terça-feira, 21 de junho de 2016

Ser ou não ser Ronaldo, eis a questão

É fatal como o destino: quando há jogo em que Ronaldo não resolve e em que Portugal obtém um resultado aquém das expetativas, aparecem de imediato os haters a questionar o nível do capitão da seleção. E falhando Ronaldo um penálti que poderia ter dado a vitória na partida e uma provável qualificação para a fase seguinte, pode-se dizer que saiu o jackpot a essas pessoas.

Em primeiro lugar, há que dizer que existem razões válidas para se criticar o capitão da seleção. A política instalada na seleção de Ronaldo über alles seca uma boa parte do potencial dos restantes jogadores. Montam-se táticas que favoreçam as características de Ronaldo (o que é compreensível, até certo ponto), Ronaldo é o marcador de penáltis (que também se compreende), Ronaldo é o marcador de livres (o que já não é compreensível), e Ronaldo seria, provavelmente, o marcador de cantos se isso fosse, de alguma forma, uma estatística importante capaz de contribuir para prémios individuais. Ronaldo não tem um discurso adequado nos maus momentos, raramente protegendo o coletivo e chegando algumas vezes a individualizar responsáveis, o que é uma atitude que fica particularmente mal num capitão. Ronaldo tem um tratamento privilegiado em relação aos outros colegas: escolhe os estágios e os jogos em que participa e pode, ao que se diz, levar staff próprio para os trabalhos da seleção. 

Mas Ronaldo não é o principal responsável por isto. Estas benesses apenas acontecem porque toda a estrutura da FPF o permite. Quem critica Ronaldo não pode isentar de responsabilidades aqueles que deveriam controlar o poder de um jogador no grupo de trabalho para além do razoável. Ao contrário do que seria normal, é a própria estrutura liderada por Fernando Gomes que alimenta este culto a Ronaldo (ah, o jeito que dá o dinheiro dos contratos publicitários e dos cachets de amigáveis), com a complacência (e até colaboração) da maior parte da comunicação social.

Perguntou-se a Fernando Santos, na última conferência de imprensa, por que razão continua Ronaldo a marcar livres quando existem outras opções com taxa de eficácia muito superior. O selecionador fugiu à pergunta e limitou-se a dizer que Ronaldo continuará a marcá-los. Parece-me que é um tema que merece ser explorado, mas a generalidade dos jornalistas prefere não insistir no tema, por saberem que isso iria desaguar em questões bem mais incómodas.

Mas a verdade é que Ronaldo é, neste momento, o único jogador de topo do nosso futebol. Não lhe dão tolerância para render pouco. Não tem quem resolva de forma consistente na sua ausência. É o jogador mais internacional de sempre de Portugal, o que significa que já dedicou mais tempo à seleção do que qualquer outro atleta. É o recordista de golos marcados pela seleção. Tem duas meias-finais e uma final em competições internacionais, mais do que qualquer outro jogador português. É, provavelmente (não gosto de entrar nestas comparações), o melhor jogador português de todos os tempos. Por tudo isto, merece o respeito que muita gente não lhe tem dado nos últimos dias.

É pena, efetivamente, que o próprio Ronaldo não tome a iniciativa de se pôr no mesmo patamar dos seus colegas. Se colocasse o seu imenso talento ao serviço da equipa - em vez de esperar que o (mais limitado) talento da equipa o sirva a ele -, se a equipa se habituasse a não ter que viver de Ronaldo para ter sucesso, e se as convocatórias e titularidades fossem atribuídos em função do mérito dos jogadores e da sua utilidade para a seleção, de certeza que não estaríamos numa posição tão frágil ao fim da 2ª jornada da fase de grupos.

130 comentários :

  1. Quando queres, escreves umas coisas interessantes.
    É pena a do melhor jogador PT de todos os tempos: Aqui já devias de ter vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, não gosto de entrar nestas comparações, mas o palmarés e a preponderância que teve no futebol mundial nos últimos 10 anos fazem dele um candidato mais que óbvio a melhor jogador português de sempre.

      Eliminar
    2. Não sabes respeitar opiniões dos outros, tens bom remédio. Não apareças.

      Eliminar
    3. Devia ter vergonha porquê? É alguma mentira? Ao menos tenta fundamentar o porquê de ser uma vergonha...

      Eliminar
    4. Em termos futebolísticos e de palmarés, golos marcados, internacionalizações, bolas de ouro, botas de ouro, etc., etc., Ronaldo é incomparavelmente superior a qualquer jogador português, incluindo Eusébio. NÃO HÁ COMPARAÇÃO POSSÍVEL!

      Eliminar
    5. Vergonha devias ter tu de ser tão burro...ou pensas que o futebol moderno é jogar à macaca ?.

      Eliminar
    6. O inzébrio devia ter começado por ter mais golos marcados, e melhor média de golos marcados que o Peyroteo pá...

      Quem sabe, sabe... aprende com quem sabe... https://www.dreamteamfc.com/c/cristiano-ronaldo-is-not-portugals-greatest-ever-player-this-man-is/

      Eliminar
    7. Não tenho a certeza se não será também vergonha responder-se a esse badameco. Principalmente quando quem o faz é o próprio mestre, mas enfim. A "sorte" é que este blog é da google senão já estava mais que hackado ...

      Eliminar
    8. O Ronaldo é o melhor jogador português de todos os tempos. E é também o segundo, e o terceiro.
      Em quarto vem o grande Peyroteo, que a FPF gosta de fingir que não existe.

      Eliminar
    9. Artista do dia, o problema é que a preponderância que teve no futebol Mundial, não corresponde à que teve no futebol PT. Sim, parece um paradoxo, mas vejamos:

      -Como jogador do Sporting,em Portugal, se não estou a induzir em erro, não ganhou um único troféu;

      -Tem uma final e duas meias-finais, sim, mas tanto no Euro 2004, como no Mundial 2006, os verdadeiros líderes e figuras de proa da seleção eram Figo e Deco. Teve um papel relativamente importante no euro 2012, mas mesmo aí falhou redondamente no jogo contra a Espanha, onde até nas conversações de grandes penalidades, decidiu que seria mais importante ser ele a selar a qualificação e a colher todos os louros do que assumir a responsabilidade de capitão e marcar o primeiro penalty: Algo que qualquer capitão-líder faria;

      -Eusébio, melhor jogador e melhor marcador de um Mundial. Algo que Ronaldo nem perto esteve perto de conseguir. Não esquecer que a dificuldade de apuramento para um Mundial ou Europeu não tinha nada a ver com os dias de hoje, onde até uma Islândia desta vida, é capaz de se apurar;

      - A média de golos/internacionalizações é bastante inferior à de Eusébio. E olhem que Eusébio não tinha a possibilidade de defrontar colossos como a Islândia ou Liechtenstein....

