quarta-feira, 17 de maio de 2017

Bruno de Carvalho 'abandona' o Facebook

Bruno de Carvalho publicou, na noite de ontem, um extenso texto na sua conta de Facebook onde, para além de revelar que vai deixar de usar esta plataforma para comunicar, aborda variadíssimas outras questões.



As plataformas continuam, para mim, a ser um modo de comunicação global privilegiado. Apesar disso, e depois de uma profunda análise, creio que chegou a hora de abandonar o Facebook. A minha vontade de proximidade com o universo leonino, acabou por ter um lado perverso que não pretendo ver aumentado. Tem a ver com o ultrapassar de fronteiras onde se confunde vontade de estar próximo com o ser incomodado, a toda a hora, com opiniões despropositadas e intromissões na vida pessoal. Serei sempre um Presidente próximo, presente e consciente das suas tarefas e objectivos, mas esta ferramenta deixará de ser um desses modos de comunicação com a Família Sportinguista.

Assim, este será o meu último post que espero contribua para a compreensão de toda a estratégia pretendida para o Sporting Clube de Portugal e o papel de todos para a sua concretização.

Compreendo perfeitamente a frustração desta época, e não só a nível do futebol, mas o que tenho lido e recebido de mensagens ultrapassa o limite da justiça e respeito que se deveria ter por quem, como eu, passei a dedicar a minha vida ao Clube que amo. Todos devemos refletir e ser justos com vista ao nosso objectivo comum: a Glória!

Vejo, em todas as modalidades, um apoio que mais nenhum clube tem no mundo, mas um grau de exigência muito pequeno. A cada mau resultado, e então se torno público o meu desagrado, lá vem a onda de apoio aos "meninos". Nas modalidades, sem ser o futebol, então é confrangedor... perdemos jogos e lá estão as bancadas a aplaudir os "seus meninos" e a acarinhá-los. Nos bons e maus momentos dizemos nós! E tem de ser assim. Mas não podemos ser só nós, dirigentes e adeptos, a sofrer. Neste Clube, treinadores e atletas têm como missão dar-nos bons momentos e evitar os maus. O seu direito é ter boas condições de trabalho e os ordenados em dia. O seu dever é ser profissionais, honrarem a nossa camisola, dignificarem o Clube, vencerem ou lutarem até à exaustão e terem sempre compromisso com os objectivos estabelecidos: ganhar, conquistando todos os títulos que disputam.

Não nos devemos esquecer do esforço herculeano, feito por esta Direcção, para realizar os maiores investimentos de sempre em todas as modalidades. Nem que seja só por isso, estes "meninos" têm que ser sempre homens e ganhar os seus jogos e conquistar títulos, sem desculpas, sem estar sempre a falar de arbitragens, sem usar adversidades inesperadas ou o azar, percebendo que têm de fazer muito mais, e que a massa adepta que apoia o Sporting CP merece a Glória e não apenas viver alegrias a "espaços", dada por quem tem a sorte e o privilégio de envergar a nossa camisola.

O meu maior erro foi ainda não ter conseguido incutir nos adeptos esse sentimento de exigência constante, esse sentimento de que ninguém faz favor de servir o Sporting CP, mas, pelo contrário, ou está disposto a "morrer" em cada embate ou não merece ser apoiado.

Quando se aponta o dedo aos "meninos" é o "aqui d'el-rei". Credo! É o horror, o sacrilégio... Começam logo os opinadores leoninos: faça-o em privado, não confunda coisas, não é bem assim, etc. ... Tendo uma "alma pequena", não podemos exigir constantemente a grandeza e iremos continuar a viver com menos vitórias do que as que poderiamos ter e, ainda por cima, supostamente eu "teria" que ficar "agradecido" apenas por jogarem. Este tipo de raciocínio não é para mim. Não podemos ganhar sempre, mas temos sempre que honrar e dignificar a nossa camisola, com suor e, se for preciso, até à exaustão de cair para o lado, sem mais forças, no fim de cada jogo. Pelo menos nas derrotas temos de ver atletas físicamente de rastos.

As modalidades, como todos sabem uma das minhas paixões além do futebol, sei bem que são elas que nos permitem ser a maior potência desportiva nacional através, não só do ecletismo, mas sobretudo pelos mais de 20 mil títulos, nacionais e internacionais, conquistados e que têm feito de nós, ao longo dos anos, tão grandes como os maiores da Europa. Neste capítulo, irei sempre orgulhar-me de ter sido o Presidente que, com a sua equipa, construiu o Pavilhão e que, ao invés de acabar com as modalidades, trouxe novas e fez regressar algumas das históricas, e tudo isto com os maiores investimentos de sempre feitos pelo Clube no seu ecletismo.

Mas isto tem de obrigar-nos a ter, sem medos nem receios, uma cultura de exigência diária para com todos os que servem este Clube. E assim o faço, a começar por mim próprio, mas devo aqui alertar que os adeptos foram muitas vezes, com toda a sua boa vontade e sentimento de defesa da sua "familia", um "entrave" pois, sem querer, foram enchendo egos e aceitando, ou dando mesmo, desculpas para os insucessos.

Ainda não consegui, em 4 anos, mudar completamente essa mentalidade. Percebo que os sportinguistas vejam, nas restantes modalidades, o escape dos insucessos do futebol. Mas temos de deixar de ter esse espírito e saber acompanhar o investimento feito e logo perceber que o grau de exigência tem de crescer proporcionalmente e na mesma medida. Podemos e devemos manter a postura e convicção de que somos os melhores adeptos do mundo, mas exigir, exigir sempre!

