segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Continuidade assegurada no meio de uma revolução

Tenho que admitir que, ao saber o onze escolhido por Jorge Jesus para defrontar o Moreirense, fiquei bastante surpreendido pelo não fundamentalismo pro-campeonato do treinador. Quer dizer, contava que Jesus realizasse umas poupanças mínimas a pensar no jogo de Braga, mas nunca imaginei que chegasse ao ponto de mexer na equipa de forma tão profunda.

A verdade é que, apesar de João Pereira, Jefferson, Paulo Oliveira, William, João Mário e Montero terem ficado de fora, teremos provavelmente presenciado a melhor 1ª parte do Sporting realizada em Alvalade até ao momento. A equipa procurou o golo desde o princípio, jogou com rapidez e inteligência, e pautada pelos maestros Aquilani e Adrien conseguiu encostar com frequência o Moreirense à sua área. E colocando sempre muitos jogadores na área ou na sua imediação, o Sporting acabou por criar facilmente diversas oportunidades de golo. 

O 2-0 com que se foi para o intervalo foi o corolário lógico do domínio total de jogo e da nota artística exibida. A segunda parte acabaria por ser bastante diferente em todos os sentidos, tendo sido evidente que o Sporting já pensava mais em gerir o resultado do que em procurar ampliar a vantagem para números mais volumosos. Mas tanto se geriu, tanto se geriu, que acabámos por dar ao adversário a esperança de voltar a discutir o resultado.



Positivo

Um meio-campo renovado - William e João Mário ficaram a descansar, e entrou Aquilani. Uma opção de algum risco de Jesus que, no entanto, resultou plenamente. A dupla Adrien / Aquilani chegou e sobrou para as encomendas. Cumpriram defensivamente e carregaram a equipa para o ataque, quer em progressão quer em lançamentos a solicitar os homens mais adiantados. O italiano foi particularmente perigoso sempre que se aproximava da área do Moreirense.

O golo de Gelson - foi o terceiro da época, mas o primeiro golo marcado para o campeonato e em Alvalade. Importantíssimo para serenar o menino, que muitas vezes parece acusar alguma ansiedade quando se aproxima da baliza. Para além disso registou uma exibição bastante positiva, demonstrando facilidade em abrir a defesa adversária, fazendo um cruzamento para a cabeça de Slimani que era meio golo, e ainda limpando um lance de enorme perigo do Moreirense na segunda parte.

Rui a assegurar um fim de jogo tranquilo - mais um conjunto de defesas de grande importância para manter o Sporting a salvo de dissabores. Está em grande, grande forma.


Negativo

Gerir é diferente de adormecer - depois do 2-0 estavam reunidas todas as condições para o Sporting poder gerir o esforço, já com o pensamento em Braga. A equipa regressou dos balneários com a ideia de baixar o ritmo, mas mesmo assim ainda foi suficiente para fazer o terceiro golo. Mas a partir daí muitos dos jogadores pareceram tirar folga antecipada e permitiram que o Moreirense passasse a criar perigo com demasiada facilidade. É verdade que as substituições não ajudaram e não temos grande experiência em gerir vantagens folgadas, mas nunca é bom sinal ver a equipa passar do 80 para o 8 de um momento para o outro.

O golo sofrido - as estatísticas valem o que valem, mas é uma pena que a série de jogos sem golos sofridos no campeonato tenha sido interrompida de uma forma tão desnecessária. Para além disso teve o efeito de motivar o Moreirense para a ponta final do jogo, sendo que a equipa de Miguel Leal não ficou muito longe de causar sérias preocupações às 32.000 pessoas que estavam nas bancadas. Por outro lado é muito bom sinal quando aquilo de que me lamento é de termos sofrido um golo desnecessário num jogo que ganhámos. Sinal dos tempos.



Não foi uma vitória imperial nem avassaladora, mas não estivemos nada mal. Apesar da revolução efetuada no 11 inicial, assegurou-se a continuidade das vitórias - a sétima consecutiva na competição. Agora já podemos dizer que valeu inteiramente a pena o risco assumido por Jesus contra o Besiktas. Faltam 21.

37 comentários :

  1. Para os Terroristas do Estado Lampiânico cagados pelos sebosos GordoBerras e GordoBerns que costumam vir aqui depois de passar pela porta 18 do Mafioso Orelhudo Khadafi dos pneus (Pai do Gonçalo Vieira... não, Guedes):
    "Que la chupen y sigan chupando"

    ResponderEliminar
  2. Já esperava um 11 muito próximo daquele apresentado pelo Jesus, achava apenas que o Wiliam Carvalho iria jogar mo lugar do Adrien e o Matheus Pereira no lugar do Ruiz.
    Achei um jogo no global bem conseguido a demonstrar mais uma vez que temos plantel à altura dos objectivos do Sporting para esta época.
    Patricio, Ewerton, Jonathan, Adrien, Aquilani e Slimani estiveram acima da média, os restantes cumpriram.