      Há mais, mas fico-me por aqui
      Vá, admite lá, Artista. O vosso orgulho desmedido em relação à cantera, é que vos faz embandeirar em arco desta forma. Deixem-se lá disso e foquem-se no essencial. :)


      -------------------------------------------------------------

      Vergonha são vocês que se metem em conversa que não vos diz respeito. Há muito leão em estado demente que merecia ser abatido.

      Eliminar
    10. Continua burro a jogar à macaca...queres assassinar alguém ó deficiente ?.

      Eliminar
    11. Mestre não ofendas o Eusébio...
      Com 7 participações em Fases de apuramento de Europeus e Mundias e com selecções construídas com a base em jogadores campeões europeus de clubes, só conseguiu apurar-se para 1 Fase Final... Mundial 66.

      E Eusébio não tinha a possibilidade de colossos como a Islândia ou Liechtenstein, mas teve a oportunidade de defrontar selecções de «amadores» de top, como o Luxemburgo e perder por 4-2 em Outubro de 1961.

      Eliminar
    12. Jorgen, são tempos diferentes, daí ser difícil comparar. Faltou dizer que em 66, Eusébio também estava rodeado de jogadores de grande nível, que nessa década venceram títulos internacionais pelos seus clubes. Um foi eliminado pela anfitriã Inglaterra, em 66, o outro foi eliminado em 2012 nos penáltis pela Espanha, provavelmente a melhor geração de sempre da história do futebol europeu.

      Eliminar
    13. Jorgen

      Queres mesmo falar do colosso Luxemburgo que foi contra quem se estreou a marcar na seleção?!
      Ou então a "poderosa" Coreia do Norte?
      Verdade verdadinha é que só participou em 1 mundial!A seleção que era a base do melhor Carnide da historia só se apurou para 1 simples mundial!
      Ronaldo levou o Man Utd ás costas e ACTUALMENTE leva APENAS E SÓ O MAIOR CLUBE DA HISTORIA ÁS COSTAS!
      Ronaldo é 3 vezes campeão europeu!
      Ronaldo é o melhor marcador da HISTORIA da liga dos campeões!
      Ronaldo foi considerado 3 VEZES o melhor jogador do mundo!
      Bastava esta ultima frase para deitar por terra qualquer argumento que possas usar! No entanto ainda adicionei alguns.

      Eliminar
    14. Os prémios individuais são subjetivos. Iniesta e Xavi não têm nada e são dos jogadores mais influentes da última década.
      Ronaldo ganhou 2 Champions no melhor clube do mundo, mas também só tem um mísero campeonato Espanhol.
      Dizer que Ronaldo leva o Real Madrid às costas é alguém que está ao nível das declarações do mesmo quando as coisas correm mal: Falta de humildade e prepotência ao máximo. O Real Madrid apenas tinha 9 Champions quando Ronaldo chegou... Levar o Real às costas é o que fez Di Stefano com 5 Champions de estocada.

      Bonito, bonito seria teres dito: Ronaldo levou a seleção às costas. Mas aí é que para tudo, não é? Melhor PT de todos os tempos, só na cabeça oca de alguns. Haja respeito por quem é grande, tanto no clube como na seleção.

      Eliminar
    15. Por essa tua lógica Jorgen80, o melhor português de todos os tempos chama-se Fernando Peyroteo.
      E vens falar da média de golos/internacionalizações? Só falas das estatísticas que te convêm? Ronaldo tem melhor média de golos/jogo na sua inteira carreira e a carreira dele não passou apenas por Portugal onde o Eusébio nao defrontava os Liechtenstein mas sim os Aroucas.
      Pinho

      Eliminar
    16. Obviamente que a guerra de argumentos será interminável nesta questão, mas Ronaldo não tem defrontado Aroucas na Liga Espanhola? Há comparação de orçamentos do Real Madrid para as outras 18 equipas da Liga Espanhola?
      Fora 4 ou 5 equipas na Liga Espanhola, o resto é apenas para cumprir calendário. Daí que não é surpreendente ver que em casa o Real Madrid costuma golear com uma certa frequência.
      A liga Espanhola nem de perto nem de longe, se aproxima da liga Premier League em termos de competitividade, apesar do que nos tentam vender.

      Eliminar
    17. Até pela venda dos direitos televisivos...ninguém é parvo e por isso é que na Premier cada clube leva 100 milhões, pelo menos, para casa. E não, não são de Yuans.

      Eliminar
    18. Basicamente o teu argumento do Liechtenstein não tem pés nem cabeça.
      Por outro lado estás a comparar Rayos Vallecanos com Aroucas... Se o orçamento deles é maior tem melhor equipa logo melhor defesas e melhores guarda redes. Consequentemente fica mais difícil marcar golos...
      Pinho

      Eliminar
    19. Estou a comparar a época de Eusebio num Liga de jogadores Portuguses e esta do Real Madrid onde fora o Barcelona e a genialidade do Simeone, não tem rival que se aproxime.

      Eliminar
    20. Ah ah ah ah ah ah

      Triste lampionice!!

      Tem mesmo de ser os maiores...

      Ridículo jorgen... E depois querem ser levados a sério!

      Primeiro falas de factos, objectividade... levas rebocada, já vem a subjectividade.

      E depois cais no absurdo no ridiculo...
      Como se jogar em Portugal, no Benfica ou Sporting fosse sequer minimamente comparável a jogar na actual liga espanhola...
      No tempo em que metade dos jogos eram de 4-0 para cima.

      Ridículo
      És patético.

      Pensava que eras dos poucos lampiões com cérebro aqui...
      Ups! Afinal, não!

      Absurdo, ridículo.

      Mais Eusébio nem sequer é o segundo melhor jogador português!

      Nem o terceiro!
      Pode pegar na estatística que quiseres.
      Figo está antes dele.
      Se tirares prémios europeus, peyroteu está antes dele.

