sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

A sondagem mais absurda de sempre

(via @SrBalakov)

É difícil olhar para um trabalho deste nível e decidir por onde começar. 

Talvez pela pergunta. 

"Quem vai ser o próximo presidente do Sporting?". Analisando de uma forma literal, pergunta-se aos inquiridos quem é que, na sua opinião, vai ganhar as eleições. Uns terão interpretado a pergunta desta forma, mas é bem provável que a maioria terá interpretado como "Quem quer que seja o próximo presidente do Sporting?" ou, no caso de inquiridos que efetivamente poderão participar na eleição, "Em quem vai votar para ser o próximo presidente do Sporting?".

Perceção do resultado vs Desejo pessoal vs Sentido de voto. Três coisas completamente diferentes.

O CM apresenta-a como se fosse a última hipótese, ou seja, como uma sondagem sobre o sentido de volto - a única que não faz qualquer sentido. 

Em primeiro lugar, porque, da última vez que consultei os estatutos do clube, os adeptos de outros clubes não têm poder para escolher o presidente do Sporting - a não ser o sócio Luís Filipe Vieira, claro, desde que ainda tenha as quotas em dia.

Em segundo lugar, porque o universo da sondagem não é minimamente representativo de quem participará na votação. O Sporting é um clube de dimensão nacional, mas a distribuição dos sócios que podem votar nada tem a ver com a da população portuguesa inscrita nos cadernos eleitorais - nem na distribuição geográfica, nem na distribuição por sexo, nem na proporcionalidade do tipo de localidades em que habitam.

Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo ou telemóvel vs Sócios sportinguistas que tencionam votar no dia 4 de março. E quando a representatividade é má, os resultados são pouco significativos. A sondagem foi feito a 601 pessoas. Isto significa que, aplicando a lei das probabilidades, é uma sorte que tenham apanhado sequer 5 ou 6 pessoas que possam efetivamente votar nas eleições em questão. 5 ou 6 pessoas.

Bem sei que trabalhos destes ajudam a pagar as contas, mas não duvido que os responsáveis pela execução da sondagem estarão arrepiados com a distorção interpretativa que o jornal fez dos números obtidos.

De qualquer forma, leve-se estes números mais ou menos a sério, é mais um motivo para que os sportinguistas participem em massa nestas eleições.

Estou muito curioso para ver quais serão os resultados no dia 4.


P.S.: Uma última observação. Confirmou-se a ideia que tinha da diferença de popularidade de que Bruno de Carvalho goza entre os quatro grupos identificados. Bruno de Carvalho foi escolhido / desejado por:
  • 40,2% dos sportinguistas;
  • 29% dos portistas;
  • 24,4% dos benfiquistas;
  • 16,2% de cidadãos de outros clubes ou sem clube.

Ou seja, parece ser mais popular entre os sportinguistas. Normal. Depois entre os portistas. Depois entre os benfiquistas, o que também faz sentido, considerando o ódio que lhe dispensam. E, no fundo da preferência, estão adeptos de outros clubes - que é como quem diz: árbitros e jornalistas desportivos. Aqui sim, confere. :)

30 comentários :

  1. Mestre,

    Estas sondagens só provam aquilo que há muito se sabe, os adeptos dos nossos rivais, bem como os jornaleiros avençados, não têm noção, ou não querem ter, do apoio que os sportinguistas dão à actual Direcção e ao seu presidente.

    A sondagem é o desejo desses adeptos e avençados, muito longe do daquilo que serão os resultados reais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mais do que isso: os adeptos dos nossos rivais não se apercebem que o apoio que dão a um dos candidatos estimula a repulsa dos Sportinguistas a esse mesmo candidato, enfim...

      Eliminar
    2. Eles têm bem a noção, por isso é que tentam destabilizar de toda a maneira possível e imaginável, e é por isso que acho que também passa por nós acabar com essa pouca vergonha. Como é que o presidente há de ficar calado se ninguém vai à guerra por ele? Não podemos estar aqui a reclamar e depois quando nos metem um microfone à frente, à porta de alvalade responder às perguntas como não passa nada! Desprezo é o que merecem da nossa parte, e não é por de vez em quando fazerem uma reportagem mais simpática que devemos esquecer a porcaria que fazem. Estão a ficar dependentes do EL, quando aquilo rebentar e vierem tipo cãozinho abandonado, é nessa altura que vamos acertar contas. Acho que haverá jornaleiros à porta do IEFP...
      P.s. a escrita está atabalhoada, mas acho que passei a ideia

      Eliminar
    3. Alias 'rpov' *sondagens* são uma das principais armas de desestabilização duma máquina de PROPAGANDA...

