quarta-feira, 10 de maio de 2017

O futuro de Jesus


Olhando em retrospetiva para o que foram as principais notícias do dia de ontem, creio que todos já perceberam que está aberta a época de discussão do futuro de Jorge Jesus. O tema fez o pleno nos desportivos e tabloides, havendo, no entanto, versões para todos os gostos. 

O Record fala na existência de sintonia entre Bruno de Carvalho e treinador em relação aos principais vetores de abordagem à nova época. A Bola e O Jogo falam num atual estado de indefinição que não se resolverá antes da realização de uma reunião entre ambos, a decorrer algures durante esta semana, estando todos os cenários em equação - com o pormenor de que Jorge Jesus aceitará sair sem fazer grandes exigências. O Correio da Manhã, ao seu melhor estilo, já está a fazer o velório ao treinador, dizendo que Jorge Mendes está a trabalhar numa colocação para Jesus - no entanto, ao contrário da versão anterior, este não aceitará sair perdendo dinheiro na troca. E, finalmente, temos Rui Santos, figura com acesso privilegiado a Jorge Jesus, a dizer que estamos no fim de ciclo do treinador no Sporting.

Na verdade, estranho seria que se chegasse a maio sem que começassem os rumores sobre o futuro de Jorge Jesus. Já é um clássico do futebol português. Foi uma constante enquanto esteve no Benfica, e aconteceu também no final da época passada: relembro os rumores que davam uma muito possível rescisão do treinador para rumar até ao Porto. Bruno de Carvalho terminou com as especulações renovando o contrato a Jesus com um aumento do salário.

Neste momento, JJ tem mais dois anos de contrato. Não tem cláusula de rescisão, pelo que a parte que decidir quebrar o vínculo terá que indemnizar a outra pelo valor remanescente do contrato. Ou seja, ganhando Jesus 6 milhões ao ano (há quem diga que recebe 8), estamos a falar de cerca de 12 milhões de euros que poderão ser exigidos a quem decidir avançar para a rescisão unilateral.

Apesar do fracasso da época em curso, continuo a achar que Jorge Jesus é o melhor treinador que o Sporting pode ter. Obviamente que, ao fazer esta afirmação, refiro-me a um Jorge Jesus liberto de preconceitos e teimosias injustificadas em relação aos jogadores com quem quer trabalhar, compreendendo a identidade do Sporting e as suas limitações orçamentais.

A época passada foi fenomenal. Jorge Jesus exponenciou o rendimento de jogadores como João Mário, Adrien e Slimani, lançou Gelson, Matheus e Rúben Semedo, recuperou Coates e Bryan Ruiz para um patamar que há muito não atingiam, e pôs a equipa a praticar o melhor futebol desde os tempos de Balakov, Figo e Sousa. O Sporting só não foi campeão porque a liga portuguesa foi uma farsa. Definitivamente não foi por Jorge Jesus que não fomos campeões na época passada. E o clube conseguiu realizar as duas maiores vendas da sua história.

Ou seja, como balanço, temos um ano muito bom e um ano muito mau. Na minha opinião, Jesus tem condições para continuar se, obviamente, estiver comprometido com o projeto do Sporting e se aceitar que tem de partilhar o poder com uma estrutura profissional que complemente as suas competências técnicas, nomeadamente ao nível do dossier das contratações. Por outro lado, se Bruno de Carvalho quiser puxar essa responsabilidade para si, tem obrigatoriamente de se rodear muito melhor: convém não esquecer que o sucesso médio das contratações pré-Jorge Jesus foi bastante reduzido.

O que peço neste momento é que os dois se entendam rapidamente em relação ao que precisa de ser feito, que tomem medidas que fortaleçam as competências necessárias nas várias áreas do futebol profissional (com a óbvia exceção do excelente departamento médico que temos) e que ponham mãos à obra, de forma a chegarmos ao princípio de julho com a casa e o plantel tão arrumado quanto possível.

68 comentários :

  1. Jesus não está compremetido com o projecto e tem a sua agenda própria. Quem minimamente percebe de bolas basta ver as últimas contratações, opções técnicas antes e substituições durante os jogos.

    ResponderEliminar
  2. refiro-me a um Jorge Jesus liberto de preconceitos e teimosias injustificadas em relação aos jogadores com quem quer trabalhar, compreendendo a identidade do Sporting e as suas limitações orçamentais.

    Diga lá MdC, acha isso possível?
    JJ?? Sem teimosias??
    Assim que seria feito de: Roberto, Emerson, Cortez, Bryan Ruiz, e todos os outros meninos fetiche? Que mesmo estando a dar barraca ou fora de forma jogam à mesma?

    ResponderEliminar
  3. Mestre,

    Se Jesus pretende impor condições, como por exemplo ter carta branca para decidir todas as contratações, convém que lhe relembrem que está no Sporting e não no outro lado da segunda circular, onde existiam muitos milhões para gastar em flops.
    Em Alvalade não há.

    Se Jesus não se sente confortável em comprar apenas aquilo que é imprescindível e apostar na formação, então, claramente não é o treinador para o futuro Sporting e mais vale trabalhar já num acordo de rescisão amigável.

    A acreditar que deixou aberta a porta para a rescisão, claramente não se sente confortável em continuar no Sporting e isso é o primeiro prenúncio para novo desastre em 2017/18.

    ResponderEliminar
  4. A Liga do ano passado foi uma farsa porque razao?
    A Liga so nao sera uma farsa quando o SCP vencer?
    A Liga tem sido uma farsa estes 15 anos?
    A Liga vai ser uma farsa porque vai haver bloger e meios de comunicacao de FCP e SCP repetindo vezes sem conta que a Liga e uma farsa?
    A Liga so e uma farsa quando acabam em 2 ou 3?
    A Liga nao seria ja uma farsa quando andaram em primeiros ate ao jogo em Alvalade que perderam e deixaram-se ultrapassar?
    A Liga e uma farsa porque o Bryan Ruiz fez uma farsa de remate?
    Se o Bryan Ruiz fosse de outro clube que joga-se frente ao SLB naquelas mesmas condicoes nao iriam voces os defensores da farsa dizer que o SLB compra tudo e o gajo estava comprado e ia receber uma mala de guito?
    Espero que liberes o meu comentario, hoje em dia as pessoas visitam blogues de todos os clubes, e se tens o direito de ser livre para rotular a passada Liga ou esta de farsa, tambem deves deixar que sejamos livres de fazer o 'contraditorio'. SLB e SCP fizeram um campeonato memoravel o ano passado, para qualquer um dos 2, a jogar muito bom futebol, nao como este ano em que de todos os 3 enfim... no final ganhou aquele que teve mais sorte (golo certo falhado por Bryan Ruiz) e mais humildade, JJ com o seu discurso cheio de auto-confianca e egocentrismo perdeu o foco do mais importante e levou a coisa para o desafio pessoal quando ja ia com 7 ou 8 de avanco e pensava que ja estava ganho e este ano com as declaracoes e show off aquando os jogos com o Madrid comecou o vosso enterro, por isso se ha alguma farsa nisto tudo... nao e preciso dizer mais nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o ano passado foi só uma farsa bastante mais descarada que o normal mas sim, a liga portuguesa é, de uma forma geral, uma farsa. o ano passado, por exemplo, o treinador do sporting foi expulso mais vezes que um gajo muito parecido com ele durante os 6 anos que trabalhou no benfica.