      Se queres defender o Eusébio do pela subjectividade.
      Quanto à comparação do actual plantel português c o de 66... mestre disse tudo.

      Patético lampião...

      Eliminar
    21. Se queres defender o Eusébio do pela subjectividade.
      =
      Se queres defender o Eusébio, só com critérios de subjectividade.

      Eliminar
    22. Um "melhor do mundo e arreadores", para carnidense embarretar, que renuncia à verdade desportiva, e se corrompe em favor de outro clube que não aquele que o acolhe e lhe paga o ordenado... só por causa disto, é uma verdadeira infâmia a presença desse ser no Panteão Nacional... trata-se do Olimpo dos Deus Nacionais... e não de um qualquer badameco bêbado e complexado...

      https://www.youtube.com/watch?v=iZoY6BUDFU4

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado com o que dizes Fernando. Não ofendas a memória do inzébio...

      Eliminar
    2. Apaguei porque era como resposta ao Jorgen e enganei me e postei aqui?!
      Eusebrio quem?!

      Eliminar
  3. Ó tema não tem a ver com o eusébrio, mas há sempre as lampiarinas a querer meter o gajo no barulho para o glorificar.

    Irritam os lampiões e a incessante guerra para fazer do "Jack Daniels" o melhor de sempre.

    É o jogador com melhor média de golos da história do futebol português? NÂO

    É o jogador com mais internacionalizações na história do futebol português? NÂO

    É o jogador com melhor palmarés individual da história do futebol português? NÂO

    É o jogador com melhor palmarés colectivo da história do futebol português? NÂO

    É o jogador mais conhecido internacionalmente da história do futebol português? NÂO

    É pá vão mas é para o raio que vos parta mais o vosso "king".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1º Melhor média de golos? Realmente o Eusébio tem mais, jogou em Moçambique e Portugal. Coitado do Ronaldo que só foi o melhor marcador em ligas fracas como a Inglesa ou Espanhola, num tempo em que as goleadas de outros tempos escasseiam.

      2º Mais internacionalizações? Há dúvidas neste ponto? Com 127 é efectivamente o mais internacional.

      3º Palmarés individual? Jasus, comparar o Palmarés do Eusébio com o do Ronaldo e como comparar uma frota de Fiats com outra de Ferraris.

      4ª Palmarés colectivo aqui não é, o Baía continua a deter o recorde mundial se não estou em erro.

      5º Mais conhecido? Ora bolas, acho que é mesmo.

      Comparar o futebol de há 50 anos com o da actualidade é comparar alhos com bugalhos, hoje as equipas equivalem-se (ver os resultados do Europeu), há muito escrutínio e mediatismo. Não tenho dúvidas algumas que o Ronaldo é muito superior ao Eusébio, em todos os aspectos. É, e será, o melhor jogador português de todos os tempos, e se mais prémios não vence é porque coabitou temporalmente com Messi.

      Eliminar
    2. Melhor média de golos - Peyroteo

      Mais conhecido o eusébrio? Só se for em tascas porque de resto não chega aos calcanhares do Ronaldo.

      Eliminar
    3. Esqueceste do mais importante.

      É o melhor jogador de sempre do carnide? É.
      Então é o melhor de todos o portugueses, de sempre. Do passado, do presente e do futuro.

      É preciso é entender a lógica lampia

      Eliminar
  4. MdC,
    Bom dia para si e demais sportinguistas.
    Enquanto o ar é (ainda...) respirável,
    venho aqui dar-lhe os parabéns pelo NOTÁVEL texto.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. jmfigueiredo, tu és como o Portas e tomas decisões irrevogáveis, como a de nunca mais por aqui comentares.

      Eliminar
    2. rudolfo, vê-se mesmo que és lampião.

      Desses que decretam quem pode ou não comentar.

      Eliminar
    3. e aprenderes português rena?

      Eliminar
    4. Sonia1906, ou joanina ou rotinha ou lá como te chamas, qual foi a parte do pretuguês que tu não entendeste?

      Eliminar
    5. Sonia1906, ou joanina ou rotinha ou lá como te chamas, já vi que tu de português percebes (não é marisco) pouco, entendes é de Musgueirês.

      Eliminar
    6. aprende português lampião.

      Eliminar
    7. Senhor... com o ar já muito pesado com a sua presença, corroboro a opinião dos caros sportinguistas que lhe chamaram a atenção para a sua (pouca) perspicácia...
      E permita-me dizer-lhe que não me recordo de o ter tratado tão familiarmente...

      Eliminar
    8. Senhor... com o ar já muito pesado com a sua presença, corroboro a opinião dos caros sportinguistas que lhe chamaram a atenção para a sua (pouca) perspicácia...
      E permita-me dizer-lhe que não me recordo de o ter tratado tão familiarmente...

      Eliminar
  5. É mesmo isto. Na mouche.

    O problema da selecção não é Ronaldo, é mesmo o que gravita à volta dele. Não só nas escolhas, como na própria gestão do jogador e restante equipa.

    Se Ronaldo, poderia render mais com maior humildade? Pode ser. Mas é um erro tê-lo tão à frente no campo. Ele seria um 9,5 perfeito. Mas o Jorge Mendes gosta muito do Nani.

    ResponderEliminar
  6. tirado da página do consulado de portugal em barcelona:


    "Paulo Teles da Gama
    15 h ·
    Hoje, no jornal de referência catalão La Vanguardia, um pseudo jornalista, chamado Antoni López Tovar dedica uma página inteira a Cristiano Ronaldo. No entanto, não se trata de uma análise ao seu futebol, uma estatística dos seus golos ou um relato sobre as vitórias alcançadas. Nada disso, este jornalista “desportivo” ocupa todo o artigo a analisar a personalidade de Cristiano Ronaldo e o seu suposto egocentrismo. E, da mesma forma como o fez Antoni López Tovar, também outros jornalistas, treinadores, ex-jogadores, comentadores gastam grande parte do seu precioso tempo a falar do feitio de CR7, das suas expressões faciais, dos seus abdominais e outras questões que nada têm a ver com o futebol.

