terça-feira, 16 de maio de 2017

Uma questão de oportunidades

Pela terceira época consecutiva, Iuri Medeiros revelou-se o mais decisivo jogador da sua equipa: primeiro no Arouca, depois no Moreirense, e agora no Boavista. 

Em 2016/17 já leva 7 golos e 7 assistências, alguns dos quais autênticos regalos para os olhos, em 2200 minutos de utilização - o que dá 1 golo ou assistência a cada 158 minutos. Podem ver esses golos e assistências no vídeo que se segue:


Iuri fez a última pré-época no Sporting, mas as coisas não lhe correram bem - correu bem a alguém? - e acabou por ser dispensado por Jorge Jesus. Na base dessa dispensa estiveram, ao que se diz, insuficiências do jogador ao nível tático. Sinceramente, gostava de ver Jesus a ter a mesma paciência com Iuri que teve, por exemplo, com Alan Ruiz - que não era também (e ainda não é e, provavelmente, nunca será) um primor no cumprimento de tarefas defensivas.

Será um crime se nunca se derem oportunidades em quantidade suficiente a um jogador que demonstra tamanha criatividade, visão de jogo, potência de remate e habilidade nas bolas paradas.

Duvido que, dispondo das mesmas oportunidades que outros jogadores, Iuri não conseguisse agarrar um lugar no plantel em definitivo.

40 comentários :

  1. Um jogador como Iuri já não pode depender de uma pré-época. Já demonstrou que tem mais que qualidade para integrar plantel. SL

    ResponderEliminar
  2. É verdade que eu não gostei dele na pré-época mas pelo que fez merece mais paciência dos responsáveis do Sporting....é aproveitar a prata da casa em vez de andarem a gastar dinheiro em vulgaridades.

    De resto pelo que se tem visto...espero que se surgirem boas oportunidades de venda de alguns jogadores que já estão a mais no Sporting é abrir a porta da saída.

    ResponderEliminar
  3. O Iuri é daquelas situações flagrantes. Porque é que não tem hipóteses de jogar no clube que o formou? Tem mais futebol e imaginação que todos os que temos no plantel actualmente e até livres sabe marcar. Encaixaria que nem uma luva mas este, não dá guito ao JJ para ganhar.

    ResponderEliminar
  4. A permanência do Iuri no plantel é uma das minhas condições para renovar GB. Não pelo jogador em si mas pelo que a sua dispensa e substituição por um qualquer Markovic (que ao contrário do Iuri era muito intenso, trabalhador, disciplinado e tinha "boa cabeça") representará. O Iuri poderá vir a ser um flop no Sporting, mas já fez mais que o suficiente para ter uma oportunidade real de fazer parte do plantel.

    ResponderEliminar
  5. Não é pior que um Bruno César, por exemplo, portanto não vejo porque não possa fazer parte do plantel.

    ResponderEliminar
  6. Principalmente tendo em conta que o jj quer uma equipa de gajos com mais de 1m80.
    Se tens uma equipa toda de torres, para chegar ao momento do canto/livre e o melhor cruzador que arranjas é o adrien, o bryan ou o bruno césar, então planeaste mal a tua estratégia.

    ResponderEliminar
  7. Se o Yuri tivesse ficado esta época no Sporting, provavelmente teria tido a mesma utilização que o mini messi quando regressou em Janeiro ou Fevereiro: bola. Não se iludam, se o treinador permanecer as hipóteses de jogar irão ser exíguas ou nulas.
    Para se ver a diferença de oportunidades, se o Yuri estivesse no seu clube do coração, que segundo as minhas fontes é o Benfica, aposto que pelo menos teria feito ou entrado em metade dos jogos.
    Por aqui se vê que JJ não era o treinador certo para o projecto que o Benfica tem e daí o clube ter promovido entusiasticamente a sua saída. Os sportinguistas, na sua grande maioria e não os seguidistas, só agora se estão a aperceber desta realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rudolfo,

      "promovido entusiasticamente a sua saida"? Isso com dois anos de distância é lhe fácil de dizer mas recuando no tempo lembro-lhe que foi um tumulto... até retiraram o homem dos festejos no título. E sim, concordo que no slb entraria muitas vezes, não há lá muito melhor. Se o Carrilho foi tendo tempo...

