quinta-feira, 18 de maio de 2017

A data da Gala Honoris

Foi ontem anunciado que a Gala Honoris vai-se realizar a 30 de junho. Não colidirá, portanto, com a data de casamento do presidente. É uma decisão que lamento, mas acho que Bruno de Carvalho é quem tem mais a perder com esta decisão. Com isto e com os últimos posts em que disparou críticas em todas as direções - adeptos incluídos -, está a arranjar lenha para se queimar.

Não há nada que obrigue que a gala se realize no dia 1 de julho. Nos estatutos do Sporting Clube de Portugal está escrito que a gala deverá "ter lugar preferencialmente na data de aniversário do clube", ou seja, a 1 de julho. Portanto, ao tomar esta decisão, a direção não está a incorrer em nenhuma ilegalidade. No entanto, é legítimo que os sócios a questionem, já que, apesar de ser um evento muito recente, a Gala Honoris conquistou um espaço importante na vida do clube - e a data de 1 de julho tem um simbolismo importante.

A interpretação que 99% das pessoas farão (nas quais eu me incluo) é que o clube está a mudar a sua agenda para que esta encaixe na agenda da vida privada do presidente, que reservou a data para o seu casamento. Como é evidente, não é nada reconfortante assistir a estes tiques de quero, posso e mando, pois nada nem ninguém deve colocar-se acima do clube.

Consequentemente, é natural (e saudável) que esta decisão seja contestada por muitos sportinguistas. Mas convém colocar as coisas nas devidas proporções: não me parece que a alteração de data da gala seja, em si, uma situação muito grave. Muito grave seria se o presidente tentasse blindar os estatutos para se eternizar no poder ou se o presidente antecipasse eleições por lhe ser mais conveniente - realidades incontornáveis noutros clubes, onde os atos eleitorais têm sido meras formalidades de interesse puramente estatístico -, muito grave seria se a direção optasse por uma gestão opaca, muito grave seria se o presidente evitasse prestar contas aos sócios, muito grave seria se as vozes dissonantes fossem sistematicamente abafadas.

Mas se queremos impedir que situações destas venham a acontecer no futuro no nosso clube - e é muito fácil ceder à tentação de facilitar a retenção do poder -, não devemos aceitar passivamente decisões em que interesses individuais - principalmente se forem os do presidente - condicionem a vida do clube. Porque o Sporting é nosso

O mais frustrante de tudo isto é que toda esta situação poderia (e deveria) ter sido evitada facilmente, porque era fácil antever a reação dos sportinguistas. O presidente e a direção têm a obrigação de conhecer o clube que dirigem e o perfil dos sócios a que têm de responder, e era óbvio que isto iria causar uma grande polémica - bem, na verdade, o que é que no Sporting não gera polémica?

Não têm sido semanas fáceis para os sportinguistas, e não têm sido semanas fáceis para Bruno de Carvalho - que parece estar com dificuldades em lidar com os desaires sucessivos e com as críticas vindas de setores pouco habituais. Os maus resultados amplificam exponencialmente qualquer problema que surja, pelo que me parece que devemos todos fazer um esforço para manter um certo nível de racionalidade: os sócios devem saber separar aquilo que deve ser alvo de crítica do que não deve ser, e o presidente deve manter a cabeça fria, identificar o que tem de ser corrigido, e focar-se na preparação da próxima época. O Sporting agradece.

63 comentários :

  1. Sou um leitor assíduo e um não comentador mas, neste caso, não consigo justificar isto com o mal dos outros.

    O Presidente sobrepôs-se à instituição, e isso nós não desculpamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é justificação. É uma decisão lamentável, mas que não coloca em causa nada de realmente fundamental. Por isso há que colocar as coisas em perspetiva. Criticar, sim, mas não fazer disto o fim do mundo. Os presidentes podem usar e abusar do seu poder para coisas bem piores.

      Eliminar
    2. Coloca em causa os princípios que ele tanto apregoa.... E isso não é pouco! Mas já o tinha feito quando pôs os palitos na mulher! Quando se é uma figura publica, e ele é figura publica exclusivamente por ser presidente do Sporting, tudo conta e tudo é escrutinado ao pormenor! Quando se apregoa aos 4 ventos os princípios da lealdade, do esforço, da dedicação, da competência, da exigência, para tudo e mais alguma coisa e depois se é apanhado nestas cenas não se pode dizer que abone a favor do sujeito...

      Quando se soube que o casamento era dia 1 de Julho muita gente previu logo que ia dar merda!

