quinta-feira, 2 de junho de 2016

Os números da auto-estima

Retirado de um post de Facebook, escrito por João Francisco Oliveira, que explora a forma como se pode medir o pulso da recuperação da auto-estima sportinguista (tão fundamental como a recuperação desportiva e financeira do clube) a partir da frieza dos números de um relatório e contas.



Depois de ler os 3 relatórios isto é o que me vai na alma: Somos maiores, do que a maioria de Nós, Adeptos, imagina!

Foram muitos anos, demasiados, de resultados medíocres. Tão medíocres que conseguiram fazer com que os Adeptos mais leais de Portugal duvidassem da própria Grandeza do seu Amor.

O que trago a debate não é a nossa devoção, mas sim a nossa percepção em relação à Grandeza do nosso Clube. Perdoem-me os mais susceptíveis, mas na minha opinião a maioria de Nós não tem a ideia correcta da Enormidade deste Clube.

Há 3 anos, a discussão girava em torno da "dúvida" se ainda seríamos um dos 3 grandes. Sim, batemos nesse fundo. Em 3 anos, ganhámos pouco é certo: uma Taça de Portugal e uma Supertaça; 2 títulos Europeus nas modalidades. Mas mesmo assim, isso, e uma mudança de 180º na gestão do Clube, "bastaram" para mostrarmos o que é o Sporting Clube de Portugal.

Foram muitos os adeptos Sportinguistas que conheci que demonstravam uma "admiração" pelo fenómeno Porto. O Sporting era considerado unanimemente o 3º grande, e "apenas" pelo seu passado e alguns milhares de devotos. Nos últimos 30 anos a "grandeza" do porto nunca foi beliscada. Até hoje.

O Sporting é hoje a 2ª maior Marca em Portugal (financeiramente falando). Prova isso, ultrapassando os proveitos operacionais (sem jogadores) do Porto, o que se verificará quando se contabilizar os 12 meses do exercício. E para o argumento de que o Porto teve uma má época, a resposta é simples: em 7 dos 9 meses agora analisados, a época do Porto correu normalmente, isto é, até Janeiro era o favorito para ser Campeão, e mesmo com a Liga dos Campeões, apenas registou mais 2M de proveitos do que o Sporting.

Passaremos os 60M de proveitos operacionais (sem jogadores), um recorde... do ano passado, e que se sabe já, será batido na próxima época. É isto. É a nossa Grandeza a reaparecer finalmente. Outro dado curioso é o facto de na "era BdC" o Sporting ter tido sempre resultados líquidos melhores do que o Porto, algo que não acontecia desde... a época de 1998/1999.

O Sporting prova hoje que é o 2º Clube em Portugal que mais receitas consegue obter, mostrando ao mesmo tempo que consegue ter gastos com o pessoal ao nível dos outros grandes, sendo sustentável (resultados operacionais de -0,9M). Isto é o segredo para voltarmos ao lugar a que pertencemos. Pelo meio ainda temos o Plantel mais valioso do campeonato (fonte: transfermarkt).

Para mostrar que o nosso Clube sempre foi Maior, embora adormecido durante muitos anos, do que um clube que ganhou, nos últimos 30 anos, tudo o que havia para ganhar, basta olhar para as assistências desta época: nunca o porto atingiu a média de 40 mil espectadores... nem quando ganhou o penta, nem quando ganhou a Champions, nunca. Assistência média essa que nos põe à frente de Clubes como a Juventus ou AC Milan, e nos deixa Celtic e Liverpool ali tão perto de serem ultrapassados já na próxima época.

O dia em que seremos a Marca mais forte em Portugal chegará, mas por agora deixo-vos esta pergunta: se ainda não ganhámos "nada" e o Clube já fervilha de Vida, como será quando voltarmos a vencer?

110 comentários :

  1. Respostas
    1. Ninguém duvida que são a segunda maior força em Portugal. 40 mil adeptos é muito bom. Rezem é que o Presidente não vos leve à falência.

      Eliminar
    2. Bruno Carvalho quer comer o mundo do dia para a noite; O Benfica com Vieira, demorou 10 anos- ou perto- para atingir a estabilidade que hoje tem.

      Eliminar
    3. Com azia já responde em duplicado, este nugget.

      Eliminar
    4. Jogen80

      Esqueces-te é que o teu padrinho vieira enriqueceu no processo, ele e o amigo mendes, à custa do carnide... por isso é que foi tão lento...

      Eliminar
  2. estimemos os que já estão connosco, novos e mais velhos... tentemos trazer mais amigos, simpatizantes, adeptos para o clube.

    O Sporting é melhor que os outros.

    ResponderEliminar
  3. O que mais me enche de orgulho, são os adeptos mais jovens, eles que, provavelmente, nunca viram o Sporting campeão, mas sentem o clube de forma fantástica.

    Sim. Quando surgem rivais que julgam que nos achincalham quando apontam isso, "que há adeptos que nunca viram o Sporting campeão", mas depois vemos o estádio cheio, o Mundo Sabe Que, a recepção à equipa, sportinguismo à volta do clube,

    é aí que entendemos que isso não é insulto. É medalha.

