domingo, 10 de abril de 2016

Capitão William a mostrar o caminho

Depois de três partidas em que o Sporting apresentou um futebol de grande nível, esperava-se ontem, mais uma vez, uma equipa sufocante capaz de encostar o Marítimo às cordas desde cedo e proporcionar um princípio de noite tranquilo aos muitos milhares de sportinguistas nas bancadas. No entanto, não foi isso que aconteceu. A equipa pareceu mais desligada e menos intensa, quer a atacar, quer a defender, - ressentindo-se claramente da ausência de Adrien -, e revelou inesperadas dificuldades em chegar com a frequência habitual à baliza de Salin. Depois dos habituais momentos de excesso de cerimónia e dos desperdícios da praxe, o Marítimo conseguiu criar algumas situações de aperto para Rui Patrício e, precisamente numa altura em que o jogo até estava mais equilibrado, lá surgiu o primeiro golo que desbloquearia a partida: marcado por Teo, à Teo.



Positivo

Captain William - capitão de equipa por ausência forçada de Adrien, fez mais um excelente jogo, coroado por dois momentos de enorme brilhantismo, demonstrativos da sua capacidade técnica e física. Primeiro, o golo que marcou, contornando um adversário e rematando de forma imparável com o pé esquerdo, e depois a forma como varreu (pareceu-me sem falta) dois adversários na jogada do terceiro golo. Foi sir, captain, o que quiserem. É o melhor William da temporada.

O mestre dos golos inadvertidos - quinto golo de Teo Gutierrez em três jogos, mais um em que teve uma dose de sorte considerável do seu lado. Tivesse Bryan Ruiz o mesmo sentido prático e a mesma dose de sorte na finalização (ou a mesma ausência de azar), e seria provavelmente o segundo melhor marcador da equipa. A recente veia goleadora de Teo - leva oito no campeonato e a interessante média de 1 golo por cada 148 minutos jogados - está também acompanhada de um maior contributo para o coletivo. Foram várias as iniciativas de sua autoria que criaram perigo, nomeadamente o passe que fez para o cruzamento que Ruiz desperdiçou, no princípio da partida. Está melhor, mas não foi uma exibição perfeita, longe disso. Ainda há muito espaço para melhorar.

Mais uma vez, João Mário - a par de William, o melhor jogador da equipa. Mais uma exibição de enorme categoria, ao nível do que tem vindo a ser habitual. Pena, no entanto, as dificuldades que demonstrou no momento de finalizar.

Negativo

A finalização, mais uma vez - foram várias as ocasiões em que a equipa desperdiçou golos ou, pelo menos, a possibilidade de os tentar em boa posição para isso. O cabeceamento de Ruiz ao lado, Slimani a atrapalhar-se com a bola na área do Marítimo, a cerimónia de João Mário nos lances do 2º e do 3º golo, Matheus isolado, foram algumas das várias situações em que se poderia ter feito muito melhor. Mesmo jogando menos do que o que tem sido habitual, poderíamos (e deveríamos) ter alcançado um resultado muito mais folgado.

A desconcentração defensiva após o terceiro golo - foram vários os erros cometidos pela linha defensiva após o 3-0 que, felizmente, o Marítimo não conseguiu aproveitar. Não sei se foi a onda nas bancadas que distraiu os jogadores (também sofremos um golo com o Arouca precisamente quando se fazia a onda), mas não se podem "ausentar" do jogo desta forma. O Marítimo poderia ter reaberto a partida se tivesse aproveitado uma das várias ocasiões que lhes foram permitidas.



Missão cumprida, três pontos garantidos. Há que continuar a manter esta pressão sobre o Benfica até final.

45 comentários :

  1. Muito boa análise como sempre, Mestre.
    Também ressaltaria William e João Mário, embora a malta que estava comigo não estivesse muito de acordo. William não salta muito à vista - sobretudo porque deixou de sair tantas vezes a jogar com a bola - mas é peça fundamental no equilíbrio do Sporting, preenchendo espaços, tirando a bola ao adversário e chegando cada vez mais à área para as segundas bolas. Parece-me continuar a 75% daquilo que sabe e consegue fazer, mas com tanta qualidade já dá e sobra para a liga portuguesa.

