sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Balanço das arbitragens: 8ª jornada

Benfica 0-3 Sporting (Carlos Xistra)

8': Luisão pede grande penalidade por agarrão de Bryan Ruiz, o árbitro não assinalou penálti - decisão errada, Bryan Ruiz agarra de forma continuada a camisola do adversário e pode ter prejudicado a abordagem de Luisão ao lance


42': Samaris faz uma falta sobre Bryan Ruiz e atinge-o com o braço, o árbitro não qualquer cartão (Samaris já tinha um amarelo) - decisão errada, no mínimo justificava o 2º amarelo e, eventualmente, até o vermelho direto


47': Fejsa agride Adrien, o árbitro mostrou-lhe amarelo - decisão errada, Fejsa devia ter sido expulso


50': Jonas bate com os cotovelos em William após ser agarrado pelo médio do Sporting, o árbitro mostrou amarelo - decisão certa, Jonas tem uma atitude incorreta, mas não se pode considerar agressão

81': Gaitán cai na área após contacto com Paulo Oliveira, o árbitro não considerou falta - decisão certa, Gaitán coloca a bola por uma zona onde tinha pouco espaço, Paulo Oliveira faz uma rotação normal para procurar disputar a bola e tem a posição ganha, acabando o argentino por embater contra o defesa


83': Mitroglou cai na área ao passar entre João Pereira e Paulo Oliveira, o árbitro considerou simulação - decisão certa, o jogador grego não sofre falta e tenta cavar o penálti

84': Slimani, já com amarelo, faz uma falta dura por trás sobre Gaitán; o árbitro considerou não haver motivo para mostrar cartão - decisão errada, Slimani devia ter visto o 2º amarelo


=: vários erros críticos, mas apenas um com o resultado ainda em aberto: o penálti sobre Luisão, numa altura em que o resultado ainda era 0-0; mesmo considerando a superioridade do Sporting no jogo, é legítimo considerar que o rumo do jogo poderia ter sido diferente caso o Benfica se adiantasse no marcador (1X2)


Porto 0-0 Braga (Artur Soares Dias)

60': Layun faz um cruzamento e a bola bate em Marcelo Goiano, havendo dúvida se terá havido lugar a penálti por mão na bola - decisão certa, a bola bate apenas na barriga do jogador do Braga

69': Stojiljkovic cai na área do Porto, o árbitro não assinalou penálti - decisão certa, não há qualquer falta de Marcano

=: arbitragem sem influência no resultado



Estatísticas da jornada



Estatísticas acumuladas



Classificação



Jogos com influência da arbitragem no resultado



Erros de arbitragem com o resultado em aberto



Erros de arbitragem com o resultado em aberto agrupados por árbitro, desde 2013/14


20 comentários :

  1. Nem mais!
    Parabéns pela isenção.
    Foi exactamente o que me fartei de dizer aos meus amigos lampiões. Os benfiquistas anuíram logo com a superioridade leonina! Curiosamente o q eles apontavam era um suposto fora de jogo ao minuto 6 em q o Gaitan ía isolado e podia ter mudado a história do jogo LOL Nem havia cá penalty aos 7, um lance normal.

    SL!

    ResponderEliminar
  2. Não concordo com todos os lances analisados. No lance do Luisao com o Ruiz admito que seja falta, mas aquilo acontece em todos os jogos e é difícil ao árbitro ver. O próprio Luisao faz aquilo em todos os jogos e por vezes tanto o avançado como o defesa se agarram. Eu sendo árbitro não marcava.
    O lance do Jonas com o William parece-me agressão. Por acaso não lhe acertou em cheio, mas é uma cotovelada.
    Slimani e Gaitan. Não acho que fosse falta para amarelo do Slimani, mas admito que acha critérios diferentes. Mas o Gaitan empurra o jogador do Sporting. Isso sim tem que ser para cartão. O ano passado o Nani e Jefferson levaram amarelo por pegar num jogador e po lo fora de campo.
    Há um lance do Naldo e um jogador do benfica em que eu acho que devia ter havido amarelo.

    http://3grandesnaliga.blogspot.qa/2015/10/8a-jornada-benfica-sporting.html?m=0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno, é verdade que há inúmeros casos de agarrões nas bolas paradas, mas este tem duas características que me levam a dizer que é penálti: 1) o Luisão está efetivamente em condições de jogar a bola; 2) o Bryan Ruiz agarra-o de forma continuada.