    Os adeptos leoninos são os melhores em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! O meu sobrinho tem dez anos e mesmo assim o puto só quer Sporting!

      Eliminar
    2. Exacto. Adoro que os achincalhos que os rivais tentam fazer, sejam os nossos motivos de orgulho. Ainda para mais se tivermos em conta a maneira como não alcançámos o último campeonato, por exemplo. Mas estamos sempre cá, persistimos, em todas as gerações temos uma falange de apoio grande, dedicada e fiel. Não queimámos nunca cachecóis nem bandeiras, nunca renegámos o nosso clube, nunca nos escondemos.

      É o que eu dizia no auge da nossa desgovernação:

      Porque é que alguém há de ser dos corruptos vermelhos? Porque é a maioria, típica mentalidade de carneiro.

      Porque é que alguém há de ser dos ex corruptos e aspirantes a corruptos azuis? Porque ganham/ganhavam.

      Porque é que alguém há de ser do SCP? Porque sim.

      O que nos leva à última frase do texto: "se ainda não ganhámos "nada" e o Clube já fervilha de Vida, como será quando voltarmos a vencer?"

      É isso que os enche de medo. Se espoliados durantes 20 anos pelos nossos próprios dirigentes e pelos nossos rivais, conseguimos estar onde estamos... É daí que vem todo o desespero dos corruptos.

      Eliminar
    3. Tudo dito Valdemar! Subscrevo a 1000%!
      Este texto está qualquer coisa...
      SCP SEMPRE!

      Eliminar
    4. Valdemar, porquê que os rivais haveriam de achincalhar?

      O facto de haver jovens sportinguistas que ainda não viram o Sporting campeão é algo bom para nós, é sinal que os títulos ficam em nossa casa.

      Logo também é uma medalha para nós e principalmente para os jogadores adversários no final da época. Se é que me entende! ;)

      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Os lampiões são tão burros, mas tão burros, que continuam a repetir os anos de seca do Sporting para tentar humilhar os sportinguistas, mas os sportinguistas têm orgulho no Sporting porque sabem o que é o Sporting, ou seja, não é um clube de nádegas corruptas num país subserviente à corrupção drampiónica!

      Eliminar
    6. JF, é provável que se o Sporting tivesse:

      - vouchers
      - um ponta-de-lança nas nomeações de árbitros
      - equipas B na primeira liga
      - acordos de cavalheiros pagos a jogadores

      Já tivesse sido campeão há mais tempo.

      Mas tal não faz parte do ADN do clube. Felizmente, ou eu não seria sportinguista.

      Eliminar
  4. Sporting ontem, hoje e sempre! Tomara muitos!

    ResponderEliminar
  5. Como culto ao permanente segundo lugar (somos o 2º clube, somos a 2ª marca, somos os 2ª maiores) não está mau.
    Com a futurologia "O dia em que seremos a Marca mais forte em Portugal" já vi o Valdemar fazer melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu estares aqui todos os dias é uma prova de que é uma questão de tempo até isso acontecer.

      A parte da marca mais forte de Portugal.

      A parte de culto ao segundo lugar é para rir. Rir, de ti.

      Eliminar
    2. Muito bem Rodolfo, essa doeu, tal demonstra a reação da pessoa citada. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. a levar bicoito e a fazer figuras tristes... não duvido que o Cu_dolfo seja...
      ... "o special first"

      Eliminar
    4. Rudolfo, o que te dói a ti, é saber que se a merda do Carnide tivesse sida roubada como o Sporting tem sido, não havia bombeiros em Portugal para apagar os fogos ateados com cartões de socio do Piolhoso! Se um dia vocês acabam em sétimo lugar, no ano a seguir acaba-se o clube.

      Eliminar
    5. Acaba-se o clube e a paz em milhares de lares de desdentados.

      Eliminar
  6. Muito bem.

    Óbvio... são os 2os. Alguém duvida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um post a falar do benfica. Não admira que tenhas que vir aqui comentar!

      Eliminar
    2. Eu há 3 anos ouvia por aí que o braguilha já era considerado o terceiro de Portugal. Quando vemos que até os lamps dizem agora que somos os segundos...!! Estamos no bom caminho. Por isso têm tanto medo. É só BdC isto e JJ aquilo. Preparem-se, seus cocós. É só uma questão de tempo os efeitos secundárioas da Doyen e do Mendes começarem a fazer efeito

      Eliminar
  7. Muito bem.

    Óbvio... são os 2os. Alguém duvida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um post a falar do benfica. Não admira que tenhas que vir aqui comentar!

      Eliminar
  8. É isto. Aos poucos e poucos a subir degraus e mais ano menos ano seremos o clube mais competitivo em Portugal. Basta seguir este caminho e ter atenção em quem agarra nas rédeas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E esta evolução quando há 3 anos estivemos em pré-falência, é sempre bom lembrar

      Eliminar
    2. O clube mais competitivo já o somos, pelo menos quando eu faço essas análises excluo a influência da corrupção. A corrupção faz com que não sejamos o clube mais ganhador, neste momento. Mas a nível de competitividade parece-me claro que já somos o nº 1.

