sexta-feira, 4 de março de 2016

Lisboa em estado de sítio?


Depois desta notícia que A Bola colocou na capa de hoje, fiquei com a certeza que amanhã, em Alvalade, iríamos ter um dispositivo nunca antes visto num jogo de futebol. Já imaginava as imediações do estádio preenchidas com elementos da polícia de intervenção, cães, unidades anti-terrorista, brigadas anti-bomba, quem sabe até com várias divisões do exército, blindados e tanques, e até helicópteros a patrulhar todos os movimentos dos adeptos das duas equipas. 

Os posts de Bruno de Carvalho no Facebook andam a ser encarados por determinada comunicação social e avençados da mesma forma que a NATO reagia aos vídeos que Bin Laden divulgava com ameaças aos países ocidentais. As últimas capas d' A Bola são disso um bom exemplo.

Mas, afinal, a tal reunião do MAI para preparar o dérbi deu... nisto:


Não sei se houve ou não reunião do MAI. O que sei é que é um enorme disparate achar-se que o nível de risco do jogo será mais elevado que tantos outros que já ocorreram no passado.

Existe um clima de guerrilha por parte da máquina de comunicação do Benfica, e de guerra aberta por parte do presidente do Sporting, é verdade. Mas quando a hora do jogo chegar, a esmagadora maioria das pessoas que estarão no estádio saberá comportar-se de forma ordeira e civilizada para com os adeptos adversários. Existem riscos, claro, pois basta um pequeno número de energúmenos - que todos os clubes têm - para colocar em risco a integridade física de outros espectadores, como sempre existiram em todos os dérbis realizados nas últimas décadas. A existência ou não de problemas a envolver adeptos destes dois clubes é uma questão que depende mais da oportunidade do que da existência de ânimos incendiados.

Se acontecer algum benfiquista sentar-se ao meu lado amanhã, pode apoiar a sua equipa à vontade e festejar (knock on wood) os golos da sua equipa sem ser incomodado por mim. Como não sou nem mais nem menos civilizado que uma pessoa normal, creio que isso se estenderá a todos os sportinguistas que estarão no estádio. Felizmente, foi assim que aconteceu na época passada quando Jardel marcou aquele golo nos descontos, ou quando Mitroglou inaugurou o marcador no encontro da Taça que depois viríamos a vencer. A regra é essa, ao contrário do que alguma imprensa alarmista quer fazer crer.

15 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Como não amar as lições de moral do clube que tem mais ex-presidentes e ex-dirigentes que sejam criminosos e que tem mais adeptos que façam trampa (incluindo pilhagens, confrontos entre eles, e assassinato).

    ResponderEliminar
  3. Este jornal passou os últimos anos, meses, semanas e dias a lamber o cú ao Vieira. Em sentido contrário, lança notícias manhosas em relação ao Sporting. Não são sérios, não são honestas, não são imparciais. Tenho pena deste jornal, pois não foi isto que o seu fundador queria.

    ResponderEliminar
  4. O jornal de todos os lampiões enoja qualquer adepto do futebol.

    Por adepto de futebol não se entenda quem é lampião.

    ResponderEliminar
  5. Perfeitamente, mestre.

    No jogo da taça um casal, ela do Sporting, ele do Benfica. Bancada por detrás das balizas.

    Ele festejou primeiro. Ninguém lhe disse nada.

    Depois festejámos nós. Ficou para o fim com um melão. Estive para ir lá dar um bacalhau de boa sorte para o resto do campeonato. Pareceu um benfiquista.

    Já das claques lá ao canto que entraram a insultar e não respeitaram o minuto de silêncio (isto foi dias após os atentados em França onde tinha falecido um nosso compatriota à porta do estádio) apreciei-lhes a cabeçorra e o silêncio com que acabaram de ver a sua equipa, mais uma vez, dominada. Na p3ida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bancadas por detrás dos bancos.

      Corrector ortográfico, eu e tu vamos ter uma conversa...

      Eliminar
  6. Tenho saudades do Quid :/ não comenta ha prai duas horas

    ResponderEliminar
  7. O MAI informou que não houve qualquer reunião. Pasquins!!! Para acéfalos.

    ResponderEliminar
  8. Antes de me pronunciar sobre o tema devo confessar que me tenho um pouco afastado (em comentários que não em leitura) do ArtistadoDia pelas razões que tive a oportunidade de citar e a que chamaria excessiva autorização à proliferação de ervas daninhas.
    Quanto ao tema eu, que nunca entrei no Alvalade XXI, fiquei a saber que a sua capacidade máxima é de 50044 espectadores. A acreditar no que a RTP afirmou no seu TJ o Benfica só teve direito a 2600 bilhetes mas eu acredito pouco no que a RTP diz! Sendo assim acho que arrumar 2600 pessoas é tarefa fácil para qualquer força de segurança! Problemas antes do jogo não deveriam existir porque, no que toca aos benfiquistas (em franca minoría), eles já se deviam ter habituado a perder contra o Sporting! Depois do jogo e se o Sporting ganhar como espero, os sportinguistas não podem fazer problema! Só antevejo problemas se o Sporting não ganhar! E esse é o sentido do meu comentario: portem-se como homenzinhos que há muita mais vida para além de um jogo de futebol!

    ResponderEliminar
  9. Isto não é mais do que pressão para calar o BdC.

    Antigamente a máfia assassinava as vozes inconvenientes, agora felizmente não se chega a esse ponto e utiliza-se a CS para criar pressão.

    Apesar de existir tanta coisa podre no futebol, fuga aos impostos, offshores, tráfico de droga, prostituição, corrupção, o importante são às declarações do BdC.

    ResponderEliminar
  10. “O Sporting chegou ao top-5 no número de sócios a nível Mundial, segundo dados revelados esta sexta-feira pelo canal brasileiro SportTV, que na elaboração da sua lista das equipas com mais associados utiliza dados divulgados pelo site “Máquina do Esporte” em parceria com a “FS Consulting”. De acordo com aquela emissora, o clube de Alvalade tem de momento 136389 associados, estando precisamente no quinto posto.
    Curiosamente, os dados iniciais do “Máquina do Esporte” nem apresentavam os leões, já que o Sporting fora contactado e não deu resposta. Assim, segundo o canal brasileiro, o coordenador da comunicação leonina Mário Carneiro terá entrado em contacto posteriormente com os autores do estudo, que retificaram os dados, colocando-se assim no quinto posto, ainda atrás do Benfica, que nos últimos dados oficiais apresentava 157 mil.”

    in http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/leoes-chegam-ao-top-5-no-numero-de-socios-a-nivel-mundial.html

    ResponderEliminar
  11. Se fosse contra o fcporto ou outro clube estava tudo bem.O problema e o clima de terror e impunidade que os lampioes teem e provocam.Ainda o ano passado pilharam Guimaraes,destruiram o Marques e lancaram tochas contra adeptos do SCP.

    Vir dizer que se acontecer algo que a culpa e do BDC so pode ser para rir e so acredita quem come gelados com a testa.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. exactamente isto.

      Mas essas tretas lampiãs são divulgadas pela equipa de opinadores que nós sabemos

      Eliminar