      A falta do Slimani é para amarelo, pontapé por trás sem qualquer intenção de jogar a bola...

      Eliminar
    2. Bela fatiota mestre!

      Epa, então por causa do penaltie o Benfica podia ter ganho? Eles estavam a jogar em casa, não é que eles se fossemtrancar à defesa e ainda assim conseguimos entrar lá 3 vezes na primeira parte...

      De resto, boa isenção, conseguiste dizer o que custava a muitos Sportinguistas: era penaltie.

      Eliminar
  3. Não concordo com todos os lances analisados. No lance do Luisao com o Ruiz admito que seja falta, mas aquilo acontece em todos os jogos e é difícil ao árbitro ver. O próprio Luisao faz aquilo em todos os jogos e por vezes tanto o avançado como o defesa se agarram. Eu sendo árbitro não marcava.
    O lance do Jonas com o William parece-me agressão. Por acaso não lhe acertou em cheio, mas é uma cotovelada.
    Slimani e Gaitan. Não acho que fosse falta para amarelo do Slimani, mas admito que acha critérios diferentes. Mas o Gaitan empurra o jogador do Sporting. Isso sim tem que ser para cartão. O ano passado o Nani e Jefferson levaram amarelo por pegar num jogador e po lo fora de campo.
    Há um lance do Naldo e um jogador do benfica em que eu acho que devia ter havido amarelo.

    http://3grandesnaliga.blogspot.qa/2015/10/8a-jornada-benfica-sporting.html?m=0

    ResponderEliminar
  4. Para subscrever a analise que faz do lance ao minuto 8, é indispensável referir que o Luisao também agarra o jogador do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Luisão não está na área dele, agarrar um jogador adversário na área é um erro/risco parvo que poderia ter saído muito caro.

      Eliminar
  5. Não concordo. O primeiro a fazer falta é o Luisão. Se não avaliarmos o início do lance, então seria penalty, sim!

    ResponderEliminar
  6. posso estar a ver em modo " verde e branco " e acredito que sim ...mas o penalti do luisao parece ridiculo .....primeiro porque o luisao faz falta primeiro ...segundo porqueo aribitro nao tem hipotese nenhuma de ver o lance ...e terceiro porque se este fosse marcado ...teriam de se marcar todos os agarrões mutuos etc ...era em cada canto havia um penalti para marcar as vezes mais que um !!!!! mas admito estar a ver o lance na perspectiva verde e branca ....

    ResponderEliminar
  7. Já o disse repito.. o 1º a fazer falta, é o Luisão. Logo o árbitro só tinha é que marcar a 1º falta!!!

    Aos 42' e 47' são agressões não são faltas !!!!

    Noutro País, mesmo que o árbitro não tivesse visto, seria motivo para processos e castigos à posteriori.

    Aqui não se passa nada, pois há um certo clube que domina tudo e todos.. e já o faz desde 1908!!!!

    ResponderEliminar
  8. Também acho que o ruiz não faz falta sobre luisão.. marcar penalti aqui abria um precedente mau para o resto dos jogos.

    ResponderEliminar
  9. Mestre, tens forma de ver o lance do Luisão desde o início. É que deu-me ideia que Gonçalo Guedes bate o canto de forma irregular, uma vez que a bola parece estar fora do quarto de círculo...

    ResponderEliminar
  10. Bom dia MdC

    Não concordo com a sua opinião relativamente ao lance de Ruiz com Luisão!
    Nota-se perfeitamente na imagem Luisão a puxar o braço de Ruiz da mesma forma que se vê Brian Ruiz a puxar a camisola de Luisão. Creio até que Ruiz quando começa a puxar a camisola está em desequilíbrio devido a esse mesmo puxão de Luisão!
    Obviamente concordo com quem diz que Ruiz foi negligente e que se pôs a jeito.
    Mas creio que não houve motivo para penalty.