      Eliminar
    3. Nem mais! Tenho 33 anos e nunca vi o clube a ter esta evolução constante de época para época! Nem nos anos dos títulos! O SCP "perdeu" largos anos por não ter um projecto definido e/ou ao 1º mau resultado colocar tudo em causa e começar tudo de novo.
      E finalmente vemos uma evolução gradual mas constante.
      SL

      Eliminar
  9. Uma nota ao último parágrafo: o autor faz uma pergunta mas dá a resposta ao longo do texto.

    "se ainda não ganhámos "nada" e o Clube já fervilha de Vida, como será quando voltarmos a vencer?"

    "nunca o porto atingiu a média de 40 mil espectadores... nem quando ganhou o penta, nem quando ganhou a Champions, nunca."

    O que faz fervilhar é o futebol de qualidade dentro de campo. Os títulos até podem ajudar, claro, mas não se vão multiplicar adeptos só porque no final do ano se ganha um caneco.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JF,
      Esse fervilhar já lá estava o ano passado, e não se pode dizer que a equipa praticasse um futebol de qualidade.
      O "faz falta um Sporting forte" vindo das bocas dos rivais durante os anos dos "notáveis" que nos governaram, eram o maior sinal de que apesar da nossa grandeza, não éramos respeitados ou temidos por ninguém.
      Agora, vês ao longo dos últimos anos esta caixa de comentários infestada com adeptos de outros clubes, que não passam a sua vida sem poder vir aqui deixar o seu venenozinho reprimido porque sabem tão bem quanro nós que voltamos a contar para o totobola (Não tu, que considero alguém com quem se pode manter uma conversa).

      Eliminar
  10. Por isso é que sempre me revoltei contra os sportinguistas que pensavam pequenino, que não tinham a noção da grandeza do próprio clube, que desconheciam o passado de mais importante e mais referencial clube de Portugal, que aceitaram durante décadas ter dirigentes subservientes para com o Papa do Norte, que admitiram durante décadas prestar vassalagem ao Papa do Norte se em troca viessem "umas migalhas do segundo lugar de Champions" e se ficassem à frente do SLB, que toleraram durante décadas ser joguete nas mãos do Papa do Norte, que chegou ao cúmulo de escolher os jogadores do Sporting que mais lhe agradavam, incluindo o mais jovem capitão de equipa da História do Sporting Clube de Portugal (excluindo o fundador Francisco Stromp)!
    Escutei muitos sportinguistas que concordaram com a venda do Montinho a um clube historicamente inferior (embora rival) porque "era muita massa", tal como anos antes escutei muitos outros felizes com a venda de CR7 aos 18 anos (em simultaneo com a de Quaresma,e a meses do Euro 2004) porque "era muita massa"...
    Não! Não era muita massa!
    Era muita falta de massa cinzenta!
    E muita falta de respeito pela grandiosidade do Sporting Clube de Portugal!
    Sinceramente, para quem viveu e sofreu nas décadas da Dinastia do Croquette (1995-2013) nunca pensei viver estes dias, em que um presidente do SCP soubesse recuperar os princípios, o respeito (interno e externo), e a grandeza do Grande Sporting Clube de Portugal...
    Sim, para quem não sabe, os nosso fundadores pensaram em chamar ao clube "Grande Sporting Clube de Portugal"!
    Por isso só posso humildemente agradecer:
    Obrigado Grande Bruno de Carvalho!
    Jaques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tempos negros esses. O Pintinho fez questão de nos destruir, e depois de destruídos como a grandeza nunca iríamos perder, por nos ser intrínseca, fez questão de pôr os nossos dirigentes a comer-lhe na mão. A venda do Montinho de merda é capaz de ter sido dos actos mais ruinosos para a nossa identidade, e não só. Felizmente sempre conservámos alguma lucidez entre os adeptos, para perceber que nada daquilo era o Sporting e lá conseguimos dar a volta. Depois de também nós termos sido manietados durante muito tempo, com a propaganda croquette e não só. Era uma máquina muito poderosa. O Cunha e Vaz que o diga, e que bem que ele se dá com a máquina de propaganda vermelha.

      Agora é fazer tudo para vingar o que nos fizeram, e que bem que sabe ver o Pintinho nos dias que correm...
      A vez dos corruptos de Carnide também chegará, é o rumo natural dos acontecimentos.

