segunda-feira, 7 de julho de 2014

Sorteio da liga: de certeza que atualizaram o software?

Realizou-se ontem o sorteio do calendário da liga 2014/15. Num ambiente que se deseja tranquilo e de pacificação, nada melhor que o evento iniciar-se com um discurso do presidente da Liga que coloca em causa a credibilidade dos sorteios que se realizaram nos últimos anos:


Quando o presidente da entidade que organiza a competição inicia o sorteio dizendo que "Pela primeira vez na história da liga o sorteio vai ser um sorteio puro." e "mas onde verdadeiramente vamos ter um sorteio e um campeonato que vai ser escolhido mesmo aleatoriamente e não como tinha acontecido ultimamente, em que os campeonatos tendiam a repetir-se", só mostra o nível de seriedade que tem existido e que, pelos vistos continuará a existir no nosso futebol. Sorteio puro, apesar das condicionantes, bem entendido.

Note-se que não me surpreende este comentário do presidente da Liga. É um facto que nos cinco anos de sorteios condicionados cujos alinhamentos são determinados por computador, o clube que tem tido mais sorte no sorteio é quase sempre o mesmo.

Para além de o Porto ter tido a fortuna de nos últimos dois anos consecutivos receber o Benfica nas duas últimas jornadas do campeonato, tem sido sistematicamente o clube que mais vezes apanha adversários que na jornada anterior tinham defrontado outros crónicos candidatos aos lugares cimeiros.


No ano passado, o Porto jogou por 10 vezes contra equipas que, na jornada anterior, tinham defrontado Benfica, Braga ou Sporting. Nesses 10 jogos, houve 10 jogadores que não puderam jogar contra o Porto porque estavam castigados (devido a cartões que viram nos jogos anteriores com Benfica e Braga). O Benfica teve 8 jogos nestas condições, mas não tirou nenhum proveito disso.


Suponho que fossem coisas deste tipo a que Mário Figueiredo se referia ontem.

Pois bem, segundo o presidente da Liga, este sorteio foi organizado por um professor holandês de ciências de computação da Universidade de Barcelona, para que o sorteio tivesse milhões de possibilidades que determinariam certamente uma sequência de jogos totalmente diferente do que se verificou nos últimos anos. Na realidade, não é nada que nos tivessem dito nas edições anteriores, onde também existiam centenas de milhares ou mesmo milhões de hipóteses de calendários.

Também disse que o novo sistema reduziria ao máximo as situações em que as equipas jogam em casa ou fora em duas jornadas consecutivas.

E então o que obtivemos do sorteio de ontem? Curiosidades como:

  • O Sporting começará o campeonato fora com a Académica, depois recebe o Arouca, e depois visita o Benfica; no ano passado o Sporting arrancou com o Arouca em casa, depois visitou a Académica, e depois recebeu o Benfica. Muito diferente.
  • Na 14ª jornada o Sporting joga com o Nacional e na 15ª joga com o Estoril; no ano passado foi exatamente igual.
  • A sequência de clássicos na primeira volta é: Benfica - Sporting; Sporting - Porto; Porto - Benfica; no ano passado foi igual, mas trocando o visitado com o visitante.
  • O Sporting jogará, por duas vezes, dois jogos consecutivos em casa e, por uma vez, dois jogos consecutivos fora, ou seja, mais vezes do que na época passada.

Não me dei ao trabalho de olhar com atenção para o calendário das outras equipas para perceber se existem mais coincidências deste tipo.

Relativamente às situações em que Benfica, Sporting e Porto defrontarão equipas que, na jornada imediatamente anterior terão jogado contra outros crónicos candidatos aos lugares cimeiros, obtivemos:



Em seis anos, o Porto é pela quinta vez o clube com mais sorte neste departamento. Não está mal.

É caso para dizer que nem nisto o presidente da Liga acerta. Mudou de consultor, mas pelos vistos esqueceu-se de mandar alterar o software que gere as condicionantes e determina os jogos em função do número sorteado...

38 comentários :

  1. O futebol decide-se nos detalhes.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo blog e pela forma honesta e detalhada como aborda cada um dos assuntos!
    O futebol em Portugal continua a ser um local mau frequentado, mas o povo gosta...
    Saudações Leoninas e que o Sporting vença pois seria, indubitavelmente, uma pedrada neste charco de águas fétidas!

    ResponderEliminar
  3. Mestre,

    Numa palavra: incrível!! Todos os anos a mesma coisa. O Porto a apanhar sempre clubes que jogaram contra outros grandes na jornada anterior. No próximo ano será à boleia do Benfica. E não andarei muito longe se disser que o Benfica de Jesus é a equipa que mais vezes fica a jogar em superioridade numérica...