    PS: Faz me rir a teoria dos lamps a dizerem que a arbitragem foi uma vergonha e que foi uma "Xistralhada" quando o arbitro, do meu ponto de vista, errou apenas a nível disciplinar!
    Comparar esta arbitragem com as arbitragens de João Capela, João Ferreira ou Lucílio Baptista até me dá vontade de rir! Mas deles já espero tudo! Desonestidade no seu esplendor!

    ResponderEliminar
  11. Toda a gente sabe que os árbitros só marcam penalty por agarrões na área se quiserem. Não devia ser assim?Não, mas é, por isso o lance do pretenso penalty entre Ruiz e Luisão não é tão cristalino como o pintam. Quantas vezes Luisão não faz o mesmo em cada jogo?

    ResponderEliminar
  12. Alguém tem video do suposto penalty? Aina não consegui ver a falta do Luisão... É para quando os meus amigos benfiquistas me vierem com essa eu saber se são balelas ou se lhes tenho de dar razão... :)

    ResponderEliminar
  13. Mdc parabéns pela análise... como sabe nem sequer vim discutir a arbitragem do jogo pois a vitória nas condições que aconteceu foi incontestável.

    O penalti é inequívoco por muitas desculpas diferentes que arranjem... aliás quantas mais desculpas diferentes inventam mais demonstram a falta de uma desculpa séria! O jogo seria consequentemente diferente e o argumento de irem lá na 1ª parte e fazerem 3 golos não colhe porque a postura das equipas seria diferente... Mas com isto não quero dizer que o sporting não poderia ganhar, queria era salientar que convinha haver coerência e admitirem que quando há um penalti contra o Benfica não significa que o Benfica fica irremediavelmente a perder e sem hipóteses de ganhar!

    Essa tua analise disciplinar é demasiado verde! Também houve chapadas a gaitan, joelhos nas costas de jardel, faltas atrás de faltas de adrien etc...

    Espremido... como sempre... ganhou quem foi melhor... o resto são tretas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, quer parecer-me que não há desculpas variadas.
      Ninguém contestou o puxão.
      Há justificações, duas:
      - lance corriqueiro que há em todos os jogos e nunca é marcado (como agarroes nos cantos)
      - o ruiz sofre falta do cabeçudo antes, no mesmo lance, na disputa da mesma bola.

      Não me parecem muitas desculpas diferentes.

      Mas lá está, é uma coisa q o vídeo árbitro resolvia.

      O SCP quer mudanças, se o slb quiser também são dois grandes a fazer forcing.
      Va la, fala la com o vieira

      Eliminar
    2. O Benfica é a favor das tecnologias na arbitragem oficialmente desde 2007...Vocês caíram de para quedas! O futebol não nasceu à 2 anos, nem o campeonato começou a ser realizado em 2015/16!
      O puxão tem de ser marcado pois impede o Luisão de chegar a bola! Falta no início? Eu não discuto arbitragem de acordo com clubismos!
      Acima de tudo o meu comentário é apenas para ressalvar que conforme neste jogo o sporting foi melhor e os benfiquistas reconhecem isso sem desculpas de arbitragem (que eram legítimas) dava jeito vocês reconhecerem quando o Benfica é melhor e não se ficam a queixar de lances sem importância ou quando o vosso clube perde não deslocarem as culpas sempre para o árbitro... No final de 99% dos dias o campeão foi o melhor! O 1% foi golo do maicon ;)

      Eliminar
  14. G. Guedes devia ter ido para a rua por volta dos 5 minutos por simulação flagrante.

    O lance do penalty concedo, apesar de sabermos que nunca são marcados, mas na lei é penalty, de facto. De notar que o Naldo é empurrado antes do Luisão ser "agarrado". Oh Sousa Martins, temos que ser rigorosos!

    Espero que este post não tenha ofendido a memória do Eusébrio...

    ResponderEliminar