sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Este também enlouqueceu de vez

É uma convocatória que roça o surreal.


Percebo porque Rui Patrício terá ficado de fora. Paulo Bento deve querer observar os outros guarda-redes para decidir quem acompanha o jogador no Sporting para aquela posição no mundial. Mas já não percebo porque todos os outros titulares são chamados.

Não compreendo a insistência em Josué, que tem estado em má forma no Porto.

Não compreendo a aposta em Ivan Cavaleiro, que simplesmente pouco tem jogado ao mais alto nível.

A participação de Ivan Cavaleiro na I Liga nos últimos 4 meses
Fonte: zerozero.pt

A chamada de Rafa parece-me justa. Não compreendo no entanto o motivo de Edinho ser chamado, agora que está desterrado num desconhecido clube turco.

Custa-me ver Adrien, que tem feito uma época de grande nível, ficar de fora e ver Josué e Rúben Amorim a serem chamados.

E é um crime Cédric não ser convocado. Neste momento já é melhor jogador que João Pereira e Miguel Lopes.

Fica difícil suportar esta má vontade de Paulo Bento para com os jogadores do Sporting. Por outro lado, vemos jogadores como André Almeida e André Gomes a serem imediatamente convocados quando conseguem jogar 15 minutos pelo Benfica. Fica mesmo, mesmo difícil aturar estas atitudes do selecionador nacional.

44 comentários :

  1. o edinho tem jogado e marcado, e não havendo nem postiga nem eder, vai como segundo pl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Riga, segundo o zerozero o Edinho tem 3 jogos na Turquia, tendo marcado 2 golos ao Akhisar e 1 golo ao Rizespor. No Braga marcou 3 golos em 15 jogos esta época, apenas 1 dos quais foi para o campeonato.

      Tem 31 anos. Nunca fez nada de jeito na seleção. Nunca fará nada de jeito na seleção. Não compreendo.

      Eliminar
    2. mas tens alguma opção mais para pl?( pensando do principio que os 3 habituais convocados, postiga, almeida e eder estão no estaleiro, e acho que ninguém vê o campeonato polaco nem via o cipriota para ver o orlando sá e o marco paixao).

      é que o problema é que não tens opções de pl puro e mesmo os sub 21 têm o Gonçalo paciencia e o tomane( fora o lucas joao e o betinho) apenas

      Eliminar
    3. Sim, tens razão. Não sabia que o Postiga estava lesionado. Há também o Nelson Oliveira, mas está encostado nos reservas do Rennes (e provavelmente está queimado pelo último jogo que fez na seleção). Eventualmente poderia apostar num PL emergente para o ambientar na seleção A, mas a verdade é que não se afigura nenhum que ainda justifique essa aposta.

      Eliminar
  2. Oh pá mas este Bento interessa a alguém ele só se está a revelar.

    Agora vai enterrar-se é que o Amorim, o Meirelles ou o Josué não têm andamento para a selecção.

    Ele precisa de um médio de transição para juntar Moutinho ao trinco e o Adrien é perfeito mas continua a não ver.

    O mais grave será quando o Fernando for português vai pô-lo a titular na selecção. Preparando um meio campo com Fernando, Moutinho e Amorim/Meirelles/Josué, o que vai dar pessimo resultado.

    Cedric merece pelo menos o banco, Miguel Lopes num Lyon fraquissimo não merece a convocatória.

    O Ivan Cavaleiro que joga na segunda divisão não merece a selecção em detrimento de Mané.

    Será que Mané tem de ir para o Porto ou Benfica para ser reconhecido, mesmo que não jogue? Será que por não jogarem merecem a selecção?

    Estou farto de Paulo Bento, foi a gota de água.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apontas bem as falhas da convocatoria.

      Para mim sinceramente o Mane não deveria ir já à seleção (muito menos o cavaleiro) porque este ainda precisa de crescer, e o melhor exemplo disso é a aposta gradual que o L.Jardim tem feito nele (ao que tem correspondido). Deem-lhe espaço para crescer e depois sim deixem-no pensar na seleção.

      Chamar um jogador que fez uns joguitos ao mais alto nivel e que ate agora se mostrou maioritariamente na 2ª liga é algo engenhoso.

      Os nossos tem de mostrar mais, o que até certo ponto, na maioria dos casos (excluo adrien e cedric) é melhor pois assim sempre ficam com os pés bem assentes no chão para seguirem o seu percurso.