      Eliminar
    3. Por amor de Deus. A questão da data é relevante, sim. Pode não ser muito grave, mas é relevante, agora essa dos,palitos à mulher. O que é que nos temos a ver com a vida do homem e da mulher ou da amante, ou seja domque fir?

      Eliminar
  2. Nada nem ninguém está acima do Sporting Clube de Portugal

    ResponderEliminar
  3. "(..) não me parece que a alteração de data da gala seja, em si, uma situação muito grave. Muito grave seria se o presidente tentasse blindar os estatutos para se conseguir eternizar no poder ou se o presidente antecipasse eleições por lhe ser mais conveniente"

    Mestre,

    Sim, os outros são piores. E isso justifica o quê? Se quisermos continuar a apontar as falcatruas dos outros e ter a autoridade moral para o fazer, não nos podemos desleixar com os pequenos actos autoritários dentro do nosso clube. Porque as pequenas coisas, repetidas várias vezes...tornam-se hábitos.
    Ele foi eleito porque vimos nele a capacidade de colocar o clube á frente de tudo o resto. Agora, apesar de que me irrita ter que estar a falar da vida privada de alguém, ele coloca assuntos privados acima dos interesses do clube. E ainda se faz passar por vítima.
    Sinceramente não sei o que aconteceu. Qual a causa deste súbito aleanamento da realidade com posts a criticar os adeptos, exigindo mais a todos. A todos, menos a ele. Que foi quem dirigiu o clube. Que foi quem deu carta branca ao treinador, que foi quem contractou jogadores (ou que pelo menos disse que sim aos nomes propostos). Alterando datas e tornando secundárias coisas tão importantes quanto o aniversário do clube. Confundindo o clube com ele próprio.
    E pedir para que não o chateiem e o deixem trabalhar? Mas onde é que isto existe numa democracia? Os sócios e adeptos têm todo o direito de o interrogar, de se queixar. São eles que lhe pagam o salário, que o mantém no lugar onde todos os holofotes apontam para ele. Se o sonho dele era ser Presidente do Sporting: pois bem, fomos nós que lhe demos isso. Que nos batemos por ele mesmo quando ele ainda desconhecido da maioria dos Sportinguistas. Que elevamos a nossa voz perante o acerto das eleições de 2011. Que votamos inequivocamente para que ele se mantivesse mais quatro anos á frente do clube. Que demos a cara e o desculpamos perante o olhar sempre acutilante dos nossos adversários sempre que ele metia o pé na poça com mais um post, mais um comentário infeliz.
    A capacidade de lhe cobrarmos isso com as nossas interrogações, dúvidas e protestos é tão valiosa quanto o mandato que lhe demos. E isso, essa capacidade de aceitação das críticas e de saber conviver com elas, é o que distingue a democracia de ditadura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Or, não é nenhuma justificação. Quando criticamos, devemos ter noção da gravidade das coisas.

      Quanto às outras coisas, BdC precisa de reencontrar o foco no que é importante, e nós precisamos de ser adeptos minimamente equilibrados e racionais nas horas difíceis. Caso contrário não ajudaremos em nada o clube a reerguer-se.

      Eliminar
    2. Um presidente dizer para os adeptos "não me chateiem"... é do pior que já vi!

      Eliminar
  4. Já to disse uma vez mas volto a dizê-lo: és o gajo que melhor pensa e escreve sobre o Sporting na internet. Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  5. Nestes últimos dias, o vosso presidente Bruno parece andar a jogar à baleia verde. Vai-se auto mutilando e, tal como o jogo, terminará inevitavelmente em harakiri presidencial. O que faz um rabo de saia!
    Com esta vontade de mudar a data de fundação para o dia anterior, sobrepondo os interesses pessoais aos do clube, estou mesmo a ver que, dia 1 de Julho de 2018 estarão todos os sócios no relvado a comemorar o batizado do sua nova filha.
    Não teria sido melhor, dado que o Sporting se especializou em fusões, juntar tudo no mesmo dia 1 de Julho e fazer um galamento?
    Não deixo entretanto de salientar a vã tentativa do MdC desculpabilizar o seu presidente, inventando exemplos comparativos de acções de outros presidentes. Certamente que se o MdC tivesse jogado à bola, nem que seja num qualquer Damaiense, a sua posição seria de avençado centro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, se eu tivesse jogado no Damaiense, diria que a Gala é um evento criado por este presidente, que após demorada meditação tinha chegado à conclusão que faz mais sentido fazer no dia anterior ao aniversário, que se antecipou porque está planeado um estágio da equipa de futebol e a realização no dia 1 impediria a presença de vários dos potenciais premiados, etc., etc.. Haveria tanto por onde pegar...