Quanto ao futebol, para além de toda a realidade escrita nos parágrafos anteriores, e porque também estamos com os maiores investimentos de sempre, nada mudou desde o que disse durante as eleições, ou após o jogo contra o Belenenses e o meu post de esclarecimento de qual é o projecto e de quem é o meu treinador ou o resultado contra o Feirense. Só os mais desatentos não ouviram, após o jogo contra o Belenenses, que eu disse "na próxima época" tudo tem de mudar. Porque será que não disse no próximo jogo tudo tem de mudar?

Também no futebol temos de subir um degrau. Nós, dentro das 4 linhas, com Esforço, Dedicação, Devoção e obtenção de Glória. E os restantes adeptos, mantendo o estádio cheio mas deixando sempre claro que somos exigentes, que queremos vencer, que todos têm de ter um grau de entrega e compromisso equivalente à grandeza do nosso Clube.

Não é neste jogo contra o Chaves que devemos terminar a época com apupos ou contestação. Devemos marcar presença e em força, mostrar o nosso apoio sem igual e, com isso, deixar uma mensagem inequivoca a mim Presidente, restantes dirigentes, equipas técnicas e atletas de que, o próximo ano, continuará a ser de grande apoio mas de tolerância zero. Queremos e merecemos ser campeões, mas acima de tudo queremos respeito por quem nos serve e que se entreguem de alma e coração em cada partida. Eu, como Presidente, assumo essa mensagem, assumo essa exigência, assumo essa pressão e farei tudo o que estiver ao meu alcance para que, além da recuperação do Clube já efectuada, poder fazer-nos a todos felizes.

Amo o Sporting Clube de Portugal e prometo a todos que, na próxima época, vou ainda fazer mais e melhor, vou continuar a dar a minha vida por este meu Amor e vamos mostrar, com a vossa ajuda, em todas as modalidades e nomeadamente no futebol, porque somos o grande Sporting Clube de Portugal.

Já o disse e repito, não existe margem para mais erros. Assim, só quem perceber a grandeza deste Clube, tiver alma de campeão, de combatente e de compromisso se manterá neste projecto.

Sempre disse que, ou temos um exército pronto para lutar a meu lado ou não é possível atingir o que quero para o nosso Clube.

Assumo que continuamos a não o ter. Continuamos a ser um Clube onde ainda existem pessoas de grandes egos, que se intrometem na vida do Clube, de opinadores fáceis mesmo não sabendo nada do que se passa não se coibindo em cada oportunidade de aparecer nos media, em vez de nos mantermos sempre unidos, incondicionalmente, com quem lidera o Clube e, assim, tendo a mesma linguagem de exigência para com todos.

Ser líder é, entre outras coisas, ter objectivos mas também ser feliz. O meu objectivo está ainda mais forte do que alguma vez esteve: ser campeão! E em tudo. Mas feliz não estou.

Percebi a mensagem dos 90% de sportinguistas que foram votar: queremos ser felizes. E não lhes vou virar a cara, mesmo num momento de grande mágoa que tenho. Por eles e pelo nosso grande Sporting Clube de Portugal vou, mais uma vez, colocando o que sinto e a minha vida em segundo plano, retribuir a confiança que depositaram em mim e dar-nos a merecida alegria de podermos dizer que somos campeões!

Mas volto a alertar que, com tudo o que vejo, leio e recebo de mensagens, e porque não consigo viver com a bipolaridade de algumas pessoas, se nada se alterar nunca atingiremos a plenitude do sucesso que queremos.

Considero que após este Esforço, Dedicação e Devoção que finalmente nos irá dar a tão merecida Glória, devido à estupidez humana e bipolaridade latente, a dúvida persiste em mim sobre quando será o tempo de vir alguém liderar este Clube, que, mesmo que não perceba nada do que é isso, goste do protagonismo que esta posição dá e que eu detesto. Que consiga conviver com esta falta de exigência diária que me mata. Que saiba viver com esta falta de militância que não permite olhar para o futuro com outros olhos. Que não se importe com os sportinguistas a quererem meter-se constantemente na sua vida sobre todos os assuntos, mesmo os mais incríveis que se possa pensar. Que não se importe com a ingratidão constante de muitos. E que seja feliz a ser "discreto" a cada insucesso só para ser "popular" e passar pelos pingos da chuva a cada tempestade.

A única coisa que vos peço para a próxima época é que me deixem em paz, que me deixem trabalhar como eu achar melhor para depois poderem viver as alegrias que tanto merecemos.

A próxima época será assim mais um momento crucial da minha passagem pelo Clube, e não existirá ninguém mais motivado do que eu para a Glória que tanto merecemos.

Acreditem que, se todos estivernos focados na exigência e competência máxima, vamos tê-la. Todos, e aqui até dos adeptos falo, temos uma missão para esta importante alteração de mentalidade que tem de ser uma realidade em todas as modalidades. Tudo começa pela vontade, querer, garra, alma, cumplicidade, força, superação e talento. Se isto falha, nada se constrói. E temos de ter a consciência de que nada disto acontece se formos amenizando esta realidade, dando uma escapatória a quem não a tem: quem serve este Clube tem de nos trazer a Glória e, se tal não suceder, não pode permanecer.

Amo-te Sporting, e nada nem ninguém irá mudar isso e com este Amor nem a morte nos separará!



O post que reproduzi em cima esteve disponível durante cerca de duas horas. Por volta da meia-noite, a conta de Facebook do presidente foi desativada.

Não vou analisar pormenorizadamente o que foi escrito porque me parece que não é o momento ideal para o fazer. 


Em relação ao facto de o presidente ter anunciado que vai deixar de comunicar através do Facebook, parece-me uma medida sensata. Não porque ache que o Facebook não possa ou não deva ser utilizado pelos dirigentes do clube - pode e deve ser utilizada, pois é uma ferramenta com um alcance inigualável -, mas porque até agora nem sempre tem sido utilizada com o devido foco, critério e eficácia.