    João Mário é para mim o melhor do Sporting já há algum tempo. A par do Adrien (que cumpre funções diferentes) é a cola da equipa, ao garantir que a bola que começa nos centrais vai chegar à zona de perigo em boas condições. Jogador fabuloso, do melhor que já vi sair da Academia... Só lhe falta perder o medo de chutar à baliza.

    Nota positiva ainda para Patrício (segurou duas que evitaram calafrios), Teo (que ainda terá que comer muita relva para reconquistar o meu respeito, mas tem subido de forma a cada jogo), e ainda para Aquilani e Bruno César, que são jogadores limitados nas funções que lhes foram pedidas mas conseguiram disfarçar as fraquezas durante a maior parte do jogo.

    As desconcentrações deixam-me louco - quando começou a hola comentámos logo no A21 que ia dar merda e não foi preciso esperar um minuto. É inadmissível que profissionais deste calibre se distraiam do jogo para ver a maralha a levantar-se, porra. Com o Arouca foi a mesma coisa.

    A par da eficácia, diria que a concentração é o único aspecto do jogo em que o Benfica nos é claramente superior - muito mais focados durante todo o jogo. Esta displicência já nos custou pontos e pode vir a custar-nos o título; já era hora de explicar aos nossos que os olhos são para estar na bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não referi o Rui Patrício, mas de facto teve um par de intervenções importantes. Aquilani é um jogador demasiado diferente de Adrien para fazer a mesma posição sem que se note no coletivo. Fez um jogo aceitável, no entanto.

      Eliminar
  2. ...e o curioso é que eu não vi o golo do Marítimo precisamente porque me estava a levantar na onda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já com o Arouca foi igual, foi durante a onda. Com o Belenenses também foi lá para o fim quando andavam ao desafio. O Semedo é novo, deslumbra-se e distrai-se facilmente!

      Eliminar
    2. Olha a onda, olha a onda.
      O golo do Benfica em Alvalidl também apareceu fruto não da onda mas de uma maré vermelha.

      Eliminar
    3. rudolfo, mas és estúpido ou queres atenção? vai comentar o venfique para outro post. que é que isso tem a ver cm a conversa? nada!

      Eliminar
  3. Então Mestre, não me desiluda. Ainda estou à espera de uma análise detalhada à prestação do Capela ontem.

    Tenho a certeza que esteve a ver o jogo com a máxima atenção, quer o Mestre, quer a brigada de investigação arbitral, munidos de lupas e todo o software e equipamento profissional do mais sofisticado possível.

    Aguardo ansiosamente por esse relatório da referida brigada, mais conhecida por CSI de Alvalade. heheh

    Houve tanta coragem para falar do Capela durante toda a semana e agora depois do jogo fica tudo caladinho? Assobiam para o lado? Fazem de conta que o jogo baixo da semana não aconteceu?

    Que covardia. Já se devem estar a preparar para mais uma semana igual. Uma semana de propaganda vergonhosa.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lampião, qual é a parte de "isto não é um blog escrito ou para ser lido por lampiões" que tu não percebeste? Não são vocês que definem do que se fala ou deixa de falar. Para isso já têm a comunicação (tóxico) social que vos faz os favores todos.
      Quanto à propaganda, estamos de acordo. Não acredito que a propaganda vergonhosa que o estado lampianico montou para esta época tenha um fim até ao final da mesma. O anjo Gabriel está mais activo do que nunca.

      Eliminar
    2. O silêncio e a elevação que o dono dos camiões tanto apregoava, é mais gelados para a testa dos lampiões. E eles adoram. Que raça asquerosa

      Eliminar
    3. Tem razão caro Ferreira, tipo aquele favor de insinuar que o Renato tem mais 5 anos. heheh

      Tantos complexos e paranóia deve fazer mal. ;)

      Cumprimentos, amigo Sportinguista.

      Eliminar
    4. Talvez precisamente pela chamada de atenção pré-jogo do Octávio Machado é que o Capela tenha estado tão discreto e em resultado, o carnide se tenha visto da cor do caralho para vencer.

      Quando não há equipas B do outro lado, mas sim profissionais a jogarem futebol, com as armas que possuem, é certo,

      arbitrados por alguém que não inclina escandalosamente o campo,

      acontece futebol e verdade desportiva.

      É o que tem faltado em muitos jogos do colo-colo de carnide.

