sábado, 14 de fevereiro de 2015

Discursos orelhudos para totós



A fonte normal o comunicado original de Luís Filipe Vieira na Casa do Benfica de Leiria.
A bold a versão explicada para totós.


“O futuro é sempre o resultado daquilo que fazemos no presente.

Não há fórmulas mágicas ou milagres, é tudo muito claro. É pelo trabalho que conseguimos garantir o sucesso.
[Magia só mesmo a forma como faço desaparecer o dinheiro das vendas sem abater a divida bancária.]

Uma das grandes manifestações da força e da Mística do Benfica tem a ver precisamente com a expansão das nossas Casas, com a sua modernização.

As Casas do Benfica são fundamentais, porque é desta enorme rede de “embaixadas” que o sentimento de pertença, os valores e a nossa História vão passando de geração em geração.
[E os votos que lhes atribui quando blindei os estatutos dão um jeitaço para me perpetuar no poder.]

É nas Casas do Benfica que o nosso crescimento se consolida.
[Por nosso crescimento entenda-se o número de votos garantidos para a minha lista.]

Queria, por isso, na pessoa do seu presidente, Ramiro Antunes, agradecer a todos quantos se empenharam na renovação da Casa do Benfica de Leiria. A todos, o meu muito obrigado pelo esforço e pela dedicação que deram ao projecto.

E o meu obrigado também pela compreensão que tiveram em relação a alteração da data de inauguração inicialmente prevista.
[Não estou a pedir muito, no ADN benfiquista existe uma enorme tolerância a alterações de datas de inauguração - começando pela data de inauguração do próprio clube.]

Os alicerces do Benfica são os seus sócios, foi esse o segredo que nos trouxe até aqui. Foi com os sócios que conseguimos recuperar o Clube, foi com eles que transformámos o Benfica num dos clubes mais admirados do Mundo.
[Como é que se diz isto em alemão?]

Estamos a avançar em projectos estratégicos, de vanguarda, completamente inovadores, que seriam impensáveis há uma dúzia de anos.

E tudo isto nos deve encher de orgulho. Tudo isto foi possível porque temos a maior base de apoio que um Clube pode ter.
[A APAF, claro. Pensavam que ia dizer que eram os sócios? Não sejam totós...]

Pois bem, gostava de deixar este desafio aqui em Leiria, quero que esse apoio se faça sentir até final da época em todos os campos onde o Benfica vá jogar.
[E em particular no estádio do Arouca em Aveiro.]

Os jogadores são os protagonistas, mas todos nós do lado de fora temos de ajudar, porque vai haver momentos em que esse apoio, essa força que vem das bancadas, será decisivo.
[E por isso garanto-vos que o Diabo de Gaia estará sempre na 1ª fila em todos os jogos!]

Não ganhámos nada, e o caminho até final do Campeonato vai ser difícil. Temos de acreditar que podemos ganhar o Campeonato, mas ter a humildade de pensar e de apoiar jogo a jogo!

Respeitamos todos os nossos adversários e sabemos que o Campeonato vai ser disputado até ao último jogo. Mais uma razão para nos unirmos em torno da equipa!

Sobre o tema que dominou a actualidade esta semana, é chegado o tempo de esclarecer alguns pontos:

Primeiro: Em relação à tarja do nosso pavilhão: É lamentável. É injustificável.
[Tão lamentável e injustificável que só demorei 6 dias a chegar a essa conclusão!]

Há um processo de investigação em curso para apurar quem foi o responsável. Não há conivência da Direcção do Benfica com gestos desta gravidade, mesmo havendo antecedentes e provocações. Nada justifica aquela tarja.
[O processo está a ser liderado pelos líderes dos No Name Boys, que têm grande experiência no mundo da investigação criminal.]

Lamento o que sucedeu.

Quis ser eu hoje a dizê-lo de viva voz, na minha primeira aparição pública depois do jogo.
[Foi por isso que fiquei no balneário durante o Benfica - Sporting, senão os jornalistas ainda me apanhavam numa zona pública.]

Já sei que vão aparecer alguns a dizer que passaram 6 dias. Passaram mais de 3 anos depois do incêndio da Luz e ainda ninguém do Sporting repudiou ou lamentou aquele triste incidente!
[O Godinho Lopes condenou o incidente 4 dias depois do sucedido, mas pode ser que ninguém se lembre de confirmar isso na internet. Os aplausos que vou receber agora valem o risco.]

Muita gente falou de forma irresponsável esta semana! Falaram do que não sabiam, e isso é sempre perigoso!

Para que fique bem claro para todos: No sábado, depois de ver a tarja e depois de perceber o que lá estava escrito, pedi ao nosso director de segurança que fosse retirada.
[... mas só no final do jogo, porque estava a dar um colorido bem bonito.]

Foi entendimento da PSP e do nosso director de segurança que ter uma intervenção imediata para retirar a tarja poderia provocar problemas de segurança bem maiores, não apenas na zona da tarja, mas em todo o Pavilhão.
[Sabem que gostam fazer a festa e atirar os foguetes. Mas os outros é que apanham com as canas na cabeça. Era deixá-los estar sossegados, claro.]

A tarja está na posse das autoridades e há um processo de investigação a decorrer. Será que podem dizer o mesmo das tarjas de Alvalade?
[Apreendemos-lhes as tarjas, mas deixámo-los ficar com os petardos com que presentearam os adeptos do Sporting no dia seguinte. Escusam de me agradecer.]

O Sporting não cortou relações por causa da tarja. A tarja foi um instrumento usado.