    Continua com este trabalho. Já é um dos meus blogs de futebol favoritos!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM, bem sei que nestas questões de sorte podem acontecer coincidências, mas neste caso são TANTAS coincidências que se vão repetindo anos a fio, que é caso para perguntar se houve alguém que olhou bem para as regras do programa informático que gere o sorteio.

      Não tenho números gerais nem finais, mas à 28ª jornada o Sporting tinha beneficiado de 8 vermelhos mostrados a adversários (3 diretos, 5 por acumulação), o Benfica beneficiou de 6 (todos por acumulação), e o Porto de 2 (ambos vermelhos diretos). No entanto, em termos de amarelos exibidos a adversários, o Benfica foi de longe aquele que provocou mais amarelos (92, contra 76 do Sporting e 74 do Porto).

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Afinal andas longe e a equipa com mais expulsões a favor foi a tua!
      Mestre consegue arranjar alguma explicação para o Benfica não ter jogadores adversários expulsos directamente? Será que alguns desses amarelos não seriam vermelhos?

      Eliminar
    3. Caro anónimo, infelizmente as oito expulsões de adversários que o Sporting teve nos seus jogos pecam por escassas. Deviam ter sido bastantes mais.

      Assim de repente consigo lembrar-me de várias situações em que os nossos adversários deviam ter sido expulsos (e em alguns casos nem amarelo viram): Gabriel (Gil Vicente) por uma entrada de pitons à canela de Adrien; Abdoulaye (Porto) por derrubar Mané quando seguia isolado; Zainadine (Nacional) por uma falta bárbara sobre Jefferson; Maxi Pereira (Benfica) por uma falta violentíssima sobre Jefferson e por uma cotovelada em Capel; defesa da Académica que fez uma falta violentíssima sobre Jefferson (e que ficou lesionado durante algumas semanas). Estas são assim de repente. Houve mais de certeza, seria uma questão de me tentar relembrar.

      Em relação ao Benfica admito que possam ter havido situações semelhantes.

      Um abraço.

      Eliminar
    4. Ainda assim já não somos "sorteados" como antigamente! LOL

      Exemplo: Chaves. Um dos campos mais inimigos do Sporting.

      O campeonato é dividido por 10 meses, logo o normal seria que os 13 jogos dos 13 anos desse clube na 1ª divisão, a sorte desse 1 ou 2 jogos em cada mês. (excepto Junho e Julho).

      Pois os 13 jogos foram assim:

      8 em Janeiro
      1 em Dezembro
      2 em Novembro

      1 em Outubro
      1 em Maio

      Mas alguém pode não acreditar que não era planeado mandar o Sporting ao batatal com Inverno Transmontano sempre no pico do Inverno? E com sentença para acabar com carreiras no campeonato?

      E normalmente com sabujos a apitar quase sempre com roubalheira, para além da AZIA do Coroado. Gatunos do calibre e cadastro de: Rosa Santos, Martisn dos Santos, Paraty, Raúl Nazaré, Bento Marques, Juvenal Silvestre, Lucilio Baptista... para não falar nos bandeirinhas.

      Sempre deitados abaixo / travados, benzidos e vacinados lá.
      Só vencemos lá 2 vezes em 13.

      Eliminar
    5. Já agora, as 13 vezes que o FCP lá foi, venceu 11, empatou 1 e perdeu 1.

      Vamos ver a distribuição no tempo dos 13 jogos:

      2 Setembro
      1 Outubro
      2 Dezembro
      2 Janeiro
      2 Fevereiro
      2 Abril
      2 Maio

      O SLB, venceu 9, empatou 1 e perdeu 3.

      Vamos ver a distribuição no tempo dos 13 jogos:

      3 Outubro
      3 Novembro
      1 Dezembro
      2 Março
      3 Abril
      1 Maio


      É sortes LOL

      Eliminar
    6. Peyroteo, é caso para dizer que são sortes e azares com grandes tradições...

      Impressionante, nunca me tinha apercebido disso...

      Eliminar
    7. Eu fui confirmar, isto porque me lembrava de algumas coisas:

      - a primeira é que o Sporting quase nunca passava neste campo de um pequeno.
      Há alguns chatos e que tradicionalmente criam dificuldades, mas vencer 2 em 13 jogos é muito estranho.