As intervenções de Bruno de Carvalho no Facebook já foram úteis em muitas ocasiões, mas também já foram inúteis - no sentido de não terem feito qualquer diferença -, e noutras situações chegaram a ser contraproducentes. Se esta decisão tiver sido efetivamente o resultado de uma profunda análise, então creio que o clube poderá ganhar com isso. Vamos aguardar para avaliar o alcance desta mudança de estratégia.

73 comentários :

  1. Mestre,
    Fechou a conta e foi sem dúvida o melhor que fez.
    Mesmo nesta sua última intervenção deixou mais uma vez umas quantas frases que podiam e deviam ser evitadas.

    Se tem críticas a fazer, seja a jogadores ou a técnicos, que as faça no local próprio e não no Facebook.

    Mais uma vez não vi qualquer autocrítica ao que foi feito esta época em termos desportivos, com destaque negativo para o que vimos no futebol e até mesmo no hóquei.
    Pelo contrário, há muito elogio ao trabalho efectuado, valioso, sem dúvida, em determinadas áreas, mas que falhou no principal, conquista de títulos.

    Bruno Carvalho claramente não lida bem com a crítica interna e já era tempo de perder esta mentalidade de presidente adepto.

    Há muito que peço menos conversa, menos bazófia e muito mais trabalho e humildade.
    Poderá estar dado o primeiro passo para que isso aconteça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, pode ser o primeiro passo para isso. Espero apenas que a decisão resulte de uma análise profunda e não apenas de uma reação intempestiva às críticas.

      Eliminar
    2. Mestre, não me tente convencer que acredita mesmo nisso. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Se há alguma coisa q não interessa mesmo a mínima é se alguém deixa ou continua a postar no FB... este assunto é NÃO ASSUNTO, nem m*rda é para discutir!!.. nem ar rarefeito é, quanto mais!..(não interessa absolutamente nada MESMO).

      Talvez interesse à JORNALIXEIRADA CORRUPTA SUJA IMORAL PARCIAL... uma coisa hedionda, criminosa mesmo, do mais baixo nível imaginável, q temos em Portugal... Na sua busca incessante de polémicas, de denegrir, de destruir, de desestabilizar, de influenciar e manipular os outros, com ganhos claros para uns e prejuízos para outros.

      Faltou esta menção honrosa, para toda a gente perceber a mensagem do Presidente... Não é à toa que os tais mencionados ainda à menos de 3 meses, tentaram substituir todo o universo Sportinguista para eleger eles o Presidente que mais lhe convinha, para gáudio do padrinho e seu clube armazém/lixeira...

      Há lixo (futebol português tendo a ver que não há outra coisa)... há porcarias nojentas incapazes de ganhar o que quer que seja, sem alma, fibra, estojo, mais a mais no Sporting q tem de ser contra tudo e contra todos... a culpa é sempre doutros, a crítica é facil, destruir o que se pretende ajudar e lutar por, então ainda mais se *EU* não sair chamuscado e não tiver responsabilidades ou esforço a fazer, como é o caso dum simples adepto...

      Apsar de toda a CORRUPÇÃO COLINHOS FAVORES, há porcarias nojentas *dentro* do Sporting (e muitos não passam de infiltrados na mesma tarimba da jornalixeirada->não dar ouvidos)... se é o Presidente e o Treinador -> ENTÃO PORQUE É QUE VOTARAM NELES???????... Não, não, não há separação, a tal comissão de honra foi *MESMO* para não haver separação...

      Se achas (qualquer adepto) que sabes mais que o treinador, então sempre há cursos abertos para treinadores de futebol todos os anos... Se achas que conseguias fazer melhor que o Presidente, nomeadamente no futebol profissional, então nada te impede de te candidatares à mesma... NÃO EXISTE NADA QUE JUSTIFIQUE, votares em alguém para o criticares logo no dia a seguir como soubesses mais que ele (seja presidente ou treinador)!.. no mínimo é uma aberrante incongruência incompreensível!...

      Na minha modesta opinião É ESTA A *MENTABILIDADE* que tem de mudar... os intervenientes mais directos, os jogadores (em qualquer modalidade), são sempre os principais heróis, logo devem ser os primeiros no esforço dedicação e devoção (pelo menos como profissionais se não por amor ao clube)... isto no sentido dum Ronaldo ou Messi no Sporting, serem consensuais para 100% dos adeptos... mas se viessem para descansar uma pre-reforma à grande e com aplausos, eram piores que o pior dos coxos vindo directamente dos distritais.

      Eliminar
    4. JF

      Sim, pensa!...

      Portugal internamente não interessa para nada, nem é o principal inimigo do Sporting.

      Basta ver o Merdica x Guimarães e o Sporting x Guimarães -> além de escutas no balneário, desta vez também devem ter posto Valium 10 na água dos homens (teria sido um acto da máxima caridade terem posto uns colchões no relvado para o Guimarães descansar, pois estavam todos a cair para o lado de sono)...

      Quando tal acontece, e é amiúde, com muitos outros clubes, a arbitragem e as questões de disciplina não interessam para nada, perdem toda a relevância (o q se pretendeu com a exibição do Guimarães, tal como o ROUBO DE IGREJA a meio campo ao Sporting, que acabou com 2 penaltis perdoados ao mesmo,.. pedem aos árbitros para roubar a fartazana, e depois ser discretos ao mesmo tempo, e é no que dá!.. como foi o caso do Sporting x Merdica) ...

      Os principais inimigos do Sporting são a jornalixeirada (sair do FB só lhes corta munições)... e a corrupção dos agentes do dinheiro -> "tenho proposta para ires para a Premier Ligue... mas não te podes lesionar", basta dizer isto a 2 ou 3 jogadores principais duma equipa, para a destroçar completamente, não importa q jogo seja... isso e contra uns o prémio de jogo ser 100 e contra outros ser 0 (zero)... mensagens mais eloquentes aos jogadores mercenários não podia haver...

