quinta-feira, 9 de junho de 2016

As multas aos comentadores televisivos

Tenho curiosidade para saber como é que a Liga vai pôr em prática as multas a clubes por declarações feitas por comentadores que os representam nos programas televisivos que coloquem em causa a imagem do futebol português.


Assumo que sejam os clubes a serem multados, porque não vejo como é que a Liga terá poderes para multar indivíduos que nada têm diretamente a ver com as competições que organiza.

Que comentadores a Liga visará? Aqueles que têm cargos nos respetivos clubes (como Rui Gomes da Silva, Inácio ou Pedro Guerra)? Ou aqueles que, não desempenhando funções nos clubes, foram colocados nos programas pelos clubes e estão sempre alinhados com o discurso oficial (como Carlos Janela)? Ou ainda aqueles que, não tendo cargos nos respetivos clubes e até costumando pensar pela sua cabeça, dizem coisas que podem ser incómodas para o futebol português? Abrange apenas os comentadores dos canais de informação, ou também os que falam nos canais dos clubes? E não fará sentido alargar este controlo também aos jornalistas completamente alinhados com clubes, que são igualmente uma extensão das respetivas máquinas de comunicação? 

Já agora, isso aplica-se também ao que é escrito por dirigentes (Bruno de Carvalho e João Gabriel) nas redes sociais? E uma vez controlando-se o ciberespaço, por que não estender a vigilância a páginas de Facebook, blogues e contas de Twitter de gente com visibilidade mediática? E, com um algum esforço adicional, por que não controlar os menos mediáticos também?

Quanto ao conteúdo, onde se traça a linha entre o que pode ser dito e o que não pode ser dito? Aplica-se a tudo o que é incómodo, ou é tolerável que se lancem suspeições sustentadas em factos? Quem irá fazer a avaliação da qualidade dos argumentos apresentados?

Simpatizo com a ideia de tentar sanear os espaços de debate de "futebol". Infelizmente, a maior parte são programas degradantes onde ganha quem for mais incivilizado, e em que ninguém é capaz de dar o braço a torcer. Vejo dois problemas difíceis de ultrapassar na aplicação desta ideia: coloca em causa o direito à liberdade de expressão; e como estabelecer a responsabilização dos clubes sem que haja um vínculo contratual de algum tipo a ligá-los aos comentadores. Com bom-senso, acredito que seria possível criar um sistema de penalizações justo e eficaz, mas não nos podemos esquecer que vivemos em Portugal - o país cujo futebol inventou o dolo sem intenção.

85 comentários :

  1. Como o cobarde, cínico (inepto) e hipócrita Sombrero mais uma vez, uma vez mais apagou, censurou, cortou o meu comentário, aproveito aqui este espaço de liberdade e pluralidade para o postar.

    Como o FCP não tem Vice-Presidentes, Dirigentes, Diretores, Funcionários seus a comentar nesses tais programas, essa normativa da Liga só poderá ser dirigida para os Ruis Gosmas, Cervans, Gabrieis, Maleiros, Guerras, Janelas.. e para os Inácios deste País.

    É que o FCP, repito, não tem nenhum avençado a falar em seu nome. E os comentadores afectos ao FCP para além de serem independentes, fazem critica, autocrítica, dizem mal do próprio FCP e dos seus Dirigentes.

    Logo, essa, não dá para enfiar a carapuça.






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os comentadores afectos ao FCP, para além de serem independentes, fazem critica, autocrítica, dizem mal do próprio FCP e dos seus Dirigentes. Coisa que não vemos nos outros tais paineleiros!!

      Eliminar
    2. Concordo em parte. Nós temos dois comentadores com funções no clube, o Inácio e o Marta Soares e o FCP nenhum, mas na parte da autocrítica não vejo diferenças entre comentadores do SCP e do FCP.

      Eliminar
    3. Vai ver a SIC Notícias e CMTV depois diz que o FCP não tem comentadores. LOL

      Eliminar
    4. Tentar passar a ideia que os comentadores do Porto são todos isentos é uma risada. Basta lembrar o tempo das escutas em que todos de maneira concertada se recusaram a comentar dizendo que eram ilegais...

      Eliminar
    5. Ninguém disse que os comentadores do FCP eram isentos.. o que se DISSE, foi que não são nem empregados, nem Diretores do Clube.