      Eliminar
    2. Foste assim tão activo quando o teu cadastrado presidente alterou os estatutos em prol dos interesses dele?

      Eliminar
    3. ...ou será mais engraçado ver-te fazer comentários sobre datas da fundação quando nem a própria fundação do teu clube sabes... Engraçado.

      Eliminar
    4. J os estatutos são alterados em assembleia geral! Comparar uma mudança aprovada pelos sócios com mudar a data de um evento criado pelo próprio para não coincidir com o casamento marcado propositadamente para aquela data! Lol. Deixem trabalhar o homem... Calem se estúpidos bipolares.

      Eliminar
    5. E há ainda os avençados "qualquer lugar"...
      Santa paciência!

      Eliminar
    6. Não percebeu, MdC, não é preciso ter jogado no Damaiense ou noutro qualquer.
      Já é um avençado centro. Eheheh

      Eliminar
  6. Mestre, por mais que eu apoie e me sinta grata por o que BdC tem feito, isto é uma vergonha. Isto só demonstra que o ego dele e os interesses dele estão acima do próprio Sporting. E peço desculpa, mas acima do Sporting não está nem nunca estará ninguém. Foi ele que teve a iniciativa de criar esta gala (acho eu) mas isso não lhe dá o direito de mudar a data para assuntos privados. A continuar assim, vai começar a perder a força que tem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda esta situaçâo é obviamente condenável e criticável.
      Pela parte que me toca, desculpo BdC. Se estivesse com ele cara-a-cara dir-lhe-ia que fez uma parvoíce e a seguir dava-lhe um abraço.
      Estou certo de que não foi prepotência mas inocência, nâo pensou nas consequências. Eu também não consigo separar a minha vida privada da vida enquanto Sportinguista.

      SL

      Eliminar
    2. Se a parvoíce do BdC fosse esta estaríamos nós bem...

      Parvoíce é contratar 45 jogadores para a equipa A em 4 anos e falar no "projecto" que tem para o futebol!

      Parvoíce é contratar o Jesus e pagar-lhe mais do que ganhava no Vergonhoso!

      Parvoíce é contratar 24 jogadores para o plantel do Jesus em 2 anos e no fim achar que é preciso ainda fazer uma revolução!

      Parvoíce é levar 3 do Skenderbeu...

      Parvoíce é ser eliminado da TL pelo Portimonense da 2ª Liga...

      Parvoíce é ser eliminado da TP pelo Chaves...

      Parvoíce é ser eliminado da TL pelo Setúbal porque se optou por pôr os mais velhos a jogar quando o desempate se fazia por idades...

      Parvoíce é perder com o Belenenses, com o estádio cheio, num dia de festa, porque se montou mal a equipa, e dizer que jogou com gajos que nem são 2ª ou 3ª escolhas...

      Parvoíce é o presidente não saber dizer mais nada que frases feitas e chavões que não valem nada, na clara demonstração que se navega ao sabor do vendo e se tomam decisões sobre o joelho porque "para o ano é que é"!

      E podia continuar...

      Isto, de mudar a data, é só um exemplo que o Sporting está transformado numa República das Bananas liderada pelo Deus Sol!

      Eliminar
    3. José Costa somos dois, portanto, com o mesmo pensamento.

      Aos sportinguistas, saudações leoninas, ao presidente Bruno de Carvalho, juízo e atenção! Quem é presidente do Sporting tem de ter consciência que a vida privada é que fica condicionada perante a vida do clube, nunca o contrário.

      Quanto às galinhas que cá vem cacarejar, enquanto o outro lhes enfia um passivo sempre galopante pela cloaca acima, nada a dizer excepto:

      Ponham-se nas putas suas galinholas infectadas com a gripe aviária. Vão lá para a tasca do taberneiro confratermizar com os da vossa estirpe.

      Eliminar
    4. Concordo plenamente! Sou muito grato ao BdC por aquilo que tem feito por nós, mas tem tomado algumas decisões incrivelmente más. Tenho pena que alguns adeptos tenham deixado de ser do Sporting CP para ser do BdC CP.

      Eliminar
    5. MC
      Em parte concordo contigo.
      Mas mesmo nessa lista não exaustiva, há factores mais controláveis do que outros. Vê lá bem que no início da época cheguei a ler, em diversos fóruns, que este era um dos melhores plantéis de sempre...
      Discordo mesmo é do teu último parágrafo.

      Zanizo,
      Juízo e atenção!
      Isso

      SL

      Eliminar
    6. José Costa,

      Um Presidente que bloqueia os sócios no Facebook porque vão lá, educadamente, discordar de uma ou outra coisa que ele escrevia mostra bem o tipo de carácter do personagem.