      Depois jornalixeirada a massajar egos dalguns e destruir doutros...

      Depois não há explicações como é que um campeão leva '4 secas' duma equipa muito longe de ser do topo da Europa, a não ser que não deveria ter sido campeã (o futebol português também não é assim tão mau, e os jogadores até são bons, pois foran Campeões Europeus).

      Nada disto interessa se o Sporting não estiver a 100%, se não houver empenho, entrega, CONFIANÇA a 100%... por isso há coisas mais importantes a fazer q chamar aos ladrões de ladrões (seja de camiões e ou de apito), seja no FB ou por outro meio... mais a mais que Saraivadas nunca devem faltar.

      Eliminar
  2. Finalmente, vamos ficar livres de uma publicação periódica que primava não só pela pobreza literária como também pelo ataque constante ao rival Benfica, objectivo primordial dessa postagem facebookiana.
    Nas razões apontadas para tal não foi referida a principal que é, como todos sabemos e segundo as minhas fontes, transferir esse ataque constante para o responsável comunicacional mais a norte. Esse foi o objectivo da santa aliança.
    No entanto neste último post, mais parecido a um testamento, e que nem o MdC teve coragem de comentar, importa referir alguns aspectos que de outra forma iriam passar desapercebidos ao seguidistas:
    --"perdemos jogos e lá estão as bancadas a aplaudir os "seus meninos" e a acarinhá-los", portanto em caso de fracasso é assobia-los do princípio ao fim. Ui se fosse o Vieira a dizer isto!
    --"O meu maior erro foi ainda não ter conseguido incutir nos adeptos esse sentimento de exigência constante", ou seja, os sportinguistas não se importam de perder sendo ele a excepção. Ui se isto tivesse sido dito pelo Vieira!
    --"Quando se aponta o dedo aos "meninos" é o "aqui d'el-rei". Credo! É o horror, o sacrilégio... Começam logo os opinadores leoninos: faça-o em privado, não confunda coisas, não é bem assim, etc", ou seja, acabem com este e outros blogues do género pois isso irrita Sr. Presidente. Se eu estivesse na posição do MdC e de outros administradores(cruz, credo, canhoto) fecharia de vez o blogue. Ui se fosse com o Vieira!
    --"mas devo aqui alertar que os adeptos foram muitas vezes, com toda a sua boa vontade e sentimento de defesa da sua família, um entrave". Esta nem merece comentários. Tratar os adeptos e os sócios que o elegeram com 90% dos votos como um entrave... ui se fosse o Vieira a dizer isto.
    --"Continuamos a ser um Clube onde ainda existem pessoas de grandes egos, que se intrometem na vida do Clube, de opinadores fáceis, mesmo não sabendo nada do que se passa", mas conhecem egos maiores do que o do presidente e o do treinador? E os adeptos não terão direito a ter uma opinião? Se não sabem nada daquilo que se passa é porque a direcção o esconde. Ui se fosse com o Vieira!
    --"devido à estupidez humana e bipolaridade latente...a única coisa que vos peço para a próxima época é que me deixem em paz". Se o meu presidente, depois de carneiros, nos chamasse estúpidos e bipolares não teria mais o meu apoio. Deixava-o em paz de vez.
    É uma pena o homem calar-se, pois pérolas destas não se encontram todos os dias. Merecia por este post o Prémio Descamões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente resumo.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Bullseye!

      Tão distantes parecem agora os tempos do #sportingénosso

      Eliminar
    3. "e porque não consigo viver com a bipolaridade de algumas pessoas"
      Algumas pessoas != sócios / adeptos do Sporting. E nunca chamou de carneiros aos Sportinguistas. Já o kadhafi e o Luisão já vos mandou para sítios menos próprios...
      Menos, muito menos rena. Fala-se disto e aparece logo o companheiro a aplaudir. Ao menos não colocou o "hehehe", parabéns pelo primeiro passo rumo à recuperação.

      Eliminar
    4. a bicharada toda aqui, que companheirismo bonito.

      Eliminar
    5. Pena não fazeres o mesmo, rena. Bazares da blogosfera verde. Chiça, que não há nada sobre o que este ruminante não opine.

      Eliminar
    6. Os homicidas de Carnide gostam muito de abordar os comunicados de BdC e de pulular na blogosfera leonina. Caro mestre, acho que está na altura de limpar esta bicharada reles!

      Eliminar
    7. J1906 e Ana, este chiqueirinho, este pequeno espaço que acabámos de visitar, foi uma área que o Mestre teve necessidade de criar para conseguir concentrar todos os visitantes do blog menos asseados... assim conspurcam tudo num só sítio... e tal como no Zoológico, graças a Deus que, quando os vimos aqui observar [tipo BBC Vida Selvagem ou Nat Geo] temos uma rede ou um vidro que impede que nos sujemos com a trampa desta escumalha...

      Eliminar
    8. Santa Aliança é agora o nome do vosso MEDO...

      O que chamas de aliança também ia para ser tentada com o Carnide... mas o ladrão de camiões não só recusou até chegar perto, como se rebaixou perante o Val e Azevedo em invectivas de ódio disparatado...

      O que dá de pensar...

      O tal Carlos Janela da 'Cartilha de Odio' é tão venfiquista como o burro dos ciganos do acampamento de Aires é Professor de matemática... ele é é um Mendista Doyano de todos e mais algum costado (q só por burrice atroz incomensurável ou corrupção hedionda ainda pior, foi parar a um programa de televisão como comentador do Sporting LOOOOLZZZ!!!) ...

      Por isso o Merdica é um capacho, um armazém, una puta fina do verdadeiro padrinho... no qual o parceiro de crime e afilhado ladrão de camiões é o capataz encarregado.