      Eliminar
    2. Green Lantern, eu compreendo que ele seja conservador nas suas escolhas, chamando quase sempre os mesmo independentemente da forma, para manter um balneário unido.

      Mas isto é demais.

      Eliminar
    3. Lopes, também acho que é ainda cedo para o Mané ir à seleção, prefiro que não ande a dar saltos demasiado grandes na sua progressão. Agora, o Adrien e o Cédric têm lugar de caras.

      Eliminar
  3. Mané ainda não merece a selecção. Bem, isto pensava eu. Mas se o Ivan merece...
    William só vai agora mas o lugar no Brasil é de Fernando. Era isso que estava no contrato renovado pelo FCP.
    Miguel Lopes vai agora, tendo só interrompido a sua ida à selecção enquanto esteve no Sporting. Coincidências...

    E o Ricardo também era o titular para o Mundial na Coreia mas afinal acabou por ser o Baía (que fez 1 jogo contra a China, após uma época lesionado). Por isso, talvez não seja inocente esta ausência de Patrício. Já agora, por essa lógica, porque vão Ronaldo, Pepe, Coentrão e Moutinho?

    O que se está a fazer ao Adrien e Cédric é crime. Não se pode brincar com a carreira dos jogadores, desta maneira vingativa e sem razão que a justifique.

    E esperemos se o senhor 15 milhões de euros não está na calha para o Brasil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Cantinho, nem o Mané nem o Ivan. E essa observação que fizeste do Miguel Lopes é verdadeira, ele quando jogava no Sporting não era convocado.

      A má vontade contra o Sporting começa a ser mais que evidente.

      Eliminar
  4. O bento não é o seleccionador nacional. É o seleccionador do Jorge Mendes FC.
    Espero que o Patricio não seja convocado para o Brasil e que o Ronaldo se lesione pouco antes de ir.
    Assim não sentirei remorsos em festejar os 7-0 com que a Alemanha vai brindar o bento e amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago, o Jorge Mendes é o agente do Adrien, não creio que seja por aí. Acho que são mesmo maus fígados do Paulo Bento contra o Sporting.

      Eliminar
    2. Para o Jorge Mendes, o Adrien são piners.

      Eliminar
  5. Os clubes pagam os salários (e outros custos) aos jogadores e estes vão brincar para as selecções, ou seja, é mais um claro sinal de desvalorização dos jogadores nas selecções.

    Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super ganhaste leva a bicicleta, realmente actualmente a selecção portuguesa desvaloriza os jogadores.

      SL

      Eliminar
    2. Superleão, quando o Moutinho não foi ao mundial de 2010 foi uma valorização tal que ninguém lhe quis pegar a não ser o Porto...

      Eliminar
    3. Mestre de Cerimónias

      O que é que uma coisa tem a ver com outra. Moutinho na altura tinha feito uma época miserável mas o seu potencial continuava intacto, além disso, o Sporting precisava de dinheiro fresco e sendo Moutinho uma pessoa e não uma mercadoria, tinha uma palavra a dizer sobre a sua transferência, preferiu ir para o Porto do que para o Everton ou outro clube qualquer.

      De qualquer maneira, essa transferência foi a maior transferência interna em Portugal e já lá vão 4 anos.

      Eliminar
    4. Superleão, quer dizer que se o Moutinho tivesse sido convocado para o mundial 2010 o Sporting teria vendido o jogador por um valor inferior ao Porto? Mesmo que jogasse? E se tivesse jogado e dado nas vistas, não haveria a possibilidade de existirem outros clubes de dimensão superior ao Everton a interessarem-se no jogador?

      Eliminar
    5. Superleao (aka superdragão), é que nem com a mascara de leao disfarças...

      P.S. a tua superteoria é uma treta. Pegas e situação pontuais para fazer uma generalização completamente descabida.

      Eliminar
    6. Mestre de Cerimónias

      Parabéns, verifico que consegues seguir a minha linha de raciocínio.

      Estarei disponível para apresentar mais exemplos/argumentos que dão consistência e suporte à minha teoria.

