quinta-feira, 16 de março de 2017

Notas soltas sobre a convocatória de Fernando Santos

Fernando Santos chamou, para o duplo compromisso com Hungria (Mundial 2018) e Suécia (particular), os seguintes jogadores:



  • O número de atletas convocados (25) parece excessivo. Acredito que Fernando Santos tencione fazer experiências no jogo com a Suécia e que vá fazer alguma gestão dos jogadores de Benfica e Porto - o clássico disputa-se 4 dias depois - mas, ainda assim, não vejo razões para ter chamado mais que 23 jogadores.
  • Exemplo desse excesso é a convocação de 3(!) laterais direitos. Cédric é uma escolha natural, e Nelson Semedo tem jogado muito bem, justificando também a chamada. Não se percebe a presença de Cancelo na lista, pois tem sido muito criticado pelas suas exibições no Valencia.
  • Em relação aos jogadores do Sporting, há que destacar mais uma chamada de Gelson Martins. O jogador já foi internacional A em três ocasiões, mas em jogos em que os adversários eram de um nível muito inferior ao da seleção portuguesa (Andorra, Ilhas Faroé e Letónia). Neste caso, falamos de dois jogos contra seleções de um grau de dificuldade completamente diferente. Bom indicador para Gelson, no sentido em que parece ter conquistado a confiança do selecionador para estar presente com regularidade na seleção A.

  • Menos habitual tem sido a presença de Pizzi - já não joga pela seleção há praticamente dois anos -, hoje convocado. Chamada mais que justa de um jogador que tem sido uma peça muito importante no Benfica - e que podia perfeitamente ter tido lugar nos 23 que foram ao Euro 2016.
  • Dos campeões europeus, 17 foram convocados, e 6 ficaram de fora. Os excluídos foram: Eduardo (não joga), Vieirinha (pouco utilizado), Ricardo Carvalho (38 anos, na China e sem ritmo de jogo), Adrien (lesionado), Nani (lesionado) e Rafa (má forma / moderadamente utilizado).
  • A convocatória de Renato Sanches, outro jogador pouco utilizado, contrasta com a exclusão de outros jogadores com pouco tempo de jogo. Ainda assim, aceita-se a chamada numa lógica de continuidade e preparação do futuro. Também Pepe não tem tido uma utilização regular (soma apenas 4 jogos como titular em 2017), mas neste caso não há discussão possível: falamos de um jogador que fez o suficiente para justificar outro tipo de estatuto.
  • Rui Patrício, Cédric, Nélson Semedo, Raphael Guerreiro, Danilo, William, João Mário, Renato, André Gomes, Bernardo Silva, Gelson Martins e André Silva são uma base muito prometedora para o médio/longo prazo da seleção. Do ponto de vista da renovação, o maior ponto de preocupação (para além do cada vez mais próximo abandono de Ronaldo) está, neste momento, ao nível dos defesas centrais. Talvez fizesse sentido se Fernando Santos reservasse a vaga de 4º central para um jogador mais jovem.

45 comentários :

  1. Os únicos com capacidade para suceder a Ronaldo são o rafa e o Gonçalo Guedes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixe-mo-nos de merdas, bilhas, eu quero o número do teu dealer. Já!

      Eliminar
    2. O rafa que não acerta na baliza é uma escolha perfeita para suceder ao maior goleador da selecção nacional... O Bernardo Silva deixou-me descansado. Não vai ser o melhor do mundo mas também o Cristiano raramente o foi pela selecção. O Gelson também está logo a seguir na sucessão.

      Eliminar
    3. O andré carvalhas e o joão coimbra também

      Eliminar
    4. Opa... oh billocas... vê-se mesmo que não percebes um boi de bola... só mesmo o deus-renato-trancinhas-sanches tem essa capacidade... ou ele, ou o pizi... mas o pizi está já a ser pensado para o lugar do Ricardo Carvalho...

      Eliminar
    5. LOL Rafa...Billy, não vamos também exagerar :)

      Eliminar
    6. bilocas hoje estás (especialmente) em altas!!

      Eliminar
    7. Concordo com o bilhas, o GG tem feito excelentes exibições no banco do PSG.

