quinta-feira, 2 de junho de 2016

Os números da auto-estima

Retirado de um post de Facebook, escrito por João Francisco Oliveira, que explora a forma como se pode medir o pulso da recuperação da auto-estima sportinguista (tão fundamental como a recuperação desportiva e financeira do clube) a partir da frieza dos números de um relatório e contas.



Depois de ler os 3 relatórios isto é o que me vai na alma: Somos maiores, do que a maioria de Nós, Adeptos, imagina!

Foram muitos anos, demasiados, de resultados medíocres. Tão medíocres que conseguiram fazer com que os Adeptos mais leais de Portugal duvidassem da própria Grandeza do seu Amor.

O que trago a debate não é a nossa devoção, mas sim a nossa percepção em relação à Grandeza do nosso Clube. Perdoem-me os mais susceptíveis, mas na minha opinião a maioria de Nós não tem a ideia correcta da Enormidade deste Clube.

Há 3 anos, a discussão girava em torno da "dúvida" se ainda seríamos um dos 3 grandes. Sim, batemos nesse fundo. Em 3 anos, ganhámos pouco é certo: uma Taça de Portugal e uma Supertaça; 2 títulos Europeus nas modalidades. Mas mesmo assim, isso, e uma mudança de 180º na gestão do Clube, "bastaram" para mostrarmos o que é o Sporting Clube de Portugal.

Foram muitos os adeptos Sportinguistas que conheci que demonstravam uma "admiração" pelo fenómeno Porto. O Sporting era considerado unanimemente o 3º grande, e "apenas" pelo seu passado e alguns milhares de devotos. Nos últimos 30 anos a "grandeza" do porto nunca foi beliscada. Até hoje.

O Sporting é hoje a 2ª maior Marca em Portugal (financeiramente falando). Prova isso, ultrapassando os proveitos operacionais (sem jogadores) do Porto, o que se verificará quando se contabilizar os 12 meses do exercício. E para o argumento de que o Porto teve uma má época, a resposta é simples: em 7 dos 9 meses agora analisados, a época do Porto correu normalmente, isto é, até Janeiro era o favorito para ser Campeão, e mesmo com a Liga dos Campeões, apenas registou mais 2M de proveitos do que o Sporting.

Passaremos os 60M de proveitos operacionais (sem jogadores), um recorde... do ano passado, e que se sabe já, será batido na próxima época. É isto. É a nossa Grandeza a reaparecer finalmente. Outro dado curioso é o facto de na "era BdC" o Sporting ter tido sempre resultados líquidos melhores do que o Porto, algo que não acontecia desde... a época de 1998/1999.

O Sporting prova hoje que é o 2º Clube em Portugal que mais receitas consegue obter, mostrando ao mesmo tempo que consegue ter gastos com o pessoal ao nível dos outros grandes, sendo sustentável (resultados operacionais de -0,9M). Isto é o segredo para voltarmos ao lugar a que pertencemos. Pelo meio ainda temos o Plantel mais valioso do campeonato (fonte: transfermarkt).

Para mostrar que o nosso Clube sempre foi Maior, embora adormecido durante muitos anos, do que um clube que ganhou, nos últimos 30 anos, tudo o que havia para ganhar, basta olhar para as assistências desta época: nunca o porto atingiu a média de 40 mil espectadores... nem quando ganhou o penta, nem quando ganhou a Champions, nunca. Assistência média essa que nos põe à frente de Clubes como a Juventus ou AC Milan, e nos deixa Celtic e Liverpool ali tão perto de serem ultrapassados já na próxima época.

O dia em que seremos a Marca mais forte em Portugal chegará, mas por agora deixo-vos esta pergunta: se ainda não ganhámos "nada" e o Clube já fervilha de Vida, como será quando voltarmos a vencer?