      Nos primeiros 2 anos, tirando a maneira como muitas vezes se exprimia, o facto de falar todos os dias e a politica de contratações, praticamente concordei com tudo o que fez, inclusive em algumas das vezes em que nem achava bem o modo como o fazia.

      A partir do despedimento do Marco acho que são mais as coisas que discordo do que as que concordo e desde a sua ultima eleição, à qual fiquei obviamente contente, acho que só tem feito merda exactamente por se achar um Deus Sol. Deve achar que ter tido 86% dos votos de deu crédito para fazer tudo e mais alguma coisa, deve pensar que isso lhe meteu o Sporting no bolso! Neste momento ele deve achar-se o dono daquilo tudo...

      E, escreve o que te digo, vamos passar, nós adeptos e sócios, uma época 2017/2018 muito difícil!

      Eliminar
    7. MC
      You've made your point.

      Tu não achas que está tudo bem; eu não acho que está tudo mal. Tu não disseste que está tudo mal; eu não disse que está tudo bem.

      ah e nem sabes como "acardito" que vai ser difícil. De resto, sempre foi.

      Eliminar
    8. Já é difícil fazendo a nossa parte bem porque se luta com armas desiguais. Difícil mas não impossível!

      Quando não fazes a tua parte bem, esquece, é impossível! Por isso eu digo que a próxima época vai ser penosa!

      Eliminar
  7. É bom ver que há sportinguistas que, apesar de não regatearem o apoio à qctual Direcção, não abdicam de criticar aquilo que é passível de crítica, como é o caso. Aqui pode ter acontecido uma de duas coisas: ou BdC leu mal a realidade - o que é mau, pois era previsível esta reacção dos sócios, mas não será mais do que um episódio isolado -ou, de facto,BdC entendeu, em virtude do resultado eleitoral obtido, que pode dispor do clube como de coisa sua se tratasse, sem ter de prestar contas aos demais.Espero que não seja este o caso, mas o seu último post e o abandono do FB (que me parece, até pelo timing do anúncio da data da gala, uma forma mal disfarçada de se furtar ao mar de críticas que iria receber na sua página)não auguram nada de bom.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Apoio incondicional normalmente gera sensação de impunidade e endeusamento. Seja a uma equipa de futebol, seja ao presidente de um clube (do Sporting, por exemplo).
    Continuo a achar que Bruno de Carvalho é a pessoa indicada para estar à frente do Sporting mas precisa de ser criticado. Sempre precisou.
    Já que o próprio escolheu ir por aí, usando linguagem que não é própria, pergunto: já se pode dizer bardamerda para quem diz que ama o Sporting acima de tudo mas muda a data da Gala Honoris Sporting, que não se vai realizar no aniversário do clube por causa do SEU casamento?
    Viva o Sporting Clube de Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mais: Bruno de Carvalho precisa, urgentemente, de aprender qualquer coisa com as críticas, porque os tiros nos pés (ainda que com uma fisga) tem sido cada vez mais.

      Eliminar
  9. Aquele ultimo post (já não falo nos antecessores) a alteração da gala... não são só os "meninos" que estão a por à prova o nosso grau de exigência, o "garoto" também.

    ResponderEliminar
  10. Não consigo encontrar nenhuma razão para explicar o comportamento do vosso presidente nos últimos meses. Conseguiu baixar os seus índices de popularidade a um nível inimaginável. Será influência da sua namorada? Queres ver que é uma infiltrada do estado lampionico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais são os níveis de popularidade do presidente do Sporting? Como foram medidos? Pelo Centro de Estudos de Opinião do Damaiense?

      Eliminar
    2. Concerteza que são estudos com a mesma competência e assertividade daqueles que davam conta de existirem 100.000 lampionenses na Indochina e 14 milhões no total.

      Portanto inatacáveis...

      Eliminar
  11. Não sei onde Está o espanto do ego do presidente do scp , lembram de da rábula de mandar calar os sócios por estarem a jantar senão ia embora? Lembram se da rábula aumentem me senão vou embora? Lembram se da rábula não me deixem cair? Ou aquela que os adeptos do Sporting so deviam ler o que o Vasco lia e ouvia? Qual Coreia. Ainda querem mais exemplos? Gostei de alguém q disse que ele faz as coisas e ainda se faz passar por vítima. Sempre o fez aos jogadores aos treinadores aos dirigentes aos arbitros , a diferença é que agora até o faz aos adeptos curiosamente So a ele é que não faz , acha se o Rei Sol. Eu fico estarrecido como é que no Sporting ninguém se preocupa com a Doyen e os juros aumentarem quando o clube tem um plano de contenção financeiro? Eu fico parvo com toda esta alienação dos adeptos á cegueira do endeusamento quando ele nem o sabe disfarçar, achando que o Bruno é o Sporting. Ai se fosse o Godinho. Bruno de Carvalho é um elefante numa loja de vidro. Que mais precisam para ver Isso?

