segunda-feira, 27 de março de 2017

Os incidentes à margem do Portugal - Hungria

A ideia de "recrutar" elementos de claques para apoiar a seleção no Euro '2016 foi inteligente e deu bons resultados. Funcionou porque se tratava de uma competição especial, disputada no estrangeiro, de acesso mais restrito aos adeptos mais fervorosos, e - muito importante - jogada numa altura em que a temporada dos clubes já tinha terminado. Mas achar que a mesma ideia poderia funcionar em solo nacional numa fase em que as competições de clubes estão ao rubro, foi, pura e simplesmente, ingenuidade.

Obviamente que todas as pessoas, mesmo as que fazem parte da claque de um qualquer clube, são livres de assistir a jogos da seleção disputados no estádio de um rival. Se vão para um jogo da seleção entoam cânticos a provocar ou insultar equipas rivais, isso apenas revela a sua falta de capacidade de se comportar de forma cívica. Mas a partir do momento em que são apoiados de alguma forma pela FPF (nem que seja apenas através da oferta de bilhetes), não é tolerável que tenham comportamentos como aqueles que aconteceram no sábado - mesmo podendo haver atenuantes pelo facto de a claque ter sido também alvo de provocações por parte de adeptos presumivelmente benfiquistas. Depois disto, não é compreensível que a FPF continue a recorrer a esta estratégia de animação de jogos.

Infelizmente, não foi o único episódio lamentável que sucedeu à margem do Portugal - Hungria:


Aquilo que se passou com Jaime Marta Soares é inaceitável. Aconteceu na Luz, mas infelizmente é algo que nenhum adepto de Sporting ou Porto pode garantir que não acontecerá no seu estádio. Energúmenos existem em todo o lado, e basta um pequeno punhado de indivíduos mal intencionados para provocar uma situação deste tipo.

Agora, o que aconteceu é indesmentível. Tão mau como estes episódios terem acontecido é haver dirigentes que desdramatizem ou ignorem o que se passou. Veremos, portanto, como reagirá a FPF a estes incidentes. 

O mais provável é que não reaja de todo, porque a federação de Fernando Gomes é perita em fingir que nada de anormal se passa no mar de anormalidades que ocorrem no futebol português - e essa é a melhor forma de garantir que episódios semelhantes acontecerão no futuro, seja na Luz, seja no Dragão, em Alvalade ou em qualquer outro estádio.

E, já agora, também ajudava se os jornalistas não tentassem reescrever a história de uma forma que lhes seja mais conveniente, como sucedeu na edição de ontem do jornal A Bola...


49 comentários :

  1. Jornalismo avençado no seu melhor.

    Delgado e Serpa também mamam certamente dos 100.000€ referidos ontem pelo Fernando Mendes e este Mário Rui Ventura deve ser um dos que tem ordenado pago ao fim do mês via SAD lampiã.

    ResponderEliminar
  2. Quando pensei que o mdc inteligente e com sentido crítico e não carneiro tinha voltado... O final estragou.
    A claque teve apoio oficial da fpf... O que que se tenha passado com o marta Soares não pode ser considerado como tendo apoio de clube nenhum.
    Para todos os efeitos... Um grupo de pessoas em representação da fpf, com provocações ou não é indiferente, insultou um clube inscrito na fpf. E já agora... Onde é que cânticos de SLB podem ser considerados provocação?
    Mas a inteligência ainda não voltou... Fico a aguardar esse dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá para ver no vídeo que à chegada ao estádio vinham a entoar um cântico pela seleção, e de repente começam a cantar contra o Benfica... depois a câmara vira-se e dá para perceber que há gente em cima do viaduto a provocá-los. Não vale a pena fazerem-se de virgens ofendidas.

      Houve cânticos de apoio ao Benfica no jogo da seleção?

      Eliminar
    2. Ahahah.

      A tua presença aqui abrandou mas a desonestidade mantém-se sempre constante. És um bom arquétipo do lampião.

