segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A situação do BES e o Sporting

Na edição de hoje do Record vem uma pequena notícia que me parece ser de grande importância, sobre um comentário que Bruno de Carvalho fez em relação à situação do BES e às consequências que daí poderão advir para o Sporting:
"A reestruturação financeira do Sporting está fechada mas pendente de um pedido de isenção do IMI às Finanças, algo que já foi pedido por outros clubes e aceite. O resto está tratado e assinado. Como cidadãos, estamos atentos; no Sporting, estamos totalmente calmos."

Destaco a frase "O resto está tratado e assinado".  Isto significa que podemos ficar tranquilos, obviamente assumindo que o Sporting continuará a cumprir as obrigações que lhe foram atribuídas no acordo de reestruturação.

38 comentários :

  1. O Dier também estava resolvido e depois..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aparentemente aí o problema era precisamente o que estava assinado - a cláusula para Inglaterra. :)

      Eliminar
    2. e neste caso tb esta tudo assinado e tratado. uma das coisas que parece que esta tratado é que 2 terços do que os calimeros realizarem em vendas vai diretinho para a banca!

      Eliminar
    3. Abelha Maia, és tu? Continua a doer? Pronto, para a próxima é com mais cuidado. Agora vai mamar como tu sabes e tira as pedrinhas do cú

      Eliminar
    4. Anónimo das 16:24,

      Também te digo, para gastar dinheiro no Luís Filipe e no César mais vale pagar aos bancos...

      Eliminar
    5. Luís Filipe e César custaram os dois em 2014 metade do que custou o Pongolle em 2009.

      Eliminar
    6. Portanto o mesmo que o sidney!

      Eu desconfio que vocês andam a comprar ao peso....

      Eliminar
    7. Também concordo que mais valia ter pago à banca que comprado um Pongolle. Mas as tuas contas não estão bem: Se juntares um Djavan ao Luís Filipe e ao César aí sim fica um Pongolle. Que está ela por ela com o preço de um Jara em 2010. E que mesmo assim está muito atrás de um Sidnei em 2008.

      Eliminar
    8. Não vejo problema nenhum em 2/3 do que vendermos servir para amortizar empréstimos. O passivo tem que descer e não existem formas fáceis de o fazer.

      Antes isso que desbaratar dinheiro em jogadores sem qualidade.

      Eliminar
    9. Nunca perceberei estas discussões quase ao nível de pré_primária (que me perdoem o termo mas é o que é) em que basicamente têm ambos razão mas defendem a sua dama apontando os erros dos outros. No final do dia, expuseram-se ao rídiculo e aos seus clubes.
      Luis Filipe, César, Sidnei, Pongolle ou Elias serivram de argumento para, de parte a parte, se vangloriarem (de quê? dos erros dos outros?).
      No fundo, repito, expuseram-se ao rídiculo. E à politica desportiva dos clubes.

      Quem diz:"Sidnei" e quem responde:"Pongolle", acha mesmo que ganhou alguma discussão?
      Sinceramente.

      Eliminar
    10. Acho acima de tudo perfeitamente dispensável a forma como o comentário do anónimo das 16:24 foi feito. Podia ter escrito o que escreveu de outra forma, que até era algo que tinha bastante pertinência (o facto de parte das vendas do Sporting terem que ser canalizadas para a banca). Preferiu entrar pelo campo da provocação, e recebeu em troca respostas que felizmente tiveram um nível bastante superior (e com piada, na minha opinião - é verdade, conforme o que disse o anónimo das 19:33, que não era o que estava em discussão, mas acho perfeitamente aceitáveis respostas nestes termos).

      Excluo disto tudo o comentário do anónimo das 16:34 - não acrescentou nada e com modos que prefiro não ter por aqui. Até agora nunca apaguei qualquer comentário que fosse (excetuando publicidades a empresas de crédito "fácil"), mas é possível que comece a apagar comentários deste tipo.

      Um abraço.

      Eliminar
    11. Se precisares algum dia de um Provedor do blog parece que há por aí pessoal com ambições... Abraço

      Eliminar
  2. Ele é isenção de juros, ele é isenção de impostos, ele é operação pavilhão...
    A pedinchice não conhece limites no alvalidl e revela-se uma forma de gestão "muito" imaginativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seja parvo.
      Faz sentido pagar IMT sobre imóveis numa fusão de duas empresasr? É evidente que não.
      É um procedimento perfeitamente normal nestas circunstâncias.

      O que já não é tão normal é esse requerimento estar em banho maria desde que foi anunciada a reestruturação financeira. Já lá vai 1 ano, pelo menos, não?

      Eliminar
    2. Não seja estúpido.
      Se pediram a isenção é porque o pagamento existe e, de acordo com as finanças, faz sentido que exista.
      Do que se trata agora é de saber se o pedido de isenção tem fundamento.
      1 ano? Demora tanto como a auditoria do BdC...

      Eliminar
    3. Se existem exceções previstas na lei e que já foram aplicadas noutros casos, acho muito bem que se aguarde autorização para isso.

