quarta-feira, 14 de maio de 2014

O que compreendo e o que não compreendo na pré-convocatória de Paulo Bento

                                                                                                                                         
COMPREENDO:
  • A chamada de jogadores com pouca utilização ao longo da época, mas que fazem parte da mobília, como Nani, Vieirinha, e Hélder Postiga: Paulo Bento sempre defendeu um núcleo duro de jogadores, e é leal com esses jogadores até às últimas consequências. Parece-me uma boa forma de assegurar um bom ambiente no balneário.
  • Que André Martins fique fora da pré-convocatória: Teve uma época em que se destacou mais pela raça e pelo empenho colocado em campo do que com o brilhantismo das suas exibições.
  • Que Carlos Mané fique fora da pré-convocatória: Começou a época na equipa B e só passou a ser utilizado com frequência a partir de janeiro. Teve excelentes momentos mas falta-lhe consistência, o que é perfeitamente natural atendendo à sua idade.

NÃO COMPREENDO:
  • Que Cédric fique de fora da convocatória: Cédric foi, na minha opinião, o melhor defesa direito do campeonato. Foi preponderante no jogo ofensivo do Sporting, e melhorou imenso defensivamente. Tem um pulmão inesgotável, e uma característica muito preciosa nos laterais: sabe cruzar com os dois pés.
  • Que Adrien fique de fora da convocatória: Adrien foi dos melhores jogadores do campeonato. Intensidade máxima durante todo o jogo, enorme técnica, capacidade de passe, e um trunfo nas bolas paradas.
  • Que se utilize o argumento da polivalência para se justificar a convocatória de alguns jogadores: Percebe-se que a polivalência seja um fator de peso numa desgastante época de clubes, em que se sucedem as lesões, castigos, e variações de forma que obrigam a soluções de recurso. Em épocas com 40/50/60 jogos, há lugar para jogadores que não sendo opções de raíz para um determinado lugar, acabam por ser uma solução conveniente em vários períodos da temporada. No entanto, num mundial a importância da polivalência é muito mais reduzida, pois não só jogarão um máximo de 7 jogos (se tudo correr como desejamos), como o treinador pode ter no banco 12 suplentes, ou seja, qualquer um dos 23 jogadores é opção em qualquer momento do jogo. Para além disso, há vários jogadores com lugar natural nos 23 que poderão fazer várias posições em casos de extrema necessidade, como Miguel Veloso (LE), Rúben Amorim (LD), Ricardo Costa (LD), Pepe (MDef) ou Fábio Coentrão (EE). Não há necessidade de convocar jogadores só porque são polivalentes.
  • Que só haja um lateral direito de raíz nos 30, mas muitas opções de adaptação: Vamos supor que João Pereira leva um amarelo contra a Alemanha e contra os EUA, o que não é totalmente descabido. Previsivelmente, seremos obrigados a conseguir um bom resultado no último jogo com o Gana. Cabe na cabeça de alguém que não exista um lateral direito de raíz para substituir o titular? Quem faria mais sentido numa situação dessas? Cédric, lateral de raíz, capaz de fazer o corredor inteiro, ou André Almeida, Ricardo Costa, ou Rúben Amorim, adaptações que apenas assegurarão a parte defensiva dessa posição?
  • Que Adrien fique de fora, mas se convoque João Mário e André Gomes: Até ao golo que marcou contra o Porto na taça, os benfiquistas eram quase unânimes a dizer que André Gomes não tinha intensidade de jogo para ser opção no Benfica. Depois do golo passou a ser mais uma divindade a andar no meio de mortais. Quanto a João Mário, fez uma boa segunda metade de época no Setúbal, mas ainda não está ao nível de Adrien. Tem tempo para lá chegar.
  • Que Mané fique de fora, mas se convoque Ivan Cavaleiro: O benfiquista teve exatamente o mesmo percurso que Mané, mas sem alguma vez ter atingido o nível de brilhantismo do sportinguista. Enquanto que Mané teve uma evolução gradual até ser opção regular na equipa A, Cavaleiro foi colocado a jogar por pressão mediática após ter feito uma mão cheia de golos na equipa B, mas rapidamente acabou de deixar de ser opção para Jorge Jesus, acabando por ser utilizado essencialmente em jogos de prioridade secundária.