      Eliminar
    3. Mestre "a [tua] inteligência não voltou"... já não é mau... quer dizer que o animal admite que já a tiveste... e que, provavelmente, voltarás a tê-la... já o atrasado mental, dono da tirada, viverá (como já viveu) toda uma vida de sofrimento e lamento por não poder almejar algo tão básico como o... intelecto! Pura e simplesmente porque a condição de inteligente, não casa com... lãps!

      PS - oh martinholas, minha abécula, estão em cortes orçamentais aí no... T1?! Tens andado desaparecido pah... isto de termos aqui só a viada da rudolfina, e o miserável do billocas a fazer as despesas de sodomizados assumidos não chega...

      Eliminar
    4. Segue a linha de virgem ofendida do teu clube, vai buscar o lencinho e faz boicote aqui no artista. Comentários como esses fazem zero falta cá.

      Eliminar
    5. Ajudava se me dissessem quando e onde é que perdi a inteligência e espírito crítico, para ir lá procurá-los. :)

      Eliminar
    6. Mestre... nem vale a pena... estes são indivíduos apoiantes do mesmo clube cuja figura de proa, vide Rui Costa, ao ser confrontado com as atitudes criminosas (mais uma vez) dos energúmenos dos seus adeptos, em Alcochete, aquando daquele célebre derby de juniores, se limitou a responder que a culpa [afinal] era do Sporting por ter um recinto que não tinha condições para receber... animais! Mais em concreto, uma vara de porcos assassinos!

      Eliminar
    7. Tens de fazer melhor do que isso....assim não chegas á avença dos 100.000€.....mas deduzo que a inteligência não dê para mais, primeiro se queres ser coerente (podes googlar se não souberes o significado) não podes pedir a uns o "purismo" no apoio único e exclusivo á seleção e os teus capangas poderem entoar cânticos clubistica, ou as normas cívicas e desportivas são diferentes consoante o clube a que se pertence?
      Em segundo lugar não sabia que "tripeiro cabrão, vem saudar o campeão" e a imitação do barulho dos very-light eram "cânticos" de apoio ao carnide, se de facto os consideras assim, isso diz muito de ti e dos teus capangas encarnados que os entoaram...nada que nos surpreenda claro, é apenas a confirmação, mais uma, daquilo que és e do que representas o lodo do futebol Português!!!!!

      Eliminar
    8. A anormalidade habitual do mentiroso de serviço.
      Marta Soares foi à Luz e teve de ser protegido pela polícia, mas isso não tem grande problema....
      Problema mesmo são os cânticos.
      Nuninho palhaço...

      Eliminar
  3. Esta cena da claque é absolutamente vergonhosa. Pelo que vi no video nem são mais que 30 gajos. Ridiculo. A FPF dar cobertura a isto é lamentavel.

    Isto, e o episodio Jaime Marta Soares, mostra bem ao que chegou o futebol portugues.

    Hoje a Bola bem mandada dá o recado dos Donos. Isto só vem dar oportunidade ao Benfica para reforçar o papel de virgem ofendida.

    ResponderEliminar
  4. Tanta choradeira por causa de um cântico a chamar-lhes filhos da p*ta?
    Isto vindo dos animais que já mataram, e que até hoje se vangloriam por isso?

    ResponderEliminar
  5. Essa pseudo claque devia ser dissolvida. Eles só existem devido aos apoios da FPF, logo depende deles cortar com esta fantochada. Na verdade adorei a sua prestação no sábado (pimenta no cú dos outros para mim é refresco), mas não faz sentido nenhum em jogos em território nacional (por mais putrefacto que seja o território em causa, como foi no sábado).

