quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Football Leaks: a punição do Twente

Bastaram dois meses e meio para o Football Leaks fazer a sua primeira vítima. Vítima neste caso é apenas uma força de expressão, porque o Twente foi condenado por ter conscientemente infringido as leis da KNVB (federação holandesa) ao entregar contratos diferentes daqueles que eram efetivamente válidos.

A história não é muito complicada de perceber e explica-se em poucas linhas. No dia 24 de novembro o Football Leaks revelou um conjunto de documentos onde o Twente cedia parcelas dos direitos desportivos de um conjunto de jogadores à Doyen (LINK). Esses documentos continham cláusulas que diferiam da versão que a KNVB tinha na sua posse. No próprio dia (!) foi anunciada uma investigação e hoje conheceu-se a decisão: o Twente foi banido das competições europeias durante 3 anos, até 2019 (LINK).

Convém no entanto esclarecer que o Twente não está a ser castigado por vender direitos económicos de jogadores seus à Doyen. Estes contratos foram assinados antes da proibição dos TPO, ou seja, na altura era legal realizar a venda de passes de jogadores a fundos.

A pena ao Twente pode não ficar por aqui, pois está dependente de o clube tomar medidas para inverter a dependência deste tipo de acordos e colaborar com as investigações que ainda se seguirão. No limite, o Twente ainda corre o risco de ser afastado de todas as competições nacionais.

Na realidade, os efeitos práticos deste castigo podem acabar por ser... nulos. O Twente passa por uma profunda crise financeira e desportiva, está atualmente na 16ª posição do campeonato holandês, e as probabilidades de conseguir terminar uma época em lugares europeus até 2019 são reduzidas. Mas acaba por se compreender que a KNVB não tenha optado por uma punição mais exemplar ou desproporcionada: qualquer sentença mais pesada provavelmente empurraria o clube para o seu fim.

Esta decisão não afeta diretamente o caso Sporting / Rojo / Doyen no TAS. Mas mal não há-de fazer, pois é mais um elemento de pressão sobre a ação dos fundos do futebol - e os juízes do TAS poderão não ser totalmente insensíveis a isso no momento de tomar uma decisão. O Twente é um exemplo bem vivo da desproporcionalidade que existe nos acordos entre os fundos e o clube, e de que este tipo de acordos com a Doyen ou outros fundos coloca os clubes muito mais próximos do abismo do que o contrário. E essa desproporcionalidade, segundo a lei suiça - segundo a qual o TAS toma as suas decisões - pode legitimar as pretensões do Sporting no caso Rojo.

46 comentários :

  1. Caro MdC e se a decisão do TAS demorar mais umas semanas com os constantes leaks que vão saindo a visar agora praticamente e de forma quase exclusiva a Doyen não tarda nada e mais instituições irão cair lhes em cima, a CMVM de Malta já investiga a Doyen só falta mesmo a FIFA e a UEFA voltarem à carga (não fossem os problemas internos nestas instituições e os "problemas" da Doyen já tinham escalado), perante isto tudo é bonito ver os paladinos dos Fundos cada vez mais calados ... como diria o Jardel porque será!?

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há garantias, mas de facto diria que o tempo parece correr a favor do Sporting, Sérgio. Esperemos que o caso termine como todos nós desejamos.

      Eliminar
  2. Não ajuda o Sporting directamente.

    Mas mostra que algumas das pessoas que lá foram defender a idoneidade da Doyen, mentiram.

    E, se o Sporting alega que os contratos são nulos porque permitiam à Doyen influenciar a gestão do clube, parece que tem razão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, Cafageste, o ex-presidente do Twente foi uma das testemunhas a favor da Doyen, a par de Pinto da Costa e Paulo Gonçalves. Estão bem uns para os outros.

      Eliminar
    2. O que vale é que a Comissão de Inqéritos da Liga não manda nada na Holanda.

      Eliminar
  3. em portugal estes casos são simples de resolver, arquivasse, para não prejudicar o poder de alguns clubes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto cá nem sequer se arquivaria porque nunca chegaria a haver uma investigação... :)

      Eliminar
  4. Penso que qualquer decisão sobre o caso Doyen só depois das eleições da FIFA e de na UEFA estar tudo resolvido em termos de direcção... estes casos Blatter e Platini só atrasaram mais a coisa.
    Sim vem ai bomba, e podemos estar perante um caso muito próximo da Lei Bosman que revolucionou o futebol, se assim não fosse, já teria saído a decisão, ou seja, se a decisão recaísse contra o Sporting Clube de Portugal já teria saída, assim como pode, e a meu ver vai, ter repercussões para outros quadrantes está tudo a ser tratado com pinças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, à partida diria que o atraso da decisão nada tem a ver com o escândalo da FIFA... o TAS é uma entidade completamente independente. Mas a verdade é que já não digo nada, tal é a demora dos juízes...

      Eliminar
    2. Totalmente de acordo com o TAS ser um orgão independente... mas que é estranho é... A mim o que me parece é que a decisão pode mexer com muitos, mas mesmo muitos interesses, dai ainda estar supostamente na gaveta...

