Na quarta-feira passada, quer o Record quer O Jogo noticiaram na capa que Jorge Jesus conta com Iuri Medeiros para o plantel do próximo ano. Qualquer pessoa minimamente atenta se apercebe da excelente época que Iuri está a fazer no Moreirense, confirmando o potencial que todos lhe reconhecíamos e demonstrando qualidades que poderão fazer dele uma peça muito útil para o Sporting versão 2016/17.
A propósito disto, parece-me oportuno colocar aqui uma análise feita pelo @VeDrIx7 (Vedrix no ForumSCP) à influência de Iuri na época do Moreirense. Aqui fica:
Estive a analisar a influência de Iuri Medeiros no jogo do Moreirense, com base nos resumos que estão disponíveis online (de 3/4 minutos) de todos os jogos da liga em que participou.
Em primeiro lugar, o Moreirense marcou esta época um total de 32 golos na liga. Iuri não participou em três jogos: as duas primeiras jornadas por opção, e no jogo com o Sporting, por impedimento legal. Com Iuri em campo, o Moreirense marcou 22 golos em 1.820 minutos, o que dá uma média de um golo a cada 83 minutos.
Analisando os lances de maior importância em que Iuri participou, temos os seguintes números:
- Golos: 7
- Assistências: 8
- Penáltis sofridos: 3 (2 resultaram em golo, 1 falhado)
Ou seja, Iuri teve influência directa em 17 de 22 golos enquanto estave em campo. Mas não se ficou por aqui:
- Lances de perigo criados, finalizados por ele ou por colegas: 51 (!)
- Remates aos postes: 4
Olhando apenas para os lances de bola parada:
- Golos: 0
- Oportunidades de golo com remate seu: 6 (2 nos ferros)
- Oportunidades de golo falhadas após passe seu: 7
Enfim, é muita coisa, muita jogada, influência absurda na manobra ofensiva.