      Eliminar
    7. Superleão, sim, creio que consigo seguir a tua linha de raciocínio. E concordo que a utilização nas seleções pode contribuir para aumentar o desgaste a que um jogador está sujeito, principalmente se for sul-americano ou africano. Na pior das hipóteses, um jogador até pode lesionar-se ao serviço da seleção, mas a verdade é que também se poderia lesionar se estivesse a treinar-se com o clube. O calendário das seleções tem cerca de 8 a 10 jogos por ano, mais as fases finais das competições, o que é uma percentagem pequena num calendário de clubes que tem entre 50 a 60 jogos por ano, disputados a uma intensidade média muito superior.

      Ou seja, eu consigo seguir a linha de raciocínio, compreendo-a, mas não concordo que a presença dos jogadores da seleção afete gravemente o seu rendimento e / ou valorização.

      Um abraço.

      Eliminar
    8. Um jogador poder lesionar-se ao serviço do clube é aquilo que se pode considerar um risco normal, já poder lesionar-se ao serviço da selecção é o que considero de um risco estúpido.

      É similar a um condutor poder ter um acidente na auto-estrada à velocidade de 100 km/h ou 120km/h ser um risco normal e um risco estúpido é andar a 200km/h.


      Eliminar
  6. Ó Paulo Bento... vai p'ro caralh.................
    Devias ser humilhado no Brasil, e vires de lá a toque de caixa e não treinares mais nenhum clube em que o Jorge Mendes não meta o dedo...
    Metes nojo... onde anda a tal "coluna vertebral"????????????????????

    Leão do Sul

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leão do Sul, eu nunca hei-de desejar mal à seleção, mas começo a não ter paciência para estas convocatórias...

      Eliminar
  7. Mas qual é o espanto. Desde o 1.º apuramento para uma competição desde 66 foi quase sempre assim, quase.
    Senão vejamos, 4 selecionadores no Europeu de França, Saltillo, Coreia, Africa de Sul (não foi Sr. Queiroz - Moutinho e o 3.ª GR foi um tal D. Fernandes em detrimento do Patricio).
    O quase foi aquele que chegou, disse posso quero e mando, e acabaram os interesses e os amiguinhos enfim mas com "fracos resultados" Só fomos finalistas do Europeu 4 lugar do Mundial is´to é muito pouco para um pais como Portugal, e pior que isso não nos conseguiu por todos a puxar pela Seleção (aquela cena das bandeiras por exemplo foi tudo encenado....).
    Tive esperança com o PB em voltar a ser o adepto que fui no tempo do Sr. Scolari, mas hoje acho que desisti.
    BD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BD, o Scolari era independente dessas pressões, mas curiosamente o Oliveira também não tinha problema em convocar jogadores do Sporting, chegando a chamar alguns que à partida não seriam tão evidentes (como o Porfírio em 1996).

      Eliminar
  8. Não considero Cedric melhor jogador que João Pereira, mas considero-o melhor que Miguel Lopes. merecia pelo menos a hipotese de jogar num amigavel, mas acho que o Paulo Bento quer levar mesmo o Miguel Lopes ao mundial.

    Quanto ao Ivan Cavaleiro e ao Mané, por mim nenhum deles ainda merece estar na seleção A.

    Quanto ao Adrien, enfim, é esperar que o convoque para outro dos amigaveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mike Portugal, eu gosto do João Pereira, é um jogador muito raçudo, mas tem dois grandes problemas: não sabe cruzar (o que num lateral é fundamental) e de vez em quando perde a cabeça.

      O Cédric tem estado brutal este ano. Cruza bem com os dois pés, é capaz de entrar na área, tem um bom remate, está cada vez mais certo a defender e já safou o Sporting em alguns contra-ataques adversários ao conseguir ser o único a acompanhar o avançado adversário. Na minha opinião já é melhor que o João Pereira (mas não coloco em causa a titularidade de João Pereira na seleção).

      Eliminar
  9. So compreendo esta não convocação do Cedric e do Adrien, como já estando na cabeça do Paulo Bento que são elementos certos para ir ao Mundial, de outra forma é uma afronta ao nosso clube e aos jogadores em questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou isso ou então o Paulo Bento pensa que eles são estrangeiros. Adrien e Cédric --> não convocáveis; Fernando --> convocável

      Eliminar
  10. O Cedric é um buraco a defender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que pensas do João Pereira a defender? é melhor?