      Eliminar
    6. Quid Isentos pode não ser a melhor palavra. Mas o Birds tentou passar a ideia que os comentadores do FCP não respondem a ninguém e fazem tudo pela sua cabeça etc.
      E só dei o exemplo gritante de como isso não é verdade. Quando numa acção concertada todos os comentadores tinham o mesmo texto estudado e alinharam pelo mesmo diapasão.

      Eliminar
  2. E os dirigentes fora dos programas televisivos, também estão incluídos? Tal como bdc, Otávio Machado, João Gabriel...

    A medida parece-me bem, mas espero que haja realmente um maior rigor e exigência no uso desta medida.

    Não se pode continuar a deixar que barbaridades sejam proferidas semana após semana tal como vimos durante esta última época.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Este Proença foi uma merda como árbitro e está a ser uma merda como dirigente. Não castiga os treinadores e os presidentes e quer castigar comentadores que não se encontram sob a alçada da federação?

    ResponderEliminar
  4. Sem base legal, não vai dar em nada, vai uma aposta? Então se o SCP não pode ser responsabilizado pelo que PPC fez, como vão acusar um comentador? Fait-divers.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E por muito menos, o Boavista foi despromovido, mandado para a 2ª!!

      Eliminar
    2. O boavista era um clube sobre a alçada da Liga. Os comentadores são comentadores.

      Eliminar
    3. Oh jovem.. estou-me a referir ao caso PPC, Vice-Presidente do SCP !!

      Eliminar
    4. O Sporting obteve benefício com o acto do PPC?

      Eliminar
    5. Facto: um Vice-Presidente do SCP foi condenado em Tribunal. Foi !!

      Por muito menos o Boavista foi despromovido.



      Eliminar
    6. Fodax que o gajo é burro...
      Pior é continuarem a dar resposta a devaneios mentais...
      SL

      Eliminar
    7. Não se nota que é burro? é só reparar no nick e avatar....

      Eliminar
    8. Foi condenado por quê?

      Corrupção desportiva?

      Ou qualquer condenação em tribunal devia fazer um clube descer de divisão, no entender do meu inteligentíssimo amigo?

      Eliminar
    9. Além de ateísta, é burro.
      Calúnia, bem diferente de coação.

      Eliminar
  5. Só faltava mais esta na Liga Vouchers. Uma lei da rolha para "defender a boa imagem" (LOL) que o futebol português goza.

    Mas os tribunais não têm competências para julgar tudo o que caiba nos atentados à honra, dignidade, calúnias, difamações e injúrias, etc.?!?!?

    Já vi actos de censura serem melhor justificados. E quando se começa a tentar justificar actos de censura pura e dura...

    ResponderEliminar
  6. Talvez se refiram ao André Ventura...
    http://www.oje.pt/sporting-nao-mudar-rumo-10-anos-deixara-um-dos-grandes/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este André Ventura dá-me vontade de rir. :)

      Eliminar
    2. Este André Ventura tem os joelhos em ferida!

      Eliminar
    3. Olhai a preciosidade, voltou a focar a teoria "dois clubes grandes em Portugal"... que sempre negaram existir!

      Eliminar
    4. E reparem como esse chupa-chupa avalia o Papa com reverência reconhecendo-lhe mérito e nem uma palavra sobre apitos dourados e os 30 anos de corrupção... Isso também deve ter sido culpa do Bruno de Carvalho...

      É tão bom ver o pacto de não agressão entre os corruptos das nádegas siamesas.

      Eliminar
    5. Lol

      Este ventura?!

      https://www.chiadoeditora.com/livraria/50-razoes-para-mudar-para-o-sport-lisboa-e-benfica

      Eliminar
    6. O facto de ser co escrito com a Maya é um bónus!!!

      Eliminar
    7. No que toca a alternativas a BdC refere "No Sporting penso que aparecerá, e que até já se reúnem fundos e estratégias."
      Os delírios de alguém que não percebe (ou não aceita) que o paradigma mudou , não é o BdC que é anacrónico , são os outros. Vieira e PdC são dois dinossauros à espera da extinção e quando desaparecerem vão deixar um vazio de ideias e um modelo de gestão gasto.
      Só mesmo um idiota dum lampião para achar que permitiríamos que o SCP voltasse a ser dirigido de fora. Ainda se devem dar por contentes por BdC ser tão moderado eu por mim ainda arriava mais.