      Abraço,
      Pedro

      Eliminar
    2. Ó rudolfina, "vão ser exíguas"?? Exíguas? O monsieur la fenetre quando manda a cartilha manda também um dicionário? É que se começa a utilizar termos do calibre de exígua lá se vai 90% do público alvo...

      Eliminar
    3. Ya... como o horta... o josé gomes... o clésio... o joão carvalho... oh minha meretriz viada, vai ali fazer o que melhor fazes... um fellatio ao orelhas, ok?

      Eliminar
    4. Rudolfo é por eles terem a mania que sabem tudo de tudo é que estão onde estão, que ninho de bazófias esta gente

      Eliminar
    5. Resposta 3 em 1.
      Caldo Duche, de Almeirim vão começar a sair para o mercado os melhores melões verdes casca de carvalho. Aproveita a época, pois eles são a tua cara e a tua cabeça.
      Granizo, tens razão, desculpa colocar palavras imperceptíveis à maioria dos sportinguistas. Esqueci-me que não estou no NGB, mas com a internet todos têm uma janela de oportunidade para aprender mais um bocado.
      Pedro, neste blogue não posso dizer o que me vai na alma (ou o que me foi na alma há dois anos atrás) mas sim o que pode afectar a alma dos sportinguistas. Abraço.

      Eliminar
    6. rudolfa viadona, não podes fazer um "tackle" ignorante desses, a pés juntos assim, porque senão ainda solto uma "penguinha" de urina de tanto rir... ahahahahahahah!

      Eliminar
    7. Realmente o Iuri gosta tanto do Benfica que habitualmente marca ou dá a marcar golos ao Benfica

      Eliminar
  8. Caro MdC,

    Essa e outras são perguntas que ficam sempre por fazer a JJ. A imprensa protege os vermelhos mas, nesse ponto, protege também o JJ. Quando entro no Sporting a academia estremeceu: acabava de entrar um treinador que é a antítese daquilo que o Sporting tinha como base, uma aposta séria na formação. Uma aposta na formação não significa jogarmos com 11 tipos de Alcochete. Significa antes um ter em vista e acarinhar os Iuris Medeiros desta vida. Explique quem souber porque se foi contratar Castaignos? Para o dispensar agora?
    Vamos ter mais uma época da dupla BdC e JJ à frente do leme e espero que façam as coisas de maneira diferente, já que deste modo não resulta como todos o sofremos na pele.

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
  9. "Duvido que, dispondo das mesmas oportunidades que outros jogadores, Iuri não conseguisse agarrar um lugar no plantel em definitivo."

    Claro que conseguia e é óbvio que teria um impacto no nosso jogo (e produtividade) semelhante à de Gelson.
    A culpa de Iuri não ser uma figura e aposta no Sporting não é (só) de Iuri.

    Duvido que Iuri, Geraldes, Gauld, Chaby e Wallyson alguma vez tenham futuro no Sporting. E digo isto há muito tempo...

    (e veremos como Matheus Pereira será na próxima época, quando for emprestado ao Estoril).

    um abraço

    ResponderEliminar
  10. Decidam-se. Ou ficam os miúdos ou fica o JJ.
    Ficando o JJ o melhor que pode acontecer aos miúdos é serem emprestados. Ou querem ter mais carreiras destruídas como a do Geraldes ou do mini Messi?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O podence e o gelson riram-se do teu comentário bilocas.

      Eliminar
  11. Lembro-me do Mestre fazer um post acerca do Bernardo Silva, desculpabilizando o JJ pela sua saída do Benfica.

    Ora bem, falando agora do Iuri, o que acha que vai acontecer se ele continuar a não ser opção no SCP e surgir uma boa proposta para ele noutro clube?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se se se.. e ficares nos factos em vez de suposições?