25 comentários :

  1. ora bem 80% dos nomes que la estão não me surpreendem

    vamos a certas questões que são as duvidas:

    1- entre Antunes e andre almeida so vai ficar 1 deles, a duvida é fica com um lateral esquerdo de raiz como alternativa a um coentrao que teve problemas físicos e ai o ricardo costa servia para qualquer emergência, ou prefere alguém que possa fazer as laterais( Miguel lopes e silvio um deles teria lugar de caras)

    2- entre o neto e o rolando, vai sair um deles. ou fica o que fez um boa primeira metade da época e tem enterrado muito na segunda, ou um jogador mais experiente que fez uma boa época em italia

    3-sinceramente não me oponho á presença do andre gomes, que me parece neste fim de época em boa forma, a questão é que para ele la estar, o adrien também tinha de la estar e não o joao mario.

    4- quaresma esta na lista porque um dos que esta na berlinda( confirmardo pelo próprio paulo bento) é o nani, devido á má época que teve, ou vai um ou vai o outro

    5- se postiga não estiver mesmo em condições, os pl serão hugo almeida e eder( paulo bento não vê certos campeonatos e provavelmente não deve saber as grandes épocas que um tal de Orlando sá e um tal de marco paixao fizeram este ano)

    6- entre rafa e vierinha vai um deles, mas aposto no rafa, já que o vierinha esteve 6 ou 7 meses no estaleiro e esta a voltar agora

    7 já se sabia que entre o cavaleiro e o mané, iria um deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Riga, em relação a alguns dos pontos que mencionaste:

      1 - Gostei dos jogos de Antunes na fase de qualificação, acho que merece um lugar
      4 - Acho que Quaresma tem lugar, pode dar algo à seleção se entrar a 20 / 30 minutos do fim de um jogo encalhado; acho possível que Quaresma e Nani estejam em simultâneo nos 23

      5 - O problema é que nem Eder nem Almeida têm as características do Postiga. Não acredito que PB os coloque como titulares. Por isso acho que Postiga estará nos 23.

      6 - O Vieirinha tb teve bons momentos na fase de qualificação, mas tb me parece que vá ficar de fora dos 23

      Eliminar
    2. mas o postiga não estando em condições..... são esses 2 que vao.

      é certo que o tipo de pl que é o postiga não temos mais ninguém( mas o eder aproxima-se um pouco dessas características)

      em relação ao Antunes, ele tem estado bem e como referiste na qualificação esteve bem, por isso eu colocar aquelas 2 hipóteses

      em relação ao quaresma, foi o próprio paulo bento que disse que tinha uma duvida em relação a condição física do nani ( que praticamente não jogou)

      e indo esses 2 quem é que ficava de fora? iam varela, Ronaldo, quaresma e nani?

      Eliminar
    3. Boa análise, a do comentário (mas tive de ir ver quem era o Marco Paixão). Quanto à do post, concordo com o "compreeendo" (já o fruto de uma noite bem dormida!). Quanto ao "não compreendo", já comentei a m/visão sobre as questões do Cedric (não acrescenta qualidade numa posição com alternativas polivalentes) e do Adrien (não tem vaga na única posição em que é eficaz). O Cavaleiro e o Mané não competem para a mesma vaga. O Mané surgiu no radar da selecção depois de uma excelente exibição a falso 10 ("9 e meio"), penmso que com o Marítimo, tal como surgirá qualquer jogador dos grandes que actue nessa posição. O Cavaleiro foi convocado para um jogo em que Portugal não tinha nenhum avançado disponível, para ensair uma táctica parecida com a selecção sub-21 (um tridente invertido que, aliás, não funcionou). Fisicamente (salvo no óbvio...) tratam-se de dois jogadores que não podiam ser mais diferentes. O Cavaleiro é (no bom sentido) uma besta, o Mané, a ala, não foge do registo físico dos que foram convocados e, como o post refere, tem muito menos experiência. Subsistindo dúvidas quanto à condição física de, pelo menos, Postiga e Éder, o Cavaleiro está lá (parece-me) para, em caso de necessidade, os substituir. Assim, os jogadores sacrificados pela convocatória do Cavaleiro foram, a meu ver, o Edinho e o Bebé (que será uma carta fora do baralho enquanto não actuar num grande, ou triunfar no estrangeiro, pré-condição imposta pelo "plano de carreira" que PB parece ter imposto para o acesso às convocatórias), e não, de todo, o Mané. Mas os Sportinguistas estão numa fase de ver a mão de Sauron em todo o lado. SL! JPT

      Eliminar
    4. Riga, é doloroso ver que entre Varela, Ronaldo, Quaresma, e Nani, só um deles esteja em condições de ser titular (Varela em má forma, Quaresma em modo açambarcador de jogo, Nani sem ritmo de jogo). Mas acho que vão ser esses os 4 convocados, rezando a todos os santinhos para que consigam recuperar a forma até 16 de junho...

