quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Escutas revelam promessas de Vieira a Rangel

Notícia do CM. As partes a negrito são da minha responsabilidade: 



CINCO DETIDOS E JUÍZES E PRESIDENTE DO BENFICA CONSTITUÍDOS ARGUIDOS 

Luís Filipe Vieira é arguido, suspeito de tráfico de influências, apesar dos desmentidos do Benfica. E em causa está, para já, uma cunha que o líder dos encarnados meteu ao juiz Rui Rangel para que este intercedesse junto de outros magistrados, a favor do filho Tiago, que tinha uma decisão pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra. Queria resolver uma dívida fiscal de 1,5 milhões de euros. E, à troca, Vieira prometia a Rangel cargos remunerados no universo encarnado: presidir à Fundação Benfica e ser responsável da universidade a criar pelo clube no Seixal. 

Tudo isto foi revelado à investigação por escutas telefónicas. Os dois, que foram concorrentes na luta à presidência do Benfica mas que depois se aproximaram, têm um amigo em comum – que ontem foi preso: o advogado Jorge Barroso, que trata de questões dos negócios de Vieira ligadas ao imobiliário. 

A par de Barroso foram detidos o advogado Santos Martins e o filho – testas de ferro de Rangel para que o juiz possa receber subornos por decisões judiciais que toma; uma ex-mulher de Rangel e um oficial de justiça, Octávio Correia, que viciava os sorteios no Tribunal da Relação para atribuir determinados processos a Rangel. 

A PJ fez buscas às casas de Vieira e Rangel – vizinhos num condomínio no Dafundo, Algés – e da ex-mulher do juiz Fátima Galante também desembargadora e suspeita de favorecer arguidos e de fazer os acórdãos do ex-marido (ver caixa) . Galante e Rangel não podem ser presos – pelo estatuto dos juízes. E, suspeitos de corrupção, branqueamento ou fraude fiscal, continuam em funções.



Para já, deixo apenas umas notas curtas sobre isto:
Fica mais claro agora o interesse estratégico que Vieira sempre apontou ao centro de estágios do Seixal. A obsessão em delinear planos de expansão que ultrapassam completamente o plano desportivo e derivam para coisas perfeitamente acessórias - como polos universitários, liceus ou aumentos sucessivos de capacidade hoteleira - fica melhor explicada: mais tachos para distribuir - no caso de Rangel, falamos num cargo de topo, mas quantas outras posições - de altos e médios quadros - ficariam à disposição para serem oferecidos a outros rangéis, meninos queridos e respetivas famílias? E ainda há a questão do dinheiro que se poderá eventualmente pagar a construtoras, que, via empreitadas e subempreitas, pode sempre chegar a gente ligada ao futebol - ver, por exemplo, o caso da Britalar.

Sendo verdade a existência de escutas que comprovam esta oferta de Vieira e Rangel, fica perfeitamente claro, em conjugação com a forma como os interesses estratégicos são estabelecidos, que os recursos do clube/SAD estão a ser direcionados e utilizados em atos criminosos para proveito exclusivo do presidente.

Perante isto, fico curioso para perceber como reagirão os sócios benfiquistas. Primeiro, se haverá alguma tentativa para afastar Vieira da presidência. Segundo, existindo essa tentativa, até que ponto a blindagem de estatutos e toda a estrutura montada por Vieira conseguirá resistir à vontade dos sócios.

Já se tinha percebido de que os dirigentes benfiquistas se julgam acima da lei. A promiscuidade com o poder político, económico (e mesmo judicial, como se comprova agora com Rangel) passou, efetivamente essa imagem - não só aos próprios, mas também a todas as pessoas que os rodeiam. Não deve ser possível medir a quantidade de favores (incluindo desportivos) que terão conseguido atrair só através dessa aura de invulnerabilidade, fora os incentivos que poderão ter sido oferecidos. Até que ponto é que o processo que rebentou ontem será um golpe profundo no escudo que existia em torno do presidente do Benfica e de toda a organização? Provavelmente, terá um impacto grande. Fico curioso, por exemplo, por saber quando voltará a haver um almoço de Vieira com os deputados benfiquistas...

16 comentários:

  1. Ainda vao dizer que o homem é perseguido porque é um visionario, vao ser um mártir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admira-te! acho que deste uma ajuda significativa à rena ao dar-lhe esse nabo novo.

      Eliminar
    2. a rena e' demasiado estupida... alias, e' cega, surda e muda!!