      Eliminar
    2. Bernardo,

      Eu acho que a estratégia inicial do Bruno ao atacar de início os fruteiros, foi no sentido de os fragilizar. A história a repetir-se, tal como Pinto da Costa que nos primeiros anos de Presidente, apercebeu-se que a única forma de o fcp crescer era começar por arrecadar o Sporting do seu lugar: o único clube capaz de disputar títulos com o benfica. E deu-se bem com isso. Foi a partir daí que começou o nosso calvário. Passamos a ser quase cronicamente o terceiro e os fruteiros começaram a cativar para eles a notoriedade (e com isso receitas, prestígio, etc) que a nós sempre nos coube. Ao aproveitar o desvario que parece pairar naquela que já foi a mais elogiada estrutura do futebol português, o Bruno tem vindo a colocar o Sporting como a única força capaz de ombrear com os novos corruptos. Contratou sempre o treinador dispoível mais apetecido em cada um dos 3 defesos anteriores. Assumiu a luta contra a corrupçao lampiónica, esvaziando o discurso regionalista dos fruteiros e relegando-os para o canto do ponto de vista jornalístico. O fcp deixou de ter interesse. O que interessa é o que o Bruno diz ou faz. Os jornalistas tentam a custo defender a sua dama vermelha, pintando BdC como o anti-cristo. E aqui no blog, não há dia em que essa malta ressabiada não venha aqui deixar os seus bitaites pré-apocalipticos acerca do futuro do Sporting. Porque agora, de um momento para outro, passaram a preocupar-se com o futuro do Sporting! Não me parece que frequente os blogs azuis com tamanha dedicação piedosa.
      Por tudo isso, sim! Parece-me que estamos no trilho correcto. Este blog e o ódio visceral por todas as pequenas conquistas do Sporting (sejam elas a nivel financeiro, desportivo, de identidade) que sai dos dedos de quem aqui tanto gosta de apontar o dedo BdC, mostra exactamente isso.

      Eliminar
    3. Exacto, excelente análise. Depois do início da nossa derrocada, deu-se a derrocada lampiónica. Entretanto nós ainda tentámos dar um ar da nossa graça, mas nunca foi sustentável, fosse pela podridão que nunca abandonou o futebol português, fosse pela podridão que gravitava à volta do Sporting. Depois surgiu o Vieira, que com o que aprendeu no mundo do crime, em Alverca e com o Pintinho, começou a assumir as rédeas da corrupção. E desde 2005 até à chegada do BdC ao SCP, o Vieira foi dividindo os títulos com o FCP e o PdC, com um ascendente para o FCP. Desde a chegada do BdC, que coincidiu com o baixar das calças do FCP aos fundos, eles vieram por aí abaixo. Agora resta-nos derrotar os maiores corruptos que eu já vi no mundo do desporto (já ultrapassaram o Pintinho dos tempos áureos, estes não deixam escapar um pormenor que seja). Será uma tarefa árdua, mas temos as pessoas certas para levar essa batalha a bom porto.

      Eliminar
    4. O Pintinho sabe que o seu tempo está a terminar, o Pintinho nunca atacou directamente BdC (quem o insultou foi um vice qualquer), o Pintinho olha para BdC e lembra-se da sua juventude, o Pintinho sabe que o futuro é de BdC, o Pintinho tem uma grande admiração (secreta) pela coragem de BdC, o Pintinho descaiu-se na primeira entrevista ao Porto Canal pós-foguetes-de-contestação e fez uma meia referência aos "cartazes contra BdC" ("ainda não fizeram cartazes contra mim, mas...), ou seja, o Pintinho tem ciúmes da contestação de que BdC é alvo porque essa contestação o recorda dos seus melhores tempos!
      Dos tempos em que ele próprio teve de lutar contra a Ditadura Lampiónica que se instalou neste país desde o início da década de 60 (o início da Guerra do Ultramar obrigou o Regime a ajoelhar perante o SLB/Deusérbio/Coluna-que-falta-a-Simões).
      O Pintinho dominou o Sistema mas sempre teve grandes equipas a jogarem grande futebol, enquanto o clube da Ditadura Lampiónica não precisa de grandes equipas porque sempre teve grandes Equipas de Propaganda, grandes equipas de Políticos, e grandes equipas de Apitadeiros.
      Jaques

      Eliminar
    5. Ou seja, o voz de arroto primeiro virou-se para o caquético e senil dom bufas. Tudo lhe correu bem.
      Depois virou-se para o Glorioso e deu com as trombas num muro de betão. Ficou assim a saber que os putos não se devem meter com gente crescida.

      Eliminar
    6. Oh Rofl,

      Estiveste bem agora:
      "os putos não se devem meter com gente crescida"
      Agora deixa la o pc e vai fazer o TPC.

      Eliminar
    7. Parabéns, descobriram que o vosso presidente foi burro como um sino e se virou para o clube errado, tendo conseguido no processo dar um contributo inestimável para estes 3 campeonatos do putaria e droga FC.

      Contarem a história de outra forma não a muda.

      Eliminar
  11. Entretanto, Slimani castigado um jogo! Já os agressores do Venfique passam impunes.

    Continuemos a apoiar o Gomes, que vamos longe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Luisão é que tem razão sobre esta cambada! Classificou-os muito bem!