      Por isso não tenhas medo Rena, mesmo que percas bastante influência na arbitragem e Federação, se o padrinho continuar a ter dinheiro e influência, a corrupção hedionda vai continuar, e o Merdica vai ter muitos mais jogos como o recente contra o Guimarães, i.e., pode ter um campeonato em que quase metade dos jogos não vai competir a sério...

      Alias, competir a sério, é coisa que o capataz detesta visceralnente, como toda a gente viu na última declaração pública, i.e., quem ousar enfrentar, combater, opor-se, competir CONTRA O Merdica merece e vai ser alvo de ódio e represálias, como diz o Presidente Ladrão (Aah! desportista! -> realmente depois disto até dizer bom-dia seria absurdo).

      Agora já não há JJ para culpar, mas título europeu já saiu do radar, pois o mais certo, sem competição a sério, é haver mais vezes 4-0 contra uma qualquer segunda-linha da Europa... por isso espera-se q a jornalixeirada e os infiltrados avençados nos blogues
      façam o trabalho para o qual lhes pagam, i.e., um apelo a todos os lampiões, em especial os desempregados da porta18 para lutarem pelos seus direitos laborais... matar se fôr preciso!..

      Eliminar
  3. Tem legitimidade para criticar tudo e todos, até os próprios adeptos que o tiraram da miséria, mas fica ofendido quando é sujeito a ela. Pelos vistos, a cultura de exigência só se pode pôr em prática nos outros. O imaculado Bruno de Carvalho é inatingível.
    Que personagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que tocaste no ponto. Está acima de todos no Sporting.
      Mas o que gostei particularmente foi quando referiu para se deixarem de desculpas da arbitragem, quando andou semana após semana em ataques cerrados.

      Não percebo Bruno Carvalho. Pensei que fosse ser uma lufada de ar fresco no nosso futebol, mas o ódio ao vermelho, está a destruí-lo. E nunca deveria ter ganho as eleições com 90 por cento dos votos. Um ego tão grande não precisa de umas palmadinhas a mais nas costas. Pensa-se Jesus Cristo do Sporting, mas a diferença é que quem vai ser crucificado é o clube e os seus adeptos.

      Eliminar
    2. E no entanto, ainda não esteve metido em processos de tráfico de droga. Devem achar que BdC esconde branca em pneus de camiões!

      Eliminar
  4. Para mim a melhor intervençao.
    Ja aqui tinha referido...ate os adeptos do belem apertam com eles.
    Nos somos diferentes.....lol.
    Exigencia de todos, mas estes meninos teem obrigacao de fazerem mais e melhor.
    Depois deste post continuo a aguardar como ira ser constituído o plantel.
    Para ja parece q a reuniao resultou em algo.....

    ResponderEliminar
  5. Abandonar o Facebook não me parece que abandone até porque a página pessoal ainda lá está. E que não venha dizer que uma página é da pessoa e a outra do presidente. Ambas as figuras são a mesma pessoa e são indissociáveis. Acho que ainda não percebeu isso, vamos ver se ainda vai a tempo de perceber.
    Mesmo que abandone o Facebook não me parece que se vá calar, facilmente arranja outro meio. O que me parece é que está a abandonar a plataforma de comunicação onde recebe feedback, porque parece que isso é que o chateia. Sempre deu a ideia que reagia mal a críticas mas agora que as está, legitimamente, a receber, prova isso mesmo.

    Não percebo muito bem o que pretende com este texto. Critica adeptos chamando-lhes pouco exigentes, mas se formos exigentes e deixarmos Alvalade às moscas no domingo, se calhar já não vai achar muita piada. Ou quer que passemos a assobiar e a apupar o jogo todo? E se formos exigentes ao ponto de acharmos que as nossas quotas não devem ser gastas em atletas ultrapassados e sem ambição nenhuma e deixarmos de as pagar? Fica mais contente assim?
    Critica atletas (os "meninos"), mostrando não ter a mínima noção como funciona um balneário. Alguma vez um grupo de atletas (seja de que modalidade for) se vai sentir motivados depois de palavras destas?
    E critica quem especificamente?
    O futsal? A única modalidade que nos deu títulos consistentemente nos últimos anos? Claro que a época está abaixo das expectativas, principalmente com esta derrota na Taça de Portugal. A derrota na UEFA foi dura mas teve contornos específicos. Quero ver se formos campeões se se vai voltar a colar aos festejos.
    O andebol? Mas quem foi buscar um treinador completamente ultrapassado e quem lhe deu carta branca para contratar? Foram os adeptos pouco exigentes?
    O hoquei em patins? Mas quem foi buscar o Trindade? Quem é que encheu o plantel de velhos sem ambição? Foram os adeptos que os apoiam nas derrotas?

    Não antevejo nada de bom para BdC e se se confirmar a aberração da alteração da Gala por causa do casamento, vejo problemas sérios a surgirem muito rapidamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu vejo muito pobre e mal agradecido. O homem tem defeitos facilmente identificáveis pelo que é um dos alvos mais fáceis de que tenho memória, na presidência do SCP. Nem o godinho lopes levava com esta cadência. No entanto, se formos a contabilizar o bem que fez ...
      Vejo muito presença de espírito mas com ausência de corpo!
      Dar tempo ao homem para ir aprendendo não era má ideia pois não? ou querem escolher outro? eu prefiro este!

      Eliminar
    2. A página pessoal também está inacessível...

      Eliminar
    3. Só acrescentar mais uns nomes de velhos e ultrapassados:
      - Jorge Jesus
      - Bryan Ruiz
      - Jefferson
      - Marvin
      - Schelotto
      - Ruben Semedo
      - Campbell (ainda bem que vinha com pouca validade)
      - Bruno César
      - William (já à muito que ele próprio se deixou ultrapassar para outros lados)
      - Adrien (com pena minha, mas sofre desde do inicio da época da mesma maleita do william)
      - Douglas (este nem nunca devia ter entrado nas contas, mas paixões são paixões)

      Outros elementos felizmente já não fazem parte do rol...