      E agora observa-se adeptos lampiões a criticarem o anti-jogo estudante. O mesmo que usaram em Alvalade, em Munique e até nos minutos finais desse jogo.

      Gente sem espinha. Estão habituados a defrontar bombos da festa em equipas B subornadas.

      Eliminar
    5. O que eu queres idiota ?!

      Não percebes que o que dizes é perfeitamente absurdo?!?

      Aqui sabe-se do colinho, dos favores dos vouchers, sabe-se dos critérios desiguais dos árbitros quando se trata do carnide.

      Ora, este árbitro com um historial vergonhoso de se "enganar " sempre em favor do mesmo ontem não se esticou muito.
      E este idiota está à espera do quê ? Que se invente?
      Não idiota isto não é o estado lampionico, falamos quando h de que falar.

      És tão idiota que estaras a tentar insinuar de como o árbitro ontem até se portou bem, todos os outros jogos inclinados não são reais?! A sério é essa a patética tentativa?

      Ou pior queres uma avaliação mentirosa para poderes sossegar a tua consciência de que somos iguais a vocês ? E assim puderes celebrar sem remorso mais um campeonato mentiroso ?

      Behold, a puta máxima, a puta mor, a puta educada, só fode de salto alto e fala francês... ma ao mesmo tempo chupa dois ou três !

      Eliminar
    6. "análise detalhada à prestação do Capela ontem"
      Detalhada da muito trabalho não vale a pena.
      Dum modo geral, um trabalho aceitável, ainda assim alguns cartões ficaram no bolso.

      ""Tenho a certeza que esteve a ver o bla bla bla bla sofisticado possível"

      "Aguardo ansiosamente por esse relatório da referida brigada, mais conhecida por CSI de Alvalade. heheh"
      Outra vez?

      "Houve tanta coragem para falar do Capela durante toda a semana e agora depois do jogo fica tudo caladinho?"
      Falou-se do historial fantástico que este capela tem...
      Fala-se quando há que falar "Assobiar para o lado?"
      Assobiar o que idiota, queres que se invente ?!
      Um jogo aceitável branqueia o que este senhor fez ?

      "Que covardia. Já se devem estar a preparar para mais uma semana igual. Uma semana de propaganda vergonhosa."
      Bet ur ass in that!!
      So tenho pena de que não se esteja a agir assim desde a primeira jornada...
      Dentro de uns dias vamos pedir um boicote à arbitragem.
      Vamos pedir aos adeptos para não assistirem aos jogos desta liga mentirosa...ring any bells?b

      Eliminar
    7. Pior que um lampião, só mesmo um lampião estúpido...

      Eliminar
    8. Então Valdemar, está então a insinuar que as vitórias folgadas do Sporting acontecem porque defrontam "equipas B" constituídas por "incompetentes a não jogarem futebol", "sem as armas que normalmente possuem", "arbitrados por alguém que inclina escandalosamente o campo"?

      Ou isto só acontece quando é o Benfica a vencer? Ah, já sei. Para si só o SCP tem mérito nas vitórias, o resto é devido ao colinho. heheh

      Continuem com essa arrogância. Com essa mania que do outro lado não há qualidade. Com esse constante rebaixamento do talento alheio. É assim que gosto de vos ver. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    9. JF, pela primeira vez o Benfica sofreu um golo com Capela a arbitrar. Ao 15º jogo, é obra!

      Eliminar
    10. Depois de levantadas as lebres eles apressam-se a matá-las ....

      Eliminar
    11. Para o carnidense JF, aqui deixo uma muito breve análise do trabalho do amigo Capela (note-se que não foi por ele que o seu clube ganhou, mas... não conseguiu disfarçar a preferência clubistica):
      - Samaris fez imensas faltas, algumas bem duras. Saiu sem ver um cartão (quantas precisaram de fazer os jogadores da Académica para serem admoestados?)
      - Mitroglou (Jonas?) jogu a bola com a mão dentro da área da Académica, tentando desviar esta em direcção à baliza. Admoestação=zero.
      _ Gaitan empurra com violência um adversário contra os painéis publicitários, quando este tentava retardar a marcação de um canto. Admoestação=zero (lembra-se de Naldo vs Lito Vidigal?)

