segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

M*rdas que só mesmo connosco, nº 10: Como tirar meia equipa do caminho do golo

O facto de a arbitragem ter estado em destaque pelos piores motivos ao longo da última semana - para o prejuízo dos de sempre -, acaba por ter um ponto positivo: as situações surreais acabam por parecer um bocadinho normais.

No sábado, o Sporting B recebeu o Braga B. Não me lembro de alguma ter visto aquilo que esteve na origem do primeiro golo dos bracarenses. O Sporting marca um golo legal, por Pedro Delgado. Os jogadores começam a festejar o golo, o fiscal-de-linha começa a correr no sentido do meio-campo. No entanto, enquanto tudo isto decorre, o árbitro Miguel Libório começa a falar com o fiscal-de-linha e... o fiscal-de-linha volta para trás, e anula o golo, aparentemente por fora-de-jogo. Para piorar, os jogadores do Sporting não se apercebem, visto que já se tinham passado vários segundos desde que o golo tinha sido marcado. O Braga acelera a reposição da bola, ainda com 7 jogadores do Sporting reunidos junto à linha de fundo e iniciam um contra-ataque em óbvia vantagem numérica... que termina em golo na baliza de Pedro Silva.

Podem ver aqui todo o lance.


E aqui, em câmara lenta, podem ver, com maior detalhe o árbitro a comunicar com o fiscal-de-linha e a forma como os jogadores do Braga repõem a bola em jogo, sem que a equipa de arbitragem desse hipótese aos jogadores do Sporting de se reposicionarem no terreno.


Aqui pode ver-se que Pedro Delgado (o 2º jogador do Sporting a contar da direita) não estava em fora-de-jogo. O que terá ocorrido para se anular este lance tanto tempo depois? Só os árbitros saberão...

(vídeos e imagem via @captomente)

O que é facto é que fica para a história mais um roubo inacreditável ao Sporting. O Braga B acabaria por vencer por 2-1. Considerando que o Sporting deveria ter ficado a ganhar por 1-0 em vez de perder por 1-0, a influência no resultado é óbvia. Claro que para todos aqueles que dizem que o erro do árbitro faz parte do jogo, a culpa deve ter sido do Sporting por se ter posto a jeito, como é hábito dizerem nestas situações. Pelo sim pelo não, é melhor começarmos a festejar os nossos golos mais perto do meio-campo, just in case.


Outra m*rdas que só mesmo connosco (com links):

Nº 1: A bota de Montero: Amarelo mostrado a Montero por... um adversário lhe ter tirado a bota
Nº 2: O atraso para Stojkovic: O famoso livre indireto marcado no Dragão por atraso a Stojkovic
Nº 3: A inexperiência de Schmeichel: Duarte Gomes assinala um livre indireto surreal contra o Sporting
Nº 4: O boicote: A recusa dos árbitros em comparecer em jogos do Sporting
Nº 5: A paixão de Bruno: Arbitragem surreal de Bruno Paixão que, entre outros erros gritantes, expulsa Pedro Barbosa por este tentar marcar depressa um livre
Nº 6: O apagão de Chaves: Falha na iluminação a dois minutos do fim, e a tendência de jogar em Chaves no inverno
Nº 7: Uma questão de saliva: Três cuspidelas de três jogadores dos grandes, três castigos diferentes
Nº 8: Santos de outras casas também fazem milagres: Labyad é empurrado duas vezes... e é expulso
Nº 9: Já que falamos em repetições de jogos: A decisão da FPF em repetir um dérbi por causa da expulsão de Caniggia