      - Lembro-me que era quase sempre com muito mau tempo e mau terreno.
      - Lembro-me que era quase sempre a meio do campeonato.
      - Lembro-me que a arbitragem era quase sempre parcial com influência no resultado contra o Sporting.
      - Lembro-me de uma hostilidade diferente daquela malta para nós e para o Benfica e Porto, muito porque como o jogo se tornou com fama de o Sporting não passar, os jornais e TV davam demasiada cobertura e insistência em "voltar" a não passar.

      Se toda a gente ouviu as escutas, onde por exemplo o Bufas e o Pinto de Sousa acertam os árbitros para aqui e para ali (em 2003-2004) imaginem nos anos 80 e 90, que foi quando o Chaves andava na 1ª.
      (Chaves esteve a última vez em 99 e no ano seguinte fomos campeões)

      Quem não se lembra de uma conversa onde o Bufas diz: "Martins dos Santos lá para baixo é bom, mete aquela malta em sentido".

      Era difícil "sortear" para o Sporting calhar sempre em "Janeiro", bem como mandar para lá os Juvenais Silvestres desta vida e os Joãos Rosas Penichos.

      Com o que conhecemos do futebol Português, não me façam de parvo, que podia calhar em 13, o Sporting ir lá 11 vezes no pico do Inverno.
      O SLB por exemplo... 1 vez LOL

      Eliminar
  4. Mestre, a verdade é que eles se põem com tantas merdices, tantas condicionantes, que isto fica ainda mais nebuloso. Como é que se determinaram as "chaves"? Como é que foi a atribuição de um número a cada "chave"? Que critério teve? E como é que se determinou a posição de cada clube dentro das chaves? E não estou a dizer que A ou B foi beneficiado ou C ou D saiu prejudicado.

    O mais justo e claro era haver chaves com os jogos determinados entre os clubes 1,2,3,4...18. Depois haveriam duas tômbolas: uma com os números e a outra com os nomes dos clubes, fazendo a correspondência.

    Assim não faz sentido nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cafageste, seria certamente bem mais transparente... Um abraço.

      Eliminar
  5. Não querendo empolar muitas mais duvidas, fica a questão:
    O professor holandês que leciona em Barcelona idealizou o algoritmo....mas quem o introduziu ?? será que não foi o mesmo programador dos últimos 6 anos ???
    É que para coincidência.... já estranho tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é isso. Não sei que empresa é responsável pelo software, mas são tantas, tantas coincidências... Um abraço.

      Eliminar
  6. Os nossos sorteios são sempre muito à frente do tempo.
    Então para a Taça de Portugal até se consegue acertar nos adversários do Benfica mesmo sem sair a bola.

    http://www.youtube.com/watch?v=S1aJi5gY8uI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que comparação mais lógica não haja dúvidas. O que a miuda sofreu por causa dos fantismos de internet.

      Eliminar
  7. Então espera aí...
    O FCP é contra esta direcção da Liga mas mesmo assim consegue controlar o "sistema"... informático!?
    Ah grande Jorge Nuno!

    Bruno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nem foi ao sorteio porque já sabia... Aqui discute-se futebol à séria.

      Eliminar
    2. Claro que para os inocentes adeptos tripeiros, cinco épocas consecutivas a ser o clube mais beneficiado pelos sorteios, é pura coincidência...

      Se a isso juntarmos as arbitragens amigas, temos a velha fórmula do Rei Bufas para ganhar campeonatos.
      O problema é que os jogadores nem sempre ajudam...

      Eliminar
    3. Bruno, o Porto é um clube conhecido por não ligar aos mais ínfimos pormenores, no que toca à preparação da sua época e jogos. Falamos de dirigentes que rejeitam qualquer tipo de manobras de bastidores, preferindo apostar as fichas todas em inovações de treino como a torre de Lopetegui.

      Se acho que o FCP consegue controlar o sistema informático? À partida diria que não, mas não ponho a mão no fogo pela competência de quem está na Liga e pela ausência de vontade de mexer os cordelinhos possíveis de quem está no FCP.

      Facto: em 6 sorteios condicionados da Liga, o FCP foi o que teve o melhor calendário em 5 dessas ocasiões em comparação com Sporting, Benfica e Braga.

      Eliminar
  8. OFF-TOPIC

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=487855

    Cícero um mês ao serviço da seleção

    Paulo Fonseca não vai contar com Cícero durante cerca de um mês neste período de pré-temporada.