    ResponderEliminar
  12. Subscrevo... Cabeça fria, pede-se: ao Presidente e aos adeptos. Desnecessário tudo isto, e fico me por aqui.

    ResponderEliminar
  13. Que Enorme texto, caro MdC! Parabéns!
    O Sporting Clube de Portugal precisa (e agradece) desta lucidez!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Os estatutos do clube permitem essa alteração. Compreendo os adeptos do Sporting, mas não façam disto um problemão, o homem tem o direito de casar no dia de aniversário do clube, e apesar de ter feito muita coisa que eu não fazia, nesta aqui não vejo qualquer podre que alguns aqui falam. Qualquer um de nós pode escolher o dia para casar, e não é por ser um dia antes que o Sporting fica sem aniversário ou a gala ficar sem carisma, nada disso.
    Acho que isto acaba por ser um não-tema, os presidentes todos dias mudam coisas no clube, algumas vezes para melhor e outras para pior, cada 1 aprecia como sabe.
    Acho mais grave ele ter dito o que disse dos jogadores e dos adeptos do que a alteração da data da gala, é um assuntinho sem grande problema, na minha opinião

    ResponderEliminar
  15. Fait-diver. A mim preocupa-me é a falta de capacidade de BdC para gerir o departamento de futebol

    ResponderEliminar
  16. Não li comentários pelo que posso ir repetir alguém (aliás espero bem fazê-lo): a última pergunta do penúltimo parágrafo diz tudo.

    Um evidência basta ser referida, não é preciso gritá-la histericamente durante semanas.
    Proponham depor o homem! saquem de um impeachmente!metam lá o candidato a candidato que ficamos melhor servidos.
    Imagino o q seria se, houvesse justiça, tivéssemos ganho o ano passado ... ninguém suportava os hiper insuflados egos do BdC e do JJ e o melhor era por os dois na rua...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conana
      Obrigado pelo bom senso.

      O futebol tem destas coisas: há umas semanas (meses?) Ronaldo era assobiado em madrid.

      SL

      Eliminar
  17. PAZADAS DE CARVÃO

    Bruno de Carvalho 'fecha a conta' no Facebook

    Eu li os comentários depois do Presidente postar pela última vez. Se custa ler críticas completamente injustas por parte de alguns ingratos que já se esqueceram de como o clube estava, a todos os níveis, em 2013, ainda mais custa ter que suportar ataques pessoais sempre a denegrir BdC.
    O Janela vai ser aumentado, consegue passar a cartilha na maior e nós deixamos.


    PAZADAS DO DIA

    1- (O Mestre disse: “Espero apenas que a decisão resulte de uma análise profunda e não apenas de uma reação intempestiva às críticas”).
    E o jf disse: “Mestre, não me tente convencer que acredita mesmo nisso. heheh
    Cumprimentos”
    By JF, 17 de maio de 2017 às 12:16

    Nota: Mas este anormal “pensa” que alguém o quer convencer de alguma coisa? Que burro.


    2- “Finalmente, vamos ficar livres de uma publicação periódica que primava não só pela pobreza literária como também pelo ataque constante ao rival”
    By rudolfo dias, 17 de maio de 2017 às 08:49

    Nota: Mestre, informaste o rotolfo que o vais banir?


    3- “nem o MdC teve coragem de comentar, importa referir alguns aspectos que de outra forma iriam passar desapercebidos ao seguidistas”
    By rudolfo dias, 17 de maio de 2017 às 08:49

    Nota: Outro burro a armar-se em esperto. Só por esta alarvidade, deveria ter sido guilhotinado.


    4- “E os adeptos não terão direito a ter uma opinião? Se não sabem nada daquilo que se passa é porque a direcção o esconde. Ui se fosse com o Vieira!”
    By rudolfo dias, 17 de maio de 2017 às 08:49

    Nota: Esconde e não publica os R&C anuais e os trimestrais, as transferências e as comissões não aparecem no jornal do clube, e ainda por cima tem uma corneta de ar comprimido para mandar calar os sócios nas AG, não vão os mesmos perguntar porque têm a 2ª maior divida da Europa. Ui se fosse com o estadista!