      Eliminar
    2. Os lampiões são tão burros, mas tão burros, que acreditam em todo o tipo de propaganda da Máquina Lampiónica!
      São tão burros que até acreditam que o presidente do Sporting Clube de Portugal chamou "carneiros" aos próprios adeptos!
      Mas alguma vez o presidente do Sporting chamaria "carneiros" aos próprios adeptos?
      Ele criticou de forma irónica um adepto que utilizou a expressão “carneirada” e repetiu-a entre aspas, de forma irónica!
      Entre aspas e de forma irónica! Burros!
      O vosso Rei Orelhas" é que vos mandou "pó caralho" depois de mais uma vitória por 90 e tal por cento!
      https://www.youtube.com/watch?v=C9GrfhpL31w

      Eliminar
    3. E a carneirada ainda se faz de vítima. Uma agressão feita em Novembro e só sai o castigo quando a guia de marcha do carniceiro está praticamente carimbada.
      Enquanto isso, o carniceiro continuou a distribuir cotoveladas impunemente durante seis meses.
      São os jogadores, são os vices presidentes, são os presidentes a beneficiar de uma impunidade nunca vista.
      E mesmo assim somos campeões. Campeões não. TRI CAMPEÕES!

      Eliminar
    4. Mais um a dar razão ao Luisão.

      Eliminar
    5. claro, claro é Deus Nosso Senhor no céu e o trincabolotas na terra!

      Eliminar
    6. Uma pena que não tenha aparecido nenhuma lista alternativa para concorrer à FPF! Seria essa que deveríamos apoiar.

      Eliminar
    7. oh Johnny Bilhas...

      Eu só gostava era que mamasses uma patada no joelho como aquela que o quisto da musgueira aplicou ao Ruiz...

      depois a gente falava, sim?

      Eliminar
    8. Os lampiões não percepcionam ironias. É demasiado complexo para eles, mesmo quando a ironia é óbvia.

      Não foi só com a "carneirada", também foi com a questão do "telefonema do Vieira". Tudo o que era blog lampiónico a chamar "mentiroso" ao BdC por causa da história do telefonema, era hilariante . Alguns lampiões perceberam que era ironia, mas faziam-se de burros, para poderem criticar o BdC, mas grande parte do lampiões acreditavam mesmo que o BdC quis tramar o Vieira mentindo sobre o tal telefonema e que ficou "entalado" com a possibilidade de ser processado e, por isso, desmentiu tudo.

      Eliminar
    9. Se fossem só esses Rute...no derby em questão fartaram se de distribuir fruta! Mas esses nojentos gostam é desta justiça desportiva...

      Eliminar
    10. Ahahahah. Finalmente soube a origem da "carneirada"! Nunca tinha averiguado por suspeitar tratar-se de mais um delírio lampiónico... Não falha. Mais uma história como a do célebre telefonema. Que raça esta.

      Eliminar
  12. Caputa
    De
    Miséria!!!!!

    Hahahaha

    Tanto tentaram que o gajo não fosse castigado, que apenas o foi já em férias!

    Ainda bem que o SLB manda nesta merda toda!

    Nem assim! Nem assim!!

    Tri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a merda de clube por quem torces não tem ganho isto, e esteve à beirinha, nunca mais saías do teu buraco, caladinho que nem a ratazana que és, mas assim é só largar bazófia! és o maior tu pá!!!! és o maior!!! LOL !!!

      Eliminar
    2. Sergey,

      gostei da tua assinatura, não podia condizer melhor com o que fazes aqui.

      (TRI) Toxics Release Inventory
      https://www.epa.gov/toxics-release-inventory-tri-program

      Eliminar
    3. pois eu só gostava era que mamasses uma patada no joelho como aquela que o quisto da musgueira aplicou ao Ruiz... depois a gente falava melhor...

      Eliminar
    4. No dia em que reconheçam que foram beneficiados... Estarão mais perto de vencer!
      Assim, espera-vos mais 15 anos de secura!

      Eliminar
    5. Ó Gay mas beneficiados onde? Em que jogo? Em que jogada?

      Nesta? http://goo.gl/sKKy3u

      Eliminar
    6. Em Moreira de Cónegos, em Tondela, no Dragão...etc, etc!

      Eliminar
    7. Foram 3 situações e mais 2 etc.
      Factos, são factos!!!

      Eliminar
    8. dragão onde o árbitro inventa o penalty do único golo do clube da fruta...?!?

      ahahahahahah!

      Há malta que não se manca

      Eliminar
    9. essa cartilha anda muito mal estudada!!!!

      Então e os 900 mil penalties perdoados ao Sporting nos derbies com o carnide já foram esquecidos...?!?!

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Post incrível.

    Um dado curioso é que os benfiquistas têm mais noção e receio da nossa grandeza do que os portistas. Talvez pelas pessoas do Porto não conhecerem bem o resto do país e existirem poucos sportinguistas no Porto (eu sou um deles).