    Isto porque o ponta de lança foi chamado por Paulo Torres para o duplo compromisso da Guiné-Bissau frente ao Botswana, da segunda eliminatória de apuramento para o Campeonato Africano das Nações, agendados para 19 deste mês e 1 de agosto.
    09:20 - 07-07-2014

    ------------------------------------------
    ------------------------------------------

    Cícero vai brincar para as selecções, entretanto falha a preparação da pré-época e continua a ser pago pelo Paços de Ferreira.

    Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.

    ResponderEliminar
  9. Mestre e a eleição de Enzo Perez como o melhor jogador da liga?

    Nunca ganhou o prémio de jogador do mês, ficou sempre em terceiro. O William ganhou o prémio de melhor jogador do mês por 4 vezes mas não chega para ser o melhor.

    O Oblak jogou seis meses e já é o melhor redes.

    Não sei porque não deram o prémio revelação ao Markovic, o terceiro melhor do mundo.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes prémios mensais são resultado dos votos dos adeptos registados no site da Liga e dos treinadores da I e II Liga, e por essa ordem percebe-se a votação e os prémios mensais.

      O que não se entende é como depois é atribuído o prémio de jogador do ano.
      O jogador mais regular da época e vencedor em 4 dos 7 meses de competição, perde para um jogador que ao longo das votações nunca foi eleito como melhor jogador do mês...estranho no mínimo, tal como o sorteio

      4/2014
      1º Lima - Benfica
      2º Enzo Pérez - Benfica
      3º Rodrigo - Benfica


      3/2014
      1º William Carvalho - Sporting
      2º Rodrigo - Benfica
      3º Lima - Benfica

      2/2014
      1º Markovic - Benfica
      2º Evandro - Estoril
      3º Enzo Pérez - Benfica

      1/2014
      1º Markovic - Benfica
      2º Evandro - Estoril
      3º Enzo Pérez - Benfica

      12/2013
      1º William Carvalho - Sporting
      2º Carlos Eduardo - Porto
      3º Adrien Silva - Sporting

      11/2013
      1º William Carvalho - Sporting
      2º Cardozo - Benfica
      3º Montero - Sporting

      10/2013
      1º William Carvalho - Sporting
      2º Cardozo - Benfica
      3º Montero - Sporting

      Eliminar
    2. Green Lantern, esse vai ser o tema do próximo post, sai às 14h. Um abraço.

      José, uma correção: os prémios mensais da Liga são determinados da seguinte forma:
      - 30% votação do público
      - 50% treinadores da I Liga
      - 20% sindicato de jogadores

      Um abraço.

      Eliminar
  10. Faltou o prémio de Agosto/Setembro:
    1º Montero - Sporting
    2º William Carvalho - Sporting
    3º Jackson - Porto

    ResponderEliminar
  11. Se calhar é o mesmo "professor" que foi apanhado como sendo o cabecilha duma rede que falseava os resultados em grandes salas de Bingo na zona de Barcelona há uns 10 anos atrás...

    ResponderEliminar
  12. Este futebol português continua a ser uma MENTIRA!

    Muito obrigado Mestre por mais um excelente 'post'. Ando farto de dizer que isto do sorteio condicionado (há já mais de 5 anos) está ao serviço dos corruptos, e muitos amigos meus dizem "...há e tal, mas todos têm que jogar com todos...", certo, mas a sequência desses jogos, e o simples facto de andarem às "deixas" de SCP ou slb tem-lhes valido muitos pontos, e títulos...

    Quando observamos o calendário dos corruptos até à 6ª jornada então... É para rir... É para ver se o 'lo patego' não faz a mala mais cedo.

    Isto é uma vergonha! Um país de corruptos, onde esta gentalha tem adulterado a verdade desportiva ...

    Vamos SCP! Contra tudo e contra todos! Vai ser uma época muito longa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. YaZalde, esperemos que consigamos entrar no campeonato com a mesma força de há um ano. Felizmente que desta vez parece que teremos um plantel mais apto a lidar com as dificuldades de uma época ainda mais longa. Resta esperar que os amigos do apito não nos tentem fazer a cama... Um abraço.

      Eliminar
  13. Excelente post, excelente blog.
    De facto eu também não acredito em coincidências,
    O Sporting tem de continuar a sua luta contra o poder instituído no futebol português (FPF, Liga, Conselho de arbitragem, de justiça e de disciplina).

    Saudações leoninas.

    Emanuel Silveira

    ResponderEliminar
  14. Não actualizaram. É que se tivessem actualizado o Clássico SLB-FCP não calharia numa 30ª jornada mas na 34ª jornada. Alguém se esqueceu de dizer ao programador que o campeonato este ano tinha mais 2 equipas e mais 4 jogos...Usaram o chip do ano passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem visto, caro anónimo. Curiosamente o Benfica - Porto será à 30ª jornada... :) Um abraço.