      G.Guedes nem cartolinas amassadas e paradas no relvado consegue fintar!

      nao dás uma para a caixa hillbilly.

      Eliminar
    8. Hey! Nomes ao calhas de gajos ligados aos lamps, também quero jogar!
      Aposto no Pepa e Toy (acho que não são mais velhos que Ronaldo).

      Eliminar
    9. E o Pimenta ou o Zé Gomes?

      Eliminar
    10. Eheh eu diria que o sucessor do Ronaldo é o Ivan Cavaleiro!

      Eliminar
    11. Diria mesmo que Rafa e Guedes vão superar CR e Messi.

      Eliminar
    12. E o Mussambu Seixalinis dos infantis? Esse é que vai ser o próximo Ronaldo da Luz!

      Eliminar
    13. Ó bilhas, eu não estou a brincar. Eu quero acreditar. Eu quero ver a Virgem Maria. Dá-me lá o número da pessoa.

      Eliminar
    14. Eh pá!, não batam mais no hillbilly, é q substituir um jogador que muito provavelmente vai ser considerado um dos melhores *de sempre*, se não o melhor!.. não vai ser nada fácil!..

      Depois o bilhas já anda extremamente angustiado e desorientado, é desespero até com a expectativa! .. ainda vai ver muitas mais comemorações ao Ronaldo das que agora só tem visto ao Inzebio (q provavelmente nunca viu jogar ao vivo)... e ainda por cima dum tipo que não foi formado na melhor Academia do mundo do Qatar... a dose é *de leão* para a pobre criatura...

      Eliminar
  2. Concordo inteiramente com a análise, Mestre, mas sinto uma preocupação ainda maior em relação aos centrais. Perdemos R. Carvalho, para mim, desde que vejo futebol, o melhor central português. Pepe não estará muito atrás, mas neste momento já só pensa em Renmibis e pouco jogará até à Taça das Confederações. Fonte não tem estado particularmente bem no West Ham. Era capitão de equipa, tinha muitos anos de casa no Southampton e foi para Londres pelo dinheiro depois de uma atitude vergonhosa. Vivi lá muitos anos. Ou mostra mesmo muito ou não será respeitado pelos adeptos do novo clube. Não tem mostrado grande coisa. Se não for psicologicamente forte acaba a época no banco. Neto não conheço bem. Bruno Alves, para mim, já passou do prazo há muito tempo. Quanto a centrais mais jovens, P. Oliveira ainda não me convenceu inteiramente, Semedo perdeu (e, justamente, a titularidade) e, crucifiquem-me se quiserem pela heresia :), mas Roderick tem feito uma época espantosa pelo Rio Ave. Sabe sair com bola e é perigoso nas bolas paradas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roderick? Roderick?
      Que já não andavas bom, toda a gente sabia, agora chegar a este ponto roderickento?
      Fez-te mal regressar a este jardim à beira mal plantado, muito pólen branco.

      Eliminar
    2. Tens razão, e desde que me mudei para Lisboa, com a Porta 18 ali mesmo à mão, ando a dar-lhe como um Maradona. Qualquer dia estou a dar às tuas custas uma gargalhada daquelas que até levam lágrimas aos olhos e o pingo ao nariz e cai-me o dito cujo em cima do teclado...

      Mas diz-me lá, Rudy, com um grupo de centrais envelhecidos na seleção, que opções é que vês para o futuro para além de P. Oliveira, R. Semedo, Roderick, Domingos Duarte e talvez Tobias Figueiredo?

      Eliminar
    3. Boa pergunta. É, a par do guarda redes, a posição em que Portugal estará mais carenciado num futuro próximo, pois dos que referiste falta classe.
      Provavelmente e se tiver oportunidades por parte do vosso jesus, o central que o teu clube foi roubar ao Braga de uma forma indecente, pode ser uma boa alternativa.
      Fds, consegui escrever uma resposta directa a um comentário quase sem usar um tom jocoso nem provocatório. Provavelmente foi porque tu, Kindinho, também não vieste com aquela habitual conversa orlandesca e travestiana.