      o remate do bryan ruiz não resume uma época, não sei se reparou mas o campeonato tem 18 equipas e 34 jornadas, há muitos factores que, com jeitinho, podem influenciar a classificação final.

      em portugal dá para encontrar corrupção em qualquer área onde haja dinheiro e negócio... menos no futebol?

      Eliminar
    2. Pelos vistos só passou a ser farsa a partir da 25ª jornada. heheh

      Este ano levam mais golos sofridos que Porto e Benfica juntos, mas ouvimos constantemente dizerem que foram empurrados para baixo pelos árbitros. heheh

      Enfim, infelizmente a maioria das pessoas, quando perde, tem sempre que arranjar bodes expiatórios. Não sabem perder e provavelmente também não sabem ganhar, daí aquelas declarações do bdc: "os adversários têm que dar mais luta!"

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. O benfica presenteou as equipas de arbitragem, os observadores do trabalho dessas equipas de arbitragem, e os delegados da Liga -em todos os jogos que fez em casa- com vouchers/'cortesias' de alto valor, e recolheu os benefícios que esperava por ter feito esse "investimento". Só isso chega bem para classificar a competição como farsa.
      Só saber-se também com que foram presenteados aqueles que nas instâncias superiores vieram desvalorizar a questão ao atribuir um valor ridículo às 'prendas' que os obreiros do apito e os seus protectores/observadores receberam. E, diga-se de passagem que, tendo em conta a recorrência com que os mesmos personagens foram designados para decidir os jogos dessa agremiação, quase todos devem ter uma imensa colecção de camisolas do eusébrio e pilhas de vouchers do Museu da Ceveja.

      E a quantidade de auto-golos de que a agremiação das cortesias tem beneficiado? deve ser um recorde mundial

      Eliminar
    4. Espero que libere o meu comentário

      Patética tentativa de fingir que é um brasileiro a comentar!

      Eliminar
    5. Está a brincar? Há 3 épocas que a liga portuguesa é uma farsa! Vocês benfiquistas (?) é que hoje em dia vêm com os falsos moralismos do "ver portistas queixar-se de arbitragens é a mesma coisa que -inserir piada random-", ou "dragartos", ou a melhor de todas- a aliança Porto-Sporting. Querem falar de alianças? Vamos falar da liga aliança que o LFV propôs ao BdC a epoca passasa e que o Presidente do Sporting fez bem em expor. Vocês é que são uma farsa! Acham que a vossa manipulação é de agora? A hegemonia do Benfica nao surgiu do nada, quando o Porto estava a ser julgado no caso apito dourado, também estavam la dirigentes do Benfica. Desculpam-se com as escutas, mas por que é que a divulgação das escutas parou em Leiria, ainda para mais quando apanharam o LFV a escolher árbitros? Ainda por cima numa altura em que ganhavam bola. Tenham vergonha. Todos sabem como é que o SLB vai ser TRETA-CAMPEÃO... Muitos têm orgulho em enaltecer o domínio do desporto em Portugal desta forma, outros desculpam-se com falsos moralismos do "ah mas vocês fizeram pior". Rejubilem-se caros benfiquistas, vocês devem tudo o que ganharam nestes anos ao domínio que, de facto, têm nos organismos que regem o futebol e as restantes modalidades em Portugal e não ao demérito e falta de capacidade dos rivais. Porque esses tiveram capacidade e fizeram mais que suficiente para ganhar.
      O ano passado houve justiça e o ABC mandou-vos para casa no andebol. Agora é apenas ter esperança que vos aconteça o resto nas outras modalidades. E é isso mesmo que desejo porque vocês são campeões da treta.
      Abraço

      Eliminar
    6. 1. A Liga do ano passado foi uma farsa porque razao?
      Sim foi uma farsa, porque o colinho foi evidente demais, lembro-me do jogo do Carnide em Guimarães, lembro-me do jogo em Paços de Ferreira e outros que mais… tal como esta época é muito, muito difícil, senão impossível, marcar penaltis na área do carnide ou expulsar qualquer jogador que jogue com o papagaio ao peito.

      2. A Liga so nao sera uma farsa quando o SCP vencer?
      Não se sabe, queres saber porquê? Porque não nos deixam ganhar, quando isso acontecer falaremos…

      3. A Liga tem sido uma farsa estes 15 anos?
      Sem dúvida, desde apitos dourados a vouchers é de uma transparência exemplar… ou até levar um jogo para o algarve (estorilgate)… tudo serve para levantar o caneco. Há quem tenha alguma vergonha, vocês, lampiões NÃO TÊM NENHUMA NA CARA.

      4. A Liga vai ser uma farsa porque vai haver bloger e meios de comunicacao de FCP e SCP repetindo vezes sem conta que a Liga e uma farsa?
      Como a cartilha do teu clube de merda bem exemplifica, as mentiras muitas vezes ditas, passam a verdades intocáveis.

      5. A Liga so e uma farsa quando acabam em 2 ou 3?
      Como para o teu clube de merda e para o teu rei midas era, quando lutava contra o sistema, ou ficavam em 6º lugar, ou ficavam fora das competições europeias. Lembras-te, lampião?

      6. A Liga nao seria ja uma farsa quando andaram em primeiros ate ao jogo em Alvalade que perderam e deixaram-se ultrapassar?
      Se fores intelectualmente honesto (que não me parece), vais ver o que se falava na altura e podes ver quem fazia declarações sobre o critério das arbitragens… como acima respondido é impossível haver penaltis na tua área e vermelhos aos teus jogadores… penso que o critério não é minimamente equivalente.