      Eliminar
  7. Nunca esquecer: o país que inventou o "dolo sem intenção" é um dos mais corruptos do mundo, e o berço da todo-poderosa "Ditadura Lampiónica".
    Volto a repetir: "Ditadura Lampiónica", não "Democracia Lampiónica"...
    Ora em todas as "Ditaduras" há censura e polícia política...
    Bate certo...

    ResponderEliminar
  8. Mestre, prepare-se que corre o risco de ser multado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo sim pelo não já pedi a nacionalidade brasileira.

      Eliminar
  9. No caso em que o cidadão comentador não está vinculado a nenhum clube sob a alçada da LPFP não vejo como a LPFP possa castigar esse cidadão que expressa livremente a sua opinião, a não ser que o cidadão ameace clara e directamente a integridade física ou moral de um dirigente da LPFP ou da LPFP em si. Quanto aos cidadãos comentadores que estão vinculados a um clube, podem sempre argumentar que "agiram na exorbitância das suas funções". Portanto, tudo como dantes no quartel de Abrantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óbvio que essa normativa a ser aprovada.. só pode aplicar-se a agentes desportivos.

      Foi assim que nasceu aquela estória dos Stewards serem considerados agentes / assistentes desportivos.. quando eles apenas eram 'assistentes' no sentido de auxiliares!!

      Eliminar
  10. "Declarações que coloquem em causa a Boa Imagem do futebol em Portugal"

    Mas qual boa imagem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunta pertinente para se colocar a quem escreveu isso (fpf). Eles vivem numa realidade paralela

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Exato! Isto é uma palhaçada. Se querem que as pessoas parem de atirar com os podres do futebol para a praça pública, limpem-no!

      Eliminar
  11. E que tal acabar-se com o paineleirismo futebolístico nas televisões?
    A maior parte deste indíviduos são incendiários porque sabem que têm destaque em horário nobre. Retirava-se o palco, acabava o espectáculo. Muita da porcaria que dizem e inventam é para preencher o tempo de antena e justificar o cheque.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Essa é a direcção da minha "opinião". A minha, modesta, é enviar tudo o que é programa de tv-peixeirada "futebolística" para os horários das televendas. Mais tarde ou mais cedo acaba toda a gente por cagar naquilo. Tudo em diferido, evidentemente. É ir às gravações. Aposto que desmobiliza o suficiente. Agora, onde a coisa é impossível, repito: impossível, é na imprensa e aqui, na net. Absolutamente impossível.

      Eliminar
  12. Mais uma medida a la portugal.
    Fantochada...... Querem mudar algo so para dizerem que mudam.
    Estou curioso para ver as mudanças anubciadas pela federação e se as vao cumprir......

    ResponderEliminar
  13. Medida seria e em benefício do futebol português
    Multas pesadas aos observadores que dao notas positivas a arbitragens medíocres, isto sim era um bom começo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí, com observadores, notas malucas e justificações abafadas, é que é preciso intervir. E acho que vai deixar de haver fuga. Parece-me também impossível não acabar por ir por aí. Acaba-se a mama fácil...

      Eliminar
  14. Em vez de multas que ninguém percebe bem como podem ser aplicadas, havia uma forma muito mais simples... acordavam com os detentores de direitos televisivos e proibiam a passagem de imagens de jogos (resumos, pex) e conteúdos da liga nas televisões que tivessem programas com esse conteúdo até mudarem de registo. Era mais simples e straightforward...

    ResponderEliminar
  15. E que tal punir com descida de divisão os clubes cujos vices-presidente depositam dinheiro na conta de árbitros? Agora estão preocupados com os comentadores de programas da treta. Só falta censurar blogues e Facebook.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua mãe também desce e sobe todo o dia e não é punida com a descida de divisão.

      Eliminar
    2. A tua mãe também desce e sobe todo o dia e não é punida com a descida de divisão.

      Eliminar
    3. Ohhh atrasado mental entao o teu presidente é apanhado em escutas a escolher árbitros e oferece vouchers ainda vens falar de um caso que depositou dinheiro MAS NAO PARA FAVORECER O SPORTING.
      Es MESMO UM ATRASADO

      Eliminar
    4. Depositou porquê? Foi para prejudicar o Sporting?

      Eliminar
    5. Borges, não houve corrupção, mas houve favorecimento... por omissão! Com o Cardinal, de certeza que o Sporting seria prejudicado; assim, tiveram que mandar outro, muito mais exposto, que teve que ter muito mais cuidado- ou seja, houve favorecimento porque não houve o prejuízo que esperavam e era seguro!