      Eliminar
    3. O melhor cenário possível para nós é que esteja a demorar por ser uma decisão história que fará jurisprudência em muitos outros casos, e como tal precisar de ser bem elaborada. A ver vamos...

      Eliminar
    4. Totalmente de acordo João,

      Atendendo à falta de celeridade por parte dos órgãos de decisão, prevejo em certa medida repercussões contraditórias ao que a maioria especula,
      Pode ser de que juntamente com a luta pelo Vídeo Árbitro e existindo em ambas decisão favorável o SPORTING tenha contribuído de forma salutar para um ponto de viragem e equilíbrio na transparência e gestão dos clubes e agentes relacionados.

      Embora tenha que ser reconhecido que a forma como o Futebol Mundial está organizado é um dos polos onde com mais facilidade são realizados

      Branqueamento Capitais & Fraude Fiscal na assinatura de contratos paralelos

      Eliminar
  5. Em 3,2,1... este Post vai já parar ao Record On Line.. ou será que é vice-versa?!

    Simples Fait divers para entreter girinos até que o Braga logo os afaste da Taça, depois virão Posts com 110 comentários a desancar no árbitro Fábio Verísimo!!

    Ai, não enganei-me. O Fábio Veríssimo é de Leiria e é verde!!

    :-)

    Cómicos..






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já foste insultar o teu treinador hoje?
      deve haver treino .. corre !!

      Eliminar
    2. O Veríssimo é lampião, promovido a internacional pelos lampiões, dentro da filosofia de "mais vale contratações para a Liga do que para o plantel".

      Já o Jorge Rouba é um conhecidíssimo Super Dragão. Dois penalties roubados ao Nacional-do-quinhentinhos que até gostou, porque assim ajudou os compadres. E depois os outros é que são beneficiados pelos apitadeiros..

      FrutaCorrupçãoPutedo: a roubar e a mentir há pelo menos 30 anos.

      Eliminar
    3. Este multiNick nortenho aproxima se (ou ultrapassa) cada vez mais do nível do Pedro Guerra... estão bem um para o outro.! o treino no Olival começa às 10H. pira te....

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. TAS muito enganado. O Jorge Sousa é de Paredes e é benfiquista.

      Sim, na TV, sim, vemos que foi penalty.. MAS também vemos que Jorge Sousa, situado fora da área, julgou que foi ao contrario, julgou que foi o jogador
      do Nacional que esbarrou no pé do Marcano. Jorge Sousa, o árbitro, julgou mal.
      Errou.

      Já treinar lances ilegais, jogadas ilegais para ganhar com batota.. ISSO
      é uma imagem de marca do Mestre Catedrático, que antes era um escroque, e
      agora como equipa de verde, já é o mais maior bom!!

      Eliminar
    6. Ó Marcano bem deu abébias ao super-dragão sousa... dois penalties e mesmo assim o homem não se chegou À frente..

      Eliminar
    7. O rapazinho sobre os roubos do jorge ladrão nem pia...

      Eliminar
    8. Sim, na TV, sim, vemos que foi penalty.

      MAS também vemos que Jorge Sousa, situado fora da área, julgou que foi ao contrario, julgou que foi o jogador do Nacional que esbarrou no pé do Marcano. Jorge Sousa, o árbitro, julgou mal. Errou. Enganou-se.

      Em 13 Jornadas, o FCP foi beneficiado 1 vez.

      Já outro clube, esse tem 6 pontos a mais, ofertaDADOS pela APAF e até de mãos de vaca benefícios..




      Eliminar
    9. A mão de vaca, foi só uma.. a do Tonel e mais nenhuma.

      TODOS vimos, todos assistimos.

      O Tonel meteu a mão à bola. Já o Marcano a bola é que foi contra ele.

      São coisas diferentes.

      Bola na mão.. do Marcano - Mão do Tonel) na bola !!

      As imagens não deixam mentir.

      Eliminar
    10. Antonio,
      mas o moço só sabe contar até 1.
      E se vires bem tem razão. Contra o Paços foi 1 lance, contra o Nacional no domingo foi 1 lance, na 2ªf foi 1 lance. Ele não deixa de ter razão.

      Eliminar
    11. De resto o problema deste leitão também é só 1

      O homem é doente mental
      Deixar de responder e este evapora porque cada vez que fala só mete é água

      30 anos a

      Eliminar
    12. Podeis mugir, tugir, ganir, latir, balir..

      Sim, na TV, sim, vemos que foi penalty. Foi sem querer, mas é penalty.
      MAS também vemos que Jorge Sousa, situado fora da área, julgou que foi ao contrario, julgou que foi o jogador do Nacional que esbarrou no pé do Marcano. Jorge Sousa, o árbitro, julgou mal. Errou. Enganou-se.

      Em 13 Jornadas, o FCP foi beneficiado 1 vez.

      Já outro clube, esse tem 6 pontos a mais, ofertaDADOS pela APAF e até de mãos de vaca teve benefícios.. TODOS vimos, todos assistimos. O Tonel meteu a mão à bola. Já o Marcano a bola é que foi contra ele. São coisas diferentes.