      Eliminar
    4. Tudo dito Tiago! Completamente de acordo!

      Eliminar
    5. A quem diz que a página pessoal também já foi descontinuada, têm razão, mas garanto que ainda estava activa quando escrevi o comentário.

      Eliminar
    6. De acordo Tiago. Então a alteração da data da gala seria a aberração das aberrações.

      Eliminar
  6. Só tenho a dizer que já vai tarde. Uma nota apenas para a referida "falta de militância", numa época de recorde de número de sócios, de votantes numa eleição aos orgãos do clube, e de assistências em Alvalade, numa época em que o clube ficou precocemente afastado de quase todas as competições... Resumindo, tenho para mim que é preciso ter lata ou discernir melhor quando e como "acusar" os sportinguistas de falta de militância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, quando BdC usa o termo "militãncia", normalmente não se refere aos adeptos "comuns". Está a referir-se aos sportinguistas bem posicionados no mundo empresarial e na sociedade que têm condições para ajudar mais o clube do que o que fazem.

      Eliminar
    2. A crítica já é tão fácil agora ...

      Eliminar
    3. Concordo contigo Mestre. Basta ver as palavras de ex jogadores do Benfica na CS nos últimos dias. Bernardo Silva e Coentrão (ainda bem) disseram que em Portugal só o clube de Carnide.

      Eliminar
    4. MdC, até acredito que seja com essa intenção, mas então que o diga alto e bom som, porque de resto está a criticar esse mesmo "adepto comum"...

      Eliminar
    5. Caro MdC,

      Já aqui "disse": foi BdC que afastou os militantes melhor posicionados, com as suas cavalgadas loucas. Estão todos à espera do desastre, ou acha que o tipo que apareceu para disputar as eleições não foi bem o espelho disso?

      Abraço,
      Pedro

      Eliminar
  7. O Mestre não faz comentários porque tudo isto é triste..mau demais para ser verdade... O presidente perdeu a noção da realidade e do razoável..esta com um desequilíbrio emocional terrível..

    ResponderEliminar
  8. Mesmo neste post continuo a achar que poderia ter passado melhor a mensagem. Há passagens que deixam qualquer um de pé atrás, como o "deixem-me em paz". Esta mensagem é para os Sportinguistas. Serão mesmo eles os que mais o importunam?
    Enfim, bastava adicionar algo como: "nunca esquecendo ou fugindo do escrutínio dos sócios, seu por direito".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia passar muito melhor a mensagem. Por exemplo, eu li isto duas vezes e fiquei sem perceber ao certo a quem se referia em determinadas situações. Um texto que não é claro para quem o lê, é sinal de que não foi bem feito.

      Eliminar
    2. Mdc refere se a todos menos a ele. Ele é o único exigente... O que faz tudo bem... E a quem não se pode exigir nem questionar. Deixem trabalhar o homem. Ainda vos chama estúpidos. Lol.

      Eliminar
    3. O MdC ficou sem perceber a quem o BdC se dirigia pois leu o texto com óculos verdes.
      Eu com os meus óculos vermelhos identifiquei bem: os adeptos e sócios, os bloggers e os "meninos" das modalidades. Já com os "meninos" do futebol e o "menino" que os treina está tudo bem.

      Eliminar
    4. @rudolfo, desta vez dou-te toda a razão!

      Eliminar
  9. Infelizmente ao contrário dos outros clubes em que são os adeptos a apertarem com os jogadores aqui tem q ser o nosso presidente, as nossas claques é so bananas e dps sujeitam.se a ouvir estw ripo de comentários destes lampiões corruptos q continuam a frequentar blogs dos rivais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. Porque é que a meio da temporada não foram apertar lá na academia os jogadores?

      Eliminar
  10. Uma nota. Quando é para criticar qualquer assunto relacionado com o Benfica, o Mestre parece o Marques Mendes no seu momento da SIC. Quando é para criticar o Bruno de Carvalho já parece o no comments da Euronews.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tu o que tens a comentar da droga da Porta 18 ?.

      Eliminar
    2. Ahahahahah, guilty as charged! :D Felizmente é um luxo a que me posso dar!

      Eliminar
    3. Depois de um texto destes é natural que lhe faltem as palavras. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Eu compreendo o estado catatónico do Mestre mas ao não comentar está claramente a demitir-se do que o BdC pediu a todos os sportinguistas, a cultura de exigência diária.

      "Mas isto tem de obrigar-nos a ter, sem medos nem receios, uma cultura de exigência diária para com todos os que servem este Clube"

      Eliminar
  11. "(...)protagonismo que esta posição dá e que eu detesto".

    Bom depois disto, acho que é oficial o aleanamento de BdC da realidade.
    Como alguém que sempre o apoiou desde a primeira hora, não deixo de ficar extremamente desiludido naquilo em que se está a tornar.

    ResponderEliminar
  12. A capacidade de comunicação "interna" de BdC é terrível, nem quando decide deixar o facebook sabe fazê-lo de maneira correcta.
    Todos são culpados, todos são incapazes de lidar com crítica, menos uma pessoa: ele próprio. Como é que se pode acusar os jogadores (aos quais se refere como "meninos", que da maneira como é empregue é aparentemente uma crítica aos jogadores) de se refugiarem em desculpas como a arbitragem quando foi ele e o treinador que sempre promoveram esse tema? Fala de um dos maiores investimentos de sempre no futebol mas não é capaz de reconhecer que o mesmo foi paupérrimo?
    Todos têm de assumir os seus erros, não são apenas os jogadores, treinadores ou adeptos. Se há alguém que, por vezes, se comporta como um "menino" é o próprio BdC que assume a postura do "ou estão comigo ou contra mim". Não se podem fazer críticas, apenas elogios. Está na altura de TODOS aprenderem com os erros do passado de forma a que o Sporting possa melhorar e atingir um nível competitivo que nos leve ao sucesso regularmente.
    SL

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Acho bem que a conta de facebook seja fechada, há muitos outros meios mais apropriados para passar a mensagem – Sporting TV, emails, comunicados no site do Clube, restante Comunicação Social, ...