      Eliminar
  3. BdC deveria mostrar publicamente o acordo escrito de reestruturação financeira com a banca (BCP e BES, agora Novo Banco), pois o que está dito é que está tratado e assinado (embora pendente) mas também anteriormente foi dito por BdC que haveria investidores e até agora nada.

    Já agora, quem pediu a isenção e sobre que imóvel/imóveis (estádio, academia de Alcochete, outros imóveis) e qual a base legal do pedido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Base legal do pedido- artigo 60 ebf,
      Imóvel-estadio

      Eliminar
    2. O artigo 60 EBF nº1 alínea a, refere-se à possibilidade de isenção de IMT e não de IMI.

      Eliminar
    3. sim, é verdade.e penso que se está a referir a isso, até porque sei que o sporting está à espera da resposta ao requerimento do artigo 60 do ebf.

      Eliminar
    4. O pedido de isenção é sobre o IMT.
      Em traços largos, uma fusão implica a passagem (transação - daí o IMT) dos imoveis da empresa que é incorporada na que resulta da fusão.

      Como é óbvio, se as empresas tivessem que pagar IMT em operações destas (ou até de cisão), tal iria onerar brutalmente estas operações.

      O requerimento é necessário simplesmente para que as Finanças possam verificar que a fusão não é uma forma encapotada de passar imoveis de graça de uns donos para outros.

      De forma muito simplificada, é isto.




      Eliminar
    5. Transcrevi o que estava no jornal, que era IMI. Mas realmente parece mais provável que se trate do IMT.

      Quanto a detalhes, BdC apresentou o que tinha a apresentar em Assembleia Geral. Não vejo necessidade de revelar detalhes deste tipo ao público em geral.

      Eliminar
  4. Parece me ver aqui muita gente interessada na situação financeira do SCP, e nos contratos assinados com a banca. Será que querem ajudar a instituição Sporting ? Para os que não são Sportinguistas apenas digo: pelo menos ainda não falhamos os compromissos assumidos, e nem me parece que tenhamos de ir vender o plantel ao desbarato para pagar as nossas dividas. Sobre os contratos com o Bes e o BCP. perguntem ao Vieira que ele sabe...a avaliar pela ciumeira demonstrada eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cheio de ciúmes...quem me dera não ter ganho um triplete, trocava-o de bom grado pelo 2º lugar...bem, bom mesmo era ter alguma vez ficado em 7º...quem me dera não pagar o que devo e pedir isenção de juros...e para isso ficar "intervencionado" pela banco...e por isso mesmo obrigar-me a dar 50% das vendas de jogadores à banca...Como eu gostava que o meu clube tivesse capitais próprios negativos superiores a 200 milhões de euros...
      Ser de um clube vencedor e completamente autónomo é uma maçada.
      "Eu queria morar numa favela, o meu sonho é morar numa favela" - Gabriel, o pensador.

      Eliminar
    2. Esse clube "vencedor" e "completamente autónomo" (looool) que o Anóniomo 18:10 refere é o clube das galinholas de carnide???

      É que se considera vencedor em 10 anos ter 2 campeonatos, pronto, então o SCP também é vencedor... O pior tem a ver com as classificações ao longo dos anos... As galinholas têm piores classificações do que o SCP ao longo desta última década... Depois se ser "vencedor" é MENTIR sobre a data de fundação do clube, ou sobre os títulos que se tem, então sim, vocês além de aldrabões são mesmo mentirosos... Por isso merecem o presidente que têm, um senhor aldrabão...

      Quanto ao ser um clube "completamente autónomo", bem aqui (ainda não parei de rir) então é a loucura... Se fossem assim tão autónomos não teriam de ter feito esta sangria. Mais, é que ainda não acabou, por isso continuem a ser "vencedores" e "completamente autónomos" até à derrocada final...

      Eliminar
    3. LOL, mentir sobre os títulos que se tem! Isto vindo de um adepto do clube mais titulado do mundo, com 18278389238982389 de títulos confirmados (and counting, não estando contabilizados os de lançamento de passivo para debaixo do tapete).
      Pura comédia...obrigado.

      Eliminar
    4. Caro anónimo, é evidente que o Sporting tem neste momento condições da banca mais favoráveis, e que Benfica e Porto adorariam ter também para si. Não é justo, do ponto de vista concorrencial, visto que o Sporting acaba por ser ajudado após ter caído nesta situação por culpa própria, mas não foi tudo entregue de mão beijada.

      O Sporting fez reduções enormes no orçamento da equipa de futebol e teve que reorganizar-se em todas as áreas, tendo que dispensar e despedir muitos funcionários.

      O Benfica está a vender muito, é um facto, mas será que os custos estruturais estão a baixar? E nem vale a pena falarmos no Porto...

      Um abraço.

      Eliminar
    5. Yazalde és o gajo mais mentiroso que aqui anda... ainda estou a espera de saber quais são os 5 títulos (entre taça e campeonato) que o Sporting ganhou nos últimos 10 anos em resposta á tua afirmação que o Sporting tinha mais títulos que o Benfica nos últimos 10 anos!

