domingo, 14 de junho de 2015

Resultadismo

4 jogos, 4 exibições sofríveis, mas 4 vitórias. Fernando Santos chegou, fez uma revolução nas convocatórias e no onze - recuperando jogadores proscritos e privilegiando acima de tudo jogadores experientes que... jogam nos seus clubes - e para já o primeiro dos objetivos que lhe pediram no momento da sua contratação está praticamente assegurado.

Nesse sentido não há nada a apontar ao selecionador. Precisávamos de resultados e os resultados apareceram. Mas está na altura de começar a preocupar-se mais com o futuro, iniciando uma renovação que é urgente dada a excessiva dependência em Cristiano Ronaldo (que à sua conta assegurou 3 das 4 vitórias) e à média de idades dos restantes.

Desde que Fernando Santos pegou na seleção, jogadores como Danny, Nani ou Eliseu ainda não fizeram uma única partida em que justificassem a titularidade. Tiago ontem foi menos um em campo, mesmo antes de ter sido expulso. Moutinho está muito longe do rendimento passado. Ricardo Carvalho, pela 2ª partida consecutiva, não conseguiu chegar ao fim devido a problemas físicos. E ainda há Bruno Alves, que não caminha para novo. E Bosingwa provavelmente só ficou de fora por estar lesionado. A partir de setembro impõe-se que Fernando Santos comece a apostar em sangue novo de uma forma gradual e coerente. 

Outra decisão que não compreendo foi a decisão de Fernando Santos levar William e Bernardo Silva para a Arménia, prejudicando os trabalhos da seleção sub-21 - que se estreia na competição já na próxima quarta-feira contra a Inglaterra. Bernardo Silva não foi utilizado, enquanto que a entrada de William foi circunstancial em função da expulsão de Tiago - de lembrar que Carriço e Danilo são outras opções para o lugar que foram incluídos na convocatória.

Vi ontem o jogo da seleção contra a Arménia sem qualquer tipo de entusiasmo, entusiasmo esse que estava perfeitamente ao nível do empenho colocado pelos jogadores dentro de campo. Futebol 0, Patrício em dia infeliz, desinspiração geral, e mais uma vez coube a São Ronaldo a tarefa de resolver a partida. É verdade que o jogo era oficial, mas não faz qualquer sentido a UEFA estar a agendar jogos para este período. Nem quero imaginar a estopada que nos aguarda no particular com a Itália daqui a uns dias.