    5- “Se o meu presidente, depois de carneiros, nos chamasse estúpidos e bipolares não teria mais o meu apoio. Deixava-o em paz de vez.”
    By rudolfo dias, 17 de maio de 2017 às 08:49

    Nota: Se o meu presidente mandasse os sócios para o crl e permitisse que o capitão de equipa chamasse fdp aos mesmos, não teria mais o meu apoio. Deixava-o em paz de vez.


    6- “Merecia por este post o Prémio Descamões.
    By rudolfo dias, 17 de maio de 2017 às 08:49

    Nota: E o Óscar na categoria de Empanado Mental vai para… rotolfo!


    7- “Tem legitimidade para criticar tudo e todos, até os próprios adeptos que o tiraram da miséria”
    By John Billy #36 rumo ao penta!, 17 de maio de 2017 às 09:30

    Nota: Pois foi, devia 600M€ ao BES e os sócios fizeram uma vaquinha para o gajo não passar fome. Depois, ainda o reelegeram com quase 90% de votos! Vamos lá ver se um dia vai parar à Carregueira de tanto comer.


    8- (para o johNNy) “Penso que tocaste no ponto. Está acima de todos no Sporting.”
    By jorgen80, 17 de maio de 2017 às 15:19

    Nota: É muito estranho um presidente não estar acima de todos. Ah, espera, Mendes está.


    9- “Não percebo Bruno Carvalho.”
    By jorgen80, 17 de maio de 2017 às 15:19

    Nota: Claro que não, mas não desanimes e continua a tentar.


    10- “O presidente perdeu a noção da realidade e do razoável..esta com um desequilíbrio emocional terrível..”
    By Nainho, 17 de maio de 2017 às 10:00

    Nota: Chamem o Quid!!!


    11- “Deixem trabalhar o homem. Ainda vos chama estúpidos. Lol.”
    By Nuno Martins, 17 de maio de 2017 às 13:17

    Nota: O matacão é burro e gosta de ser chamado de fdp. Lol.


    12- “O MdC ficou sem perceber a quem o BdC se dirigia pois leu o texto com óculos verdes.”
    By rudolfo dias17 de maio de 2017 às 13:51

    Nota: Já o rotolfo, que é “cego”, precisa que lhe leiam a cartilha para depois vomitá-la.


    13- “Pensa-se Jesus Cristo do Sporting, mas a diferença é que quem vai ser crucificado é o clube e os seus adeptos.”
    By jorgen80, 17 de maio de 2017 às 15:19

    Nota: Janela, o domesticador de mentes: "Com este presidente, o Sporting vai parar ao abismo."
    QI80, o vomitador da cartilha.


    Saudações Leoninas,
    CB

    ResponderEliminar
  18. Completamente perdido Bruno Carvalho, 4 anos para aprender, tem mais uma chance...e entra assim "em campo", a disparar para todos os lados, agora muda a data da gala...enfim pior época da era Bruno Carvalho, á muito a melhorar para a próxima época.

    ResponderEliminar
  19. O meu apoio ao BdC não é um cheque em branco!
    Parece que há muita gente, incluindo o próprio presidente a perceber isto!
    Como alguém já escreveu mais acima, a legitimidade que o Presidente tem em gerir o Sporting que deriva dos 90% dos votos não é maior do que a legitimidade que os sócios têm (ou pelo menos deviam ter) para o criticar e pedir explicações.

    Concordo com o MdC quando diz que temos de meter as coisas em perspetiva, e que há coisas bem piores que foram feitas noutras paragens e quase sem alarido. Mas com o mal dos outros podemos nós bem, e se queremos ser diferentes temos de o mostrar até nas pequenas coisas.
    Estes "tiques"

    BdC foi uma pessoa que nos tirou do fundo do poço, e eu não esqueço isso, e por isso lhe serei eternamente grato. Mas isso não lhe dá o poder absoluto.
    O seu amor ao clube não é seguramente maior do que o meu ou de muito outros anónimos adeptos e sócios do Sporting.
    Casar no dia 1 de julho é só estúpido e nada coerente quando critica a devassa da sua privacidade, pois ao faze-lo apenas está a misturar a sua vida pessoal com a do Clube.

    Bom senso precisa-se!

    ResponderEliminar
  20. Mestre,

    Pelo que li nesta notícia,

    http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/saiba-o-que-levou-a-antecipacao-da-gala-honoris.html

    a alteração não se deve ao casamento, mas à entrada em férias dos funcionários do Clube. O Presidente defende o dia 1 de Julho.


    Acho que estamos a entrar por campos que devemos evitar. O Mestre tem sido sempre uma pessoa de enorme bom senso. Já temos tantas guerras externas, que não devemos estar nós a abrir guerras internas. Vamos aceitar as decisões da Direção. No final de contas pretende-se que este seja um dia de festa e o mais importante é que se realize e que seja com muita alegria.