      MAS AFINAL QUEM É QUE RESPONDEU AO INQUERITO, COMO É QUE ELE FOI FEITO. ???

      Numa palavra é simplesmente ridículo... mesmo só entre os Sportinguistas há muitos que não são sócios (e não revelam, ou faz de conta que são)... e mesmo entre os sócios há muitos que ainda não podem votar e não sabem (nos últimos 2 anos o Sporting cresceu mais de 20 mil sócios)... e muitos dos que sabem (e são sócios) moram longe e não vão votar e não o revelam, mas têm sempre opinião... e entre os que vão realmente votar há os cujos votos só valem 1 voto, e os cujos votos podem ser majorados até 20 votos (os mais antigos).

      Por isto tudo já de si, mesmo uma estatística tendo em consideração todos estes factores já era MUITO difícil qualquer conclusão defenutiva (pois atender aos factores com certeza sem ter uma base de dados oficial das pessoas é practicamente impossível) , não atendendo a esses factores é simplesmente RIDICULO.

      Eliminar
  2. Melhor que isto só o discurso do PMR.. Em que mundo vive ele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naquele mundo só dele, lindo,mas sem pavilhão...

      Eliminar
    2. mas com um clube naval na zona ribeirinha de Lisboa, hein :)

      Eliminar
    3. Clube naval é bom, a meter água daquela maneira, nem o Titanic afundou tão depressa

      Eliminar
  3. E a manipulação através das fotografias escolhidas?

    Com tantas vitórias não existe uma única fotografia do Bruno de Carvalho a sorrir? Só podem mostrar o Madeira Rodrigues com ar confiante?

    ResponderEliminar
  4. Na linha do post anterior o mestre decidiu soltar as redeas aos "factos alternativos"...

    ResponderEliminar
  5. Não me parece que seja inocente a distorção feita. Eu diria mesmo que não se trata de distorção, mas de manipulação pura e dura dos valores obtidos. E será que quem manipula tão grosseiramente os resultados finais, não manipulou, também, as opiniões consideradas?
    Parece-me muito boa vontade dissociar uma da coisa da outra. O que me leva a Sobral Cid e ao Conde Ferreira que, perante o raciocínio do "inteligente" que pariu isto, terão dito, em coro, "Bem pregamos nós que o grosso da coluna anda cá fora".
    Mestre, as conclusões da sondagem só de um cérebro doente!

    ResponderEliminar
  6. acho que esta sondagem foi feita á boca do caixote de papelão do Ventura,ou seja é representativa da opnião da maioria dos cães de fila lampiões....

    ResponderEliminar
  7. Muito cuidado com as "pós-verdades" de Madeira Rodrigues e da imprensa sua amiga!

    A pessoas mais idosas, com mais anos de sócio, e que por isso têm direito a mais votos por pessoas, são o tipo de indivíduos que ainda compram jornais, e vêm os canais de cabo onde são propagados os soundbytes de PMD e da gente afecta a outros clubes, de que está tudo mal, de que o clube está na ruína, que BDC está dar cabo do clube, etc...
    Essas pessoas não têm acesso a páginas e blogues Sportinguistas, que desmascaram estas mentiras, quanto muito podem ler o jornal do clube e ver o canal de TV, mas não sei até que ponto o que é dito num canal e num jornal, com audiências baixas, consegue abafar todas as mentiras que são propagadas nos restantes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pensava isso mas depois comecei a reparar que muitos bloggers que andam para aí têm idade para serem meus país. Muitas pessoas dos 50 aos 70 anos tem acesso e usam regularmente a internet é vão ver blogs, há exceções mas são a minoria