      Eliminar
    5. Lá está, JPT, se João Mário pode estar nos 30, porque não Bebé? Aí o critério dos grandes também não pega.

      Eliminar
    6. Mestre, acaso insinua que o João Mário não é de um grande? É nosso! SL! JPT

      Eliminar
    7. Falo da utilização regular na equipa principal de um grande, bem entendido! :)

      Eliminar
  2. ó artista, e compreendes por que é que o steven vitória ficou de fora da lista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, nem o Steven nem o Paulo Lopes. Tinham perfeitamente lugar nos 23.

      Eliminar
    2. exacto. este paulo bento está cada vez pior... espero que não se reflicta na performance da selecção na copa do mundo.

      grande blog, mestre.

      Eliminar
    3. Obrigado, caro anónimo. Resta-me dizer que as criticas que faço não significam que não deseje as vitórias da seleção -- os 23 que forem serão os meus 23. Um abraço.

      Eliminar
  3. Não se chateiem tanto com as merdas da selecçao....e do Paulo Bento. De qualquer modo só lá vamos fazer 3 jogos e depois regressamos, com as desculpas da temperatura humidade, fuso horário, fase lunar. relva curta, etc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que consigamos ir longe. Os nossos jogadores costumam aparecer muito focados nas fases finais, e não acredito que o estágio seja a mesma rebaldaria que aconteceu em Macau em 2002.

      Eliminar
  4. Para o Paulo Bento, um dos critérios para selecionar é. jogar pouco nas respectivas equipas. Deve ser para garantir que os jogadores vêm repousados...pouco cansados :-)
    Assim temos:
    Postiga, Nani, Vieirinha a recuperarem de lesões (algumas graves).
    Andre Gomes, Andre Almeida, Amorim e Cavaleiro convocados diretamente do banco "eterno"
    Neto (infelizmente) a dar casas na Russia e Ricardo Costa pouco utilizado em Valencia.....

    Só espero que o nosso abono de família (CR7) não se lesione !!!

    De qualquer modo nem acredito que façamos mais de 3 jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, se o Ronaldo se lesiona acho que mais vale não irmos... :)

      Eliminar
  5. Vá lá que ainda restam alguns (poucos) portugueses no benfica, não vá um futuro seleccionador chamar ter que chamar um roupeiro ou algum apanha-bolas para a quota ser cumprida. Como é possivel um clube que constantemente jogo sem portugueses (ou esporadicamente com aqueles que vão substituir os titulares quando lesionados ou castigados) ser o mais representado na convocatória. É um bocado dificil de aceitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lopes, é incompreensível. Tirando o Amorim, os outros não têm lugar. São hypes que estão a apanhar a boleia do sucesso do Benfica e do trabalho de Jesus. Noutro ambiente dificilmente conseguirão fazer a diferença.

      Eliminar
  6. Mestre, tenho visto os jogos do Zenit, e o Danny tem sido sempre um dos melhores, porque carga de água nem nos 30 entra? Em relação aos 3 jogadores do Benfica, é o próprio treinador que diz "têm de nascer mais dez vezes", são jogadores suplentes, que só calçam quando o Jesus quer fazer descansar os titulares, veja-se o último jogo do Benfica, e a prestação deles. Achava mais razoável que convocasse o Lima (se é que era possível) para um sector que estamos muito carenciados, para mim as duas maiores injustiças, é a não convocação de Adrien e Danny. Faz-me lembrar o Mundial de 2010, a não convocação do Moutinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. F. Pais, creio que há questões disciplinares. Aqueles abandonos de estágio e pedidos de escusa do Danny levam a crer que há problemas com Paulo Bento. Simplesmente mantêm isso em segredo para poupar a imagem dos dois.

      Quanto ao Lima, não me chocava nada que fosse convocado. Mas se o Lima nunca se mostrou interessado... (o que não é criticável, como é óbvio)

      Eliminar
  7. O Danny é um caso igual ao Ricardo Carvallho, mas sem chiqueiro mediático, Nunca mais jogará com PB. Por outro lado, também não jogou com outro seleccionador. Teve sempre muitas dores de barriga, muitos jeitos nas costas, muitas prisões de ventre. JPT..

    ResponderEliminar
  8. O Paulo Bento alem de ser teimoso de nem uma porta, tem de fazer alguns fretes a quem lhe da de comer (Jorge Mendes).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guto, não acredito muito nisso... acho mais provável que seja má vontade contra o Sporting...

      Eliminar
  9. Falta o Danny na lista. Isto sob um prisma desportivo.

    ResponderEliminar