      Eliminar
  12. Se nem os nossos defesas sabem defender, e ter cultura tactica, vai se pedir aos elementos mais criativos para tê-la? O Iuri deveria estar no plantel seja como for, a bem ou a mal...
    De tanto enviá-lo para norte, um dia por lá fica, depois quem fica lixados, somos nós.

    ResponderEliminar
  13. Continuamos em modo deixa andar para o ano é que vai ser,vao aprender com os erros, vao apostar nos miudos,......treta tudo treta.
    Tudo isto resume.se a uma unica palavra....COMISSÕES..... mas alguém com dois dedos de testa acredita que mesmo percebendo zero de futebol e amando o Sporting bruno carvalho iria contratar o entulho que ja contratou desde q assumiu o clube e como diz o outro para ganhar BOLA!!!!!
    Vamos ter mais um ano a contratar no minimo 15 jogadores entre equipa a e b.
    Os miudos no fim da pre epoca vao ser emprestados,porque vao fazer uma pre epoca igual à deste ano,sem os campeoes europeus, see como é normal nao vao funcionar novamente.

    ResponderEliminar
  14. Concordo, Mestre... mas o mundo da bola está cheio de treinadores que embicam com determinados jogadores... não sei se é o caso, mas... pode bem ser... por outro lado, também temos que ver que nem sempre os jogadores rendem de forma igual em todos os clubes... especialmente em clubes com muita pressão... nem todos são um CR7... [não incluo o Messi porque nunca saiu da sua zona de conforto] posto isto, também acho que o Iuri tem qualidade para merecer uma oportunidade à séria... nem que seja uma época... nem que seja para dizer, olha, tens qualidade para ser um fora-de-série nos clubes de meia-tabela, mas não tens arcaboiço para um grande... porque o sucesso é feito, apenas, de 10% de inspiração...

    Mas atenção, se, realmente, for para contratar gajos que não sabemos o que vão dar (ou que até podem trazer maus indicadores) em detrimento de Iuris, mesmo [se] com as condicionantes que referi... prefiro mil vezes o Iuri...

    ResponderEliminar
  15. As vossas contratações são bem resumidas pelos adeptos do betis... Depois espantam se porque é que o Benfica é campeão e vocês ficam em 3o.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, as contratações de robertos, reyes, jimenez e afins, também são [bem] "tabeladas" pelos adeptos do Atlético...

      Como é que dizia mesmo o outro... "a maior venda de sempre"?!?!?! Ahahahahah!

      Que troll, martinholas, que troll que tu és! Ahahahahah!

      Eliminar
    2. ahahaahah ganha juízo! nem tu sabes porque é o que carnide é campeão!

      Eliminar
    3. Se por exemplo os adeptos do Bétis vissem o jogo do Sporting em Dortmund e o jogo do Sporting em Madrid e comparassem com o jogo dos Tetra-Ladrões em Dortmund já não se espantariam de serem apelidados de corruptos em Portugal.

      Eliminar
    4. Como é que se chama aquele gajo que vocês contrataram por 3 milhões e que, ao fim de 6 meses, voltou à terra dele para abrir uma oficina de bicicletas?
      E vêm vocês para aqui falar de entulho...

      Eliminar
    5. Os vossos títulos são bem resumidos la fora, (vide jornal "AS", entre outros) depois espantam-se porque são denominados como corruptos e ninguém vos dá mérito.
      Igual ao FCP de há uns anos.

      É como as vossas "pérolas" da formação"...lá fora ainda não há 1 apenas que tenha tido sucesso num colosso...

      Eliminar
  16. Já nasceu 3 vezes.
    Faltam-lhe nascer mais 7...

    ResponderEliminar
  17. A História está cheia de jogadores talentosos a quem as camisolas pesam. E por aqui me fico.

    ResponderEliminar
  18. As últimas contratações só se explicam racionalmente se o caminho adoptado pela direcção é replicar o carnide: contractar entulho aos montes para espalhar pelos outros clubes da liga de forma a ganhar influência junto das direcções destes. E se assim for, BdC começou a perder o rumo.