    Isso fez-me pensar...Provavelmente como nenhum outro jogador na história do futebol, Cristiano Ronaldo está no palco em frente dos holofotes, sob o olhar escrutinador de milhões de espectadores. Que, por alguma razão que desconheço, embirram com ele e invejam-no. E este, quase em desafio permanente, nunca esconde a sua vontade de vencer, não finge ser quem não é, não ambiciona ser simpático ou afável. Apenas quer ser o melhor. E trabalha para isso. Diariamente. Mais do que qualquer outro.

    Acho verdadeiramente ridículo que o futebol seja agora avaliado em termos de personalidade ou de simpatia. Certamente haverá muitos que assobiariam Maradona porque a sua conduta não era própria. Ou outros que não gostariam da veia boémia de jogadores como Romário ou Ronaldinho Gaúcho. Ou ainda alguns que não sentiam qualquer empatia por jogadores agressivos como Roy Keane ou Gattuso.

    No entanto, o que fica para a história são os resultados. E aí, esqueçam lá isso da personalidade ou da vaidade, Cristiano Ronaldo é imbatível. Melhor marcador da história do Real de Madrid. E atenção, estamos a falar do Real de Madrid, onde despontaram nomes como Di Stefano, Raul, Butragueño, Hugo Sánchez, entre outros. Em menos épocas CR7 pulverizou todos e fica para a história do clube.

    Mas não ficamos por aqui. É o único jogador da história que ganhou quatro vezes a Bota de Ouro para o melhor marcador da Europa. É o único jogador que foi capaz de marcar mais de 50 golos em 5 temporadas distintas. Único jogador que num mesmo campeonato marcou golos a todas as equipas da Liga Espanhola É o melhor marcador da Champions League. E na Seleção Nacional, onde muitos se queixam que faz pouco, é simplesmente o jogador mais internacional de sempre e o que mais golos marcou.

    Podia escrever vários parágrafos sobre os diversos feitos do Homem. Não vale a pena e para o efeito acho que já referi o suficiente. Gostavam que ele fosse mais humilde??? Mais afável??? Mais comedido??? Talvez dessa forma CR7 ganhasse finalmente a simpatia dos que agora o odeiam. Mas seguramente não teria alcançado tudo o que conseguiu no desporto e na vida.

    Ronaldo é um ganhador nato e sempre venceu com distinção todas as adversidades que encontrou na vida. A cada crítica, a cada insulto, a cada vaia, a cada ofensa, ele responderá onde sempre o fez: dentro de campo, fazendo tudo o que está ao seu alcance para vencer.

    Está a decorrer o Campeonato da Europa e nada me garante que Portugal seja apurado ou que Ronaldo consiga sequer marcar algum golo. No entanto, mesmo que as vitórias não apareçam e que fiquemos pelo caminho, tenho a certeza que ele dará a volta por cima, como sempre fez.

    Como português, pouco me interessa que ele pareça antipático, individualista, vaidoso, egocêntrico. Tomara que todos os portugueses pudessem, como ele, levantar bem a cabeça, olhar nos olhos do mundo e dizer, com alguma soberba: “Calma...Eu estou aqui...”."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou daqueles que não me identifico com o estilo do Ronaldo mas por exemplo esse jornalista poderia olhar para os problemas do Messi com o Fisco...também poderia para o altruísmo de Ronaldo que tantas pessoas e organizações tem sido ajudadas e não vem nos holofotes da imprensa nacional e internacional por pouco vende !...

      Eliminar
    2. Este outro texto, igualmente brilhante comparado-o ao do mestre, tem ainda outro significado: é um texto "oficial"; é um texto "oficial" e politicamente incorrecto no que concerne à crítica vinda de fora ou de dentro. É um texto "oficial" e, espanto dos espantos, é inteligente!!!!

      vindo do mestre (que até deverá ter maior audiência) vale o que vale (q ñ é pouco!) vindo de fonte "oficial" vale muitíssimo, principalmente se for escarrapachado, à força seguramente, na pasquinada que temos.

      Eliminar
    3. o texto foi escrito pelo cônsul de portugal em barcelona na sua página pessoal, e mais tarde partilhado na página do consulado.

      Eliminar
    4. Conheço o Paulo pessoalmente e posso dizer que nunca vira a cara na defesa dos seus. Pessoa 50 estrelas e, como não podia deixar de ser, sportinguista ferrenho! :)

      Eliminar
  7. Excelente texto MDC.

    Desde sempre houve e haverá um ódio para com o Ronaldo e isso vem dos cães de fila porque sabem que o Ronaldo é o melhor jogador português de todos os tempos e foi formado no Sporting.

    De resto concordo com a maior parte das opiniões do MDC.Ronaldo é uma estrela mundial tal como Messi.Sim é verdade que o Ronaldo por vezes tem um excesso de protagonismo no campo que o prejudica.Há um certo egoísmo que não gosto de ver naquele que já foi 3 vezes considerado o melhor jogador do mundo.

    Se houvesse um seleccionador com tomates não seria o Ronaldo o marcador de livres,o Ronaldo não seria o faz tudo, mas sim mais um entre todos.Agora assim quem acaba até por se prejudicar é ele e a própria selecção.

    Apesar do currículum quase excepcional de Ronaldo a nível da selecção há muito a mania de dizer que o Ronaldo por Portugal não faz nada e pelo Real Madrid faz tudo.
    A verdade é que jogar na selecção não é o mesmo que jogar no Real Madrid porque nem os jogadores são os mesmos nem a tática é a mesma.Depois neste torneios a forma vai aparecendo com os jogos e a melhor vitamina,que está a faltar,são as vitórias.

    Não quero falar muito do Fernando Santos porque ele montou uma geringonça pior do que a do António Costa e as prespectivas para ambos não são muito animadoras tanto para a selecção como para o país.

    De resto aqueles que tanto críticam o Ronaldo,por falta de títulos a nível de selecção, queria lembrar que nem o próprio Maradona,o próprio Pelé e até agora o próprio Messi venceram a Copa América !...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Ronaldo não tivesse sido formado no Sporting seria um jogador bem mais consensual em Portugal, disso não há dúvidas.