      Eliminar
    3. Extremamente estúpido é alguém que em vez de escrever "é" escreve "e'" e utiliza a maravilhosa expressão " vao ser um ...." - nem com uma porrinha na mioleira se endireita.
      Quanto a ti, conadana, não tenho tempo agora para os teus vómitos cerebrais. Estou a tentar ser parte activa na resolução de uns certos problemazitos.

      Eliminar
    4. "Estou a tentar ser parte activa na resolução de uns certos problemazitos."
      ahahahahahahahahahhahahahahahah tu não te mancas mesmo.

      Eliminar
  2. O Vieira esvaziou a oposição, ela não existe no benfica como não existe no porto. As vozes que se levantaram foram sendo 'amansadas' com tachos e a plebe foi anestesiada com um êxito desportivo do qual agora começam a desconfiar. Vão tarde. O único crítico tem sido o Bruno Costa Carvalho, mas tem sido engolido pela máquina de propaganda e pelos adeptos amestrados. Veremos se o anão da Jamba é suficientemente esperto para não se armar em D. Sebastião.

    Pessoalmente, estou a amar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quero mal ao Benfica, a sério! A única coisa que gostaria de ver (depois de se provar que andaram a gamar) era ver os títulos manhosos serem-lhe retirados e ver a camarilha atrás das grades.

      Mas é capaz de ainda ir ser giro ver o, possível mas não garantido, definhar da dança...

      Eliminar
    2. Exactamente. Vamos ver o que sai de toda esta história com calma, até porque este caso não terá, em princípio, que ver com questões desportivas. A esses lá chegarão. E aí, a haver penalizações que seja apenas a retirada de títulos e a consequente devolução de prémios que ganharam indevidamente. E esperar, sem necessidade de andar a criar mártires.

      Entretanto, vamo-nos refastelando na poltrona a apreciar os próximos episódios. Descalços e a comer pacotinhos de fruta desidratada, como qualquer bom chefe de família. Para começar, o teaser do mega-negócio Embaló a ir, aparentemente, por água abaixo não é mau.

      Eliminar
  3. Posts sem um único comentário dos avençtardados de serviço? Conclusão, ninguém mete as mãos no fogo pelo Dumbo. Anda um gajo a pagar esta deslealdade. Pelo menos os padres continuam o serviço, ainda ontem em Moreira de Cónegos. Quando és mais rato que ospadres do tugão, estás apresentado.

    ResponderEliminar
  4. Estou no Correio da manhã? Está um pouco diferente :)) Daqui a nada vemos o artista do dia em versão Maria ou Caras. O que ele faz pelo Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em vez de teres vergonha do teu clube ainda vens para aqui tentar ter piada. Triste

      Eliminar
    2. Curioso que só às 14:29 o Estado Lampiânico enviou um lacaio para comentar neste fórum. E qual foi a essência do comentário? Negar? Apresentar argumentos? Não, foi uma reles piada, uma imbecilidade digna de um mentecapto vermelho. Já se sabia que os lampiões estavam em estado de choque, mas não se sabia que fossem tão subordinados, despreparados e despudorados.

      Eliminar
  5. Cada dia que passa mais sentido faz uma afirmação... cujo autor desconheço, e que para mim é a melhor definição do que é o Benfica desta última década...

    "O Benfica não é um clube organizado, é uma Organização que tem um clube"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O autor dessa afirmação é o Pina, que também criou o "Estado Lampiânico".
      Fica aqui a referência mais completa, de Junho do ano passado, num post do Mister:
      http://misterdocafe.blogspot.com/2017/06/o-que-e-o-estado-lampianico-das-origens.html

      Eliminar
  6. NÃO! NÃO E NÃO! NÃO DISSOCIEM viera de benfica! vieira=presidente do benfica=benfica e universidade do benfica=benfica ! tudo isto envolve o benfica=presidente do benfica=tráfico de influências=corrupção! Isto só por si já é tema para o benfica ser responsabilizado por tráfico de influências, ponto=descida de divisão. Se ele usa o benfica para fazer trafulhices é o benfica que está colado à corrupção/tráfico de influências.
    Já agora, vivo em Aveiro. Há uns anos atrás o LFV veio cá e comprou um empresa de pneus por 8 milhões de euros(!) e 6 meses depois vendeu-a por um milhão! (só pode ser lavagem de dinheiro!) Depois foi a Esgueira, a uma Empresa dum Sportinguista, do mesmo ramo, para a comprar e foi corrido de lá por ele!

    ResponderEliminar