      7. A Liga e uma farsa porque o Bryan Ruiz fez uma farsa de remate?
      Ou no mesmo jogo levar uma entrada assassina do vosso gold boy e ASD olhar para o lado…

      8. Se o Bryan Ruiz fosse de outro clube que joga-se frente ao SLB naquelas mesmas condicoes nao iriam voces os defensores da farsa dizer que o SLB compra tudo e o gajo estava comprado e ia receber uma mala de guito?
      Acredito que sim, sabes porquê lampião és do clube que mais sorte tem no mundo em autogolos e frangos de aviário… não acredito em tantas coincidências, meu parolo.

      Eliminar
    7. Ricardo Cunha, está mesmo a falar a sério? heheh

      A aliança que o LFV propôs? Qual, aquela que bdc veio mais tarde afirmar que não passou de brincadeira? heheh

      Até dá pena ver tanta desinformação.

      Cumprimentos

      Eliminar
    8. Disse tanta coisa e só pegou na liga-aliança? Afinal a desinformação não é assim tanta. Fico satisfeito por ter acertado nos outros factos.

      Eliminar
    9. Fingir ser Brasileiro!!? O meu sonho era ser zuca e semi estrangulado por um GNR de folga. Por favor, alguns de vocês já roçam a paranóia, estão com o bom senso tolhido. Já não me admira verem conspiração por todos os lados.
      Bem hajam e saúde para todos que é o que interessa, quanto ao resto nunca vamos estar de acordo, é como diz o XEG, "tipo maridos e sogras"...

      Eliminar
    10. Já agora, falam, falam, mas quem foi apanhado a fazer depósitos numa conta bancária de um árbitro!? Vamos a ser razoáveis, dirigentes desportivos e politicos... admirem-nos vocês a mim dizem, como vocês gostam de dizer, "bola"!

      Eliminar
    11. Não era necessário insultos!!
      O Benfica levou um jogo para o Algarve e ainda falam disso!? Que culpa têm o Benfica de ser o único clube a encher estádio de norte a sul!? Por ter vivido tempos e que no Benfica jogavam Escalonas, Tauments, Bossios, Leónidas, Michaels Thomas, Kikins Fonsecas, Jorges Soares, Chanos, Totes, Rojas e afins e de ter 3 treinadores por época sei muito bem das desculpas que ouvia, a culpa era sempre dos gamanços e enquanto andamos assim foi o que se viu! Mas para mim já nesse tempo sabia ver que.... talvez não fosse bem assim, não sou extremista nem parolo! Não tenho ódio a nenhum clube nem adeptos ao contrário de ti Bart! E isso sim, é um sentimento e uma atitude um bocadinho parola, mas não vamos fazer deste respeitável espaço uma tasca e local de insultos.
      Comentei sinceramente não foi nem para provocar nem para insultar apenas para que refletissem e conhecessem outro ponto de vista, porque deste lado não habitam apenas radicais extremistas e fanáticos como devem pensar.

      Eliminar
    12. João, se me permite primeiro é de salutar a iniciativa de colocar o contraditório, sobretudo num espaço hostile.

      Agora não nos insulte com a forma como expõe o caso "quem foi apanhado a fazer depósitos numa conta bancária de um árbitro"

      Primeiro e contra mim falando, na altura até pensei que era a única coisa o Sporting podia fazer para tentar competir de igual nesta farsa de campeonato.

      Felizmente para mim e para a minha consciência os valores que imperam no Sporting são superiores a isto. O PPC só foi condenado porque o Sporting foi o primeiro a disponibilizar o que fosse preciso para que as investigações seguissem a bom rumo. E só assim é possível haver condenações em Portugal, porque regra geral arranjam forma de forjar, destruir, inventar provas para ilibar os verdadeiros culpados. E não é só no futebol que falo.

      No futebol não há santos, mas não queira colocar qualquer outro clube em Portugal no mesmo patamar que o seu clube.

      O que me custa a mim, e provavelmente a muitos sportinguistas é com o que se sabe hoje em dia não haver acção nenhuma no sentido de corrigir esta situação (ok agora vem ai o video árbitro wow!!).

      Não queria comparar o incomparável.

      https://misterdocafe.blogspot.co.uk/2017/04/narcos-de-luis-filipe-vieira.html

      http://blogs.xl.pt/bolanaarea/2012/10/21/policia-judiciaria-apoia-luis-filipe-vieira/

      Vou apenas referir os seguintes nomes: António Correia de Oliveira, Duarte Oliveira Martins,José Vasconcellos e Sousa, Leonel Sérgio Pinto, Luís Coelho Ribeiro, Luís Óscar Morais, Manuel Jesus Carvalho,Miguel Albuquerque de Lemos, Rui Gomes Girão, José Coelho da Costa, Gonçalo Amaral e Vítor Tavares de Almeida.
      Não conhecem? É provável, são todos inspectores ou ex-inspectores da Polícia Judiciária. Um deles até integrou a Equipa Especial do Processo Apito Dourado.

      Eliminar
  5. Incrível que se fale da continuidade de Jorge Jesus quando ao mesmo tempo se fala da continuidade de Nuno Espírito Santo, este tipo de jogadas da imprensa ja são bem conhecidas por nos.

    ResponderEliminar
  6. Incrível como se fala da continuidade de JJ no Sporting e ao mesmo tempo se fala da continuidade de Nuno espírito Santo no porto, este tipo de jogadas da imprensa portuguesa ja nos conhecemos bem!

    ResponderEliminar
  7. O Jesus tinha um sonho... Ser campeão nos três grandes, essa era a agenda própria. Apenas isso fazia sentido na cabeça dele, e eu no lugar dele também teria o mesmo sonho/objectivo é legítimo o sonho os meios para o concretizar são discutíveis... O Ronaldo só tem um objectivo marcar golos de resto tudo é secundário...

