quinta-feira, 12 de março de 2015

Encontro do Sporting com jornalistas

Decorreu ontem um encontro informal entre a direção do Sporting e alguns jornalistas, onde foram abordados diversos temas relacionados com a vida do clube. Como é evidente, vale a pena discutir o muito sumo das declarações que foram sendo relatadas ao longo da tarde pelos jornalistas presentes, mas também a iniciativa propriamente dita é particularmente significativa, pois é sintomática daquilo que parece ser uma nova estratégia de relacionamento do clube (e em particular de Bruno de Carvalho) com a comunicação social.

A iniciativa

A iniciativa para este encontro partiu do Sporting. Deverá ter ficado acertado entre o clube e os jornalistas convidados que poderiam divulgar livremente os temas falados, mas nunca revelando em concreto o(s) dirigente(s) do clube presente(s) na conversa - limitaram-se a indicar uma fonte da direção do Sporting. Pela diversidade dos assuntos abordados - novo acionista, renegociação de contratos, relacionamento com jogadores, comunicados do presidente no Facebook, resumo das contratações que não se conseguiram fechar, construção do pavilhão, candidatura ao título, entre muitos outros -, parece praticamente certo que a tal fonte terá sido o próprio Bruno de Carvalho.

Existe um outro pormenor muito interessante, que tem a ver com quem foi (ou não) revelando pormenores da reunião nos seus sites online. O Maisfutebol, o Record e o Dinheiro Vivo foram os mais ativos, enquanto que no polo inverso A Bola e O Jogo não fizeram qualquer referência ao acontecimento durante a tarde de ontem. À hora que estou a escrever este texto continuam a ser pouquíssimos os pormenores que ambos os jornais disponibilizam nas suas páginas online.

As edições de A Bola e O Jogo de quinta-feira permitirão tirar mais conclusões, mas a ideia que dá é que não terão sido convidados para participar no encontro. Se isso se confirmar, não tenho nada contra. Tanto um jornal como o outro têm linhas editoriais claramente definidas, que se baseiam numa promiscuidade nada saudável com os dirigentes de Benfica e Porto - na realidade pouco lhes falta para serem um meio de comunicação oficial dos nossos rivais. 

Apenas teremos a ganhar se conseguirmos construir uma relação de respeito mútuo com aqueles que o merecerem. Como tal, parece-me uma boa estratégia estabelecer uma discriminação positiva para os órgãos de comunicação social que se revelem mais equidistantes e sérios. 

Esta nova estratégia não será certamente alheia aos novos acessores de comunicação contratados pelo clube. Não sendo um especialista na matéria, parece-me que o Sporting (e nomeadamente o presidente) precisava de facto de uma abordagem mais institucional e previsível em oposição ao estilo agressivo e algo errático seguido até agora. Numa altura em que o Sporting está num processo de renegociação de contratos publicitários vitais para o futuro próximo do clube, parece-me realmente importante passar uma imagem de relacionamento com o exterior mais estável e formal.


Os temas

Foram muitos os assuntos abordados. Para não ser demasiado extenso vou fazer curtas referências aos que me parecem mais relevantes.


A centralização dos direitos televisivos

O Sporting defende a implementação do modelo inglês e italiano, que promovem uma distribuição mais equilibrada dos dinheiros por todos os clubes e, não menos importante, equilibrará a fatia que o Sporting terá a receber em relação a Benfica e Porto. 

Interessante também a frase que foi usada para descartar a possibilidade de um dia o Sporting realizar a transmissão dos próprios jogos:
"Financeiramente não é um bom negócio, apesar de toda a cosmética que se faz para tentar provar o contrário."

Esta frase é uma referência óbvia à Benfica TV, e que vai ao encontro daquilo que tenho vindo a escrever ao longo dos últimos meses. Na minha opinião, o facto de o Benfica demonstrar tanto interesse na centralização dos direitos televisivos é o melhor indicador de que não estarão inteiramente satisfeitos com os resultados da estratégia que decidiram seguir.


Novo acionista

Foi referido que está para breve o anúncio do acionista que injetará €18M na SAD.


Patrocínios

Para além do trabalho que está a ser feito para arranjar um novo patrocinador para as camisolas, está também em aberto a possibilidade de se negociar o naming do estádio e da academia. Não percebo no entanto as críticas feitas a Benfica e Porto por decidirem negociar individualmente os seus contratos de publicidade das camisolas. 


Política de contenção orçamental é para manter

Existe - e bem - a convicção que este é o único caminho possível para a sustentabilidade do clube, e que será uma questão de tempo para Porto e Benfica serem obrigados a fazer o mesmo. 

Foi também referido que existe margem para melhorar as condições contratuais de determinados jogadores, tendo sido indiretamente usado o caso de Matheus Pereira como um exemplo. Esperemos que isso signifique que ainda existem possibilidades de chegar a um acordo de renovação com Carrillo e Cédric.