    ResponderEliminar
  21. Concordo Mestre, espero que ele tire uns bons dias de lua de mel de preferência bem longe do Pais, que de umas valentes quecas, que se isole do ruido e faça uma reflexão profunda sobre o que anda a fazer e o caminho correto a seguir.

    ResponderEliminar
  22. Criticar e exigir porque se quer mais e melhor, entende-se perfeitamente, agora, bater no Presidente por tudo e por nada é profundamente lamentável. É isso que está a acontecer e, para mim, revela uma enorme ingratidão.

    Não sou seguidista e a minha maior crítica vai para a comunicação e para as entrevistas que o Presidente dá aos OCS. Mas, quando votei há apenas dois meses, sabia que votava em Bruno de Carvalho com as suas qualidades e com os seus defeitos. Assumi isso!

    Pergunto-me, onde estaria agora o nosso Sporting se Bruno de Carvalho não se tivesse chegado à frente em 2013?
    - Tinha desaparecido, ou pelo contrário, foi feita uma magnífica reestruturação financeira?
    - No futebol, estaria a disputar os campeonatos regionais ou o CNS, ou pelo contrário, colocou-nos na discussão dos títulos?
    - Será que teríamos jogadores para transferir, ou pelo contrário, atingiram-se verbas astronómicas nunca antes registadas?
    - Teria sobrevivido alguma modalidade, ou pelo contrário, aumentou-nos o ecletismo e investiu fortemente? Já agora, voleibol a caminho.
    -Existiria uma Gala, agora envolta em polémica por causa da data ou pelo contrário, ninguém se lembrava dessas distinções?
    - E a SportingTV, estaria no papel, ou pelo contrário, chega agora a nossas casas?
    - E o Pavilhão, o maior de Portugal e motivo de orgulho para os Sportinguistas, estaria sequer no papel, ou pelo contrário, é uma realidade?
    Será que a data da inauguração, uma 4ª feira, escolhida para coincidir com o aniversário da academia, vai tornar-se em mais um motivo para atacar?
    - E quanto a sócios, continuaríamos a definhar, ou pelo contrário, aumentou-se o seu número, bem como as assistências?
    - E a luta pela verdade desportiva, assobiávamos para o lado, ou pelo contrário, já foi conseguido o fim dos fundos, o aparecimento do videoárbitro e a divulgação dos relatórios?

    Só temos identidade porque temos história e Bruno de Carvalho já contribuiu e muito para a nossa história, logo, para a nossa identidade.

    Repito, não sendo seguidista, assumo-me inequivocamente apoiante de Bruno de Carvalho e, sempre pronto para o defender!

    Obrigado Presidente,
    Viva o Sporting Clube de Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CB
      Opinião muito equilibrada.

      Continua a compilar pazadas, porque vem aí mais material.

      SL

      Eliminar
  23. O Artista bem tenta suavizar a questão. Dá uma crítica ali, passa uma mãozinha aqui... mas torna-se difícil, no final, manter este equilíbrio racional para tanto disparate do Presidente.
    Como Vieira esteve muito mal quando alterou estatutos do clube em relação aos anos necessários para se poder ser Presidente do Benfica, considero também esta atitude do Bruno Carvalho do mais lamentável que há. Ele está perdido entre a vida pessoal e a profissional. Acredito que não seja fácil, mas lida com a oposição como um menino birrento. Man up, Carvalho.
    Até o teu mais fiel escudeiro, o Monsieur Artista do dia, te está a começar a virar as costas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. jorgen, felizmente o Artista não tem suavizar situações como esta (a reportagem completa podes ler na próxima edição da revista Sábado), pois isso de facto seria deveras preocupante:

      "Um dos alvos principais desta investigação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (PJ) é a Inland, Promoção Imobiliária, uma sociedade anónima detida maioritariamente por Luís Filipe Vieira, o empresário que manda no Benfica há cerca de 13 anos e que, desde 2010, já foi objecto de buscas domiciliárias e interrogado como arguido neste inquérito-crime."

      Eliminar
    2. É isto que os rivis querem, que comecemos todos a virar as costas ao BdC e ao JJ.
      Cabe-nos a nós não fazer o que os eles querem...

      Eliminar
    3. Este carinho e preocupação pelo Sporting e o seu presidente chega a ser enternecedor!