    ResponderEliminar
  3. Boa vitória com exibição suficiente. Não sei até quando dura Adrian e Ruiz, este ultimo a demonstrar algum cansaço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adrien parece ter pilhas Duracell (é provavelmente uma das suas maiores qualidades) mas Ruiz foi dos jogadores que mais comecou a "poupar-se" após o 3-0. Mas tem pormenores... Parece que temos novo Pedro Barbosa em Alvalade.

      Eliminar
  4. O que fica claro é que nenhum jogador além só Rui e Slimani tem a titularidade garantida. Muito bem equilibrado o plantel.

    ResponderEliminar
  5. Temos de ir aproveitando para ganhar enquanto não jogamos contra o Renato Sandes, o craque intergaláctico!

    ResponderEliminar
  6. Fiquei chateado com éfe com o raio do penalty, como se tivesse sido um golo do empate, embora ainda me esteja a perguntar se não havia por ali uns foras-de-jogo. E pensei exactamente nesses termos: "sinal dos tempos".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pareceu-me que o jogador do Moreirense que sofre o penalty estava em claro fora de jogo, no entanto não encontro resumo de jogo que mostre o lance de uma câmara decente.

      Eliminar
  7. Foi um jogo com alguma qualidade!

    Pena o adormecimento na parte final sobretudo devido à má entrada em campo do WC e de JM.

    SL
    peaoverde.blogspot.com

    ResponderEliminar

  8. Tribunal de ex-árbitros unânime: 1º golo do Ex-porting é IRREGULAR !!!

    Contudo, nas Capas Embusteiras dos Pasquins de Lixoboa nada é referido.

    Aliás, nem era preciso ouvir, ler, ver ex-árbitros. TODOS nós VIMOS como foi. Com o 0-0 a persistir, há que passar a jogar Rugby, Futebol Americano, há que ludibriar as regras de forma ilegal e assim abrir o marcador.

    Tá certo !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós apoiamos o videoarbitro, já o (F)oi (C)om (P)utas apoia o quê? Fruta? Café?

      Eliminar
    2. E os três penaltis não marcados contrã o porto? ?? Então o de hoje foi uma agressão bárbara. ..

      Eliminar
  9. A revolução é aquela em que uma obstrução passou a ser um bloqueio totalmente legal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. A revolução é um lance tantas vezes visto durante 6 anos passar, de repente, a ser considerado ilegal por quem dele tirou partido...

      Eliminar
    2. Até aí, tens razão. Mas, agora já gostas. Ou seja: passas a ser igual aos que durante 6 anos criticaste!!

      Se fosses sério, devias - tu - e os outros verdes - assumir - que o 1º golo foi ilegal.

      Ganhavam na mesma e subiam na minha consideração, como pessoas, como gente.

      É que não custava nada ao Dono do Blogue, ao MdC, assumir que o 1º golo FOI ilegal !!

      Eliminar
    3. Mas alguém falou contigo?

      Se fosse sério? Mas quem caralho és tu para dizer se sou sério ou deixo de ser?

      Eliminar
    4. Até posso admitir que outros gajos possam questionar o 1º golo do Sporting. Agora de um benfiquista, que ganhou títulos à conta dos inúmeros golos conseguidos através de jogadas treinadas de obstrução, nunca. Já te esqueceste ou só agora é que passaram a ser ilegais? És um hipócrita de merda, Martins!

      Eliminar
    5. O verdadeiro bloqueio é aquele fantoche do Estado Lampiânico, Cardeal Vitor Pereira e seus muchachos made in lampiões LAb. Este Fi#4o da p*tv é um dos peões mais importantes do sistema carnidense cocaínado.

      Eliminar
    6. Escusais de tentar disfarçar..

      JJ controla (paga) a 80% dos árbitros da APAF.

      Ontem, o árbitro já estava a preparar o caldinho para pôr o Moreirense
      a jogar só com 10 contra 14. Mas, nem foi preciso expulsar ninguém..

      O 1º golo desbloqueou o jogo...


      Eliminar
    7. Realmente, acho que o Esgaio deveria ter-se atirado para o lado, para que o gajo do Moreirense se desviasse, para que o seu companheiro de equipa não tropeçasse no seu pé, pois este (último) apanharia garantidamente o Gelson, e teria, com toda a certeza impedido o 1º de 3 golos do Sporting... e acho que o Patrício deveria ter sido expulso por ter feito uma obstrução... perdão, bloqueio à bola quando esta se encaminhava para a sua baliza... só tinha era que se ter afastado...