    ResponderEliminar
  19. Se hoje fosse anunciado a compra de um extremo por 8 Milhões em que os videos do tal reforço fossem este video ou outros na net sobre o Iuri, todos os sportinguistas batiam palmas porque aqui está jogador que não engana.
    Será que o Sporting quer poupar 8 milhões ? e quem fala de Iuri fala de Matheus Pereira !

    ResponderEliminar
  20. Sou sincero. Vi o best of do lateral e assustei-me. Aquilo é mau todos os dias. É um investimento horroroso. Não percebo a necessidade dos laterais para Jesus precisarem de ter mais de 2 metros. É só olhar para o bom Jefferson, Semedo, Maxi Pereira, Grimaldo...

    O Matheus, como já referi, tem toque de craque. É armador de jogo, mas seria sempre para uma posição de número 10 à frente de um William e Adrien.

    Mais, o SPorting deveria aproveitar este estreitar de relações com o fundo Traffick para buscar o lateral esquerdo do Estoril que me pareceu alguém com potencial no jogo da Luz. Aílton Silva, ou algo do género.

    ResponderEliminar
  21. Fico triste é pela seleção. Dizem que não é um jogador para ir correr atrás da bola, mas quando o talento é tão grande, não se pode deitar fora por questões táticas. O CR7, então, nunca jogaria no Real Madrid. Os enormes talentos precisam de relaxar sem bola, para fazer a diferença com ela.

    Queria ver mais deste, do Podence e do Geraldes no Sporting. O outro matheus, tenho as minhas dúvidas sobre a real qualidade dele.

    ResponderEliminar
  22. Basta olhar para os números desta época para envergonhar o nosso "mestre das desculpas esfarrapadas"...

    Nome......................Idade...........Jogos.........Golos.......Assistências
    Bas Dost...................28...............30.............31.................4
    Gelson Martins.............21...............28.............7..................13
    Iuri Medeiros..............22...............28.............8..................7
    Carlos Mané................22...............16.............6..................6
    Alan Ruiz..................23...............23.............6..................3
    D. Podence.................21................27..............4.................5
    Joel Campbell….............24................30..............4.................4
    Bryan Ruiz…................31…...............32….............2…................5
    Bruno César................28................30..............3.................4
    André Felipe...............26.................7..............3.................1
    Mattheus Oliveira..........22................26..............2.................2
    Markovic...................23................18..............2.................0
    Castaignos.................24.................13.............0.................0

    ResponderEliminar
  23. O Iuri teria sido titular em toda a segunda metade da época do Sporting mas, como não foi chamado em Janeiro, temo que tenha o destino traçado. E eu vou ficar tão fodido.

    ResponderEliminar
  24. Já estou a ficar farto do JJ, e se ele para o próximo ano não apostar no Iuri ganho-lhe um ódio infernal. É calhau atrás de calhau, viemos de uma grande época para um passo atrás no que tem sido a evolução do Sporting com BdC (que não está livre de culpas).

    Queria muito ver uma aposta em Jonathan Silva e em Gauld. Infelizmente acredito num novo empréstimod o Geraldes, mas se o Podence por acaso sair também o homem é incompetente em toda a linha. E não em façam falar da aposta dele no Matheus a titular no Dragão quando tinha 1 (!) minuto de jogo em todo o campeonato... A sério, parece que é a gozar

    ResponderEliminar
  25. Meu caro Mestre para que um jogador faça parte de um plantel não conta só o seu talento individual.
    Muitas vezes o tamanho do ego dos jogadores impede-os de porem os interesses da equipa à frente dos seus.
    Não sei se é efectivamente o caso do Iuri, mas segundo rezam as histórias o Iuri não é propriamente um jogador com bom-feitio e que conviva bem com o banco.
    O sucesso das equipas está muito ligado a pequenos detalhes que se passam fora do campo e que muito poucos têm conhecimento.
    Isto para não falar das diferenças entre jogar numa equipa grande ou numa equipa pequena.

    ResponderEliminar