    Quanto ao episódio com o Marta Soares... Gravíssimo, aguardemos pelas consequências. Ahahahah, estou a brincar! Mas fica registado, juntando isso às ameaças veladas feitas pelo Vitória e pelo Vieira... No mínimo espero um processo do SCP por atiçamento da matilha de cães. Graças a Deus tudo correu bem, e a lampionagem acabou a lamber o chão de própria casa, o que acho muito bem. O Marta Soares e todos os outros seres que nada têm a ver com essa agremiação corrupta não deveriam ter que levar com esse cheiro nauseabundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Bernardo, é óbvio que não existirão quaisquer consequências... basta olhar para as capas de hoje para perceber que a história são os cânticos, o resto é como se não tivesse existido.

      Eliminar
  6. "Aquilo que se passou com Jaime Marta Soares é inaceitável."

    Sem dúvida mestre. Quanto ao resto...discordo. É sempre naquela esterqueira que acontecem situações inaceitáveis!
    É (quase) sempre com os adeptos daquele clube de merda que acontecem estas situações.
    E agora?! Não vai acontecer nada...

    É engraçado aquela gentalha de merda falar em coação quando eles próprios desde há anos o fazem!
    Não se recorda do fiscal de linha que foi agredido?! Não se recorda do que aconteceu a Pedro Proença?!
    Apenas dei 2 exemplos mas poderia dar muitos mais...
    Agora quero ver o que a FPF (não) vai fazer relativamente a isto...
    A escumalha já começou com a vitimização...

    Se não houvesse moderação de comentários diria o que penso e desejo a essa merda de gente sem ser de forma politicamente correcta...

    Sim...apesar de tudo, tendo em conta o que penso dessa gente isto é ser politicamente correcto...

    ResponderEliminar
  7. Cuidado que FPF não queria oferecer bilhetes, porque não os reconhece como claques da seleção, mas foi solicitado pela PSP, que assim os conseguia juntar e controlar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também li isso, mas se quisessem acabado com a claque, teriam arranjado forma de o fazer.

      Eliminar
  8. Vai ser como a imagem final mostra. Está toda a gente mais preocupado pelas lampiões sentirem-se incomodados por serem insultados (depois de fazerem para o merecerem) do que os lampiões só não terem espancado um gajo da terceira idade e que é o representante da tão nobre instituição que são os bombeiros de portugal (e segundo ABOSTA, fizeram-no porque este senhor "provocou" ao dirigir-se para a ETAR do Colombo para assistir ao jogo).

    Típico de adeptos cujos adeptos mataram alguém, gozam e vangloriam o facto, e ás vezes até tentam repetir a proeza mas depois ficam chocados quando alguém diz a verdade do que o maior símbolo daquela agremiação era um bêbado que batia na mulher e têm a lata de pedir respeito.

    Todo este país está mais preocupado com os sentimentos dos lampiões. Até tu, Mestre das Cerimónias, que tiveste de desancar nas claques do Sporting / Porco por terem insultado os labregos dos lampiões (depois da merda que já fizeram, inclusive naquele dia), antes de teres falado na merda adepta do seu Venfique andaram a fazer.

    Acho muito bem que os lampiões tenham sido enxovalhados, ainda para mais no galinheiro deles. Espero que se repita, nojentos de merda. E se interditarem a ETAR e não se fizerem mais jogos da selecção lá, eu pessoalmente preferia porque aquele local é do mais merdoso que existe. Mas eles que não se esqueçam de pagar o estádio ao estado porque foi construído com dinheiro público.

    Benfica é merda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É este o perfil típico do adepto labrego que não faz falta ao futebol. Podia dizer que é o perfil típico do sportinguista mas estaria a mentir. O mestre por exemplo não tem nada a ver com isto e infelizmente também há benfiquista assim.

      Eliminar
    2. Não faz falta ao futebol idealizado por vocês.
      Adoro este desconforto revelado pela passarada quando vêem alguém exprimir o ódio e o asco pela escumalha vermelha, revela bem a vossa necessidade e de adoração e unanimidade colectiva em torno da maior mentira que este país já viu, de seu nome Sport Lisboa e Beneficia, mentira essa que viu a luz do dia em 1908.
      Maiores complexados que estes não há, ou nos prestam vassalagem ou calam-se. Se demonstram todo o repúdio que essa agremiação corrupta e os seus adeptos criam, então não fazem falta. Eheh

      Benfica é merda.