      Eliminar
    4. Ó Rudy, também cá estou para falar de futebol, não é só para a badalhoquice :)

      Bem, considerando que o nosso guarda-redes titular foi determinante na final que nos deu o único título de sempre, não creio que estejamos assim tão carenciados... Para além de que me agrada também o Anthony Lopes.

      Não creio que a R. Semedo falte classe. Falta-lhe experiência. Quanto aos demais, concordo. Tão cedo não voltamos a ter uma dupla Pepe/R. Carvalho.

      ‘de forma indecente’ eh eh eh não podia faltar a habitual dosezita de hipocrisia. Ainda te lembras do Carrillo, ou ele tem sido uma nulidade tão grande que já te esqueceste que ele é jogador do Benfica? Mas não incluí o André Pinto na lista pois parece-me ter sido uma contratação barata para aquecer o banco. Douglas tem, segundo consta, um salário demasiado elevado para um suplente, e D. Duarte e T. Figueiredo precisam de continuar a rodar e a evoluir.

      Eliminar
    5. Mas o surripiado ao Braga é bom. Depende das hipóteses que tiver.
      Também podes acrescentar o Venâncio do Setúbal se der o salto para um grande, para o ScP ou para o estrangeiro (eheheh).

      Eliminar
    6. Não me parece que seja melhor que P. Oliveira ou, principalmente, Semedo, mas se for, tanto melhor para o Sporting... Mas o surripiado ao Sporting também parecia bom e agora, em comissões, salários e negociatas com o Pini Zahavi, vocês devem ter lá 20 e tal milhões a aquecer o banco...

      Se por 'grandes' entendes aqueles 2 que engrandeceram às custas da corrupção e da aldrabice, até te agradeço por não teres incluído o Sporting na contagem... Mas é, o Venâncio ontem entusiasmou. Não haja a menor dúvida :) E tem bons genes...

      Eliminar
  3. Grande análise. Talvez o post mais lúcido do Artista no último ano. Epa, este nota-se que foi por gosto e não a pedido. Concordo com tudo.

    ResponderEliminar
  4. "jorgen80 22 junho, 2016 16:19

    Bom título. Moutinho continua a fazer a pré-temporada. Como é apenas o Campeonato Europeu, compreende-se perfeitamente. Siga para bingo que estes ainda pensam que vão à final."

    in NGB

    Isto é que é apoiar!

    Eras bom era para o extinto programa "A noite da má língua"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Estudas-te", "imgenuo", "faxista"...por favor escreve textos maiores para a plateia do artista se deliciar. Este último foi demasiado pequeno!

      Eliminar
    2. Só serves para corrector mesmo! Na cabeça ZERO, é um vazio de ideias!

      Nem os teus argumentos consegues defender seu fraco!

      Custou-te muito ver Portugal Campeão Europeu?

      Eliminar
    3. Ainda me respondes aos comentários? Tu és burro todos os dias pá! :))

      Eliminar
    4. Eu sei que sou, mas as tareias levas-as tu...

      Vais levar comigo aqui no artista pelo resto dos teus tristes dias, isso te garanto JojO!

      Vai ser sem descanso...

      ...ate te tornares um homenzinho!

      MUAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

      Eliminar
    5. Continua a na tua missão de "burróide"! :)
      Faxista, imgenuo, massa baixa e estudas-te. Para relembrar a todos como a escolinha é importante para não te tornares num ser inútil e ridículo na sociedade. :))
      Dignificas como ninguém o teu clube. jaja

      Eliminar
    6. JojO eu sei que tens um canudo (comprado), e também sei que foi um acontecimento recente +\- 3 anos. Assim sendo ate compreendo o facto de que a cada oportunidade que tens, sentes a necessidade de expor a todo o mundo o teu maior feito, ate ao dia de hoje.

      És como aquele adolescente, que depois de dar o seu primeiro beijo numa gaja, dá aquele saltinho ao estilo Charlie Chaplin, e bate castanholas com os calcanhares.

      Fica-te mal e sabes porquê JojO?

      Porque nao tens noção, que na vida, existem momentos e conquistas bem mais importantes que um canudo!

