terça-feira, 4 de março de 2014

Um mundo muito pequenino

No passado sábado, talvez por terem remorsos ao terem colocado uma capa com Markovic a elogiar com todos os adjetivos possíveis um golo perfeitamente banal, o jornal A Bola quis emendar a mão e dar o devido apreço pelo golo de Gaitan contra o PAOK.


"Obra de arte de Nico Gaitán admirada em todo o mundo". Os golos do Benfica, segundo A Bola, correm sempre mundo. O jornal tem sempre a tentação de dar uma dimensão planetária aos feitos dos jogadores daquele clube. Por exemplo, como já tinham feito aqui...

... ou aqui.



Por curiosidade fui ver qual a parcela do mundo que foi percorrida pelo golo de Gaitan, para além de Portugal e Grécia. Procurei no google artigos específicos sobre o golo, ou com grande destaque sobre o golo, e encontrei esta página do site do Daily Mail...


... e em mais alguns sites de desporto menos conhecidos. Em sites como o da BBC o golo é referido mas sem qualquer tipo de adjetivação, ou seja, limitam-se a constatar que Gaitan marcou de livre.

Ainda por curiosidade, fui a um site que tradicionalmente é conhecido para transmissão viral de vídeos que efetivamente correm mundo: o youtube. Obtive isto perante a pesquisa de "gaitan goal" e "gaitan panenka", ordenando pelos vídeos mais vistos colocados na última semana:



Até ao momento em que escrevo este post (tarde de domingo), o vídeo mais visto teve cerca de 40.000 visualizações, a maioria das quais terá sido, muito provavelmente, de benfiquistas.

Já agora, para se ter uma ideia do que significam 40.000 visualizações no youtube, vejam a lista de alguns dos vídeos mais populares de desporto da última semana:



A noção de "em todo o mundo" do jornal A Bola devia ser revisto. Eu sei que a esmagadora maioria do público benfiquista papa sem questionar tudo o que lhe dão a comer, mas isto se calhar já começa a ser demais.