      Eliminar
  5. O que o Bruno de Carvalho diz não se escreve. Hoje diz uma coisa, amanhã diz outra, para se desenrascar. Só acredito que está tudo bem quando tiver mais informação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mais. A parte mais importante da reestruturação é o aumento de capital da SAD. Aqui é que se vai ver a real capacidade do actual presidente. Para mim é mais um que está a prazo no Sporting enquanto não cumprir esta parte do acordo. É a diferença entre o Sporting ser um devedor ao Novo Banco, ou ser um crédito incobrável do BES. Por isso estar tudo "tratado e assinado" quer dizer NADA.

      Eliminar
    2. Não te esforçes tanto. Se ao dia 4 ainda não te pagaram para andares por aqui a destruir é porque também eles devem estar perto da falência.

      Eliminar
    3. "Não te esforçes tanto. Se ao dia 4 ainda não te pagaram para andares por aqui a destruir é porque também eles devem estar perto da falência."

      A quanto é que está banha da cobra por estes dias? Ao preço do IMI?

      Eliminar
    4. Caro anónimo, até agora Bruno de Carvalho não me deu motivos para duvidar da palavra dele. Por isso para mim chega. Um abraço.

      Eliminar
  6. OFF-TOPIC

    A conversa está animada, mas entretanto o FCPORTO SAD prepara-se para continuar o seu esforço de formação avançada e de promoção dos seus jogadores:

    http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/FC-Porto-B-integra-International-Premier-League.aspx

    FC PORTO B INTEGRA INTERNATIONAL PREMIER LEAGUE
    ​Primeiro jogo é frente ao Chelsea, a 19 de Agosto, às 15h00

    O FC Porto B foi convidado pela Premier League para participar na International Premier League, uma competição que juntará várias equipas secundárias de clubes ingleses com outras de diferentes ligas europeias.

    O FC Porto B integra o grupo A, juntamente com Chelsea e Southampton, de Inglaterra, e o Borussia Mönchengladbach, da Alemanha. O grupo é disputado num sistema de todos contra todos, a duas voltas (três jogos em casa e três fora). O primeiro encontro dos Dragões é a 19 de Agosto, às 15h00, no Estádio de Pedroso, frente ao Chelsea.

    ResponderEliminar
  7. Ficção ou realidade?
    Este ano vai ser assim, PC e LFV (vejam a noticia do Expresso) já fizeram o campeonato este ano
    O Porto vai ser campeão, o Benfica devido á venda de jogadores fica em 2º (acesso á LC), o plano é este, comprar bons jogadores e emprestar ao Braga de forma a entrar na corrida até ao fim do campeonato e depois deixar o lugar para quem lhe emprestou jogadores, um dos patrocinadores é o empresário por nós conhecido, a teia vai mais longe FPF, selecionar jogadores de forma a desmoralizar os jogadores do SCP, tipo Rúben Michael em Vez de Adrien e sussurrar ao ouvido do Adrien se fosses de outro clube eras selecionado e jogavas, por isso WC não jogou no mundial de forma a não valorizar, para o SCP não ter mais valias, e vai continuar a ser assim, se fosse do Porto ou do Benfas eras titular, foi sussurrado ao ouvido dele.
    O SCP é um Clube abater doa a quem doer, vejam a classificação dos árbitros, os internacionais mesmo com más notas não descem na classificação e ficam sempre internacionais de forma a garantir a classificação do Porto e do Benfica, o circo está montado, de forma a beneficiar este plano, tudo está comprado e corrompido.
    Qual a vantagem de LFV ter um acordo secreto para a Liga o que ganha com isso já que a transmissão dos jogos são deles?, muito simples a garantia do acesso á LC.
    Porque do Benfica ter de pagar ao BES o empréstimo, muito simples, este empréstimo era sempre renovado com outro empréstimo, mas agora com a nova gerência do BES era preciso dar garantias para tal, e que garantias tinha o Benfica? Primeiro tinha de mostrar as contas reais era o descalabro, lavagem dinheiro, fundos escondidos, fuga impostos etc., o melhor é pagar o empréstimo mesmo que isso custe o 1º lugar no campeonato, vou garantir o 2º da forma indicada acima, a única esperança que eu tenho é que a pressão de BdC seja mais forte e a denuncia do sistema, mas sinceramente não me parece, o silencio da reunião a 3 na FPF, já diz muito, algo já está a bloquear a nossa ofensiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CALIMEEEEEEERO

      Eliminar
    2. Caro anónimo, já ouvi falar dessa notícia do Expresso, mas infelizmente o site só tem uma pequena parte. Tem acesso ao resto da notícia, e se sim pode partilhar?

      É realmente anti-natura ver Vieira alinhado com Joaquim Oliveira e Pinto da Costa no quer que seja, mesmo tratando-se de assuntos relacionados com a presidência da Liga. Infelizmente vejo também essa aliança com grande preocupação - nada de bom poderá vir daí para nós.

      Um abraço.

      Eliminar