      (Este raciocínio confunde-me um bocado, deve estar ao nível do dos bilis, mas talvez consigas entender)

      Eliminar
    6. Como eu te compreendo, alias ja Portugal inteiro e o mundo perceberam como se ganham títulos em Portugal..... Dai ter.mos tantos arbritos no europeu.....

      Eliminar
    7. Como eu te compreendo, alias ja Portugal inteiro e o mundo perceberam como se ganham títulos em Portugal..... Dai ter.mos tantos arbritos no europeu.....

      Eliminar
    8. Sim, todos sabemos menos vocês!
      Ganham-se sendo melhores e mais capazes!
      Simples!

      Eliminar
    9. Mas então o Porto quando ganhava já não era dessa forma ?.Não te incomodes que da fama e do proveito de corruptos já não escapais.

      Vamos ver se o caso dos Vouchers chega a outras instâncias como a UEFA e depois de chegar é preciso ter muito cuidado !...

      Eliminar
    10. E que tal ires para a puta que te pariu?!
      Melhor e que tal despromoverem um clube que da vouchers a arbitros delegados e observadores?!

      Eliminar
    11. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    12. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. É absurdo que se possa punir clubes por comentadores desportivos supostamente afectos a si tenham quaisquer declarações que a liga entenda como ofensivas, a escolha dos comentadores em jornais, televisões e média em geral é da responsabilidade das plataformas de informação e da sua política editorial...

    Alias diga-se, que há clubes mal representados em muitos desses espaços onde os comentadores nem sempre defendem o clube como deveriam, muitas vezes até servem para criar polémicas...

    A regra é má, porque vivemos num estado de direito e com liberdade de expressão, e pior ainda porque visa coagir e punir partes que podem não estar directamente envolvidas ou ligadas a quem proferiu quaisquer ideias ofensivas para a liga...

    Em resumo, esta regra só vai criar ainda mais polémica...
    A liga deveria focar-se em fazer bem o seu trabalho de regulador da competição onde interessa, que é dentro das 4 linhas, creio que estão a ultrapassar bastante aquilo que é a sua área de acção e violam inclusivamente os direitos que todos tem em se expressar.



    ResponderEliminar
  18. Paulo Futre considerou Renato Sanches "potência fora do normal, em termos físicos", que "sabe jogar" e levou o Benfica às costas num momento mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Renato Sanches faz parte do Onze de Jovens Talentos divulgado esta quarta-feira pela UEFA, no seu site oficial.

      O médio é o único português a integrar a equipa escalada pelo organismo, ele que, recorde-se, é também o único candidato luso ao prémio de melhor jovem no Europeu, um prémio novo criado também pela UEFA.

      Eliminar
    2. 'L'ÉQUIPE' APRESENTA RENATO SANCHES COMO O "FUTURO LÍDER" DA SELEÇÃO
      Jovem visto como um "médio box-to-box"

      Eliminar
    3. Tudo gente que não percebe nada de futebol!!!!
      Futre, uefa e l'equipe têm de vir a este blog aprender com os experts

      Eliminar
    4. Mas quem são estes gajos ao lado de peritos como o valdemerdas, o rei dos carneiros ou a Rute? São zero, menos que zero.

      Eliminar
    5. Do Labyad também há uns anos atrás se escreviam artigos e mais artigos por essa Europa fora. Hoje...

      Quanto ao Futre, ainda me lembro de ele dizer que o Marco Ferreira ia partir esta merda toda...

      Eliminar
    6. Cala te Sergey.. toda a gente sabe que o Bayern compra jogadores pelo que lê nos jornais portugueses.

      Eliminar
    7. Parei de ler na parte "Paulo Futre considerou".

      Eliminar
    8. Futre disse que Joäo Mário é o sucessor de Iniesta. Queres um biscoito? Um alucinado é o que ele é.

      Eliminar
  19. Num país comunista como o nosso tudo é possível em termos de limitações às liberdades individuais... apenas a mudança de sexo é livre. O resto... tudo controlado.
    Comece a fazer se pagar pelo blog mdc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias era esfregar as mãos de contente, cadelinha. De castigar quem aponta os podres a premiar quem, como tu, os varre para baixo do tapete, é só um pequeno passo... É pena é que avençado online ainda não conte para esse campeonato...