    No outro dia assisti ao programa "dia seguinte" e a determinada altura o Guilherme Aguiar, sobre um tema que já não me recordo, atirou-se ao Benfica, protegendo o Sporting e o Rui Gomes da Silva respondeu-lhe insinuando que os portistas não estavam a ser inteligentes ao escolher o Benfica como alvo a atacar, porque estamos numa altura critica em que estrategicamente tanto o Benfica como o Porto deveriam atacar o Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chico Lima, tens razão quando falas nos poucos sportinguistas no Porto.
      Eu também sou do Porto, nascido e criado e não conheço nenhum sportinguista, só portistas e Gloriosos Benfiquistas TRI Campeões.
      Quanto ao "deveriam atacar o sporting" não te esqueças que tudo tem um timing, e esse começou quando o voz de arroto começou a mandar todo o tipo de postas de pescada contra o Glorioso. Aí os adeptos ofenderam-se e a sua revolta foi sentida nas redes sociais e blogues como este.
      Eu até o voz de arroto arrotar (passe o pleonasmo) nem sabia que o sporting existia e então aqui no Porto muito menos.

      Eliminar
    2. És mesmo parolo Rudolfo,tipico atrasado mental e ainda por cima do norte.Os gajos do Benfica de Lisboa até gozam convosco,provinciano do caralho.
      Tu o Martins e outros que tais não passais de atrasadinhos e é verdade que o sois.

      Eliminar
    3. Ó King Sheep, tu deves ser daqueles que pensa que Portugal é Lisboa, o resto é província. Tão limitado rapaz, provado na mesquinhez do teu brilhante raciocínio.
      E quanto ao gozar, não te preocupes, os Benfiquistas de todo o mundo também se fartam de gozar com os sportinguistas, sejam de Lisboa ou não.

      Eliminar
    4. Só não viste Sportinguistas no grande porto se não saíste de casa. Eu já estive em todo o tipo de meios e diria que a proporção é de 1 Sportinguista para 4 Benfiquistas.

      Quanto aos "ataques" foi o Benfica que começou com as hostilidades, só que não directamente pelo cadastrado por roubo, mas sim pelos avençados, vice-presidente, director de propaganda, etc...

      Eu por acaso sempre conheci o Benfica, porque sempre foi o melhor programa de comédia cá no Porto. Quando o Vale e Azevedo e o Manuel Vilarinho apareceram até batia os Monty Python. Só vos comecei a levar mais a sério quando começaram a ser oferecidos vouchers de refeições a árbitros e observadores (coincidências).

      Eliminar
    5. Quanto a essa da comédia, sabes que cá pelo Porto gozam com as siglas SCP
      SCP somos carneiros de Portugal
      SCP sporting comédia de Portugal
      E então quanto ao badocha e ao 4ª escolha nem se fala.

      Eliminar
    6. Além de atrasado metal ainda por cima levas uma data de parolo !...burro do caralho !...ehehehehehe

      Eliminar
    7. Francisco Lima, agora recordo-me. Efectivamente encontrei aqui pelo Porto 2 lagartos: um no zoo da Maia outro no de Santo Inácio.

      Eliminar
    8. Que piada tem o palhaço do Rudolfo....clap clap clap para o homem do Cerco...oinc oinc oinc oinc

      Eliminar
    9. Ah, mais o King Sheep, pois a sua estupidez é lendária e omnipresente.

      Eliminar
    10. Rofl,

      Deves ter tido um orgasmo de atenção so nest post, certo?
      Malandro....

      Eliminar
    11. Rudolfo, se és do Porto, como dizes, deves pertencer a uma zona muito...especial, digamos assim. Eu, que vivo na Maia, devo ter mais anos de vida no Porto do que tu de vida e, muito sinceramente, é a primeira vez que ouço um portista sair-se com a pouca representatividade do Sporting na cidade (e arredores)!
      Pergunto-me, até, que idade terias ou por onde andarias, quando o Sporting ganhou os 2 últimos campeonatos e nem percas tempo a gritar que os portistas eram tantos ou mais que os sportinguistas.
      Mas, pronto, criaste o teu mundo, vives nele- "encarcerado", talvez, se pensar na enormidade de comentários que vais escrevendo ao longo do dia- mas tens que te libertar, sair, conviver. Socializar, enfim, e sem olhar a clubismos. Acho que acabarás surpreendido com o que te rodeia.
      Liberta-te, limpa as teias de aranha da cabeça e vive- para lá do futebol, se possível.

      Eliminar
    12. O Rudolfo é um caso de estudo. Não sabia que o Sporting existia até ao BdC mandar todo o tipo de postas de pescada contra o clube do cadastrado por roubo Vieira.

      Até gostava de saber a posta de pescada que mais afectou o Rudolfo e que o levou a frequentar um blog do Sporting durante tanto tempo, com uma média de 15 comentários por dia sobre o clube que não conhecia. Tem de ser uma coisa mesmo importante.

      Aposto que foi a posta de pescada sobre os vouchers de oferta de jantares a árbitros. Eventualmente, porque ofende a memória do Eusébio, ou então porque é um assunto delicado (tal como as escutas do apito dourado para os portistas).

      Acertei Rudolfo? foi esta a posta de pescada que mais te ofendeu, ou foi a do falso telefonema do traficante?

      Eliminar
    13. Liondamaia é a 1ª vez porque nem sequer é assunto. O Sporting não existe de Leiria para cima.

      2ª força de juízo nessa cabeça.