    ResponderEliminar
  8. Foi com enorme descontentamento que vi o Tempo Extra de ontem. Efetivamente, também penso que o Rui Santos tem acesso privilegiado a Jesus e não gostei do que ouvi.
    Custou-nos muito a termos um treinador deste calibre. Nos últimos anos andámos a dar experiência a treinadores sem currículo para treinar um grande clube.
    Como em todas as relações, Jesus e Bruno de Carvalho têm de ceder, para que a relação seja duradoura. Jesus tem de estar comprometido com a estratégia da Direção e a Direção tem de fazer cedências de forma a que Jesus se reveja na estratégia leonina. Nas últimas conferências de imprensa, vê-se claramente que Jesus não quis esta estratégia imposta em Janeiro.

    O que não entendo são as constantes afirmações de que Jesus vai perder poder para a próxima época. Que quer isto dizer? Que o Bruno de Carvalho é que vai impor os jogadores? Se for isto, não faz qualquer sentido. Quem tem de decidir o que necessita é o treinador, ele é que depois vai trabalhar a matéria prima, tem de estar identificado com ela, o que agora não se nota.

    Penso que a Direção também tem de arranjar forma de se livrar de quem não interessa que fique na Equipa. Por exemplo: não temos de gramar com o Jefferson, se este não consegue ser vendido. Obviamente que seria melhor arranjar um encaixe financeiro com a colocação do jogador, mas se não se conseguir isto, o jogador não poderá ficar na Equipa, pois está a tirar o lugar a outro enquanto vai minando o balneário. Há mais situações idênticas e terão que ser resolvidas o quanto antes... A Direção a este nível não tem sido muito eficaz.

    A Direção em alguns assuntos vê-se que vê um pouco mais à frente. Coloco aqui o caso da aquisição do Bruno César, meses antes de ele poder jogar e agora do André Pinto. A Direção jogou na antecipação e ganha-se tempo de integração dos jogadores. Da mesma forma, o Plantel tem de ficar quase todo definido antes do início da preparação da próxima época. Não podemos ter tantas saídas e entradas à 4ª jornada, os encaixes financeiros foram bons, mas demos muitos tiros nos pés, pois a equipa teve de se ir formando com o comboio a alta rotação.

    Espero que JJ e BdC reconheçam e corrijam os erros feitos no passado. Espero também que se entendam e formem uma dupla unida. Para que servem as conferências dadas no pós jogo de Domingo? Acham que vão privilegiar a união entre Presidente-Treinador-Jogadores? O que é preciso dizer, terá de ser feito dentro de portas...

    ResponderEliminar
  9. Não estou a ver o Jesus abdicar de 12 milhões de euros (no mínimo). Aliás neste altura tem a faca e o queijo na mão. Podem dizer que a partir de agora é a direcção que faz as contratações mas continua a ser o treinador que faz o plantel é que escolhe o onze. É daquelas guerras em que o clube é o único perdedor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nunca falaste tão bem aqui bilas... parafraseando Nuno Melo estou emocionado pra caraças pá!

      Eliminar
  10. Então mas já não estavam a preparar a próxima época há muito tempo? A próxima época e o copo de água. Porque o Sporting ficou afastado de tudo ainda no ano passado. E como a pressão nunca pára de aumentar difícil vai ser voltar a chegar ao Natal.

    Durante a campanha foi dito ao candidato que não contava com JJ que a rescisão custava 20M. Fonte da Direcção.

    "Jesus tem condições para continuar se, obviamente, estiver comprometido com o projeto do Sporting e se aceitar que tem de partilhar o poder com uma estrutura profissional que complemente as suas competências técnicas, nomeadamente ao nível do dossier das contratações."

    Está visto que o Mestre não ouviu a última conferência de JJ. Basicamente a dizer que não precisava de mais pasta e que adorava partilhas. E last but not least, que os putos da formação eram os maiores. Os putos e a estrutura profissional do gajo que fala com as claques.

    ResponderEliminar
  11. A situação está a chegar, realmente, a um ponto de margem de manobra "zero"... pessoalmente, acho que o Sporting está em "vantagem" nesta situação... se JJ não quiser ficar, terá de arcar com o ónus a todos os níveis... se quiser ficar, continuaremos com aquele que será (e concordo contigo) o melhor treinador que o Sporting pode ter agora... mesmo com margem "zero"... e terá que ser ele a adaptar-se à realidade que se impõe agora... tenho a certeza que, mesmo que não lhe sejam proporcionados os jogadores que pretender, e sendo JJ como é, não fará figura de corpo presente durante o resto do contrato... ou pelo menos durante a próxima época... só se estaria a queimar... sinceramente, acho que será sempre uma win-win situation para o Sporting!

    Isto se for verdade que existe já tanta incompatibilidade entre presidente e treinador... se...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí está, "..se...". Isto vai ser assim até Agosto...

      Eliminar
    2. Margem 0? Mas que margem 0? O Jesus fique em 10 ou em 1 nunca vai sair pelo próprio pé. São 8 milhões sempre a entrar todos os anos. Faltam duas épocas, por isso, serão 16 no fole. Esqueçam a margem 0. Jesus tem tudo a seu favor e o Sporting decidirá o que Jesus quiser.

      Eliminar
  12. Jorge Jesus é o melhor treinador a treinar em Portugal, mas as suas qualidades só vêm ao de cima quando está motivado e com a auto-confiança "no ponto". Se essa auto-confiança é demais, como foi em certas alturas da época passada, é mau; se é de menos, como foi este ano inteiro (excetuando aquela semana de Setembro em que fomos a Madrid) também não serve.
    Jesus estava convencido que no SLB ganhou sozinho e no ano passado estava fortemente motivado em demonstrar que a estrutura benfiquista era uma treta. Não ganhou e acho que entrou resignado este ano. Percebeu que sozinho não ganha nada e que no Sporting não tinha tudo afinado como no outro lado... e parece-me que, com ou sem razão, está convencido que nada vai mudar e portanto arrasta-se...
    Custa-me defender que aquele que é o melhor em Portugal deva sair, mas com este nível de motivação/comprometimento/you name it, é demasiado caro para o dinheiro e resultados que gera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jesus não é, nem de perto nem de longe, o melhor treinador em Portugal. O Jesus é óptimo a treinar. Nota se que as equipas dele estão muito bem trabalhadas. Principalmente na parte defensiva. Além disso consegue tirar o melhor dos jogadores. Basta ouvir as declarações dos mesmos. Mas para ser um bom treinador, não basta saber treinar. Chega para ser treinador adjunto, aquela pessoa que dirige os treinos durante a semana e que não tem qualquer outra preocupação.
      Mas para ser treinador é preciso ser líder, ter uma boa comunicação, saber preparar os jogos, conhecer os adversários, reagir bem com a pressão e ter uma boa leitura do que se está a passar durante os jogos.
      E nisso o Jesus é um zero. É o primeiro a querer os méritos e o último a assumir as culpas. Nos jogos contra equipas da mesma valia raramente surpreende. Nos jogos decisivos falha demasiadas vezes e quando o jogo corre mal fica sentado com as mãos na cabeça transmitindo uma imagem desoladora.
      Resumindo é um treinador para a nota artística.