      Eliminar
    2. "Num país comunista como o nosso tudo". Vivemos em Cuba e não sabíamos...

      Eliminar
    3. Estamos na Coreia do Norte, oh FdP de boifiquista?

      Eliminar
    4. Impressionante que, depois de levarmos com a troika e andarmos a pagar os excessos da nossa classe financeira, um gajo ainda lê uma merda destas! Ou das duas uma: Ou ainda não ultrapassaste o PREC ou então és um ignorante de proporções épicas que não se abstem de comentar mesmo quando só diz coisas tão idiotas quanto esta.

      Eliminar
    5. Ignorância e sportinguistas de mãos dadas.
      Calma aí na agência... Façam uma greve!
      É preciso rever as definições de ditadura... eu falo em comunismo e vocês falam em ditaduras... bem sei que realmente não é dissociável! (Mas quanto ao meu comentário não tem relação com a política atual do país mas com a realidade estrutural do país! Por isso esqueçam lá os comentários políticos)

      No entanto... relativamente ao tema do post... só num país que pensa que o estado deve controlar tudo e que se deve meter em tudo através de leis e leisinhas se pode imaginar que se pode controlar a liberdade de expressão de quem não tem nenhuma ligação à entidade que aprova esse regulamento! Olha... queres ver que se calhar estamos mesmo na Coreia e não sabíamos?

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    7. O teu nível dialético chega a ser confrangedor.
      Dizes merda sem pensares e depois dás estas justificações ridículas que afinal o que disseste não era bem assim. Tal como a história do resumo de um dos post anteriores: chegou a ser patética a pirueta. Não tarda nada estás a escrever que o fascismo teve origem no comunismo, como um outro palhaço com mais visibilidade que tu disse recentemente.
      Bem sei que um acéfalo como tu que se crê o mais espertinho da sacristia, sempre que é enrabado discurssivamente refugia-se em fantasmas imaginários: a agência. Contradizem-te porque trabalham numa agência! Essa concepça=o de que o mundo gira em torno de ti, para além de tristemente esquizofrénica, já deveria ter caído por terra tendo em conta a vida miserável que tens. Se alguém te responde aqui, é porque estamos fartos das tuas patéticas discussões, do teu seguidismo bacoco e dessa pretensão idiota de que percebes do que estás a falar. Ás vezes chegar a ser doloroso de assistir aos gang bangs de comentários de que és alvo, tudo porque a desonestidade intelectual é a pocilga onde estás habituado a viver. Construir um mundinho á luz do que esperas que ele seja, não o torna mais real do que uma miserável ficção.
      Patético!

      Eliminar
    8. Ahahahahaha... muito bom... mais um auto retrato!
      Contradizem me porque têm o direito à ter uma opinião diferente... o que eu obviamente aceito. Relativamente à agência é exclusiva para os comentadores novos que aparecem logo após cada nova agência contratada... tipo um tal or.
      "Construir um mundinho á luz do que esperas que ele seja, não o torna mais real do que uma miserável ficção." De um sportinguista? Existirá mais falta de noção? Volto a repetir aquilo que já te disse noutro comentário e neste mesmo... quando mais falas de mim mais te descreves a ti.

      Eliminar
    9. "quando mais falas de mim mais te descreves a ti."

      És patéticamente infantil!
      Chega a ser penoso o teu nível argumentativo.

      Eliminar
  20. vou mandar matar 10 porcos e 10 vitelos por cada comentador que for multado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aminhatvpifada, não te esqueças das bebidas que também estavam incluídas.

      Eliminar
  21. Não acredito que um comentador possa ser castigado por dizer mal ou insultar um elemento das hierarquias futeboleiras, árbitros e auxiliares incluídos.
    Castigar os clubes? Mas há comentadores que são, também, dirigentes e há comentadores que são apenas simpatizantes. Assim, poderá um clube ser castigado por que um seu comentador/dirigente proferiu determinadas afirmações/acusações e um outro clube, que tem um sócio/adepto/simpatizante a proferir as mesmíssimas afirmações/acusações não sofre nada?

    Lei da rolha? Nos tempos salazarentos era assim.
    Não acredito que o TAD deixe passar uma aberração destas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impossível implementar uma coisa destas! estou curioso para ler o que o Rogério Alves tem a dizer sobre esta ideia peregrina...

      Eliminar