sábado, 28 de fevereiro de 2015

Mentorias improváveis, ou todo um novo significado para a frase "Sigam o King"

Nos últimos dias, os benfiquistas têm andado numa roda viva pela blogosfera e redes sociais fora a elaborar dois tipos de listas: (1) uma compilação dos casos de jogadores ligados contratualmente ao Porto que não alinham contra o seu clube - algo que todos sabem que o Benfica também faz com total despudor; (2) e o apanhado dos casos de um fenómeno que agora parece estar a ganhar popularidade, que é o dos jogadores emocionalmente ligados ao Porto que viram um cartão amarelo ou vermelho que os deixou de fora na partida contra os azuis e brancos.

Estive à procura de um exemplo ilustrativo para partilhar aqui no blogue. O problema é que não é fácil encontrar um não contenha incorreções factuais, omissões convenientes, ou erros ortográficos ou de sintaxe significativos. Mas felizmente, com algum esforço, lá acabei por encontrar este:

Rui Gomes da Silva aprova esta mensagem no seu Facebook

Agora mais a sério: como é evidente, nunca teremos forma de saber se estas situações são fruto do acaso ou se os jogadores optaram, por iniciativa própria, por se excluírem do jogo contra o seu clube do coração orientados por um sentido de lealdade pouco compatível com seu o estatuto de jogador profissional. Mas independentemente disso é legítimo que os benfiquistas chamem a atenção para todas estas coincidências - ainda mais considerando que os desabafos de André Simões no Facebook estão bem frescos na memória de todos. 

No entanto, parece-me que os próprios benfiquistas deveriam simpatizar com este tipo de atitudes, já que André Simões, André André e Tengarrinha estão apenas a seguir as pisadas de uma lenda que é venerada há décadas no estádio da Luz como um exemplo de desportivismo e seriedade:

(obrigado, José!)

Qual é a silver lining no meio disto tudo? Partindo do pressuposto de que os três jogadores mencionados se excluíram propositadamente do jogo com o Porto, pelo menos deram lugar a outro que dará o litro. Não é grande atenuante, eu sei, já que não deixaria de ser mais um exemplo de desvirtuamento da verdade desportiva no futebol português. Comparando objetivamente os dois casos, este novo surto de suspensões consegue ser menos mau do que aquilo que Eusébio fez perto do final da sua carreira: ir para dentro de campo mais preocupado com os interesses do adversário do que com os da equipa que na altura representava.

50 comentários :

  1. claro que essa teoria faria sentido se os cartões fossem vistos de forma estupida, como por exemplo tirar a camisola para festejar um golo, mas eu vi os jogos onde o andre andre e o Tengarrinha levaram cartões e vi aqui o tal amarelo do andre simoes, e sinceramente se os árbitros não lhes tivessem dado cartões naqueles laces a desculpa seria que não lhes deram cartão quando mereciam.

    Ps. é melhor irem averiguar se os 5 gajos do marítimo que vao ficar castigados na próxima jornada têm alguma ligação com o paços de ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que se passou ontem para haver tantos amarelos no minuto 45? Nao vi o jogo.

      Eliminar
    2. eu também apenas fui vendo o jogo apenas aos bocados.

      essa cena do minuto 45 foi engraçada. livre frontal para o vitoria, o arbitro coloca a barreira com o tal spray, os jogadores do vitoria reclama da distancia, deu sururu, e uma data de amarelos, o arbitro foi fazer nova medição da distancia da barreira e esta acabou mais atras uns 2 metros.

      claro que o arbitro do jogo, para dar uma confusão destas so podia ser o Bruno paixao

      Eliminar
    3. Bruno Paixão no seu melhor. E ainda tem mais uns anos como árbitro pela frente. Não se percebe como não desce de categoria... Um abraço.

      Eliminar
    4. pode ser sportinguista, mas já prejudicou o sporting, já prejudicou o benfica,ja prejudicou o porto, já prejudicou toda a gente mesmo em jogos tranquilos sem grandes problemas. alias ele se apitasse um jogo qualquer dos inatel conseguia fazer asneira na mesma

      Eliminar
    5. Bruno paixão é lampião tenho a certeza !!!!