      Eliminar
    3. O que não faz falta é a intolerância, o insulto, a violência, a hipocrisia. Aquele tipo de adepto que é o primeiro a apontar os defeitos dos outros mas que é incapaz de reconhecer os seus.
      Bem podes vir cá insultar e menosprezar, mas a realidade é essa: Benfica tri campeão e Sporting a 16 anos a ver navios.

      Eliminar
    4. Intolerância e insulto... Sempre. Intolerante para com a escumalha, e chamar os bois pelos nomes, sempre. Entretanto recomendo o uso de um espelho.

      Violência... Quê? Falas de mim ou dos adeptos em geral? Very lgiht 96? Marta Soares? Isto falando só do caso mais miserável e do mais recente.

      Hipocrisia? Ahahahahahah.

      Até te dizia que eras tri corrupto, mas aí estaria a mentir por defeito.

      Eliminar
    5. O Artista do Dia, John Billy, não é nenhum santo :))

      Eliminar
    6. POis é billy pois é:

      Entao eu mostro-te o que voces sao, depois diz-me que razoes teem voces para reclamar o que quer que seja!

      http://www.jn.pt/desporto/interior/fotografo-transportado-para-o-hospital-apos-o-golo-do-benfica-5705527.html

      http://ptjornal.com/benfica-psp-critica-atitude-de-desligar-as-luzes-1581

      http://www.ohdiabo.org/benfica-liga-sistema-de-rega-e-molha-jogadores-do-astana/

      http://sporting.filtro.pt/2016/12/11/adeptos-do-benfica-atiram-very-light-adeptos-do-sporting-saida-da-luz/

      http://relvado.aeiou.pt/diversos/homicida-very-light-recapturado-11-anos-depois

      https://www.youtube.com/watch?v=EMg51FLsJcM (A ESCUMALHA do Benfica | Adeptos do SLB enaltecem assassinato do very-light em 96)

      http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/interior/petardos-e-intervencao-policial-na-chegada-do-benfica-ao-seixal-5638118.html

      http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/12/13/conselho-de-disciplina-da-fpf-castiga-benfica-em-16-mil-euros

      http://www.jn.pt/desporto/interior/benfica-teme-que-uefa-feche-estadio-da-luz-por-causa-de-petardos-4191572.html

      http://tvgolos.pt/adeptos-do-sporting-atingidos-um-petardo/

      http://expresso.sapo.pt/desporto/petardos-valem-multa-de-32-mil-euros-ao-benfica=f802948

      https://sol.sapo.pt/artigo/398587/lider-dos-diabos-vermelhos-detido-com-pirotecnia

      https://www.publico.pt/2015/05/18/desporto/noticia/festa-do-benfica-no-marques-marcada-por-confrontos-entre-adeptos-e-policia-1695974

      http://www.guimaraesdigital.com/noticias/59948/video-mostra-adeptos-do-benfica-a-assaltar-armazem-do-vitoria

      DEPOIS DE TUDO ISTO, pego numa frase tua, "O que não faz falta é a intolerância, o insulto, a violência, a hipocrisia." e posso concluir, que o vosso clube já devia ter sido extinto há muito, mas muito tempo!

      Eliminar
  9. Pelos vistos, Artista do dia e benfiquistas unidos nesta questão. Uma falta de respeito, Madureira liderar a claque de apoio a Portugal NO ESTÁDIO DA LUZ A UMA SEMANA DO CLÁSSICO.
    Incrível a falta de common sense da Federação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nao concordo...

      Entao e os !000\2000\3000 adeptos portistas que foram apoiar a selecção, esses nao te incomodam? É só aquele especificamente? Se fosse o Mustafa era diferente? E se fosse o chefe de outra qualquer claque?

      Se escrevesses, que a selecção nao precisa, ou nao deveria precisar (e o facto de precisar é preocupante) de claques, eu ate concordaria.

      Mas basear a opiniao em apenas um individuo entre milhares, parece-me um pouco exagerado? Nao achas?

      Ate porque, o vosso clube nao pode ter um chefe de claque a liderar| As vossas claques sao ilegais. Caso fossem legais eu ate concordava, que nos jogos da luz fosse o líder da claque benfiquista a liderar!

      Mais uma vez a vossa maneira de ser é o vosso próprio problema!

      E se formos comparar cânticos "anti-alguem" que dizer disto!?

      http://relvado.aeiou.pt/benfica/adeptos-sporting-indignados-com-faixa-benfica-503673

      ...ou disto, que vai muito alem de cânticos:

      http://www.guimaraesdigital.com/noticias/59948/video-mostra-adeptos-do-benfica-a-assaltar-armazem-do-vitoria

      ...ou este mais recente:

      http://desporto.sapo.cv/futebol/primeira_liga/artigo/2017/03/07/multas-superiores-a-16-mil-euros-para-o-benfica-por-incidentes-com-feirense


      Façam o vosso trabalho e legalizem a claques, enquanto as vossas claques viverem á margem das leis, nao têm sequer o direito a mostrar indignação.

      Mas repito, a selecção nao deveria precisar de calques! Precisa é de melhores adeptos!

      https://www.buzzfeed.com/anaisbordages/here-is-proof-that-irish-fans-have-already-won-eur?utm_term=.fm0pv8YXX#.tpx5aQJjj

      Eliminar
    2. Nem da claque do Benfica, nem de outra qualquer. Não será possível criar uma claque de apoio a Portugal de gente composta por adeptos de outros clubes? É uma questão de bom senso. Até porque Madureira é do pior que existe na nossa sociedade. É péssima imagem a todos os níveis.

      Eliminar
    3. Porra Jorgen E se fosse o Musta? nao era a mesma coisa? Se fosse o do teu clube era melhor? ou do braga depois do incidentes no estadio do Algarve? Acho que nisso estamos de acordo, entao para quê as claques?

      Chama-me lírico se quiseres, mas continuo com a minha, com melhores adeptos, as claques eram dispensáveis! Acho ate lógico, e na minha opiniao adepto de claque nao significa ser melhor adepto!

      Eliminar
  10. Hoje na revista internacional na bolatv já temos o porco guerra a meter nojo e a defender o seu clube de bosta :)

    ResponderEliminar
  11. A guerra entre clubes é um problema sem fim a vista. Agora ninguém esperava que a federação pusesse gasolina no assunto a pouco menos de uma semana do clássico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu a achar que tinham sido vocês a abrir guerra com a federação a pouco mais de uma semana do clássico! A hipocrisia desta raça não tem mesmo limites. Eles ainda baixaram as cuecas e tiveram o Presidente sentado lado a lado com o narcotraficante que preside a vossa agremiação na gala do ex atleta do Sporting Clube de Portugal, Cosme Damião.

      E assim se vê bem o show off que está a ser montado pela organização mais corrupta deste país.

      Eliminar
    2. Mas que guerra com a federação? Não se fazer representar numa gala ou num jogo da selecção é alguma medida bélica?
      Agora gostava de ver um jogo da França em Marselha com uma claque nacional representada pelos ultras do PSG. Ou em Florença com uma claque da Juventus. Ou em Barcelona com os Ultra Sur. De certeza que não ia dar problema nenhum.
      E também gostava de ver um jogo da selecção em Alvalade em vésperas de um Sporting Porto decisivo para o título se as vossas claques iam estar em união para apoiar o jogo da selecção.

      Eliminar
    3. Um comunicado a rasgar de alto a baixo (sem o mínimo de razão) uma das instituições que mais vassalagem vos presta não é abrir guerra? Eheh.

      Isso do não se fazer representar é uma birrinha para chamar a atenção. A guerra (de um só sentido) foi aberta com esse comunicado. Obviamente a FPF jamais vai replicar ou provocar o vosso clube.

      E essa questão das claques nada tem a ver, a FPF não podia fazer nada para o evitar, criaram o "monstro" agora terão que se desfazer dele. Vergonha seria prestar vassalagem ao Carnide, impedindo estes adeptos de aparecerem só por ser o vosso estádio. Nem o poderiam fazer. Só a PSP tem poderes nesse âmbito.

      Eliminar
    4. E respondendo à última frase, iria dar-me asco se isso acontecesse. Mas graças a Deus a FPF não tem por hábito requerer ao meu estádio. Por um lado fico com os cofres mais vazios, por outro fico com uma casa mais limpa.

      Eliminar
  12. Espera lá, a labregada do costume vai para a beira da sua esterqueira, que podia ser outro estádio qualquer para o caso, insultar e tentar agredir aquilo que para todos os efeitos é a claque da Selecção e a culpa é de quem responde. Quem diz a verdade não merece castigo. E quem toma esse tipo de atitudes é tudo o que o referido cântico refere, e mais um bocado. Até foram muito simpáticos.

    ResponderEliminar
  13. Não podemos esperar muito de uma agremiação que mostra faixas de alusão ao very light e sem nenhuma punição da direção. Marginais miseráveis que estão sempre no centro das atenções no que toca às piores razões. O mais sensato seria puni-los severamente com um vasto número de jogos à porta fechada!

    ResponderEliminar
  14. Lamentável o incidente com o bombeiro mor. Ouvir umas bocas ainda vá que não vá, tudo o resto é exagero. Ainda existem pessoas para quem o bom senso e futebol não cabem na mesma frase, como alguns comentadores que por aqui pululam.
    Vergonhoso o apoio da FPF a esta sua pseudo-claque. Imaginem o que não se contaria se fossem os NN à frente de uma claque de Portugal ao Ladrão a insultar os andrades ou ao Lumiar a insultar os Lag Sportinguistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ainda existem pessoas para quem o bom senso e futebol não cabem na mesma frase, como alguns comentadores que por aqui pululam."

      DEVIAS EMOLDURAR ISTO PARA NUNCA TE ESQUECERES!

      Eliminar
    2. Antes de mais bem vindo ao planeta terra.

      Aproveito para atualizar o sr ET da realidade do país.

      http://www.reflexaoportista.pt/2017/03/o-clube-beato-com-uma-claque-sem-nome.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ReflexaoPortista+%28Reflex%C3%A3o+Portista%29

      Eliminar
  15. Que de especial se passou neste jogo, que não tenha já acontecido "n" vezes?
    Propaganda.

    ResponderEliminar
  16. Por mim a selecção precisar de claque é algo embaraçoso, mas nao é algo novo para mim!

    Também nunca percebi como existem pessoas que conseguem ver 90 minutos de futebol ao vivo, sem nunca se levantar, com excepção das idas ao bar e WC!

    Com melhores adeptos, eram escusadas as claques!

    ResponderEliminar
  17. Lampioes Enfiem a ETAR na Vossa Peida Filhos da Puta

    ResponderEliminar
  18. Uma perspectiva azul. É sempre bom relembrar sobretudo quando até vem de outro quadrante pode ser que mais benfiquistas acordem, ficamos todos a ganhar.

    http://www.reflexaoportista.pt/2017/03/o-clube-beato-com-uma-claque-sem-nome.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ReflexaoPortista+%28Reflex%C3%A3o+Portista%29

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mais...

      " Se os jornalistas quiserem investigar, vejam os registos da Europcar quando o Benfica joga fora do estádio da Luz e vejam quem é que paga as carrinhas em que o No Name Boys e os Diabos Vermelhos, claques ilegais, se fazem transportar, e quem é que lhes dá os bilhetes e como é que é feita a distribuição dos bilhetes""

      http://www.tsf.pt/desporto/interior/super-dragoes-acusam-benfica-de-ceder-carrinhas-a-claques-ilegais-5752012.html

      Eliminar