      Eliminar
    2. Eu cada vez que vejo um português a ladrar furiosamente (diferente de criticar, obviamente) contra o Ronaldo... Sorrio sempre. É a dor da lampionagem em todo o seu esplendor. Maior que o nosso orgulho em termos inequívoca e inquestionavelmente formado um dos melhores de sempre da história do futebol, e o melhor português, só é superado pelo mal estar que isso provoca na passarada.
      Vi o último jogo com um amigo lampião, sempre que o Ronaldo falhava lá estava ele a ladrar. E lá estava eu a sorrir. Mas ele também ia dizendo que o Herrera e o Renato fizeram um época melhor que o Adrien, e dizia que o William estava a fazer um jogo fraco. Se não fosse o facto de ele ser lampião e ainda questionaria a minha sanidade mental. Felizmente já estou vacinado. O Rio Ferdinand também. Só falta vacinar o Fernando Santos, apesar de desconfiar que esse já não vai lá com vacinas.

      https://www.youtube.com/watch?v=aDzsl6LPQEQ

      Eliminar
    3. Mdc o figo foi formado no sporting e é maior consensual! Deixa lá o choradinho...

      Eliminar
    4. Consensual? Ahahah. Larga a porta 18 Nuninho!

      Consensual só se for entre a lampionagem. E só porque o Figo não é indiscutivelmente superior ao Eusébrio. O que dói na lampionagem é o Ronaldo nem dar hipóteses nessas comparações. Já para nem mencionar o Peyroteo... Mas aí o SCP também tem muita culpa própria, ao nunca ter promovido adequadamente tamanha lenda do nosso futebol.

      Eliminar
    5. Meu.. para ser consensual não precisa de ser melhor que o Eusébio!
      A resposta é ao mdc que diz que o Ronaldo não é consensual por ser formado no sporting... o figo foi formado no sporting e é consensual. Ou seja... como é normal só debitas propaganda. Pensa lá pela tua cabeça pá.
      E se leres... caso aprendas entretanto... eu digo atrás que até sou fã do cr... no entanto percebo o porquê de não ser consensual...e tem ZERO a haver com o ser formado no sporting. Vá.... és um idiota.

      Eliminar
  8. Concordo com tudo.

    O assunto do melhor português de todos os tempos é interessante.

    Há mais probabilidade de algum estrangeiro considerar Ronaldo o melhor de sempre de todos os tempos, do que ser considerado o melhor de Portugal.

    Mas comparando o que não pode ser comparado, Cristiano Ronaldo é melhor atleta, tem mais prémios e atingiu mais records, à excepção dos golos marcados, onde Peyroteo se impõe.

    "Então e Eusébio?", pergunta o lampião médio.

    Se o Eusébio vivesse nos dias de hoje, se mantivesse afastado de consumo alcoolico, que creio, muito se deveu a uma situação de dores num físico mal tratado, nomeadamente a nível de joelhos, mas também à normalidade com que tal era encarado naqueles anos...

    ...talvez a dúvida entre o melhor de todos os tempos não fosse entre Ronaldo e Messi, mas sim entre Ronaldo e Eusébio.

    Nunca saberemos.

    Refira-se também que os que se queixam do folclore em redor do Cristiano Ronaldo, de não compreenderem porque tem que haver unanimidade em redor dessa estrela, vendida à exaustão pela Federação em tudo quanto é sítio, nomeadamente em amigáveis,

    são os mesmos que não vêm nada de mal em quando o Benfica vendeu os joelhos do Eusébio em amigáveis por esse mundo fora, em que tinha que alinhar sempre independentemente do estado dos mesmos. Ou da trasladação para o panteão, usada num golpe publicitário pelo clube. Ou no merchandising, basta ir ao site do clube.

    É normal, numa estrela do clube, dirão? Em relação a qual? Eusébio ou Ronaldo, pergunto eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O futebol mudou, as condições para os jogadores poderem render são completamente diferentes, a exigência é outra, e em relação ao mediatismo e às análises à lupa que hoje se fazem, então aí nem se fala. O futebol dos anos 60 pouco tem a ver com o de hoje. A única coisa que é comparável são os títulos conquistados (que é um dado objetivo) e a preponderância no futebol mundial (coisa que é um dado subjetivo). Parece-me uma pergunta muito complicada (se não impossível) de responder.

      Eliminar
    2. Quem também escreveu um bom post sobre este assunto foi o Monteiro da leveza do liedson

      Eliminar
  9. Ontem no El Pais um jornalista escreve o seguinte "Nunca um tão grande jogador de futebol tem um comportamento tão ridículo como pessoa ".
    Eu tendo a concordar com esta frase e também tal como é dito no artigo a grande culpa é de quem o rodeia e principalmente aponta o dedo a Jorge Mendes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Mendes. É inevitável. E natural. Ronaldo é a sua galinha dos ovos de ouro. Mendes precisa de Ronaldo mais do que Ronaldo precisa de Mendes. E é por isso que Mendes vai fazendo a cabeça a Ronaldo, com a ajuda de autênticos capangas, cuja função é apaparicá-lo.

      Eliminar
  10. Bem vindo de volta.

    Enquanto fã do cr penso que ele sofreu uma mudança nas suas características que atualmente o prejudica... ou marca ou não joga. Comparar este cr com o jogador de Manchester e dos 1os anos de Madrid é ridículo. Se não marca não ajuda em nada a equipa e estraga jogadas dos colegas a tentar marcar. O mérito e o demérito têm de ser assumidos por quem tem a responsabilidade desse mérito e desse demérito... Ou para uns só há méritos e para outros só sobram culpas?

    Esta é a minha opinião sobre o cr... sobre a seleção... Ainda estou a espera de uma análise do Valdemar à entrada espetacular do jm... pelos critérios que analisou a entrada do RS. O resultado da seleção nem aquece nem arrefece... embora para vocês... se ganha é a formação do sporting... se perde é o JM, é o Elíseu, é o vermelho da bandeira...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voltou a ter net depois das encavadelas do fim de semana !...ehehehehehehe

      Eliminar
    2. Necas, por acaso não voltei à discussão do outro dia. Falha minha.

      Para rematar, digo-te que o João Mário, no jogo contra a Islândia, teve uma percentagem de passe de 100% na primeira parte. Numa posição de médio esquerdo onde nunca foi testado nem no clube nem na selecção.

      Quando se começava a entrosar com o Guerreiro... foi substituido.

      Eliminar
    3. Estás mesmo a acusar os outros, os Sportinguistas neste caso, de terem dois pesos e duas medidas? nem me vou dirigir ao que tu fazes por aqui porque não tenho sequer paciência, basta ver que se generalizas comportamentos para o lado do SCP és obrigado a generalizar omesmo tipo de comportamentos para o lado do teu clube. haja pachorra para te aturar...

