quinta-feira, 20 de setembro de 2018

O onze para o Qarabag

Apesar de estar convencido de que José Peseiro colocar a carne toda no assador mais logo (ou quase toda), gostaria que o treinador pensasse o jogo com o Qarabag de forma integrada com a deslocação a Braga e que o aproveitasse para fazer determinadas apostas com vista para o futuro.

Para mim a Liga Europa é uma competição descartável, mas compreendo que haja interesse do clube em fazer uma carreira digna e tão longa quanto possível - quanto mais não seja para manter a dinâmica de vitória que se tem criado neste arranque de época.

Avançaria, por isso, com um onze de compromisso entre a necessidade de amealhar três pontos ao mesmo tempo que se precavê o jogo de Braga e a rodagem do plantel:

Guarda-redes: Peseiro pediu Renan por causa do jogo de pés e do controlo de profundidade que o brasileiro possui. Salin tem estado à altura das exigências, mas creio que todos temos a noção de que não é visto como uma solução definitiva. Parece-me, por isso, que esta é uma boa oportunidade para Renan se estrear de leão ao peito (aliás, já o podia ter feito contra o Marítimo).

Lateral esquerdo: considerando que será uma questão de (pouco) tempo para que Gudelj assuma a titularidade - pois tem qualidades de que o nosso meio-campo necessita urgentemente - e que Sturaro será também uma alternativa de peso, fica claro que Acuña terá que ser desviado para a lateral se quiser continuar a jogar com frequência. É uma alteração que se impõe, por todos os motivos que se conhecem. Esta seria, por isso, uma boa oportunidade para colocar Acuña a jogar na posição onde será mais útil à equipa. Está visto que Lumor não conta para o totobola, pois nem sequer foi convocado.

Centrais: dar descanso a Coates e lançar Mathieu, que não joga desde a 2ª jornada.

Médio centro: O Sporting precisa de Gudelj, mas Gudelj precisa de ritmo competitivo. A titularidade hoje faria bastante sentido - considerando o nível do adversário, não me parece que haja grandes riscos em lançar o sérvio no onze para fazer pelo menos 60 minutos.

Segundo avançado / médio ofensivo / extremo: Nani vem de uma lesão e caso não jogue hoje, ficará três semanas sem competir até à data do jogo de Braga. Como tal, parece-me importante que tenha alguma rodagem hoje. Eu aproveitaria para descansar Raphinha para 2ª feira e lançaria Diaby.