      Eliminar
    12. Mestre e com isso conclui o quê? Tenho a certeza que, sendo a pessoa inteligente que eu sei que é, não terá a ousadia de ir muito mais além do que uma simples curiosidade. ;)

      Gr33n C0d3r, e lances ao contrário, não viu nenhum? heheh

      Estamos a falar do Capela, o árbitro que expulsou o Cardozo por este bater com a mão na relva. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    13. Até o JJ já entendeu que uma coisa é treinar o carnide, outra bem diferente, é o Sporting Clube de Portugal.

      Está farto de se referir a isso.

      E todos nós notamos isso em cada jogo. O Sporting tem que jogar o dobro, meter o suor no relvado.

      Ao benfica, basta um acordo de cavalheiros e uns vouchers para já entrar com vantagem.

      Eliminar
    14. Acredita mesmo nisso Valdemar? Ele está é a fazer o jogo dele. Um jogo baixo sim, mas faz parte. O Otávio também disse maravilhas do Benfica e hoje diz o que sabemos. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    15. JF,
      lances ao contrário certamente houve, mas não me recordo/não memorizei (memória selectiva, talvez...).
      Mas nega a existência dos lances que referi? São, ou não, erros graves, em beneficio da sua equipa? São ou não erros que não costumam acontecer contra outras equipas (mais uma vez lembro-lhe o lance entre Naldo e Lito Vidigal). E se fosse o adversário (ou o 'temível' Slimani) a projectar o 'santo' Gaitan contra os painéis publicitários, por certo já se teria organizado uma petição para irradiá-lo...
      E mais um lance que agora me lembrei, quando o jogador da Académica é impedido de marcar rapidamente um livre por um jogador adversário que, vindo de trás, pontapeia a bola? Admoestação=zero!!!
      Chama-se a isso hipocrisia...

      Eliminar
    16. JF,

      assim se percebe que tenham estado mais de um ano sem penalties contra e continuem há mais de um ano sem expulsões directas ou por acumulação... Pois se tudo lhes é permitido e, ao arrepio das leis, quando assinalado, o cartão não lhes é mostrado...

      Eliminar
    17. É engraçado estarem-se borrifando para os "outros lances" quando a conversa é sobre a suspensão do Slimani, mas agora já interessava falar desses "outros lances". Zero espinha dorsal.

      Eliminar
    18. De caralhos, percebe o Valdemar!

      Eliminar
  4. Mestre,

    Ao contrário do habitual, descordo em alguns pontos da tua análise.

    1. Teo Gutierrez

    A par de William Carvalho foi o melhor em campo.

    O futebol praticado pelo Teo nunca será de encher o olho. Além da falta de rapidez, é jogador de toque e finta curva. O que temos de esperar dele são golos e triangulações.

    Em termos exibicionais, destacava também o Rui Patrício que se mostrou seguro sempre que necessário.

    2. João Mário

    Não só não concordo que tenha sido um dos melhores, como acho que foi um dos piores. Na minha opinião foi mesmo uma das suas piores exibições.

    Perdeu imensos ressaltos e confrontos físicos, e ao nível do passe esteve muito distante do que sabe fazer.


    Por fim dizer que não gostei da falta de intensidade e de qualidade do futebol do Sporting, e que isso deve ser analisado pelo JJ, porque a ausência do Adrien não pode explicar tudo.

    Depois da derrota contra o Benfica, não existe outra hipótese que não seja deixar a pele em campo (tal como fizemos nos últimos 3 jogos), e é isso que eu espero ver já no próximo jogo contra o Moreirense.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo.
      E é incompreensível os lapsos mentais que deram lances perigosos ao marítimo depois do 3-1.

      Será o problema alavalade?!?

      Eliminar
    2. Essa é uma boa questão.

      O Sporting já perdeu 9 pontos em casa (1 Derrota e 3 empates) e 7 fora (1 Derrota e 2 empates).

      Na minha opinião, o grande problema desta época do Sporting é que “adormece” contra equipas que se fecham muito e praticam anti-jogo, e isso acontece com mais frequência quando jogamos em Alvalade.

      Repara que tu perdeste pontos contra 3 das últimas 4 equipas deste campeonato (Tondela, União da Madeira e Boavista) e não foi por muito que também não perdeste pontos contra a outra (Académica).

      Juntas a este “adormecimento”, uma falta de eficácia que por vezes foi inexplicável e arbitragens tendenciosas, e tens a justificação dos pontos perdidos.

