quinta-feira, 9 de junho de 2016

As multas aos comentadores televisivos

Tenho curiosidade para saber como é que a Liga vai pôr em prática as multas a clubes por declarações feitas por comentadores que os representam nos programas televisivos que coloquem em causa a imagem do futebol português.


Assumo que sejam os clubes a serem multados, porque não vejo como é que a Liga terá poderes para multar indivíduos que nada têm diretamente a ver com as competições que organiza.

Que comentadores a Liga visará? Aqueles que têm cargos nos respetivos clubes (como Rui Gomes da Silva, Inácio ou Pedro Guerra)? Ou aqueles que, não desempenhando funções nos clubes, foram colocados nos programas pelos clubes e estão sempre alinhados com o discurso oficial (como Carlos Janela)? Ou ainda aqueles que, não tendo cargos nos respetivos clubes e até costumando pensar pela sua cabeça, dizem coisas que podem ser incómodas para o futebol português? Abrange apenas os comentadores dos canais de informação, ou também os que falam nos canais dos clubes? E não fará sentido alargar este controlo também aos jornalistas completamente alinhados com clubes, que são igualmente uma extensão das respetivas máquinas de comunicação? 

Já agora, isso aplica-se também ao que é escrito por dirigentes (Bruno de Carvalho e João Gabriel) nas redes sociais? E uma vez controlando-se o ciberespaço, por que não estender a vigilância a páginas de Facebook, blogues e contas de Twitter de gente com visibilidade mediática? E, com um algum esforço adicional, por que não controlar os menos mediáticos também?

Quanto ao conteúdo, onde se traça a linha entre o que pode ser dito e o que não pode ser dito? Aplica-se a tudo o que é incómodo, ou é tolerável que se lancem suspeições sustentadas em factos? Quem irá fazer a avaliação da qualidade dos argumentos apresentados?

Simpatizo com a ideia de tentar sanear os espaços de debate de "futebol". Infelizmente, a maior parte são programas degradantes onde ganha quem for mais incivilizado, e em que ninguém é capaz de dar o braço a torcer. Vejo dois problemas difíceis de ultrapassar na aplicação desta ideia: coloca em causa o direito à liberdade de expressão; e como estabelecer a responsabilização dos clubes sem que haja um vínculo contratual de algum tipo a ligá-los aos comentadores. Com bom-senso, acredito que seria possível criar um sistema de penalizações justo e eficaz, mas não nos podemos esquecer que vivemos em Portugal - o país cujo futebol inventou o dolo sem intenção.