    Penso que esta reação de fechar a conta se deveu à enchorilhada de críticas que BdC sofreu no pós-jogo com o Belenenses, devido à entrevista que deu à Sporting TV. Ele não compreende porque é que não deve dizer aquilo. Ele acha que deve ser exigente com os profissionais do Clube e que nós também devemos fazer o mesmo e não o estar a criticar por ser assim. É um ponto de vista. Até pode ter razão e ser este o caminho para o Sucesso. Eu penso que aquelas críticas devem ser feitas internamente, cara a cara, e para fora deve pedir desculpa pela prestação dos profissionais e dizer que se vai fazer tudo para melhorar para os próximos jogos.

    BdC tem de ganhar mais maturidade na função que ocupa, a de Presidente. Como adepto ele é espectacular.

    O Sporting para ombrear com os rivais, ainda tem de crescer muito. Tem de ter um Estrutura como deve ser, uma Comunicação como deve ser, Dinheiro como deve ser para poder contratar jogadores que façam a diferença, tem de colocar pessoas nos lugares de decisão, …
    Creio que para a próxima Época é melhor começarmos com baixas expectativas, depois tudo o que vier à rede é peixe.

    ResponderEliminar
  15. Concordo com o MdC, mas como sabemos, Bruno de Carvalho não desativou a sua conta por achar que o conteúdo, cada vez mais incompreensível, das suas publicações era ineficaz, sem critério e sem foco.

    BdC continuará a fazer o mesmo infelizmente...noutros meios de comunicação.

    Tearjerker

    ResponderEliminar
  16. O Bruno de Carvalho tem de respirar fundo e assentar ideias. Se não o fizer, irá falhar no que interessa: colocar o Sporting no rumo dos títulos.

    O que nós sócios vimos no Presidente foi militância, paixão, ideias para simplificar o clube (estrutura mais coesa e mais curta, com menos fugas de informação), um excelente treinador e um plantel mais fácil de perceber, com menos contratações de maior qualidade, sempre tentando integrar quem vem da formação e tem qualidade. Estas foram as ideias que colocaram 86% ao lado do Presidente,

    O que nós não estamos a gostar no Presidente, é a atitude incessante de conflito, algumas vezes porque sim, outras porque tem efectivamente razão, e toda uma politica de comunicação centrada em algum baixo nível. Nós não gostamos disso, ainda para mais quando se torna uma rotina, e isto não é um assunto menor ou uma questão de estilo: o Sporting não é assim. Não gostamos igualmente do que se viu na última época principalmente, contratações ao Kg de qualidade duvidosa: para que fique claro, isso é inadmissível!

    Percebo que o Presidente se sinta injustiçado com a crítica, até tem alguma razão pois o clube melhorou muito com ele. Contudo, que não entre na ilusão de se confundir com o clube ou de encontrar atalhos para o sucesso: isso não existe. Ele que leia o programa que o levou à primeira eleição, está lá tudo, é nisso que nós votamos. Se assim não entender, infelizmente ou felizmente, não é a pessoa indicada para o cargo.

    Tem a palavra Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  17. O Rui Pedro Braz, ontem no programa da TVI24, acusou o Sporting de estar a mentir em relação ao número de espectadores que temos em cada jogo, que a nossa média não é de quarenta e tal mil espectadores. Nuno Saraiva já reagiu a isto na conta do facebook.
    Este é um exemplo de assuntos que deve ser respondido pela Comunicação e não pelo Presidente, mas acho que devíamos ir mais longe, colocando um processo em Tribunal...
    Se atuarmos assim mais vezes, as pessoas pensarão duas vezes antes de lançarem boatos numa televisão vista por milhares de pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, cometemos muitos erros, no responder a tudo e todos....

      Eliminar
  18. Sigo o "Artista" à muito tempo mas é a primeira vez que deixo aqui um comentário.
    E deixo comentário porque acho que já está a ser demasiado evidente que o nosso presidente claramente não está a tomar as melhores ações e e decisões no que concerne à comunicação.
    Isto não é de agora, é desde à muito tempo, mas a paciência vai-se esgotando.
    Sempre fui "adepto" de BdC, embora ainda mais contra a oposição que lhe tem sido feita por certos e determinados senhores que se querem apoderar do nosso Sporting para fins e lucros pessoais, mas a forma como se exprime não é, nem nunca foi, a melhor.

    Se não gosta de ser incomodado e ver invadida a sua vida pessoal então porque é que escreve na maior rede social do planeta?
    Será que nunca se lembrou que as pessoas poderiam comentar o que é publicado? Este papel de vitima não lhe assenta muito bem.
    Não é só o que escreve, é a forma como escreve.
    É muito giro e engraçado pormos o dedo na ferida, concordo plenamente com o BdC quando diz que o devemos fazer, mas há que saber como e quando fazê-lo, algo que o BdC não sabe.
    Ou porque pessoalmente não sabe ou porque não tem na equipa quem o ajude da melhor forma. Acho que é as duas coisas.

    Não é a criticar cegamente tudo e todos que vamos lá. Assim, o efeito tende a ser o contrário ao pretendido, como está provado.

    Por muito que se queira "esconder", os resultados estão aí! E os resultados é o que resulta do nosso trabalho.
    Zero resultados, zero trabalho.

    Sr Presidente, queremos vitórias, queremos títulos (em todas as modalidades!) e não é com esta comunicação para o exterior e direccionada aos outros que lá vamos.
    O Presidente não é nem pode ser adepto, é Presidente! Trabalha para o elevar ainda mais o clube!