      JojO; o Relvas v2.0

      Eliminar
  5. Totalmente de acordo Mestre.
    - Que DC está sob a alçada do Mendes, que pudesse ser convocado?
    - Não vale a pena falar do batman da musgueira. Enquanto o Bayern não largar os 5M, ele vai jogar todos os jogos da selecção. Nem que sejam 30 segundos.

    ResponderEliminar
  6. centrais velhos, a cair de podres...

    as 3 piadas habituais: andré gomes, pizzi e renato sanches.

    ResponderEliminar
  7. Off Topic mas para se compreender algumas coisas.
    http://expresso.sapo.pt/blogues/bloguet_economia/blogue_econ_sandro_mendonca/2017-03-16-Cobrancas-dificeis--aos-indevidamente-ricos
    Olha a Rainha do Benfica no embrulho.

    ResponderEliminar
  8. Esta convocatória tem pouco que se lhe diga... Não sei o que têm feito o Bruno Alves e o Neto para ganharem o lugar ao P.Oliveira, mas na verdade n os tenho visto jogar, por isso dou benefício da dúvida. Gostava mais de ver um comentário seu à ausência do Palhinha dos sub 21 e à resposta do Rui Jorge à pergunta da SportingTV.
    PS: Ainda há pouco fiz aqui este comentário mas n foi publicado n sei porquê... aliás já o meu comentário à miserável atitude dos jogadores do SCP no jogo com Vit. Guimarães não foi publicado...

    ResponderEliminar
  9. Algo atípica esta sua análise, Mestre.

    Se me permitir o comentário:

    - Número excessivo de jogadores: concordo.

    - Cancelo na convocatória: concordo. Aí está a influencia de factores externos na convocatória. Cancelo é classificado em Espanha como "irregular" e por vezes "pouco inteligente"; não é uma peça de lealdade, uma daquelas peças da qual depende a autoridade de um treinador; portanto, o que faz aqui um jogador que é "irregular"?

    - Chamada de Pizzi: DISCORDO. Esta chamada é outro exemplo de algo "estranho". Nada tem de justa, esta chamada à Selecção, tendo em conta o que jogador que é (a quantidade de lances MAL decididos, as entradas com péssimo timing, as entradas violentas e a tendência para a agressão "subtil"). Há outros jogadores nessa posição que poderiam ser chamados, jogadores com boa evolução pessoal e com a atitude adequada na abordagem aos lances. Nada há na convocatória deste elemento para além de uma promoção..."oportuna".

    - Convocatória de Ren. Sanches: se a promoção do jogador a "joia portuguesa" (!?) foi absurda embora financeiramente eficaz, a sua promoção à Selecção AA foi...nova jogada de bastidores, com um fim único (como se veio a verificar). Esta convocatória é a prova da arrogância do "factor externo". O jogador foi pouco utilizado no seu clube, tem o rótulo de flop na Europa e isso vai implicar uma penalização na sua confiança (como se tem visto na Alemanha). É um jogador demasiado jovem para ter algum peso no balneario, sem mistica, sem o tal factor "lealdade ao treinador". A selecção AA não devia ser usada para tratamentos psicologicos de jogadores, e aqui está mais um caso de "factores externos".

    - "Rui Patrício, Cédric, Nélson Semedo, Raphael Guerreiro, Danilo, William, João Mário, Renato, André Gomes, Bernardo Silva, Gelson Martins e André Silva são uma base muito prometedora para o médio/longo prazo da seleção" - Mestre

    Renato e André Gomes?! Base boa com estes dois?! Um é pouco utilizado, é trapalhão, tecnicamente limitado; o outro tem o seu tempo em Barcelona contado (pese embora o investimento de milhões) e é lento, pouco assertivo, e falha clamorosamente as oportunidades que tem à frente.

    Em completo desacordo com a sua análise. Se há uma boa base nesta equipa, tal não contempla a utilização destes jogadores (nem como suplentes, quanto mais como titulares).