      Eliminar
    2. Pronto estragaste tudo. Afinal não sabes nem percebes do que falas. Jesus é um treinador para ter sucesso em equipas que possam ser alimentadas de bons jogadores. Porque pode fazer a parte mediática do mesmo, sem se preocupar com a componente técnico-tática, pelo meio ele e a sua equipa vai ganhmamando como entendem. É um ciclo em que contra vitórias lá vai construindo o seu império dando de comer a quem o rodeia. Ora como a genese e o ADN do clube passam por outra linha, vai sentir muita dificuldades quando só tem de trabalhar com a prata da casa, não porque não há qualidade na matéria prima, mas porque tem de planear, preparar e coordenar!

      Eliminar
  13. Realmente o que é preciso é decidir depressa pois com jogos de pre-champions logo no inicio, quanto mais depressa tivermos a equipa técnica e plantel fechado mais probabilidade teremos de poder discutir o jogo com o tubarão europeu.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Mestre,
    Começou a novela de pré-época, que vai “alimentar” muita redação de jornal com toda a certeza.
    Em relação ao post, estou completamente de acordo com o Mestre na continuação de Jorge Jesus como treinador na próxima época. Acho que por muitas deceções que tenhamos tido durante a época em vigor há ainda espaço de manobra para que JJ continue no projeto delineado… nem tem outra razão de ser, saímos há 2 meses atrás de umas eleições em que o treinador foi porta-estandarte (e bem criticado foi por isso) da campanha do PRESIDENTE com o resultado eleitoral que todos sabemos. Há uma semana atrás, embora haja já muitas vozes discordantes, o lugar de Jorge Jesus não era posto em causa, antes pelo contrário era noticiado em toda a comunicação social que o planeamento da próxima época estava em curso já com nomes de jogadores definidos para serem contratados.
    Se os problemas estruturais do plantel estão definidos, se as “asneiras” realizadas na época que ainda está a decorrer estão identificadas, tem alguma lógica neste momento meter o lugar do treinador em causa?! Por causa de um jogo?!!! (que realmente, foi a todos os níveis frustrante?) … depois da maior série de vitórias? Penso que não! Depois do jogo de Braga, alguém meteu em causa a continuação de Jesus?
    Jorge Jesus poderá não ter aceitado de bom grado as declarações de BdC, após o jogo com o Belenenses, mas ele próprio terá de ter consciência que as coisas nesta época desportiva não correram nada de feição, foi DECECIONANTE na realidade. É um treinador com um vencimento pornográfico para a realidade económica nacional, não faltava mais nada que quem lhe paga esse vencimento, não possa criticar o que acha que não está bem. Ele não está imune à crítica, aliás está sujeito a ela, pois quem puxa todas as virtudes para o seu “EU”, sujeita-se a ser ainda mais comentado quando as situações não lhe correm de feição.
    Vamos ver no que vai dar esta novela, que vai encher pasquins, só peço que NÃO DAREMOS MAIS RAJADAS NOS PÉS… bom senso de qualquer das partes é necessário e obrigatório.

    Há muito boa gente, que adorava que a separação se consumasse, peço a BdC e ao JJ que sejam inteligentes e que deixem os egos de lado e se foquem no que realmente é importante para o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Haja discernimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pinto da Costa já deve estar à espera doque esta novela venha a dar. Se JJ não continuar no Sporting, o Porto recebe-o de braços abertos...

      Eliminar
    2. MiBlogger, há anos que se fala nisso, chega a parecer uma estratégia montada pelo próprio JJ, para fazer render mais o "peixe"... Sinceramente não acredito que o relacionamento entre o PRESIDENTE e Jorge Jesus tenha fricções sem retorno.

      Que sejam inteligentes na análise da actual situação, e que deixem de alimentar novelas, se houver (e haverá certamente) pontos estratégicos que diferem, terão AMBOS que dar o braço a torcer, para bem da INSTITUIÇÃO SPORTING.

      Neste momento somos alvo de chacota desportiva, há gente a esfregar as mãos de contente com a hipótese deste projecto desmoronar como um baralho de cartas, sem ter conseguido qualquer sucesso desportivo (fora a Supertaça da época anterior).

      Eliminar
    3. O meu desejo é que cheguem a um entendimento e depois que o assumam os dois em uníssono. Quero que o Jesus continue e que esteja comprometido com a estratégia. O BdC também tem que redefinir a estratégia pois esta época correu mal, muito por culpa das definições tardias do Plantel.

      Eliminar
  15. Para "adivinhar" o futuro é preciso atender ao passado de JJ.
    O homem sabe de futebol, sabe do campeonato português, é exigente, tem fome de títulos e é a maior pedra no sapato dos nossos rivais...se sair não vai deixar de ser tudo isto. Este ano as 10 contratações falhadas ditaram o desfecho miserável da época. Não há plantel que resista a 10 flops numa só época!! Corrijam a política de contratações, apostem em 2 bons laterais, tragam alguns dos emprestados para casa, metam o Dala na equipa A e deixem de dar entrevistas aos pasquins da cofina, porque em termos de treinador, já temos o melhor a treinar em Portugal.

    ResponderEliminar
  16. Boas a todos, acho um bocado estranho, depois dos problemas que o sporting aparentemente atravessa, existirem pessoas que estão muito indignadas por haver comentários de não sportinguistas neste blog, acho de uma pequenice que nem na 3ª distrital existe. Deixem lá de ser assim, esse ódio que vos foi cultivado por alguém que não é o sporting. O sporting são vocês adeptos que vão ao estádio, que cantam, que estão em todos os momentos, o sporting não é nem o bdc nem o jesus nem nada do género, o sporting muito mais que essa gente. Quem não quer comentários de benfiquistas ou portistas ou braguistas, então o melhor é abrirem o bloco de notas e falarem sozinhos, não sejam pequeninos pfv

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo... desde que não venham "gozar o prato". Quando vou a casa de alguém vou com respeito...