      Esta foi mais uma à la guerra... são todos iguaizinhos... o ridículo destas amélias não tem fim... que nunca acabem, para que nunca se acabe a nossa diversão e entretenimento...

      Eliminar
    8. Cafageste... Leste me a dizer que é ilegal? Não. Mas ainda bem que admites que para vocês é em função da cor. Apenas constatei que o que antes era uma obstrução passou a ser um bloqueio limpo.

      Meszaros fdputa onde leste com a tua iliteracia das novas oportunidades a dizer que agora é ilegal. Não me pagam para ensinar a ler. Hipocrisia é mudar de opinião por agora boa favorecer a vocês... Para mim foi e continua a ser limpo. A revolução é que burros como tu que só zurravam colinho agora é tudo limpo.

      Eliminar
  10. Oh Mestre..

    A quem o ler, AQUI neste Post, até parece que o João Pereira é melhor que o Esgaio, que o Jefferosn é melhor que o Jonathan, que o Paulo Oliveira é melhor que o Ewerton, que o Montero é melhor que o Slimani. E, mesmo este actual Guilherme Carvalho é melhor que o Aquilani que ontem jogou e bem.

    Até parece..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não interessa o que eu acho... JJ tem um 11 base e fez muitas alterações a pensar no jogo de Braga. Isso é indesmentível.

      Eliminar
    2. Sem dúvida. Mas, essas alterações podem custar caro em Braga.

      É que o Braga não é o Moreirense !!

      E, neste momento, na minha opinião, os que não jogaram ontem, não são superiores, melhores que os que alinharam de inicio ontem!!

      É a minha opinião neutral.



      Eliminar
    3. Mesma conversa de sempre. Pode custar caro, vao sofrer. ..

      Falemos de coisas sérias. E os penaltis contra o porto no jogo com o nacional?

      O de hoje do marcano foi uma autêntica agressão. ..

      Aí nem pias. ..

      Eliminar
    4. Mesma conversa de sempre. Pode custar caro, vao sofrer. ..

      Falemos de coisas sérias. E os penaltis contra o porto no jogo com o nacional?

      O de hoje do marcano foi uma autêntica agressão. ..

      Aí nem pias. ..

      Eliminar
  11. Bom dia Sportinguistas!
    Uma boa vitória ontem!
    Gostei muita da 1ª parte, no entanto, na 2ª parte pecámos por querer controlar o jogo em demasia. Percebo que temos um jogo difícil em Braga na 4ªF mas temos que gerir melhor o jogo mas, o essencial foi conseguido.
    Agora que venha o Braga!
    SCP SEMPRE!

    ResponderEliminar
  12. O Slimani falhou o penalty de propósito. É que assim conta como golo e assistência.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Falta contra o Sporting o jogador do Moreirense tropeça no colega de equipa !...ahahahaha

    ResponderEliminar
  15. Grande jogo na choupana, onde só podia haver um vencedor

    Jorge Sousa 02 - Marcano 00

    ResponderEliminar
  16. https://twitter.com/Sporting_CP/status/676157167414681601

    xD

    ResponderEliminar
  17. Ontem mostraram o lance na transmissão e o fora de jogo é escandaloso. Como é habitual, no resumo já foi cortada a repetição. Talvez nos programas da noite mostrem alguma coisa. Mas volto a dizer... é escandaloso! Tal como o Jorge Sousa não ver o braço do Marcano com nevoeiro e não ver a perna sem nevoeiro.

    ResponderEliminar
  18. MdC,

    Deixa-me referir uma coisa que me saltou logo à vista no estádio. Tal foi o bom jogo feito pelo duplo pivot do meio campo que no segundo golo estavam os 2(!?!?!) dentro da área. Assistência de Adrien e Aquilani a marcar. Os 2 médios apareceram perto da baliza ' desguarnecendo' a zona central. Tal era a dinâmica imposta. Quantas equipas fazem isto?

    SL

    ResponderEliminar
  19. MdC,

    Deixa-me referir uma coisa que me saltou logo à vista no estádio. Tal foi o bom jogo feito pelo duplo pivot do meio campo que no segundo golo estavam os 2(!?!?!) dentro da área. Assistência de Adrien e Aquilani a marcar. Os 2 médios apareceram perto da baliza ' desguarnecendo' a zona central. Tal era a dinâmica imposta. Quantas equipas fazem isto?

    SL

    ResponderEliminar