      Eliminar
    4. O Ronaldo de hoje não tem nada a ver com o de há 10 anos, nem podia. Evoluiu como jogador, e o mais notável é que se conseguiu reinventar a ponto de se manter no topo do futebol mundial. Tivesse continuado a ser o jogador das fintas enfiado junto à linha, e já teria decaído de rendimento... a idade não perdoa, a agilidade e a explosividade não se manteriam iguais para sempre.

      Eliminar
    5. Sim, aqui estou de acordo com o Artista do Dia. Ronaldo reinventou-se. Há muito mérito para perceber que rumo deveria seguir. Ronaldos das primeiras épocas do Man Utd, há muitos.

      Eliminar
    6. Ó jorgen, digamos que nem tantos assim...

      Mas que o CR7 se reinventou, é um facto indesmentível.

      Eliminar
    7. Ronaldo antes da época dos 42 golos no Man Utd era um extraordinário talento, mas pecava na consistência.
      Hoje por hoje há muitos talentos de inegável qualidade- Di Maria, Hazard, Gaitan, Neymar...- mas que não são capazes de fazer 5 jogos excelentes, seguidos, com elevado nível de preponderância no jogo.
      O Ronaldo devido à tal consistência está no ponto em que é ele e Messi e depois vêm os demais. Apesar que Messi para mim, está num nível inatingível. Não há trabalho e esforço que atinja o talento inato de uma pessoa. Messi nasceu para nos deleitar. Um líder silencioso, que joga e faz jogar.
      É a velha questão do esperto luta para parecer inteligente, enquanto que o inteligente não precisa de ser esperto.

      Eliminar
    8. Idiota Valdemar... a questão era sobre o jogo que o JM foi suplente. Good try.

      Mdc eu acho que regrediu.

      Jorgen ele não tem jogo... tem golos... quando não marca não joga. Se evoluísse teria mantido as características desiquilibradoras e acrescentado outras... ele trocou muito desiquilíbrio e muitos golos por um pouco mais de golos e zero desiquilíbrio.

      Eliminar
  11. Entretanto aço que já houve maior um desenvolvimento do caso doyen... é o paga e não bufa.. realmente doyen a quem doer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há lá guita ou não?

      E nem tivemos que vender o Gáitan...

      Eliminar
    2. 14 milhões para recusou vender um jogador por 80 são peaners. Ou bolotas.

      Eliminar
    3. Ej á agora... o Olá John? Não tem que ser pago entretanto?

      Eliminar
    4. Ó Nuno Martins/John Billy/Sergey/Tadeu/Lá Que Merda Decides Ser Tu Agora, lê bem e faz favor de nem sequer me responder, se não queres que a Polícia passe a ser o menor dos teus problemas:

      O que foi indeferido foi o pedido do Sporting em congelar o pagamento à Doyen enquanto o caso não fosse apreciado. Nada mais que isso. O caso ainda está a ser apreciado. O que pode significar que, no fim, o Sporting até pode ter o dinheiro de volta, com ainda mais juros.
      E agora volta lá para o buraco, que já te dei dinheiro mais do que suficiente para ires comprar as mercearias do dia!

      Eliminar
    5. e pagares o ola john? também não apetece.
      mais uma vez a falarem do que não interessa.

      Eliminar
    6. A sério que insistem em comparar um acordo entre partes para fazer o pagamento em outra data e uma ordem de tribunal?

      Eliminar
  12. Mais uma fase final de uma competições de selecções, mais uma prestação ridícula do Ronaldo.
    Concordo com quem diga que Santos não tem cojones para proibir Ronaldo de marcar livres, mas sinceramente, será que Ronaldo não tem olhos na cara?
    Se não está a ser bem aconselhado, é bem que pare um bocado e que reflicta sobre, os anos que vão passando e sobre as suas capacidades físicas. Se ele pensa mesmo que vai manter o mesmo nível até aos quarenta, aguarda lhe uma época muito difícil no Real então. Os adeptos de Madrid não são tão pacientes quanto os portugueses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhh atrasado os adeptos de madrid agradecem os mais de 50 golos que o melhor jogador português de todos os tempos os tem brindado ano e apos ano.
      Certamente que nao se esqueçem q RONALDO é so o melhor marcador de todos os tempos do seu real madrid

      Eliminar
    2. O real vive do presente, e não do passado. O Raul era o maior, passou o prazo de validade e foi corrido. O iker igual. Pensas que será diferente com o Ronaldo?

      Eliminar
    3. Epa es mesmo atrasdo, no presente RONALDO É SO O MELHOR MARCADOR DA CHAMPIONS,VENCEDOR DA CHAMPIONS, MELHOR MARCADOR DO REAL
      Vai.te tratar rapaz es um atrasado do pior que por aqui anda.

      Eliminar
    4. Meu burro mas tu pensas que o real é algum Sporting onde se idolatra perdedores e porcaria? No Real só continuas lá enquanto tiveres rendimento.

      Eliminar
    5. Aqui o bilhas tem toda a razão... O Di Stéfano que o diga... A sorte dele foi jogar até perto dos 90 anos, não fosse isso e teria sido corrido há 60...

      Eliminar
    6. Este billhas é dos mais atrasados wue por aqui comenta,enfim é benfiquista!!!!!

      Eliminar
  13. Sobre o Ronaldo, também teço a seguinte consideração:

    há os que acham que Ronaldo não está isento de crítica.

    E a seguir, antes ou durante, acham que não se pode criticar o Renato, ou porque é inveja da formação de onde vem, ou porque é racismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhhh valdemar.....num post do RONALDO..
      .falares no quisto é um insulto ao melhor jogador português de todos os tempos

      Eliminar
    2. Não os comparei.

      Comparei o tratamento de um e de outro por comentadores profissionais que, por exemplo, quando fazem a análise ao Eric Dier, conseguem dizer que foi formado em Portugal, mas não no clube. Ou que quando o William Carvalho segura o jogo, está a "lateralizar", e quando é o mesmo Dier, está a "organizar" uma "inglaterra que não tem sempre pressa", onde Já não há "vertigem na correria". Dier "procura companheiros". Tem "qualidade na construção, mas não tem pressa". Quando Dier não tem espaço para "um passe interior", Dier progride e "lá está o tal passe" (foi um passe horizontal, quase para trás, à direita). E remata, "isto chama-se ter ideias, colocá-las em prática, e quem tem muitas vezes este tipo de ideias, acaba por ser feliz. Inglaterra não é primeira, mas está apurada".