    Primeiro está o Sporting, e depois os outros.

    ResponderEliminar
  19. Ainda o vamos ver a ter uma comunicação baseada em 1 ou 2 entrevistas anuais bem seleccionadas... Criticar blogs e redes sociais onde ele fazia oposição e onde criou contas e blogs para espalhar propaganda.

    Giro é ele falar em projectos quando todos os anos e por vezes até no mesmo ano inverte o rumo! Mas vocês acreditam no Salvador... Aliás ele assume-me como homem providencial... Deixem me trabalhar. A culpa é vossa que não deixam o homem trabalhar e não assobiam os atletas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás a querer nos dizer qualquer coisa, Nuno multinicks? A consciência pesa?

      Eliminar
    2. Multinacional? De tanta estupidez lagarta que podias dizer essa é das piores. Mas é aquele truques de acusar os outros.. Ok.. Falhado mas tentado.

      Eliminar
  20. Começo a notar uma certa viragem na adoração a BdC no Mestre de Cerimónias (assim por extenso) e em bastantes outros bloggers, até há pouco tempo fãs incondicionais do Sr. Presidente...
    Estado de graça a chegar ao fim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um lampião tão atento a "bastantes outros bloggers" Sportinguistas?
      Estás a falar do camarote ou do a norte de alvalade?
      Críticas sempre houve, até pelo MdC (sem ser por extenso? :/). Tanta atenção e tão perspicaz para perceber esta onda de mudança na blogosfera e nem disso te apercebeste...

      Eliminar
    2. E lá, tou a ver que já deves ter encontrado a dentadura perdida no marquês. bem vindo :)

      Eliminar
  21. O nosso Presidente parece um homem contra o Mundo, o sal é um condimento que em excesso, estraga a comida, e prejudica gravemente a saúde......discordo destes ataques que ele faz, embora compreenda a frustração que ele sente !! mas que não é, um exclusivo dele ...vem ai problemas ,e espero que não entremos em convulsões internas ...

    ResponderEliminar
  22. De facto, este BdC vive num universo paralelo. Mas, por favor, desconsiderem esta minha afirmação, afinal eu sou um dos que come gelados com a testa, não é?


    ResponderEliminar
  23. Não posso deixar de concordar com as críticas aos "meninos" e adeptos. É verdade, todos nós somos muito "meninos". Demasiado. Se cabe ao presidente fazer essas criticas, aí já acho que não.

    A tudo o que já foi aqui dito, queria apenas acrescentar a minha "tradução" ao texto de BdC só assim por alto:
    "Muitos dos idolatrados jogadores, não o merecem ser. Muitos deles não sentem o Sporting, não se esforçam, não se dedicam. Muitos deles querem sair do Sporting. Como tal, vamos dispensar meia equipa, e contratar outra meia."

    ResponderEliminar
  24. Já vai tarde e o post de despedida mais uma vez mostra porquê.

    ResponderEliminar
  25. Não é meu hábito comentar as afirmações de Bruno de Carvalho no Universo Sportinguista.

    Contudo desta vez fiquei incrédulo com tamanha injustiça, contradições, paradoxos, num discurso que não parece ter sido escrito por uma pessoa que considero inteligente.

    Juro que por momentos pensei que fosse brincadeira de “hackers” em função dos ataques ocorridos ao site do Sporting.

    ”E temos de ter a consciência de que nada disto acontece se formos amenizando esta realidade, dando uma escapatória a quem não a tem: quem serve este Clube tem de nos trazer a Glória e, se tal não suceder, não pode permanecer.”

    Será que esta frase escrita por Bruno de Carvalho, em jeito de sentença, será aplicada por ele a ele próprio?
    Suponho que ele serve o Clube Sporting Clube de Portugal, e que é remunerado pela sua função, tal como os atletas profissionais.
    Se o fizer revela que aprendeu alguma coisa com Madeira Rodrigues, cuja única afirmação arrojada do seu discurso foi: que não se recandidataria se não fosse campeão nos seus 4 anos de mandato.

    ”Nem que seja só por isso, estes "meninos" têm que ser sempre homens e ganhar os seus jogos e conquistar títulos, sem desculpas, sem estar sempre a falar de arbitragens, sem usar adversidades inesperadas ou o azar, percebendo que têm de fazer muito mais, e que a massa adepta que apoia o Sporting CP merece a Glória e não apenas viver alegrias a "espaços", dada por quem tem a sorte e o privilégio de envergar a nossa camisola."

    Como é possível afirmar isto, quando ainda á semanas atrás, quando o Sporting perdeu a UEFA futsal Cup, na final com o Movistar, o discurso do presidente foi logo desculpar-se com a arbitragem que condicionou o Sporting e desse modo contribuiu para o resultado final desnivelado.

    Ainda, por cima, se há algo que o Sporting tem no futsal é história, palmarés recente, e uma bela equipa e treinador, mas que encontrou um Movistar melhor e inspirado. O que BdC fez nas declarações pós Belenenses, sem nada o justificar, misturou alhos com bugalhos, foi arrasar com a auto confiança da equipa de futsal, colocando-a em xeque, em público, a qual já tinha a difícil tarefa de recuperar do desaire de um dos grandes objectivos da época. Tamanha injustiça toca qualquer um.

    Se há coisa que eu admiro nos sportinguistas é a sua militância, que se traduz na sua persistência, resiliência perante a adversidade. Perante as “vias sacras” de jejum de títulos nunca perdem a esperança, sempre incondicionais no apoio ao seu clube, o que está expresso na excelente média de assistência aos seus jogos. Por isso em causa, ainda por cima pelo próprio presidente do clube, é delapidar uma das características do maior património do Clube, os Sócios.

    Saudações Desportivas

    ResponderEliminar