      Eliminar
  8. Este “Jornal” Diarreia de noticias é para burros ou para ignorantes. Como é possível existir ainda “jornalistas” a tentar fazer as Pessoas de burras ??? Eu que não vejo nem leio nada relacionado com estes criminosos que trabalham nesta lixeira que se chama Correio da Mentira Encornada! Nunca vi tanta gente a ter ódio de estimação a duas pessoas Bruno de Carvalho e Jesus. Cambada de cobardes que se escondem atrás da mentira para fazer das pessoas burras. Miseráveis.
    Nem tudo está bem, mas muita coisa foi feita e MUITO BEM FEITA!
    Porra o orelhas está no Carnide a 18 anos e só começou a ganhar alguma coisa depois dos 8 anos e foi necessário oferecer vouchers. O orelhas está la a 18 anos e o Passivo aumenta todos os anos…… Eu não tenho palas nos olhos e não como gelados com a testa.
    Eu vou votar no meu Sporting e vou votar no meu presidente Bruno de Carvalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Orelhas foi eleito em 2003, em 2003\2004 ganhou uma taça, em 2004\2005 foi campeao, ora em 2 anos tinha o dobro dos titulos do Brunocas em 4.

      A razão porque não ganhou mais no anos seguintes ficou à vista de todos hoje contra o Tondela.

      "Como é possível existir ainda “jornalistas” a tentar fazer as Pessoas de burras ???""
      Ou seja o inteligente es tu? kkkk

      "Eu não tenho palas nos olhos e não como gelados com a testa."
      lol


      Eliminar
    2. "A razão porque não ganhou mais no anos seguintes ficou à vista de todos hoje contra o Tondela." Karma is a bitch!!!

      ate porque voces sao uns santos, e os vouchers nem existiram, ganha mas é vergonha!!!

      nem o teu clube conheces, mas isso ate desculpo, entre tanta mentira, omissao e meia verdade, fica difícil seguir a historia real do teu "clube" !!!

      Eliminar
  9. Isto é o mesmo que em altura de eleições nacionais, as agências de sondagens irem realizar estas aos cidadãos brasileiros sobre em quem vão votar para próximo primeiro ministro de Portugal. Surreal

    ResponderEliminar
  10. Quando os canalhas querem tanto um certo candidato... não é preciso ir mais longe.
    Alguns sportinguistas andam a ser enganados pela conversa sonsa do mau vizinho

    ResponderEliminar
  11. Gostava de deixar aqui o meu apreço pelo 500 anos do Luisao...

    Meu , do Liedson, slimani,...

    http://videos.sapo.pt/nKZMIz1Nr6AHuZPVqajC

    A casa dos lobos fica á espera, talvez para o ano...

    https://www.vagalume.com.br/jonas-esticado/so-mais-uma-vez.html

    ResponderEliminar
  12. «Em segundo lugar, porque o universo da sondagem não é minimamente representativo de quem participará na votação.»

    É preciso algum cuidado. Não esquecer o que atingiu Coveiro nas ultimas eleições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas lampiões e fruteiros podem votar? Bem sei que há o Luís Filipe Vieira e, acredito, mais uns quantos da mesma laia. Mas daí a serem representativos, seja de trump for...

      Eliminar
  13. Eu, socio 111.376, voto no BdC. O resto? PqP!!

    ResponderEliminar
  14. Pmr não tem a mínima hipótese...
    Mais 4 anos de bdc... Felizmente!

    ResponderEliminar
  15. Deixando de lado os factos alternativos eis um facto, mesmo facto, que tem vindo a deliciar-me:

    http://www.ojogo.pt/internacional/noticias/interior/barcelona-adeptos-apontam-o-dedo-a-andre-gomes-5669509.html

    https://sol.sapo.pt/artigo/549505/barcelona-imprensa-espanhola-culpa-andre-gomes-pelo-desaire

    https://www.noticiasaominuto.com/desporto/743089/andre-gomes-arrasado-em-espanha-e-a-imagem-de-um-fiasco

    http://www.santo-tirso.tv/artigo/4/2848/adeptos-do-barcelona-ainda-nao-perdoaram-andre-gomes-e-companhia-por-derrota-pesada-contra-o-psg/

    Afinal parece que o falso lento se tornou verdadeiro!

    #OsLesadosDoDubai

    #SemPropagandaÉFodXXX

    #AgoraVirouBastardo

    #QuemSeráOPaiDaCriança

    ResponderEliminar
  16. Frase do dia na CmBTv:

    "Nao te admito que ponhas coisas na minha boca"

    Talvez mantê-la fechada ajude um pouco!

    #50ShadesOfRed




    ResponderEliminar
  17. Isto merecia um processo em tribunal por ionformação enganosa não admira que o ronaldo não lhes responda e tenha atirado omicrofone pas couves é mesmo para mandarem s
    areia pos olhos . filhos da pura

    ResponderEliminar