      William? Só lateraliza.

      Carlos Daniel, para quem não sabia. Crítico de CR7, de W. Cavalho, Dier foi formado em Portugal, senhoras e senhores.

      Eliminar
  14. CLARAMENTE O MELHOR JOGADOR DE TODOS OS TEMPOS DE PORTUGAL E DO REAL MADRID,OS NUMEROS FALAM POR SI.
    Deixo aqui um exercício para os paineleiros que ou teem agenda ou poco percebem de futebol
    RONALDO NO REAL MADRID...KROOS,MODRIC,BELE,BENZEMA,JAMES,RONALDO

    RONALDO NA SELECÇÃO..... Ronaldo, danilo/William, moutinho, andre gomed,quaresma e nani.....sejam serios....é impossível o homem render o q render em madrid ainda para mais qnd o engenhocas coloca jogadores a jigar fora das suas posições.
    Tudo o resto é UMA GRANDE DOR DE COTOVELO DUMA CAMBADA DE FRUSTRADOS DE NAO TEREM E NAO SEREM COMO O GRANDE CRISTIANO RONALDO O MELHOR JOGADOR DE TODOS OS TEMPOS DO FUTEBOL PORTUGUÊS E DO REAL MADRID.

    ResponderEliminar
  15. off topic

    - a TSF a alinhar na campanha anit-benfica : http://www.tsf.pt/desporto/euro-2016/interior/raphel-guerreiro-e-andre-gomes-treinam-a-parte-5239311.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

    - o fernando santos disse ontem que o joão mário está a acusar a época e que até nem jogos os últmos jogos no sporting ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ouvi o que o Fernando Santos disse. Mas se disse isso, parece-me absurdo: o JM foi poupado apenas contra o Setúbal, antes de irmos a Braga na última jornada.

      Eliminar
  16. CLARAMENTE O MELHOR JOGADOR DE TODOS OS TEMPOS DE PORTUGAL E DO REAL MADRID,OS NUMEROS FALAM POR SI.
    Deixo aqui um exercício para os paineleiros que ou teem agenda ou poco percebem de futebol
    RONALDO NO REAL MADRID...KROOS,MODRIC,BELE,BENZEMA,JAMES,RONALDO

    RONALDO NA SELECÇÃO..... Ronaldo, danilo/William, moutinho, andre gomed,quaresma e nani.....sejam serios....é impossível o homem render o q render em madrid ainda para mais qnd o engenhocas coloca jogadores a jigar fora das suas posições.
    Tudo o resto é UMA GRANDE DOR DE COTOVELO DUMA CAMBADA DE FRUSTRADOS DE NAO TEREM E NAO SEREM COMO O GRANDE CRISTIANO RONALDO O MELHOR JOGADOR DE TODOS OS TEMPOS DO FUTEBOL PORTUGUÊS E DO REAL MADRID.

    ResponderEliminar
  17. Em apenas 2 horas... 70 comentários !!!

    É Obra...

    Sobre o Rei Naldo, volto a dizer o mesmo de sempre. Como jogador é único, como pessoa, é um moço que foi estragado com mimos. Não o culpo só a ele. Mas que ele, como pessoa podia ser menos arrogante, podia!!

    Podia olhar para o Messi que é muito mais humilde..

    ---

    Entrtanto, mais um Post a desviar as atenções e nada sobre os 12 + 1 + 4 milhões pagos à
    Doyen pelo Rojo !!

    E, entretanto o Presimente, esse não perde uma oportunidade para poder passear e comer à pala do SCP. Agora vai para Roma !!!

    Oh Inácio, oh Inácio... tu é que és o Diretor de Relações Internacionais !!!

    ResponderEliminar
  18. MdC, isto de estar de férias e de plagiar o que se disse no último programa Play Off está bem apanhado. Tudo o que aqui está colocado sobre Reinaldo, foi dito nesse programa.
    No entanto saliento esta frase "Mas a verdade é que Ronaldo é, neste momento, o único jogador de topo do nosso futebol." Ó MdC, estás-te a esquecer do Renato Sanches (soltem a Rotinha Bicoito e as carvalhadas do Bruto Borgias).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não era o Nelson Oliveira, o novo Cristiano Ronaldo?

      Talvez o Guedes? O Ivan Cavaleiro?

      São tantos que já nem sei...

      Eliminar
    2. Valdemar, é verdade que nenhum deles teve uma proposta de 80 milhões de yuans.
      Já o Renato pode chegar a esse valor mas em euros.

      Eliminar
    3. propostas não são sinónimos de qualidade.
      e dizes bem, pode chegar. tenho sérias dúvidas que chegue. ehehehe

      Eliminar
    4. Adrian Lopez, o novo HUHUHU Hulk.

      Eliminar
    5. Nunca ninguém disse que o Adrian Lopez era o novo Hulk..

      Já o o Novo Pélé, foram N de Capas, Manchetes, Parangonas n' A Bolha e no Redcode.


      Eliminar
    6. O Cometa pode chegar aos 60 milhões?,vais com 40 e para isso precisas da ajuda do Fernando Santos.O resto vem em cornettos !...

      Eliminar
    7. J1906, tu duvidas e eu tenho a certeza que não chega a esse valor. Mas pelo andar da carruagem mendesiana, aos 45 milhões chega de certeza.

      Eliminar
  19. MdC, como escrevi ontem ou anteontem Fernando Gomes é o topo no que toca a responsabilidade pelo endeusamento de CR. Mas já reparaste que ninguém coloca FG em causa?
    Eu diria que a razão para isso tem um nome: Mendes.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Shadows.. nem mais..

      Eliminar
    2. No shit sherlock!!!!

      Mas só agora é que percebeste que é o mendes que manda na selecção? Epah, acho que não é preciso queimar assim tantos neurónios para se chegar a essa conclusão.

      Onde é que o moutinho sem o mendes era sequer considerado para o 11 numa forma física destas se não fosse ele?

      http://oartistadodia.blogspot.pt/2016/05/especulando-sobre-os-23-para-o-euro-2016.html
      Até o mestre já tinha falado disso aqui

      Quanto ao Ronaldo, o que acontece é que a selecção precisa mais dele nesta altura do que ele da selecção. Portugal não tem um único jogador além dele que garanta golos. A prova disso é que o único ponta de lança convocado foi o éder (acho que isto só por si explica a nossa situação).

