segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Acerca das declarações de Adrien

Ao contrário daquilo que muitas pessoas concluíram ao ler as declarações de Adrien ao jornal O Jogo, não me parece que isso signifique que o capitão está com um pé fora do clube.

Se Adrien estivesse de saída, teria todas as oportunidades que quisesse para se dirigir aos sportinguistas através dos meios de comunicação do clube, nomeadamente a Sporting TV. A escolha d' O Jogo para fazer passar esta mensagem é, para mim, sinal claro de uma manobra de pressão sobre a direção para que esta o deixe sair para o Leicester.

Mas a realidade é esta: com a venda de João Mário e a mais que provável transferência de Slimani, o Sporting já realizou receitas suficientes para tapar o buraco do ano passado causado pela decisão do TAS sobre Rojo, e para garantir, simultaneamente, o maior lucro da sua história na época desportiva em curso. Não nos podemos esquecer que, para além das receitas extraordinárias registadas com a venda destes jogadores, o clube também contará com os proveitos do patrocínio das camisolas de uma época completa (na época passada só entrou o valor correspondente a meia-época), com os prémios da participação na Liga dos Campeões e, numa escala inferior mas também importante, com o aumento do número de Gameboxes vendidas (que até estão mais caras esta época, em virtude da participação na Champions). Junte-se a isso a renegociação do contrato televisivo com a PPTV, que entrou em vigor na época passada e que nesta se repete, que adicionará mais 8 milhões aos cofres da SAD do que os que estavam acordados no contrato inicial.

Ou seja, isto tudo para dizer o quê? Que a única pressão que o Sporting poderá sentir para vender Adrien é aquela que possa vir do próprio jogador. 

Conhecendo-se a importância que o número 23 tem na dinâmica do Sporting de Jorge Jesus, é evidente que a sua saída, a apenas dois dias do fecho do mercado, poderá representar um golpe desportivo profundo. 

Pelo que se diz, o Leicester ofereceu 25 milhões. A cláusula de Adrien é de 45 milhões. Apesar de a proposta feita, a ser verdadeira, ser muito interessante - considerando a sua idade e cotação -, está longe de ser irrecusável, porque a prioridade do Sporting deve ser a conquista do campeonato. Por tudo isto, estou perfeitamente convencido que Bruno de Carvalho não o deixará sair por este valor. Isso só sucederá se entretanto o Leicester aumentar a oferta para níveis absolutamente irrecusáveis.

Quanto à atitude de Adrien em falar para a imprensa: lamento-a. Jorge Jesus avisou ontem na conferência de imprensa, sem dizer nomes, que havia jogadores com a cabeça a andar à roda por causa das propostas que receberam. O Leicester é campeão da melhor liga do mundo, vai participar na Liga dos Campeões, pelo que é normal que o jogador se sinta tentado a sair, independentemente das juras de amor que fez no passado. Para todos os efeitos, tendo 27 anos, é razoável que sinta que não aparecerão muitas oportunidades destas no tempo que resta da sua carreira. Mas não deveria ter agido desta forma.

Não acho que este episódio belisque o seu (merecido) estatuto de capitão: tenho a certeza que se Adrien ficar, daqui a um par de semanas entrará em campo contra o Moreirense com o esforço, dedicação e devoção de sempre. Ou, como disse, e bem, Jesus, de cabeça limpa.