      Eliminar
  15. mas é possível programar uma coisa verdadeiramente aleatória? Parece um paradoxo, programar um acaso, mas se algum programador conseguir explicar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é possível, batata. As linguagens de programação têm normalmente uma função que deixa a cargo do próprio computador a determinação de um número aleatório, ou seja, é algo que o programador não controla.

      De qualquer forma, neste sorteio a aleatoriedade não está do lado do software. Vou explicar.

      Antes do sorteio, segundo o tal algoritmo que o professor holandês de ciências de computação criou, são geradas centenas de milhares de hipóteses de calendário, ficando cada uma com um número associado.

      O sorteio consiste na determinação de um número (com vários recipientes de onde se retiraram as bolinhas - uma para as centenas de milhar, outra para as dezenas de milhar, e por aí fora até às unidades). Esse número é supostamente inserido no software, que diz qual o calendário pré-determinado que corresponde a esse número.

      Onde é que o sorteio pode ser manipulado?

      1. Ao retirar as bolinhas (ninguém nos garante que todas as bolas num recipiente têm algarismos diferentes)

      2. A tal inserção do número no software (que poderia estar programado para devolver sempre o mesmo calendário, independentemente do número que foi sorteado)

      3. Quando o software determinou as centenas de milhar de chaves possíveis, pode ter uma regra adicional que filtra apenas os calendários que cumpram outros pressupostos obscuros.

      A 1ª hipótese parece-me difícil de concretizar. As outras 2 seriam fáceis de concretizar mas pressuporiam má vontade da empresa que desenvolveu o sistema - que não faço ideia de quem tenha sido.

      Um abraço.

      Eliminar
  16. O Presidente do Sporting está a fazer o mesmo que o presidente do SLB fez durante estes anos todos arranjaram um Papão.... O mau da fita .... O sistema.... São todos uns coitadinhos...Todos nós encontramos erros nas arbitragens que consideramos logo corrupção. Mas agora um presidente da liga apoiado pelo sporting que tudo fez para o manter que prejudica o sporting isso faz me rir....
    Queres ver o que é a corrupção .... regra quem não tem os impostos em dia desce de divisão. SLB no tempo de Vale e Azevedo entregou uma declaração impostos pagos falsa depois deu ações do SLB SAD como garantia á ministra das finanças da altura Manuela Ferreira Leite. O que aconteceu ao SLB?..... SCP um diretor ou vice presidente do SCP pagou a um arbitro ou depositou dinheiro na conta dele para o incriminar, não sei bem o que aconteceu porque nada foi explicado mas sei que o Boavista desceu por menos. O que aconteceu ao SCP?
    existe um velho ditado "quem tem telhados de vidro, não atira pedras ao telhado do vizinho."

    Imaginemos que antes de um FCP VS SCP o Sr. Pinto da Costa faz o mesmo que o Sr. Bruno de Carvalho fez na época passada. Não acham que devia ser castigado? O que aconteceu ao presidente do SCP?
    Castigos únicos no futebol português
    Paulinho Santos partiu o maxilar a João Pinto esteve castigado durante todo o tempo que o João Pinto demorou a recuperar.
    Até hoje só ouve 1 jogador castigado com 2 jogos por simular uma falta que originou 1 penalti Foi num jogo FCP VS SLB e o jogador foi Lisandro Lopes nunca mais ninguém simulou penaltis até hoje
    O Hulk levou 4 meses por agredir um segurança... Jorge jesus agride um jogador e leva 12 dias de castigo .,.. agride um policia leva um mês ... A pessoa mais importante do futebol são os seguranças...

    Ouve 1 ano vergonhoso para o Futebol português em que os árbitros parece que se uniram para prejudicar 1 clube esse clube foi o SCP foi no ano em que jogaram com faixas pretas. (sem demagogia)
    e de certeza que á muitos mais casos em todos os clubes.
    Agora esta do sorteio foi boa .... Então na ultima época o SCP quando jogava já sabia o resultado dos outros andou assim meia época será isto uma vantagem?

    Nós não devemos pertencer a nenhuma manada nem desculpar os nossos erros com os outros.

    O SLB foi melhor esta época foi campeão. O SCP está num bom caminho O FCP tem que alterar o que esteve muito mal.
    Isto é futebol. O resto são desculpas ou incompetência.

    Cumprimentos

    Rui Santos (Não sou o comentador só tenho o mesmo nome)

    ResponderEliminar