      A realidade, quer queiram quer não, é a seguinte: Portugal só pode aspirar a ganhar alguma coisa com um Ronaldo em campo, porque é ele o único que pode fazer a diferença na nossa equipa. Se ele não estiver em forma olha, azar, não há ninguém que consiga marcar golos além dele. Ou achas que um ataque com o rafa, o eder e o nani vai ser superior ao ataque da austria ou da suiça? Pois...

      E depois além das nossas limitações ainda temos uma sanguessuga chamada mendes que qualquer merda agenciada por ele vai parar à selecção (por exemplo: cavaleiro, guedes, hugo almeida) enquanto que jogadores como o adrien e o fonte se vêm gregos para ter lugar na selecção (um dos melhores centrais da premier e um dos melhores médios centro da liga de há 2/3 anos para cá)

      Eliminar
    3. Se ha uma coisa em que os adeptos do Zmerding são os melhores é nas conspirações!!

      Voces são os MAIORES DO MUNDO!

      Não ganham nada graças ao Vitor Pereira!! Benfica sexto no raking uefa a jogar com arbitros estrangeiros, Zmerding 40º lol

      Os jogadores do Zmerding são os maiores, só n jogam pq causa do mendes. O Craque Adrien quando era representado pelo Mendes tambem n jogava, mas era pq estava sempre constipado na altura do jogos.

      O Joao Mario, esse vai bem lançado para ganhar o premio de pior jogador do Europeu.

      O moutinho joga só por causa do Mendes! Foi considerado o melhor em campo no jogo contra a autria pq o mendes comprou os gajos da UEFA!

      Triste dos caralho com a mania nos cornos que são alguma coisa mais que um clubezeco de terceira linha.

      Eliminar
    4. Ohhh tadeu vai apanhar no cu meu!!!!
      Essa lenga lenga ja nao pega!!!

      Eliminar
    5. triste és tu que continuas a vir aqui. triste és tu que vives diariamente para este blogue. mas acima de tudo, triste és tu porque és um lampião burro.

      falas do jomi mas esqueceste-te de dizer que o primeiro jogo que fez (e fora da posição dele) fez ...100% de passes eficazes. e o teu quisto? em 10, acertou 1.

      ..calado és um poeta.

      Eliminar
    6. Isto temos q aturar cada um.
      Sao sempre os mesmo e com os mesmos argumentos.
      Ate dao pena, coitados dos pais que tiveram uns filhos tao atrasaditos,passam o dia num blogue sportinguista.

      Eliminar
    7. que argumentos bruno?
      simples espasmos..

      Eliminar
    8. lol, já cá faltava o bêbado do tadeu a destilar ódio.

      Para quando um ip ban para estas lamparinas sem educação?

      Eliminar
    9. ou carneiro MArques, sabes o que é um IP dinamico e um IP fixo? lol ip ban. Sabes o que são VPN\proxies?

      So sabes o que o cigano diz! Só sabes que o Zmerding o MAIOR clube do mundo com 140 mil socios lol, recusou uma proposta de 80 meloes pq foi em janeiro e o zmerding n vende em janeiro, o montero era do Porto!

      Eliminar
    10. Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii cuidado com ele, que o bêbado manda vir tudo e mais alguma coisa para manter o seu lugar aqui a insultar o Sporting e os outros utilizadores do blog. ahaha

      Não tens educação nem sabes escrever mas sabes o que é uma proxie. Foda-se que estas lamparinas com a 4ª classe têm grandes conhecimentos a nível de internétes. É melhor ter cuidado com eles, que além de baterem na mãe também são os ácaros do século XXII

      Eliminar
    11. Ó mestre, há aqui uns termos que não são nada razoáveis!! não é preciso ter um critério muito apertado para apagar coisas dessas, antes pelo contrário: um critério cristalino e mais que honesto e "democrático". E não lhe dá trabalhinho nenhum: saberá seguramente mas, já agora, aqui vai: Ctrl+F e fica a ver logo quantas vezes a dita palavrinha aparece e onde. Já terá percebido que me refiro à singela palavrinha Zmerding. À altura em q escrevo encontrei automaticamente 5 repetições e, evidentemente, os excelsos comentários onde foram escritas. Era tão simples avisar primeiro e desatar a apagar depois. Critério tão simples ...

      Eliminar
    12. Este filho da puta do tadeu esta cheio de merda na boca!

      Eliminar
    13. Este filho da puta do tadeu esta cheio de merda na boca!

      Eliminar
  20. ISTO É MESMO DOENTIO......FOSGA.SE TANTO ATRASADO NUM POST SOBRE O MELHOR JOGADOR PORTUGUÊS DE SEMPRE EM PORTUGAL E MADRID, VEEM UNS ATRADADOS MENTAIS FALAR NO RENATO SANCHES E NOS EUROS E YUAN, EPA ACORDEM PA VIDA SEUS COMPLEXADOS CAMBADA DE DEMENTES.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh palerma.. e que tens tu a ver com isso? por acaso o Blogue é teu?! por acaso o Dono, Mordomo, Mestre do tasco queixou-se?

      Butes, andor.. baza meu, pára de ganir !!!!

      Qual é o teu problema se aqui comentam pessoas de outros clubes?!

      Sai mosca!!!

      Puta que pariu que o panão não se cala, sempre aqui armado em mastim a ladrar!!

      Rrrrrr, béu, béu !!!

      Eliminar
    2. Ohhh seu URSO ATRASADO MENTAL JA VI QUE ISSO DEVE SER GENETICO.
      Vai mas é mamar na quinta pata do cavalo tu e tua mae

      Eliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. "(...)Em quarto vem o grande Peyroteo, que a FPF gosta de fingir que não existe."
    Com todo o respeito, discordo!
    A culpa, á imagem do 18º Titulo vs 22ª Titulo é inequivocamente das anteriores direcções do nosso Sporting. Quem tem obrigatoriamente que zelar pela reposição da verdade somos nós!
    E quem se atravessar no nosso caminho de luta contra o sistema e corrupção, será espezinhado como baratas que são!
    Saudações Leoninas!!!

    ResponderEliminar