      Eliminar
    4. Oh Nuno Alex, então rapaz? Andas desaparecido... É o jogo da baleia azul que te anda a tirar o tempo? Ou é o sucesso do teu clube? Vive só mais um mandato do Bruno Carvalho, e depois sim, arrumas com a tua vida :)

      Eliminar
  24. Quem está a misturar as coisas são os adeptos. Mas apenas por causa destas duas derrotas. Tivessem os jogos sido ganhos e ninguém estaria a dar grande importância. E daí, não sei, já não digo nada! A autofagia parece que está no ADN de muito adepto sportinguista.
    Enfim, como diz o Mestre, há que pôr as coisas na sua devida persetiva.

    ResponderEliminar
  25. O post que em baixo coloco o link, expressa muito do que penso do momento atual do Sporting.
    O BdC e o JJ andam a ser atacados quase todos os dias, nestes últimos anos. Pelo que noto até já uma grande maioria de nós anda a fazer o mesmo. Nós temos de permanecer unidos, o que os rivais querem é que nos desunamos. Eles devem estar todos contentes.
    Vamos acreditar e dar força a quem está a trabalhar e a tentar fazer o melhor pelo nosso Clube.
    Há quanto tempo não tínhamos um Presidente assim? Há quanto tempo não tínhamo0s um Treinador assim?

    http://tuvaisvencer.blogspot.pt/2017/05/eleicoes-galas-e-coentroes.html

    ResponderEliminar
  26. É como tudo Mestre, tem várias perspectivas possíveis. Tanto podemos dizer que BdC se acha superior ao clube porque põe a sua agenda pessoal primeiro, como podemos dizer que ele é tão ferrenho que faz questão de casar no dia de aniversário do Sporting.

    ResponderEliminar
  27. A primeira baixa por estarmos uns contra os outros no nosso Clube...

    http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/vicente-moura-demite-se-do-sporting-8486443.html

    ResponderEliminar
  28. É patética a justificação de Nuno Saraiva para a decisão de antecipação da data da Gala. A presença os não do Presidente na reunião alteraria a decisão? Alguém acredita que ela não passou de uma ratificação de uma decisão tomada anteriormente? E o que dizer do comunicado sobre a renuncia do Comandante Vicente Moura? Mentir sobre o motivo é grave e obrigou o mesmo a desmentir publicamente a Direção. As coisas já não andavam bem desde pelo menos a Final da Futsal Cup. Não foi só o post sobre o resultado e a exibição da equipa na final. Foi a não receção à equipa na chegada a Lisboa. Nem as claques organizadas estavam à espera da equipa o que eu leio como uma dupla censura. Mesmo no post que fez após a goleada da equipa de futsal criticou o investimento no atletismo e a não realização da Taça dos Clubes Campeões Europeus na Turquia por razões de segurança! Bruno de Carvalho uniu o clube com a frase " O Sporting é nosso" fez um trabalho muito meritório de recuperação financeira e do orgulho sportinguista, mas ultimamente parece que quer acrescentar duas palavras a essa frase " O Sporting é nosso ... e meu". Espero que depois da fase de amuo perceba que as críticas que surgiram em toda a blogosfera leonina devem ter alguma razão de ser. Muitas delas de quem o sempre apoiou. Isso quer dizer que deixaram de o apoiar? Não. Mas significam que ser Presidente do Sporting é diferente de ser presidente de outro qualquer clube. E que temos talvez o melhor lema de um clube "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória", mas não queremos a Glória a qualquer custo. Somos diferentes. É verdade que todos queremos a Glória e que os meios foram muito melhorados, mas com exceção do futsal e ténis de mesa, não somos tão superiores relativamente aos outros candidatos. Em especial no Hóquei em Patins no Ciclismo no e Atletismo Masculino até temos equipas inferiores aos rivais. Devemos esperar mais títulos. É evidente que sim! Que não ser o principal candidato ao título como também acontece no futebol não é desculpa para discutir pelo menos os títulos até ao fim, é algo que todos os sportinguistas estão de acordo. Discordo é do tom e da forma como o tem feito. E questiono-me se externamente deixa transparecer isso publicamente qual será a forma como se comporta internamente?

    ResponderEliminar
  29. Para os seguidistas, também se "acraditam" que o Vicente Moura ficou subitamente doente, logo nesta altura? Ele que era o chefe dos "meninos"?

    ResponderEliminar
  30. Para mim e isto não tem problema nenhum. Mas deixa antever mais atitudes destas no futuro. Espero que a frio, BdC reflita no que se está a passar, estabilize e reforce de uma vez por todas a sua estrutura com pessoas competentes e MUITO inteligentes. E entenda que fez muito, durante muito tempo, mas tal como Roma não se fez num dia, pode-se destruir em muito pouco tempo.

    ResponderEliminar