terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Observações de Pedro Henriques sobre o atual momento da arbitragem

No passado sábado, durante o rescaldo do Sporting - Paços, o ex-árbitro Pedro Henriques fez algumas observações interessantes sobre o estado da arbitragem. Aqui fica para quem não teve oportunidade de ver.

Sobre a forma como o CA preparou a sessão de esclarecimento dos casos de arbitragem:



Pedro Henriques levanta aqui alguns pontos muito relevantes. É de facto estranho que o CA apenas tenha dado acesso à imprensa escrita, e impedido que as televisões e rádios captassem imagens e som. O motivo que os levou a fazer isto parece-me óbvio: controlar aquilo que iria sair para o grande público. E o que saiu para o grande público foi um documento ridículo (LINK) em que se tentou branquear, com um par de frases e sem quaisquer explicações - porque não havia explicações plausíveis -, os erros que prejudicaram o Sporting na Luz.


Sobre a avaliação do CA ao fora-de-jogo do Benfica - Boavista:



Sendo verdade aquilo que diz Pedro Henriques, com as cambalhotas de opinião dadas por Bertino Miranda, estamos perante mais um exemplo da preocupação que o CA tem em condenar prontamente e de forma inequívoca os erros que prejudicam o Benfica. Condenação que, como todos nos recordamos, não aconteceu nos erros que prejudicaram o Sporting: o fora-de-jogo mal assinalado que anulou o golo de Alan Ruiz foi classificado de "admissível", enquanto o penálti cometido por Nelson Semedo no dérbi foi "lance difícil e de dúvida". É fácil perceber o verdadeiro intuito destas intervenções para "esclarecimento" do CA: passar um sinal de que os erros contra uns não são toleráveis, e que nos erros contra outros poderão contar com a sua compreensão.


Sobre a guerra entre Liga e Federação na questão do vídeo-árbitro:



Confesso que não sei ao certo o que está em causa nesta suposta guerra. Mas se tivesse que mandar um palpite, diria que a Liga e Federação querem ser os interlocutores com a FIFA na implementação do vídeo-árbitro em Portugal - com o consequente poder de sugestão sobre quem serão as pessoas que controlarão o sistema e sobre qual será o perfil dos juízes que farão o papel de vídeo-árbitro. Se for isto, é uma guerra que os responsáveis dos clubes deveriam denunciar e acompanhar.


Sobre a tecnologia da linha de golo:



A tecnologia de linha de golo é um melhoramento que ninguém contestará, pelo caráter objetivo dos erros que ajudam a analisar. Como disse Pedro Henriques, a sua implementação é um investimento e não um custo. De que esperam a Liga e FPF para colocarem este sistema em funcionamento nos estádios portugueses?