    E há um detalhe gritante nesta sua análise: Adrien tem 28 anos, logo tem (após recuperação da lesão) pelo menos 3 anos de jogo ao mais alto nível. Esta "duração" de Adrien encaixa no "medio/longo prazo", e contudo nem faz parte da sua estranha base. Está lesionado, mas recuperará e é peça chave no xadrez da equipa de F. Santos (basta ver como estava a equipa antes de ter entrado a titular, e como ficou depois). Como é que um jogador como Adrien não faz parte do "médio/longo prazo da seleção"? Enfim...

    - João Moutinho: Moutinho tem peso no balneário, certo. Mas Moutinho já não é Moutinho há mais de 2, 3 anos. Não tem velocidade, não arrisca no desarme, não arrisca no 1 contra 1, não distribui o jogo de forma eficaz (lateraliza em demasia). Não é uma escolha que se entenda, até tendo em conta que, internamente, não é o tipo de jogador que motive os demais (como Pepe, Cristiano Ronaldo, ou Bruno Alves).

    - Já agora...a convocatória (outra vez!) de Eliseu...é tão injustificada (e ridícula) como são justificadas e hiper-merecidas as chamadas a jogadores com a qualidade de Danilo, Raphael e André Silva.

    Todas as equipas irão olhar para a equipa da Selecção Portuguesa com toda a atenção, ninguém irá subestimar os portugueses. Com uma "base" destas não se pode esperar nada de bom. Claro que todos iremos fazer força para que a Selecção chegue à coroa mundial, mas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chornus, pelos vistos o que te preocupa nesta convocatória são os jogadores ou ex-jogadores do Benfica e a maçã podre. Eheheh, coincidências?

      Eliminar
  10. Existem dois aspectos com que não concordo nesta convocatória.
    1- Para quê 2 laterais esquerdos quando lá temos o Bernardo Silva?
    2- Cédric? Só por ter nome francês e parecer mais chique aos olhos dos viscondes? Nelson Semedo mete-o no bolso.
    Quanto à convocatória em si, estamos no bom caminho como disse e prometeu o grande LFV, pois pelo menos já temos os mesmos convocados que essa grande potência em decadência dos Aurélios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.maisfutebol.iol.pt/observatorio-do-futebol/southampton/cedric-considerado-o-melhor-lateral-direito-da-liga-inglesa

      Entao e o renascido sandes, já pode ser convocado? Sera que o banco da seleçaao precisa assim tanto de ser polido? Ou foi apenas mais uma a caminho dos 5 Milhoes para serem divididos entre Fernando gomes, humberto coelho, Fernando santos e o orelhas.

      E nem vou falar de elispneu coitado...

      Eliminar
    2. Oh Rena, o Nelson mete o Cedric no bolso!?.. a ver vamos!! , ou melhor já se viu... em Dortmund!..

      É que uma coisa é jogar super comoetitivo, no super competitivo campeonato Inglês, outra coisa é jogar contra os belenenses da vida, aka Merdicas de C a Z, q pululan por estas paragens.

      O que mete raiva é que Portugal não ganhou muito mais coisas por causa de atrasados futebolísticos como tu!... uma opinião num blogue é uma coisa, os atrasados q andam lá a dirigir a coisa são outra (o 'factor externo' tem muito de paixões cegas, clubite, ignorância e estupidez internas)

      Orelhas de burro ao canto da sala era pouco!

      Eliminar
  11. Mestre, coloque aí a explicação do Braz para a convocatória do Snaches, em que diz que é melhor ser suplente do Bayern que titular em qq equipa em Portugal!!

    Ah e aproveite para colocar que o João Mário agora nem titular do Inter é, quando foi suplente apenas neste jogo contra a Atalanta!!

    É só rir.... ainda mais quando o Sr. 20M Rafa Silva nem convocado é!!

    SL

    ResponderEliminar
  12. Excelente análise!
    É que é isto mesmo sem tirar nem pôr.

    ResponderEliminar
  13. O Paulo Oliveira é só o Melhor central Português a jogar em Portugal e bastante acima nesta altura de Neto e B. Alves, tem azar joga com a camisola errada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo a concordar (tirar o lugar ao Rúben Semedo não é para todos)... menos na cor da camisola...

      A porcaria de burros q anda pelas federações é que devia de ter pena e vergonha... pelo menos o Paulo vai estar a salvo de muitas humilhações..

      Eliminar