      Eliminar
  15. Venho aqui reproduzir o comentário sobre o caso slimani que deve ser muito perjurativo e inflamatório pois não o aceitam
    "Primeiro ponto: LFV veio a público que já não queria castigo do slimani. A decisão do CL foi não castigar.
    Segundo ponto: LFV mudou de ideias pois recorreu da decisão. Foi agora decidido o castigo do Slimani.
    Terceiro ponto: enquanto se fala da polêmica slimani não se falam de outros assuntos polêmicos, como por exemplo agora as contas dos clubes."
    Não entendo porque não aceitam o comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não aceitam no blog que defende a liberdade de expressão e tem visao.

      Eliminar
    2. Ainda dão audiência a esse reles pasquim, mais vermelho que a bandeira da China?

      Eliminar
    3. Se calhar não publicaram o comentário para proteção misericordiosa do autor do mesmo...

      "Para que não fiquem dúvidas, a justiça deve ser célere, deve castigar ou ilibar, mas tem de ser muito célere nas suas decisões. Portanto, para evitar demagogias ou polémicas absurdas, digo hoje que espero que nenhum jogador da equipa que vamos defrontar na próxima jornada [ndr fala do Sporting e não do U. Madeira] seja impedido de jogar contra nós. A justiça deve atuar, aliás já o devia ter feito, mas, para que não haja nenhum tipo de suspeição, castiguem - se tiverem de o fazer - depois do nosso jogo"
      http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/interior/vieira-pede-slimani-no-derbi-5052409.html?id=5052409

      Agora é só comparar com o que acima é insinuado.

      Eliminar
    4. Olha bem que se sabe que esse lindo acto de fair-play surgiu quando já se sabia que a decisão iria surgir bastante mais tarde...
      Se a demagogia fosse da família dos morcegos, muita gente passaria o dia de cabeça para baixo...

      Eliminar
    5. O Visão de Mercado é o maior asco da blogosfera. Lampiãozada imunda e censuradora, lampiãozada portanto.

      Eliminar
  16. Será?
    Será que estes trolls profissionais são realmente adeptos do carnide ou apenas recebem para assim parecerem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cá para mim são uma cambada de gordos (veja-se o gobern ou o berra) que o único contacto com o desporto é através do... teclado ou telecomando...

      Eliminar
    2. Pelo nivel intelectual da maior parte, eu diria que é apenas malta com problemas sociais desviantes e que aproveita a atençao dos outros para se sentir notado pelo menos uma ou duas vezes por dia, na miseria de vida que levam.

      Eliminar
    3. lol! exactamente a minha opinião.

      isso e serem gordos.

      Eliminar
    4. Acho que são mesmo é uns grandes lampiões filhosdaputa

      Eliminar
  17. Este ano abriram-se uns precedentes graves, o que vai contribuir para que no próximo ano seja à fartazana:
    --pode-se agredir à vontade, desde que o árbitro não se aperceba: o castigo só sai quando acabar a época desportiva e pelo mínimo.
    --pode-se dar dinheiro a qualquer árbitro pois isso só é considerado denúncia caluniosa agravada e o clube nunca tem culpa pois o indivíduo que lhe deu esse dinheiro será sempre considerado como tendo agido na extrapolação das suas funções.
    --pode-se insultar, caluniar ou inventar as teses mais mirabolantes sobre a classe arbitral pois nunca se é castigado por essas difamações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano abriram-se uns precedentes graves, o que vai contribuir para que no próximo ano seja à fartazana:
      --pode-se agredir à vontade, desde que o árbitro se aperceba e o jogador seja do benfica: nao havera amostragem de qualquer cartão vermelho a jogadores do benfica.
      --pode-se dar vouchers de refeição a qualquer árbitro pois isso só é considerado denúncia caluniosa do presidente do Sporting e o clube nunca tem culpa pois o valor da refeiçao nao esta estipulado e quase ninguém os utilizou (cof, cof,cof).
      --pode-se insultar, caluniar ou inventar as teses mais mirabolantes sobre o presidente e o treinador do Sporting pois nunca se é castigado por essas difamações.

      Eliminar
    2. Não vale a pena dar conversa ao Rudolfo das 16:00 às 24:00. O das 8:00 às 16:00 dá mais luta (ainda deve estar sóbrio a essas horas)

      Eliminar
    3. orc, eheheh, resposta à altura.
      Só diferem no facto de a tua ser ficção e a minha a pura realidade.
      Mas mesmo contra tudo e contra todos conseguimos ser TRI CAMPEÕES.

      Eliminar
    4. Rofl,

      Faltou ai melao, konpensan e essas tretas todas da prache - estas a falhar.

      Ficçao, é o Jose Rodruigues dos Santos comer uma sueca enquanto esta lhe sugere fazer uma sopa com o leite dos seus seios.
      Ahhn e o benfica ganhar um campeonato sem favores de arbitragem.
      Se bem que acho que esteja mais perto de ser realidade o JRdS comer uma sueca.