      Eliminar
    2. Vais com respeito e descalças os sapatos se for preciso. Custa assim tanto falar de futebol uns com os outros sem ser com acusações infantis? Eu não quero acreditar que cada 1 de nós só fale com pessoas do mesmo clube/partido/religião, que ódio mesquinho esse que foi alimentado por presidentes. Deixem lá de ser assim.

      Eliminar
    3. Como queres que se possa sequer falar com alguém do carnide, se nem uma única palavra de repúdio houve aquando do assassinato do elemento da Juve Leo?

      Como queres que haja harmonia quando essa mesma escumalha tem cânticos a glorificar mortes?!!!

      Como queres relacionar-te com alguém que tem uma cartilha própria que incentiva ao ódio ao(s) outro(s)?

      Rapaz se queres que haja harmonia e amor nos domingos vai à missa e deixa o futebol... Hipocrisia já há que chegue.

      Eliminar
    4. Caíste aqui de para-quedas?

      Ti Adelai(d)e, vou ajudar-te a deixares de achar estranho, ok? Recua um bocadinho no tempo, diria que ao início da moderação dos comentários, e terás uma pequena surpresa ao verificares que desde então, existem milhares de comentários, de não Sportinguistas, carregados insultos ao Presidente e ao Sporting, carregados de desonestidade intelectual, de hipocrisia, de falsidade, de difamação e de provocação gratuita ao clube.

      Depois, se quiseres dar lições de tolerância, de sã convivência e bons costumes, começa, a partir de agora, a condenar os comentários dos não Sportinguistas, sempre que achares que o conteúdo dos mesmos se enquadra no referido.

      Apesar de teres postado às 17:28 e às 17:49 (a chamar atrasado a um comentador?), ainda vais a tempo de começar a tua 1ª lição e repudiar o comentário do Sérgio Custódio, feito hoje, às 15:26, onde refere:
      -“Cuidado Jesus. Os radicais do Sporting fazem-te a folha, tal como vão estragar a festa do Benfica, repetindo o passado.(…) Grandes cabrões.”
      Fico a aguardar, sentado.

      Eliminar
    5. Ou seja, não faço mais nada então. Vejo gentes de todos os clubes a insultar, não vou ser eu que vou ensinar essas pessoas a comportarem-se. Mas noto, com agrado, que só se pode ofender o benfica, só se pode dizer mal de alguém que está relacionado com o benfica. "O padeiro atropelou o meu cão, o padeiro é do sporting, então o sporting matou o meu cão e é a maior merda do mundo" e isto são vocês, não me venham agora pedir para repudiar atropelamentos, acho que é óbvio o que toda gente acha disso. Todos os comentários falam que os outros ganham com fatores malucos e coisas assim, coisas da vossa cabeça, há justiça em PT então que se faça e que se descubra, mas vocês sem perceberem um cu de investigação sabem que há gente que é corrupta sem saberem bem do que falam, cospem o que o vosso presidente vos manda cuspir, já eu, falo do que se sabe, não falo nem cuspo do que é hipotético.

      Eliminar
  17. Eu sou completamente a favor da ideia que o Benfica só ganha devido a factores externos. Aliás!, acho que é extremamente importante que esta ideia se propague entre as hostes leoninas, inclusive jogadores. Deste modo, duas coisas acabam por acontecer: a motivação para jogar na Liga/Taça diminui (porque ja estão viciadas de início), e evita-se procurar outros motivos que possam estar na origem das fracas prestações em todas as competições em que estão envolvidos.
    O Benfica há-de sempre ser campeão por causa dos vouchers, dos árbitros comprados, dos adversários comprados, dos comentadores comprados, da Liga comprada, da FPF comprada, dos "mendilhões", dos jornais sabujos, das ajudas do Estado, dos fundos de investimento, do Salazar, e da droga que entra e sai pela porta 18. Não há volta a dar, e para o ano lá surgirá nova indignação geral pelos resultados do Benfica. E só do Benfica, visto que os do Sporting serão perpetuamente indissociáveis do clube rival, e deste modo, desculpáveis e sem responsabilidades próprias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajuda muito aos títulos, tudo o que referiste em tom irónico. Não andas muito longe da realidade.

      Eliminar
  18. Eu sou completamente a favor da ideia que o Benfica só ganha devido a factores externos. Aliás!, acho que é extremamente importante que esta ideia se propague entre as hostes leoninas, inclusive jogadores. Deste modo, duas coisas acabam por acontecer: a motivação para jogar na Liga/Taça diminui (porque ja estão viciadas de início), e evita-se procurar outros motivos que possam estar na origem das fracas prestações em todas as competições em que estão envolvidos.
    O Benfica há-de sempre ser campeão por causa dos vouchers, dos árbitros comprados, dos adversários comprados, dos comentadores comprados, da Liga comprada, da FPF comprada, dos "mendilhões", dos jornais sabujos, das ajudas do Estado, dos fundos de investimento, do Salazar, e da droga que entra e sai pela porta 18. Não há volta a dar, e para o ano lá surgirá nova indignação geral pelos resultados do Benfica. E só do Benfica, visto que os do Sporting serão perpetuamente indissociáveis do clube rival, e deste modo, desculpáveis e sem responsabilidades próprias.

    ResponderEliminar
  19. O JJ é para ficar, obviamente. É não lhe dar Castaignos, Markovicks e Douglas. Se ele insistir, ele que nos deposite o dinheiro na conta e vá à sua vida. Mas não me parece que esse cenário se vá verificar. Sendo assim, acredito que fique. Agora não vou é embarcar em histerismos, caso os Iuris não agarrem as oportunidades na pré época. Uma coisa é não satisfazer os fetiches do JJ, outra é impor-lhe jogadores em que ele não acredita.

    Dito isto, com JJ ao leme, com Bas Dosts e Podences, sem Castaignos e Iuris... Com VAR, mesmo considerando que a corrupção vermelha não vai abrandar. Penso que temos boas condições para matar a fome na próxima época.

    PS. Não tenho nada contra o Iuri, adoro o talento dele e adorava vê-lo singrar. Mas não acredito em grandes milagres. Duvido que ele agarre a oportunidade, já perdeu essa oportunidade por 2 vezes. Vamos ver se à terceira é de vez, mas duvido.Se ele quiser, teremos aqui um grande reforço para a próxima época.

