segunda-feira, 18 de maio de 2015

Finalmente bons indícios

Se o jogo desta tarde era um ensaio geral, então podemos dizer que correu de forma bastante satisfatória e deixa bons indícios para a partida do Jamor. Com uma primeira parte menos conseguida - coroada com a oferta do costume que nos colocou em desvantagem - e uma segunda parte de excelente nível, seguramente do melhor que temos visto nos últimos meses, o Sporting alcançou uma vitória indiscutível que é um ótimo indicador para o jogo da Taça.

Não que ache que a Taça está ganha, atenção. Cada jogo tem a sua história e o chavão que diz que no futebol tudo pode acontecer tem o seu motivo de ser. Mas mesmo sabendo que Sérgio Conceição deixou alguns titulares de fora não estou a ver que perder por 4-1 vá fazer maravilhas aos índices de confiança de uma equipa que já vai em 6 jogos consecutivos sem ganhar.



Positivo

Sir William a colocar os guerreiros em sentido - foram tantos os lances em que se impôs sobre os adversários com uma categoria tal, que por várias vezes as bancadas renderam-se e gritaram o seu nome. Uma demonstração de força e de classe de um jogador que está realmente num patamar à parte em relação a todos os outros jogadores da sua posição que alinham no campeonato português. Para além disso participou no golo de Tobias ao cabecear para a defesa (incompleta) de Matheus.

A magia de Carrillo - a forma personalizada como pega no jogo é um dos pontos em que mais se nota aquilo que evoluiu esta época. Mais um exibição muito positiva daquele que é neste momento a nossa maior ameaça para as defesas adversárias. E somou mais uma grande assistência para golo de Slimani.

Os golos de Adrien - mais uma vez a bisar, com um penálti e um golo de meia-distância. Fundamental na vitória.

A ovação a Nani - ficou bem demonstrado o apreço que os sportinguistas têm pelo ano que inesperadamente acabou a passar connosco. Nani sabe que aqui estará sempre em casa. Já sinto saudades.

O regresso de Slimani - para a forma como a equipa joga, é fundamental termos em campo alguém com a presença de área do argelino. Montero contribuiu diversas vezes para lances de construção deliciosos, mas depois falta gente na área. Slimani está lá, e até teve várias oportunidades para marcar. Acabou por fazer o gosto ao pé, o que pode ser importante para retomar a confiança perdida pelas consecutivas semanas de ausência.

A assistência em Alvalade - mais uma excelente casa, apesar de se tratar de um jogo sem consequências para a classificação. Há duas coisas a dizer em relação a isto: 1) Se tivéssemos os jogos a horas decentes, certamente que a nossa média de espectadores seria bastante superior; sempre que jogámos de dia, as famílias e crianças presentes multiplicam-se; obrigado SportTV, por ajudarem a matar o futebol em Portugal com a vossa ditadura de horários; 2) Apesar da toda turbulência Presidente / Treinador / Jogadores de saída, vê-se que os sportinguistas estão com o clube. Será um termo de comparação interessante ver quantas pessoas terá o Dragão no jogo contra o Penafiel.


Negativo

A oferta da praxe - desta vez foi Tobias, com um penálti absolutamente desnecessário. É a 3ª vez que comete um erro comprometedor em Alvalade, mas curiosamente saímos sempre vencedores. Tem que melhorar rapidamente a forma como avalia se vale a pena arriscar uma potencial falta em zonas proibidas. Felizmente redimiu-se marcando o golo que nos colocou à frente do marcador.



Terminámos o campeonato sem qualquer derrota em casa. É um hábito que é importante ganhar. As estatísticas não ganham jogos mas mexem com a cabeça de todos.