Segundo: A tarja do pavilhão da Luz entrou sem autorização e sem nosso conhecimento. Não foi preparada nos nossos Pavilhões, não foi pintada nas nossas garagens!
[Claro que entrou sem o nosso conhecimento. Qualquer um consegue entrar com uma tarja de 50m2 escondido dentro das cuecas. Como é que os nossos seguranças haviam de topar aquilo?]

E as tarjas de Alvalade? Alguém pode explicar? Foram ou não pintadas na garagem do estádio? Foram ou não preparadas nas instalações do estádio de Alvalade? E as camisolas da Juve Leo não merecem condenação? Não foram essas camisolas o rastilho de tudo isto? Ou será que querem branquear uma parte da história deste fim-de-semana?

Para mim, o Sporting é um clube que merece todo o respeito. Por isso é que o Sporting, quando vai jogar ao Estádio da Luz, é tratado pelo nome. É Sporting, não é visitante. É Sporting, não temos esses complexos e não copiamos ninguém!
[Respeitamos todos os clubes. É Sporting, não é visitante. Mas se algum dia forem campeões no nosso estádio, apagamos as luzes e ligamos o sistema de rega.]

Quando os dirigentes do Sporting vêm à Tribuna Presidencial do nosso Estádio são bem recebidos, ninguém lhes diz que são “Personas non gratas”. São tratados com a dignidade e o respeito que merecem.

Terceiro: Nada justifica o ambiente, as tarjas e o tratamento dado à Direcção do SL Benfica no estádio de Alvalade. Mas sobre isso parece que alguns jornalistas e muitos comentadores tiveram um ataque de amnésia.
[Tirando o Serpa, o Delgado e o Guerra, que continuam a ser uns macacos amestrados muito bem comportadinhos.]

A razão não está do lado de quem grita mais! De quem fala mais, de quem escreve mais!
[Quê? Emitimos hoje um comunicado com mais de 50 pontos? F******]

Não há bons de um lado e maus do outro! Há bons e maus em todo o lado!

A violência é um problema sério. É um problema de todos, mas a violência não se resolve com demagogia!
[Chamamos o Maxi, o Samaris e o Luisão e fica o assunto resolvido.]

As tarjas, as tochas na bancada e no relvado, são um problema que devia ter sido resolvido em dois sítios: Na Liga e na Polícia. Não no facebook, em comunicados, em propaganda!
[Quê? O Sporting pôs uma queixa na Liga e na PSP? Opá, por essa é que não estava à espera...]

Quarto:

-Não corto relações com outros clubes por mera gestão de autoridade interna!

-Não processo sócios do Benfica apenas porque discordam de mim!
[Ainda me obrigavam a ir a tribunal e aí é que me descobriam a careca! Livra...]

-Não digo que a bandeira nacional, símbolo do País, tem verde a mais! 
[Mas acho que tem azul a menos.]

-Não minto em relação a uma suposta conversa telefónica que nunca houve! 
[Mas minto quando digo que me demito se não chegarmos aos 300.000 sócios, que vamos ter a espinha dorsal da seleção e a coluna vertebral do futuro campeão europeu, no não-repúdio de Godinho Lopes no incêndio do estádio, nas promessas em como vamos ser campeões europeus, maiores que o Real Madrid, o maior clube do mundo, nas vendas comunicadas à CMVM, que vamos boicotar os jogos fora e a participação na Taça da Liga, que a dívida do Benfica não assusta ninguém, que o passivo é para se ir abatendo, que o Bernardo Silva vai voltar, que o Simão nunca vai sair, que vamos ser uma referência no mercado bolsista internacional, que acabaram as compras de €10M, que será um Benfica made in Benfica, entre tantas outras coisas...]

-Não minto em relação a um acordo que nunca houve!

-Quando dispenso um treinador assumo!!! Não me escondo!
[Mas quando o clube entrou em liquidação durante o verão ninguém me viu o bigode por mais que um mês...]

Há pessoas que ainda não perceberam que a mentira tem perna curta e que as palavras têm consequências.
[Os benfiquistas, pois claro. Continuam a engolir as minhas patranhas dia sim dia sim.]

Quinto: Em Novembro de 2011, um grupo de arruaceiros incendiou-nos o Estádio. Não cortámos relações com ninguém, porque o Clube não pode ser gerido por impulso, tem de ser gerido com responsabilidade, não pode ser gerido com a sensibilidade e o querer de um adepto de bancada.
[Mas ameaçámos que o faríamos se não condenassem o sucedido. E como condenaram o sucedido e pagaram os danos a história ficou por ali...]

Desde Novembro de 2011, ninguém do Sporting lamentou ou pediu desculpas pelo acto. Não foi por isso que cortámos relações.
[Será que passa outra vez esta mentira?... aplausos... papam tudo o que lhes digo...]

Não foi por isso que pus em causa o repúdio e a discordância daquele acto por parte do presidente Godinho Lopes!
[Epá, agora entrei em contradição... pode ser que não reparem...]

É preciso ter memória, é preciso ter alguma ponderação. Algo que muita gente esta semana não teve. Alguns de forma intencional, outros de forma inconsciente.

Por mim, este assunto acaba aqui. O Sporting, enquanto instituição, merece respeito, e tem o respeito do Benfica, mas as pessoas que dirigem as instituições também devem ser responsáveis pelos seus actos e pelas suas atitudes.

Obrigado a todos e vamos concentrar-nos no que verdadeiramente importa que é o Benfica, os seus sócios e os nossos atletas!
[E os meus negócios pessoais!]

Viva o Benfica!”