quarta-feira, 6 de junho de 2018

As realidades alternativas da CMTV

Ninguém poderá negar que os problemas por que o Sporting passa atualmente são graves, mas parece-me também que já todos perceberam que há uma vontade óbvia da comunicação social - uns mais do que outros - em empolar tudo o que tiver o mais fugaz cheiro a polémica que possa estar ligada, direta ou indiretamente, ao clube ou ao seu presidente.

Se há alguma coisa que as últimas semanas nos ensinaram, é que não há assunto que venda tanto como uma crise do Sporting. Nem crises no Governo, nem crises na banca, nem crises em qualquer outro clube de futebol - como se pode avaliar pela fugaz cobertura que tiveram as alegadas tentativas de suborno de jogadores do Marítimo ou pela total irrelevância que mereceu o episódio de agressões de dezenas de adeptos a atletas do V. Guimarães.

A crise do Sporting vende, e vende tanto que há quem tente arranjar problemas onde os problemas não existem, inventando realidades alternativas através de uma colagem manhosa de factos, rumores e interpretações completamente enviesadas.

Vem isto a propósito de uma peça que a CMTV exibiu na passada segunda-feira sobre uma alegada SMS enviada por Bruno de Carvalho aos jogadores de hóquei em patins do Sporting. Ora vejam, que vale a pena:


A peça começa desta forma:

"Depois das polémicas mensagens do presidente do Sporting aos jogadores da equipa principal de futebol, Bruno de Carvalho atacou AGORA por SMS os atletas de hóquei em patins do clube de Alvalade."

Não podia começar de melhor forma. Apresentar uma notícia indicando que a tal SMS foi enviada "agora" quando, na realidade, a data que lhe é atribuída tem mais de três semanas, é uma forma indecente de tentar converter notícias requentadas em acontecimentos bombásticos de última hora. Só depois de a SMS ser mostrada e lida é que o jornalista refere a data e as circunstancias em que tal mensagem terá sido enviada. 

Mas a desonestidade ainda iria piorar.

"Alguns atletas do plantel já reagiram através das redes sociais às palavras do líder do Sporting de forma IRÓNICA."

Se alguém tivesse ficado na dúvida sobre se a utilização do termo "agora" foi um descuido ou intencional, esta frase demonstra de forma clara o objetivo do jornalista Luís Silva, quando este diz que alguns atletas do plantel reagiram de forma irónica às palavras de Bruno de Carvalho. Pelo que é dito na peça, fica implícito que a ironia dos jogadores se dirige a Bruno de Carvalho quando, na realidade, a ironia dos jogadores se dirigia... à notícia da CMTV.

Como se pode ver na imagem à direita (post de Caio no Instagram), os jogadores estão a mostrar um telemóvel com imagens de um programa da CMTV onde se debatia a tal SMS de Bruno de Carvalho. A pose dos jogadores, o texto e os emojis, o facto de estarem a celebrar o campeonato que tinha sido conquistado no dia anterior, sabendo-se também que a equipa de hóquei tem feito declarações públicas de apreço pelo apoio da direção à secção, não deixa quaisquer dúvidas sobre a intenção da mensagem: estão a fazer pouco da revelação da CMTV. 

O texto e a imagem foram publicados pela maior parte dos jogadores do plantel.  







Para além disto, Gilberto Borges também se pronunciou sobre o tema...


... e o fisioterapeuta da equipa de hóquei publicou o seguinte:

(via @scpmariadavid)

Uma peça que começa por situar mal no tempo uma eventual mensagem enviada por Bruno de Carvalho, que segue fazendo uma descrição cronológica pouco rigorosa de acontecimentos relevantes, e acaba tentando criar um cenário de rotura entre jogadores e presidente que simplesmente não existe. Falta de profissionalismo e honestidade, dirão uns; apenas mais uma segunda-feira na nossa vida, dirão os jornalistas da CMTV.