quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A importância do contexto

Após marcar dois golos e meio nas últimas três jornadas, Oscar Cardozo já é cobiçado pelo Barcelona. Como não poderia deixar de ser, o jornal A Bola já deu o devido destaque à notícia.


Nada de novo. Os benfiquistas estão calejados de jogadores que estão no radar dos grandes tubarões europeus. Garay, Matic, Enzo Perez, Sálvio, Gaitan, Lima, Rodrigo, só para falar nos que estão no plantel atual, são alguns dos casos que já foram referidos como sendo potenciais alvos de grandes clubes europeus. Cardozo também já fez parte desta lista, mas a cena que protagonizou no final da taça acabou por afastá-lo das cobiças galáticas. Agora que recomeçou a resolver jogos, voltou à primeira linha dos rumores.

Por curiosidade mórbida fui procurar na imprensa catalã o que se diz sobre o caso. E de facto referem Cardozo como sendo um dos jogadores em que o Barcelona pode ter interesse. O artigo (que podem consultar aqui) é muito extenso e aborda as várias posições para qual o Barcelona poderá estar à procura de reforços. 

Resumindo o que dizem em relação ao ponta-de-lança, parece que o treinador do Barça quer um 9 puro, experiente, bom cabeceador, com bom remate ao primeiro toque, e que esteja recetivo a um papel secundário. E, claro (estou a citar), que seja acessível do ponto de vista económico.

E o artigo começa a listar as hipóteses: Aritz Aduriz (Ath. Bilbau), Imanol Agirretxe (Real Sociedad), Graziano Pellè (Feyenord), Artem Dzyuba (Rostov), Cardozo (Benfica), Huntelaar (Schalke 04), Kiesling (Leverkusen) e Cvitanich (Niza). Sobre Cardozo dizem ainda que o seu valor de mercado anda à volta dos €12M, mas se chegarem a negociar o Barcelona poderá comprar o passe por menos dinheiro.

Ou seja, não parece que este interesse do Barcelona por Cardozo seja uma história de amor intemporal, como o Romeu e Julieta. É mais adequado compararmos com o Finch do American Pie,  que à falta de argumentos que lhe permita disputar a carne mais tenrinha do mercado, acaba por dirigir todo o seu interesse para mulheres mais maduras em geral, e para a mãe do seu amigo Stiffler em particular.


Notícias destas, em que A Bola é especialista, sempre vão servindo para aumentar o ego benfiquista. Mas apenas para quem quiser acreditar nelas.