      Eliminar
    2. Exato. Que laterais direitos são bons a defender? Provavelmente só aqueles que não passam da linha de meio-campo.

      Eliminar
    3. É natural que as equipas adversárias tenham esporadicamente espaço pelo lado direito do Sporting visto que o Cédric, subindo tanto no terreno, não pode estar sempre posicionado para defender. Mas a verdade é que está cada vez melhor a defender no um contra um, e cada vez mais concentrado.

      Eliminar
  11. Mestre, o Paulo Bento é uma pessoa teimosa, já no Sporting o era, também acho que queira ver mais alguns jovens jogadores. O que eu nunca entendi, para um lugar que estamos carenciados que é de lateral-esquerdo, não convocar o Eliseu e preferir adaptar outros jogadores naquele lugar. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. F. Pais, ele é de facto muito teimoso mas não aceito que chame o André Gomes sem dar uma oportunidade que seja ao Adrien, ou que utilize o André Almeida em vez do Cédric, apesar de o benfiquista raramente ser utilizado. São demasiados casos em que facilita o acesso de benfiquistas e portistas que nada fizeram para merecer a chamada, e ao mesmo tempo que dificulta o acesso dos sportinguistas. O William Carvalho já estava a fazer grandes jogos em Outubro, mas nem assim foi convocado para os jogos com Israel e Luxemburgo. Só acabou por ser chamado contra a Suécia.

      Acho que é cedo que o Mané seja chamado, mas o que fez o Cavaleiro a mais?

      Quanto ao lugar de defesa esquerdo, o Paulo Bento chamou o Antunes, e acho que bem. Gostei de o ver jogar pela seleção nas oportunidades que teve até agora.

      Um abraço.

      Eliminar
  12. O que têm em comum o André Gomes, o André Almeida e o Ivan Cavaleiro?
    O ciclo é sempre o mesmo:

    Primeiro, encomendam-se manchetes e capas de jornal, elogiosas para o jogador a valorizar.

    Depois, o Jorge Jesus dá-lhe uns minutos, mesmo que eles não façam nada de jeito.

    Por fim, o Paulo Bento surpreendentemente leva-os à selecção nacional

    Já com o Nelson Oliveira foi a mesma coisa.
    E certamente o próximo será o Bernardo Silva. O ponto 1 já foi cumprido.

    Há uma estratégia para valorizar os vermelhos e desvalorizar os verdes. Isto ficou bem evidente na escolha do A.Almeida em detrimento do Cédric.

    Já as selecções jovens estão repletas de jogadores do benfica, mesmo que no confronto directo com o Sporting, as equipas deles percam quase sempre.

    Não há coincidências.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King_lion, é um facto que todos os jogadores que saem da formação daquele clube são imediatamente endeusados pela comunicação social. Depois acabam por ter muito poucas oportunidades para serem utilizados na equipa principal, mas isso são pormenores.

      Eliminar
    2. São piners, portanto...

      Eliminar
    3. É isso, ainda não me adaptei ao novo léxico jesusesco. :)

      Eliminar
  13. Mestre
    Que melhor demonstração da boa vontade de Paulo Bento para com o Sporting, que aquela em Alvalade, no jogo de má memória com Israel, onde poderiamos assegurar o apuramento.
    Depois de ter convocado Cedric, que fazia e faz uma excelente época, o troca por um jogador banal que nem na sua equipa joga, num jogo onde o sportiguista até pelo facto de jogar no seu estádio poderia ter uma motivação superior. O resultado foi o que se viu.
    Posso assegurar-lhe que nesse dia ao intervalo tive vontade de sair, só não o fiz porque assistia ao jogo com familiares, pois adivinhava o que se iria passar. A falta de motivação não é culpa dos jogadores, mas de quem os não sabe motivar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leorodri, ainda por cima num jogo em que era preciso atacar, que é algo que o Cédric sabe fazer, e que não é o ponto forte do André Almeida. Verdade seja dita que não foi pelo André Almeida que empatámos esse jogo, mas foi de facto uma prova da má vontade que Paulo Bento tem para o clube que o recebeu na sua última etapa da carreira de jogador e que lhe deu uma oportunidade imediata para iniciar a carreira de treinador.

      Não nos deve nada por isso, mas podia ao menos não guardar rancor a jogadores que vestem a mesma camisola à qual esteve ligado durante quase dez anos.

      Eliminar