      Bola na mão.. do Marcano - Mão do Tonel.. na bola !!

      As imagens não deixam mentir. As imagens valem mais que mil palavras.

      Insultos, a mim, são elogios.

      Eliminar
    13. Não ia comentar neste tema requentado de confundir tudo o que tenha a haver com a doyen com o caso que está no TAS.

      Mas será que li que o jorge sousa é benfiquista? Deve haver muitos jorge sousas benfiquistas acredito... mas "o" jorge sousa? Meu vai-te encher de moscas!

      Eliminar
    14. Cuidado, que de corrupção percebe o Quid. Se ele diz que é fruta, é porque não é chocolate. É bom termos um especialista em chico-espertismo futebolístico e desvirtuação da verdade desportiva aqui no blog. Sinto-me sempre muito informado depois de ler os comentários dele. É como ouvir o Manuel Luís Goucha a falar de culinária. Proponho, aliás, ao MdC torná-lo comentador residente. Se por algum motivo não for possível, proporia o Blatter como segunda escolha. É certo que no que toca a corrupção o Fêquêpê é uma espécie de Harvard ou Cambridge, mas o parolo suíço também sabe umas coisas e parece que não tarda vai para o desemprego. Também não ficávamos mal servidos...

      Em tua homenagem, homem dos sete nicks:

      https://www.youtube.com/watch?v=eWYFunYol24

      Eliminar
    15. Esta "mona" é a morsa-guerra do norte?!

      Eliminar
  6. Banir a Doyen e os esquemas manhosos do futebol é que era história...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Doyen não presta.. já a Holdimo, o Sobrinho, o Mosquito, o BESA, o Roque.. esses é que são bons!!

      Esses e o ex-Pastor da IURD.

      Eliminar
    2. Negócios são negócios. A Doyen não trabalha para os clubes, trabalha para fazer circular e fazer desaparecer a massa. A Doyen é boa é para o Papa do Norte e o Clube Amigos Mendes. Se calhar, alguns gostavam de ter outros parceiros. Não são gente séria? Ainda não vi os interesses do Sporting em causa. Mas isto para falar é preciso moral. Eu não conheço certas personagens de lado nenhum, a não ser daqui, mas preferia nem conhecer, nem sequer de entrar em debate com tais espécimens.

      Que grande blogue este! Que grande Sporting!

      Eliminar
  7. Mestre,

    o problema principal do que tem estado a ser divulgado em relação ao Twente, é que implica sanções desportivas aos clubes e absolutamente 0 de sanções à Doyen.

    O caso do Sporting no TAS esse sim, afecta e de que maneira a posição da Doyen, porque lhes vai directamente ao bolso e abre portas a uma varredura total.

    E existem factores fortes em cima da mesa para dar razão ao Sporting. Recomendo vivamente a leitura deste artigo:

    http://www.asser.nl/SportsLaw/Blog/post/unpacking-doyen-s-tpo-deals-sporting-lisbon-s-rebellion-in-the-rojo-case-by-antoine-duval-and-oskar-van-maren

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse artigo é muito bom, p, já li.

      De facto a Doyen nunca poderá ser penalizada por decisões da FIFA ou de qualquer federação por qualquer violação da lei, as consequências serão sempre sentidas pelos clubes. A do TAS sim, pode ir-lhes ao bolso.

      Eliminar
  8. Nem um comentário de lampiões.
    Passou-se alguma coisa ontem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Estão perdidos no nevoeiro

      Continuam a ver as grandes exibições de ontem do guedesbastardo e do clesio adaptado ao meio campo o rapaz foi um festival de jogo jogado

      Ele é um monstro é um fenômeno

      Eliminar
  9. Nada. Não se passou nada ontem. O caramelo fruteiro é que está com a nalga em braza, com o pavor q não lhe aconteça nada daqui a uns dias e tenta tomar providências de auto convencimento. Está mortinho por ter sossego, o animal.

    ResponderEliminar
  10. Não vejo lampiões por estes lados !...ohohohohoh

    ResponderEliminar
  11. Acabou-se a basófia dos lampiões....e aquele grande craque de nome Renato Sanches,que craque !....kkkkkk tem de lhe dobrar a cláusula de rescisão !....melhor academia do mundo kkkkk

    ResponderEliminar
  12. A Doyen, essa bênção para os clubes mais sem recursos poderem ombrear com os gigantes europeus...

    Quer-me parecer que a norte também há quem coma gelados com as testas.

    Enfim, fiquem com os parceiros que merecem e defendem em tribunal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Doyen não presta.. já a Holdimo, o Sobrinho, o Mosquito, o BESA, o Roque.. esses é que são bons!! Esses e o ex-Pastor da IURD.

      Tudo putas virgens..

      Eliminar
  13. Deixo também o meu artigo sobre o assunto

    http://misterdocafe.blogspot.pt/2015/12/doyen-nao-doyen.html

    ResponderEliminar
  14. Por acaso há um fruteiro idiota que fica caladinho que nem um rato, sempre que doyen é posta em causa. Aguardemos os proximos episódios.

    ResponderEliminar