      Eliminar
    3. Tiago, também não me parece que Teo dê muito mais que isto. De positivo, há que realçar que efetivamente começa a revelar algum entendimento com os colegas, nomeadamente nas tais triangulações. Mas continua a não dar a melhor sequência a uma boa parte dos lances em que intervém, para além de por vezes se alhear do jogo quando não tem bola. Quanto a João Mário, não podia estar mais em desacordo... :) Infelizmente houve algumas exibições individuais bastante pobres, e João Mário não foi um desses jogadores.

      Eliminar
  5. Mestre,

    Teo sem dúvida, tem sido elemento em evidência nos últimos 3 jogos, marcando, assistindo e fazendo jogar.
    Este Teo fez muita falta no tempo que esteve ausente...por culpa dele e dsa suposta lesão.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Nao consigo entender a aposta no schelotto! Para mim é claramente o elo mais fraco desta equipa. Qual a tua opiniao mestre?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem de facto não esteve bem, João. Acho que pode ser um jogador útil, contra equipas mais fechadas e que não o ponham à prova defensivamente. Como acelera muito rápido, tem aproveitado bem os espaços na faixa que se abrem quando o João Mário procura espaços mais interiores. Não sei se o Sporting deve acionar os 3 anos de opção de contrato.

      Eliminar
    2. Acho um disparate se o fizermos. Precisamos de ir buscar um LD como deve ser...nao podemos jogar com um gajo como o schelotto na Liga dos Campeões!

      Eliminar
  7. Viste o jogo? Ou já dás destaques antes dos mesmos?
    Só vi o jogo até ao golo do Teo, e nesse período de tempo, João Mário foi claramente dos menos esclarecidos dentro do campo. Inúmeras más tomadas de decisões de um jogador que costuma ser letal neste capítulo.
    Depois o que dizer de um internacional colombiano. Teo é craque, como é inconcebível ter sido vendido por truta e meia. Só quem não percebe nada disto, podia colocar em causa a qualidade deste avançado que sem bola, trabalha como ninguém.

    ResponderEliminar
  8. É óbvio que a pressão feita sobre o Capela surtiu efeito.

    É óbvio que assim, ele não poderia inclinar o campo como bem gostaria.

    Qual é a parte que estes adeptos murmelhos que por aqui pastam, não compreendem, ou fingem hipócritamente não perceber?!

    Se houvesse sempre pressão, chamadas de atenção, vigilância a maior parte dos árbitros já não beneficiaram descaradamente o SLV.. a maior parte, porque os Motas, Paixões, Ferreiras, esses nem disfarçam.

    Domingo, jogam em casa com o Setúbal e vão lá colocar um árbitro sério, honesto, pois sabem que ganham. MAS, na jornada a seguir, lá vão nomear masi um ALmeida, um Tavares para fazer o servicinho.

    Tem sido assim há 3 anos seguidos, desde que controlam o Sistema.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jota manda um abraço. Como vai a liga dos pontos reais azul?

      Eliminar
    2. esta LULA não tem mesmo a noção do ridículo (que é)
      -12 pah!!!! finge que vais cagar e abandona!
      E faz-te sócio do scp, paga quotas e faz uns donativos para o pavilhão JÁ PAGO, e vais ver que ainda tens uma alegria, que será ir á Liga dos Campeões, visto que o teu clube já lhe disse adeus!!!!

      Eliminar
  9. A última vez que o WC indicou o caminho e levantou o dedo a mostrar que estavam em primeiro, perderam na jornada seguinte. Pode ser um bom prenúncio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espera lá.

      O Sporting perder? É esse o desejo da lampionagem?

      Medo de não se aguentarem?

      Pois.

      Eliminar
    2. Ó Valdemar, não me interessa se o teu clube ganhe ou perca desde que o Glorioso vença os 5 jogos que faltam.
      Mas para evitar um precalçozinho, um empate em Moreira de Cónegos não era mau, dado que os andrades, aqui personificados na figura da carraça S lula, desejam ardentemente que o Benfica não vença o campeonato, logo será para eles um jogo a facilitar.

      Eliminar
  10. MdC, mandei lhe uma msg privada no Facebook acerca de um possivel tema que possa vir a abordar. Se puder, de uma espreitadela.
    SL

    ResponderEliminar