. nuninho martins GAY filhote de grande vaca putana,trata-te BURRO FDP

      Eliminar
  7. Não existem milagres financeiros. Nem aqui, nem na China. Nem no outro lado da estrada ou ao pé da VCI!

    O que houve no Sporting foi um investimento num treinador que se considera que poderá valorizar jogadores. Porque se o Sporting pudesse e andasse a esbanjar dinheiro:
    - cobria a proposta do fóculporto pelo Danilo
    - não andava vários dias a tentar contratar o Bryan Ruiz pelo menor preço possível, falando-se de um valor inferior a 2M de euros, quando o Fulham pedia 4M.
    - aceitaria sem problemas as exigências do Ricky
    - já teria fechado o Teo Gutierrez e o Douglas.

    Dizer que o Sporting está cheio de dinheiro é falso. Investiu de forma diferente o pouco que tem. E o Jesus só ganhará os 6M se atingir os objectivos. E isso representará um encaixe superior para o clube!

    Quanto ao artigo, é apenas um artigo de opinião! Estamos fartos de ver lunáticos a escrever sobre os mais variados temas, desde o futebol à política, por isso não é de espantar. Depois, cada um tira o que quer. De facto, não podemos gozar os outros por fazerem estas figurinhas e depois quando são os nossos, achar muito bem!

    Por acaso até desconhecia este artigo, tal como o do Mr. Scrooge e sinceramente teria ficado bem melhor sem os ler.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns sportinguistas, hoje deram cerca de 30 € para a conta dos trolls verme lhuxos .

    Não lhes dêem troco. São uns 50 cts por resposta directa. Façam as contas.

    Estou com o mestre, não é preciso censura, basta cada um fazer a sua parte, NÃO RESPONDER.
    Eles só querem provocar, para obter respostas.
    Não interessa dar respostas inteligentes, fundamentadas. Eles não andam aí para debater, apenas querem confronto...

    ResponderEliminar