    ResponderEliminar
  20. É o melhor treinador PT, mas precisa dos melhores intervenientes para o mostrar. Mas isso é como qualquer grande treinador.
    O grande problema do Jesus é no planeamento do plantel. As contratações dele terão sempre sobreposição sobre as apontadas pelo scouting. Lembro-me das N oportunidades que deu ao Franco Jara para hoje nem saber onde joga. É um treinador que acredita tanto no seu conhecimento de jogo, que as opções dele estão sempre em primeiro, seja por teimosia, ou puro narcisismo.

    Vítor Pereira seria uma excelente opção, mas é para dar faísca com o Presidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez não e será a melhor resposta ao JJ no porto. Todo e qualquer treinador quer sempre o melhor/es planteis. Contudo há qualidade em Alvalade só se tem de completar e rechear com os sectores chave o que não é produzido internamente. PL e Laterais.

      Eliminar
    2. Vitor Pereira é mais um dos que não trás a experiência e know-how que o Sporting precisa. Temos o melhor treinador, para mim, não só a trabalhar em Portugal, mas no Mundo. Jesus tira rendimento dos jogadores como o Mourinho não consegue.
      Temos de dar valor ao que temos e preservá-lo...

      Eliminar
    3. Antes de falares havias de saber o que dizes, e eu ajudo:
      Franco Jara é jogador do Pachuca do México que conquistou a CONCACAF há coisa de 8 ou 10 dias, e senão estou em erro até foi ele que marcou o golo da vitória. Querias fazer do Jara um atrasado, mas esse comentário revela quem realmente é o atrasado. Informem-se, não inventem!

      Eliminar
    4. (em casa dos outros) "Vais com respeito e descalças os sapatos se for preciso. Custa assim tanto falar de futebol uns com os outros sem ser com acusações infantis?"
      by Ti Adelaie, 10 de maio de 2017 às 17:14

      Pela boca morre o peixe. Começas a demonstrar a tua "pequenice que nem na 3ª distrital existe".

      Eliminar
    5. se não fosses aldrabão eu nem comentava, o que foi dito aqui é lixo, falso, adulterado, eu até percebo a intenção, é continuar a encher de porcaria as cabeças que vêm aqui ler isto, só tentei trazer a verdade para o teu comentário, mas o que interessa a verdade? o que interessa é dizer mal sem saber o que se diz! As melhoras a todos

      Eliminar
  21. "Apesar do fracasso da época em curso, continuo a achar que Jorge Jesus é o melhor treinador que o Sporting pode ter. Obviamente que, ao fazer esta afirmação, refiro-me a um Jorge Jesus liberto de preconceitos e teimosias injustificadas em relação aos jogadores com quem quer trabalhar, compreendendo a identidade do Sporting e as suas limitações orçamentais"

    Jesus em 4 linhas. O problema é que ele nunca há-de mudar (esta época prova que mesmo em casos extremos ele nunca dá a mão à palmatória) e tu sabes disso. É hora, nem me importo que vá para o porto

    ResponderEliminar
  22. Eu só não entendo porque ainda alguém se dá ao trabalho de criar notícias FALSAS sobre o Sporting e o JJ, basta pesquisar no google e encontramos dezenas de notícias com a saída do JJ, inclusivé por volta desta altura mais concretamente 17 maio de 2016.

    17 Maio 2016 - http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/jorge-jesus-abre-a-porta-de-saida-5178209.html

    17 Maio 2016 - http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/05/17/jesus-pode-forcar-saida-do-sporting-devido-a-divergencias-com-a-sad


    17 Maio 2016 - http://www.zerozero.pt/news.php?id=174966

    16 Janeiro 2017 - http://remate.pt/ultima-hora-jorge-jesus-esta-de-saida-do-sporting/

    20 Janeiro 2017http://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/jorge-jesus-de-saida-do-sporting-treinador-lembra-a-sua-filosofia.html

    Enfim...tentam sempre destabilizar e arranjar problemas "onde não os há".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ? estás a passar um paninho em cima do que o presidente veio dizer? Acho incrível essa coragem depois de ver o que ele disse. Por isso digo, um presidente que diz o que diz e os adeptos nem uma palavra dizem contra isso então é porque secalhar merecem o presidente que têm.

      Eliminar
  23. Cuidado Jesus. Os radicais do Sporting fazem-te a folha, tal como vão estragar a festa do Benfica, repetindo o passado. Pensas que a guerra na Síria tem sido perpetrada por quem? Aliás, muito antes disso, já as forças especiais da reconquista Cristã, vinda das Astúrias, eram comandadas pelo general Juvêncio Leonardo, daí anos mais tarde a fundação da Juveleo, em honra ao homem e seus súbditos de Alvalade. Tais forças especiais eram conhecidas por andar sempre com calções do Sporting e estragar tudo o que eram festas muçulmanas. A mais famosa terá sido quando chegaram ao II festival de sopas e apedrejamento de Cáceres, e estragaram aquilo tudo. Grandes cabrões.

    ResponderEliminar
  24. não entendo como o jj fazia parte do projecto, e que era o treinador e tudo o mais...mas muda tudo de opinião e faz-se um enorme balanço por causa...de uma derrota fortuita num jogo contra o belenenses já com quase nada em causa (o Sporting já não perdia há 12 jogos, e nesse tempo só empatou 2, contra vitória e slb, portanto não me parece que isto seja sinónimo de ruptura ou crise ou coisa que o valha).
    Compreendo que sendo o jogo antes do almoço, as pessoas tenham ficado mais nervosas que o costume, mas, se era para contestar, teriam-no feito quando perdemos jogos a valer, quando passámos por uma crise, quando a época ficou perdida.

    Tomar decisões deste tipo, é como...digamos assim: "remember salzburg".

    PS: o meu blogue deixou de aparecer na barra do lado. algum motivo para tal?

