quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Liga dos Campeões ou Liga Europa?

Numa altura em que faltam 90 minutos para o Sporting definir o seu futuro europeu, a única certa é que esse futuro... existirá. Até lá, é natural que se discuta sobre se será melhor para o Sporting continuar a sua carreira na Liga dos Campeões (onde a probabilidade de uma vida longa é diminuta) ou na Liga Europa (onde, com uma pontinha de sorte, poderemos chegar longe).

Olhando para os mais prováveis 1ºs classificados dos grupos que nos poderão calhar nos oitavos de final, temos: At. Madrid / Juventus, Real Madrid, Leverkusen, Dortmund, Bayern e PSG / Barcelona. O Porto e o Chelsea estão excluídos. Não é definitivamente um panorama simpático.

De qualquer forma, não tenho grandes dúvidas: tendo possibilidades de conseguirmos o apuramento na Liga dos Campeões, deveremos persegui-lo com todas as nossas forças.

Compreendo os argumentos de quem prefere seguir para a Liga Europa:

  • É uma competição à medida dos clubes portugueses, e em condições normais será possível chegar a uma fase muito adiantada da prova
  • Não apanharemos um dos tubarões europeus totalmente focado e motivado, o que é meio caminho andado para, num dia mau nosso, sofrermos uma derrota pesada (a eliminatória com o Bayern ainda não foi esquecida)

Mas olhemos para o que representa um apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões:
  • Entramos no grupo das 16 melhores equipas da Europa, com tudo o que de bom traz uma visibilidade desse nível
  • Representa o ultrapassar de um obstáculo que contribuirá para o crescimento e valorização dos nossos jogadores
  • O prémio monetário do apuramento para a 2ª fase é de €3,5M. Para se conseguir isso na Liga Europa teríamos que chegar à final (ou seja, implica passar 5 eliminatórias)
  • Uma prova de força indesmentível perante a legião de especialistas que tenta constantemente menorizar a competência desta equipa
  • O facto de a Liga Europa se jogar à quinta-feira e de ter mais eliminatórias prejudica-nos no campeonato em relação aos rivais que disputam a Liga dos Campeões (mais jogos, menos tempo de descanso e mais jogos às segundas-feiras)

Acima de tudo, parece-me que se queremos ser grandes como os maiores da Europa não poderemos estar a pensar antecipadamente nas desgraças que nos poderão acontecer se apanharmos uma equipa de outra galáxia. E até ver nem nos temos saído mal: muitos tinham a expetativa de que íamos ser esmagados pelo Chelsea, mas com um pouco de sorte e São Patrício sobrevivemos à carga inicial e acabámos por discutir o resultado até ao fim da partida. Falamos do mesmo Chelsea que está a dominar completamente a liga mais competitiva do mundo.

Chegar "lá" será uma proeza, estar "lá" será um prémio e não um castigo, já que nada nos foi dado nesta caminhada. O mesmo valor que nos permite estar na posição atual, apesar das muitas adversidades com que nos confrontámos, também estará presente em campo contra qualquer tubarão que nos possa aparecer pela frente. Tudo o que acontecer então, para o bem ou para o mal, será... futebol.