      Eliminar
    5. orc, o José Rodrigues dos Santos até já comeu umas poucas e boas via Tomás Noronha.
      Quanto ao melão ainda concordo que tu o tenhas comido neste final de campeonato, kompensan já não me acredito pois nem o nome direito sabes escrever, talvez tenhas tomado rennie.

      Eliminar
    6. Rofl,

      Ja vi que es versado em medicamentos e literatura duvidosa. Nao te queria ofender.

      Quanto ao melao: classe. Nao deixes de vir ca!

      Eliminar
    7. ... quanto ao "melão"... esse não sai da boca do Cu_dolfo...

      CALADO!!!! SERÁS TU'

      Eliminar
    8. orc, eu que estava a pensar desistir, agradeço as tuas palavras de incentivo para continuar a comentar neste blogue. Obrigado, cá continuarei até que a falangeta me doa.

      Eliminar
    9. Rotinha, nem sei como desta vez não te referiste à protuberância do Sanches. Vives com ela na boca.

      Eliminar
    10. lol! Não é o que eu digo?!? tu até sonhas com o mangalho do preto...

      Eliminar
    11. Eu?????
      Tu é que andas sempre com a protuberância dele na boca!!!!
      O Quisto isto, o Quisto aquilo....

      Eliminar
  18. Só o simples facto de estes FdPs de boifiquistas, lampiões, lampiursos,lãzudos andarem por aqui, é prova provada que estamos no bom caminho. Já parece que estamos, em alguns momentos, no espaço de comentários do "Rascord", da "Burla" e do "Assapado". Ainda bem que há terrenos "interditos", porque eu também não ando em "blogues" boifiquistas, a "armar-me aos cucos".

    ResponderEliminar
  19. A agenda dos carnidenses é tão visível...Querem forçar o diálogo sobre castigo a Slimani, no sentido de evitar que os sportingustas continuem a se unir e, convém não esquecer, também evitar que falem em RC (assunto no momento que a todo o custo tem de ser evitado).São tão evidentes quanto rídiculos!!

    ResponderEliminar
  20. Uma senda vitoriosa é claro que potencia a adesão de adeptos a um clube, mas não é condição necessária e suficiente. Vejamos, se tal se impusesse todo e qualquer clube cujo trajecto não verificasse um registo de vitória, estaria como que condenado nos períodos temporais referentes a esses trajectos a criar um determinado número de dissidentes. Verificando-se a fidelização desses mesmos adeptos e mais, a adesão de outros, poder-se-á concluir que outros valores se impõem que não o da conquista. É assim assumido que outros valores se colocam e que o nosso Lema Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, como que nos colocam perante uma Cultura de Valores e na qual a Paixão e Dedicação assumem relação principal entre o Clube e os Adeptos.
    Mas como diria o Amigo TU VAIS VENCER "Os outros estarão sempre lá para desvalorizar as nossas cores. Os nossos melhores do mundo, sejam eles o Ronaldo, o Agostinho, o Carlos Lopes, o Livramento, e outro qualquer.
    E é aí que com um sorriso nos lábios ainda maior nos lembramos porque é tão bom ser Sportinguistas. Os maiores atletas Portugueses são Sportinguistas. E aqui o tempo verbal é importante. Porque não foram, é são.
    Foi ao viver o nosso lema de corpo e alma que atingiram Olimpo do desporto. E para sempre ficarão gravados a ouro na nossa memória. E isto é ser Sportinguista. Este ousar
    Este ousar querer vencer sempre, contra tudo e contra todos. Mas leais."

    ResponderEliminar
  21. Sergey,

    Vieste comentar novamente ás 02:15. Mesmo bêbado não deixas de pensar no Sporting!

    ResponderEliminar
  22. Entre outros erros neste artigo, o que vejo logo à partida é a diferença entre os valores de plantel.

    Usando o mesmo site que referem no artigo - transfermakt (já foi dito algures que é gerido por "gentes" da Gestifute) - o Sporting não tem o plantel mais valioso em Portugal.

    É um post engraçado mas que foge ao essencial na minha opinião: chegar a fins sem olhar a meios.

    O Benfica e Porto também entraram nesta corrida dos lucros. E agora estão a pagar caro pelos exageros e não está nada fácil.

    ResponderEliminar
  23. Sergey;

    Foram pagos qualquer coisa como ~4Mi de encargos financeiros... o que o Carnide pagou não sei, mas sei e é publico que aumentou os encargos financeiros em 5 Mi, pois pagou um Emprestimo Obrigacionista de 45Mi com um novo de 50 Mi... e há outro de 40 Mi pendente, todos a curto prazo, e isto é que deve doyer, pois a continuar assim não é falência técnica é 'insolvência'(bancarota) memso.

    Quanto ao Sporting basta reverter a 'provisão' para uma garantia bancária qualquer, e de 11Mi que é o que falta pagar, pois se o dinheiro existe e estou conifcto que existe em face dos lucros dos anos passados, não é preciso carregar os custos e o passivo... este ano também podedar lucro sem vender nenhuma perola!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mario,isso é demais para o "homem", por causa de ti vai escangalhar a calculadora toda só para a ligar.

      Eliminar