    ResponderEliminar
  25. Porque é que ninguém tem coragem de atribuir a culpa a quem realmente tem demasiada culpa nisto tudo? Porque é que se ataca tudo e todos, inclusive ativos do clube, só para não "atacar" o culpado, alguém que me explique. É como se vos roubassem a casa e vocês estão a atribuir as culpas ao jardim ou ao muro. Há que tê-los no sítio para falar das cosias a sério, vocês preferem ver alguém a servir-se do clube para se engrandecer do que alguém que trabalha no campo todos dias para servir melhor o sporting, ou pelo menos tentar. O Porto não tem coragem de dizer mal do pdc, os benfiquistas não conseguem apontar o dedo ao lfv e os sportinguistas parece que se esqueceram que anda alguém a brincar com o clube.
    Acho que só é preciso tintins para chamar os bois pelos nomes. A derrota com o belenenses foi fdda claro, mas era mesmo preciso vir o bdc enxovalhar os treinadores e jogadores de fut11 e futsal? Ele por acaso lembra-se que essas pessoas são ativos do clube ao contrário dele? Aproveitar-se daquele momento para se elevar ainda mais e rebaixar toda a estrutura de fut11 e futsal acho mesmo de baixo nível. OS vossos patrões já disseram isso de vocês? O meu não, e quando o fizer, não vou mais trabalhar, simples. Ele que ganhe mas é respeito pelo clube que representa e se deixe de se engrandecer À custa das desilusões dos sportinguistas. Não podemos ganhar todos, mas podemos todos ganhar com isto se formos honestos e sérios naquilo que fazemos.
    Tenho amigos de todos os clubes, falamos horas, mas horas mesmo de futebol, nunca perdi nem hei-de perder nenhum amigo por causa de futebol, porque o futebol e o desporto servem para criar laços, nunca para desfazer.
    Seria possível ir ver o sporting com algum dos presentes ao estádio de alvalade? seria possível bebermos umas imperiais antes e depois? será mesmo possível encontrarmos um mundo onde podemos todos falar do que quisermos sem atacar as ideologias dos outros?
    Eu nunca entrei no estádio de alvalade e até gostava, porquê? Porque adoro futebol!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem, o(a) Ti Adelai(d)e proferiu a seguinte afirmação:
      -“ Olá Mestre, bom post btw, não sou sportinguista nem tenho ódios baratos por clubes”
      By Ti Adelaie, 9 de maio de 2017 às 15:00

      Mas hoje, apresenta-nos estas magníficas reflexões:
      - “Porque é que se ataca tudo e todos, inclusive ativos do clube, só para não "atacar" o culpado, alguém que me explique.”

      - “vocês preferem ver alguém a servir-se do clube para se engrandecer do que alguém que trabalha no campo todos dias para servir melhor o sporting”

      - (…) “os sportinguistas parece que se esqueceram que anda alguém a brincar com o clube”

      - “A derrota com o belenenses foi fdda claro, mas era mesmo preciso vir o bdc enxovalhar os treinadores e jogadores de fut11 e futsal?”

      - “Aproveitar-se daquele momento para se elevar ainda mais e rebaixar toda a estrutura de fut11 e futsal acho mesmo de baixo nível.”

      - “Ele que ganhe mas é respeito pelo clube que representa e se deixe de se engrandecer À custa das desilusões dos sportinguistas.”

      - “Seria possível ir ver o sporting com algum dos presentes ao estádio de alvalade? seria possível bebermos umas imperiais antes e depois?”

      Bastaram 2 ou 3 comentários para te revelares e ESTÁS APRESENTADO.
      Defensor do respeito pelas ideologias dos outros e da pluralidade de ideias, mas ao mesmo tempo ataca o Presidente do Sporting com unhas e dentes, por quem não esconde o ódio que sente. És tão desonesto e hipócrita como os outros.

      Vai beber imperiais com os da tua laia, e trata-te.

      Eliminar
    2. já se percebeu que não se pode dizer mal do bdc, tendo ou não razão, sendo opinião ou não, simplesmente não se pode. Eu não ataquei o bruno nem o manel só porque sim, apenas acho estranho depois do que ele fez ninguém ter coragem de dizer as coisas. Mas pronto, isto é uma página pró bruno e anti o resto que não seja o bruno. Eu vejo o que respondem aos sportinguistas que reclamam do bruno.
      "Defensor do respeito pelas ideologias dos outros e da pluralidade de ideias, mas ao mesmo tempo ataca o Presidente do Sporting com unhas e dentes, por quem não esconde o ódio que sente. És tão desonesto e hipócrita como os outros." Resumindo, pode-se falar mal de tudo, dizer mentiras, inventar suspeitas e essas coisas, mas dizer mal do bruno é que não. Digo o que acho do markovic = sou honesto, digo o que acho do bdc =sou hipócrita e tenho ódio. És um triste

      Eliminar
  26. Em primeiro lugar, o Sporting não ganhou no ano passado porque existiu uma equipa melhor e mais forte. Em segundo, e segundo as minhas fontes, passe a redundância, JJ não recebe 6 mas sim 8 milhões de euros por ano, fora os prémios que não consegue porque não ganha. Em terceiro, "lugar de Sporting", depois daquelas declarações do Jesus e do Azevedo, não há conciliação possível. Por último, FICA JESUS, FICA BRUNO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi rena, falaste bem: a equipa de arbitragem. Que vos ajudou e perdoou muita coisa.

      Eliminar
  27. Rena dás mais importancia ao Jesus do que ao bom samaritano de carnide. És um triste.

    O teres sido melhor a época passada só mesmo de quem está habituado a conquistas trafulhentas. É tão fácil "cagar de alto"...

    ResponderEliminar
  28. A vossa falha reside toda aqui: nós não cagamos nos adversários, antes os encaramos com muito respeito, Bart Simpson.

    ResponderEliminar
  29. Caro Mestre,

    A razão pela qual gosto deste espaço é porque o MdC fundamenta muito bem as suas ideias o que torna mais proveitoso a discussão. Neste caso discordo quando diz que a época passada foi boa e esta foi má, logo JJ tem mais uma moeda. Primeiro e principalmente não acho que seja esse um critério, ou seja, a média do desempenho. Se usarmos isso, a média é zero em títulos. Concordo que a passada época foi uma farsa mas, somando bem as coisas, perdemos também pontos e momentos fulcrais e com culpa do treinador. No final, títulos zero. Este ano, foi o consolidar de uma política de contratações comissionistas e desastrosas, com uma trapalhada egocênctrica do timoneiro. eu é que sei, os outros não pescam nada disto, os jogadores não percebem... enfim. O JJ não fez mais que Jardim e menos que Silva. O que fez foi aumentar-nos a confiança e o ego, pois o ano passado jogámos muito bem e demos 3 secos ao benfica.
    Para mim o tempo de JJ acabou (para mim nem devia ter começado, mas vá...). O problema é que não temos como nos desvincular dele. Não me vou referir ao BdC.

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar