segunda-feira, 3 de abril de 2017

Vida nova na equipa B

A recente carreira do Sporting B - que já vai em seis vitórias consecutivas - catapultou a equipa do penúltimo lugar para o meio da tabela, mas convém ter-se consciência de que ainda não está totalmente a salvo da despromoção: apesar de já ter 11 pontos de vantagem dos lugares que valem a descida ao escalão inferior, tem apenas 5 pontos de vantagem dos lugares do playoff de despromoção (apesar de o Vizela ter mais um jogo disputado). 

Por outro lado, são também 5 os pontos que separam o Sporting B do 5º lugar, o que é sintomático do equilíbrio que existe na tabela classificativa.

Mesmo considerando que o calendário nos foi favorável nesta sequência de 6 vitórias (tirando o Aves, 2º classificado, todos os restantes adversários ocupam posições que abaixo do 14º, três dos quais estão em lugares de despromoção) e que passaram a estar disponíveis vários jogadores de I Liga (André Geraldes, Gauld, Francisco Geraldes e Esgaio), é inegável que a troca de treinador trouxe uma vida nova à equipa.

Há, de facto, qualidade neste plantel, e há jogadores que, agora que estão melhor rodeados, demonstram merecer uma oportunidade ne próxima pré-temporada para trabalhar na equipa principal. 

A vitória de ontem foi expressiva, mas apesar de o Olhanense ser a equipa mais frágil da II Liga, vale a pena destacar algumas exibições: Leonardo Ruiz não marcou, mas fez uma assistência e teve influência direta noutros dois; Francisco Geraldes teve uma assistência e dois passes para assistência; Rafael Barbosa, depois de um empréstimo muito mal calculado ao U. Madeira, tem vindo a impor-se gradualmente nesta equipa; e, obviamente, o homem do jogo foi Gelson Dala, com 4 golos marcados. O angolano leva já 7 golos e 1 assistência em 766 minutos de utilização na equipa B. Bons números de um jogador que tem revelado uma boa capacidade de finalização, e que também está pronto para outro tipo de desafios.