sexta-feira, 12 de junho de 2015

Abandonai toda a esperança

Sportinguista que me lês, prepara-te para entrar em pânico. Pelo menos foi assim que me senti, desesperado e invadido por imparáveis ataques de ansiedade, depois de ter visto o Grande Área da última terça-feira. A análise que foi feita no programa sobre a troca de Marco Silva por Jorge Jesus é de tal forma catastrófica para o futuro do Sporting, que deveria ter havido um aviso, no início, do género que Dante imaginou para a entrada do inferno:

"Ó, vós que entrais aqui, abandonai toda a esperança"

Deixo-vos quatro excertos (poderia ter arranjado com facilidade outros) do programa. Se tiverem algum anti-depressivo à mão, podem ingeri-lo já para que não fiquem com uma vontade irresistível de se atirarem de um viaduto pedonal mais logo durante a hora de ponta.

I. A curto / médio prazo Marco Silva pode ser um candidato a regressar ao Sporting (obviamente porque o atual presidente já lá não deverá estar). O presidente do Sporting está a arriscar demasiado. Se forem presidentes com 30 ou 15 anos de presidência a tomar decisões destas não há problema.


II. Marco Silva é a melhor coisa que aconteceu em termos de treinadores de futebol desde José Mourinho. Todos temos que reconhecer que Marco Silva é um treinador extraordinário, e é o que apareceu de uma forma mais categórica (ao conseguir em 4 anos uma subida de divisão, 2 qualificações para a Liga Europa, 1 pré-qualificação para a Liga dos Campeões e 1 Taça de Portugal). André Villas-Boas, que no seu 1º ano num clube grande conquistou um campeonato, uma Liga Europa, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, terá que se vergar a esta entrada de Marco Silva no futebol português.


III. Se o plantel de 2015/16 for idêntico ao de 2014/15 ==> Jorge Jesus não deverá fazer melhor que Marco Silva. 

Se o plantel de 2015/16 for superior ao de 2014/15 ==> o Sporting pagará as mesmas consequências financeiras pelo atrevimento se Bruno de Carvalho não tiver alguma temperança. É ver o rasto de destruição que Jesus deixou nos seus clubes anteriores: Belenenses, Braga, Estrela da Amadora, e até o Felgueiras! Ou seja, temos apenas três saídas possíveis: falência, descida à 2ª divisão, ou pedir ao Jorge Mendes que nos salve o couro.


IV. Apesar de Marco Silva ser a melhor coisa que aconteceu ao futebol português desde José Mourinho, é injusto estarem a pensar que Rui Vitória seja menos extraordinário.