      Eliminar
    6. Bruno paixão nunca prejudicou o Benfica !!!! Desafio alguém a colocar aqui algum jogo que este merdas do Paixão tenha prejudicado o Benfica. PAIXÃO NUNCA PREJUDICOU O Benfica!!! Riga não digas isso.....

      Eliminar
    7. Bruno Paixão é benfiquista ferrenho. Segundo se diz por aí, até foi um dos fundadores do grupo dos No Name do Barreiro, o que alguém com um nick e avatar relativos à claque até deve saber, em vez de atirar para o ar que é Sportinguista. Acho que é a primeira vez que oiço tal disparate em quase 20 anos de carreira desse artista na 1ª categoria, mas enfim...

      E não, também não me lembro dele, em circunstância alguma, ter prejudicado o benfica. O contrário é que acontece sempre.

      Eliminar
    8. Carlos

      não me interessa qual é o clube dos árbitros, interessa-me é ver as suas decisões, e se formos a ver todos os árbitros já em alguma parte da sua carreira prejudicaram ou beneficiaram os 3 grandes.

      já o bruno paixao é um caso especial, já que não consegues encontrar nenhum clube dos campeonatos profissionais, que desde que ele está na primeira categoria, não tenha pelo menos um jogo onde ele tenha feito uma excelente arbitragem.

      ele em todos os jogos que apita, sejam quais forem os clubes bem aquilo dá sempre merda

      http://influenciaarbitral.blogspot.pt/2013/12/bruno-paixao-arbitragem.html

      por acaso encontrei estes dados, num blogue onde analisam todos os árbitros e fiquei surpreendido com os dados do bruno paixao: é que o Sporting é quem comquista mais pontos com ele( nos últimos 6 anos foram 89% dos pontos, o benfica comquista 73% e o porto 44%)

      mas a questão é que mesmo com estas percentagens ele arranja sempre forma de complicar as coisas.

      PS: os dados desse blogue que linkei são de há 1 mês atras,e basicamente é um blogue que trata de estatística dos vários árbitros.

      Eliminar
    9. Riga, eu posso ter um blog e colocar lá o que quiser....Agora te digo uma coisa, Nunca Bruno Paixão prejudicou o Benfica!!!! Isto é uma certeza !!! Outra certeza é que Bruno Paixão já prejudicou e muito o Sporting !!!! Isto é outra Certeza. Por isso, coloco aqui o desafio. Alguém que me diga...Qual foi o jogo do Benfica que bruno paixão apitou e que o Benfica tenha sido prejudicado ???? Não é por acaso que bruno paixão já apitou está época o Benfica em 3 jogos..... e ainda vai apitar pelo menos mais um jogo.

      Eliminar
    10. Carlos, não é por não gostares dos dados que eles passam a ser mentira

      Eliminar
    11. Riga, perdi um bocado de tempo e fui var esse tal blog que indicas. A analise é referente aos últimos 6 anos e o blog indica que o Benfica com o bruno paixão nesse período teve 50 % dos jogos com influencia no resultado em favor do Benfica, 50 % sem influencia no resultado e 0% de jogos com arbitragens do Bruno paixão desfavoráveis ao Benfica. Isto nos últimos 6 anos. Lembro-me de um jogo para a taça de Portugal , ainda jogava o Simão Sabrosa, em que o Benfica jogava em casa, penso ter sido contra a oliveirense e que a oliveirense estava a ganhar por 0-1 já na 2º parte….o bruno Paixão inventou 3 penaltis, o simão falhou os 2 primeiros e penso que no final do jogo foi marcado o 3º penalty que deu o empate ao Benfica que foi a prolongamento nunca vi uns comentadores de radio a comentar o jogo a rir de tanta asneira que estava a acontecer. Nenhum penalty foi verdadeiro. Vou tentar procurar este jogo para provar o que estou a dizer.

      Eliminar
    12. Bem, em termos do jogo não era bem o que eu estava a dizer, mas da vergonha foi bem pior do que eu estava a falar. http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=110302#.
      abraços

      Eliminar
    13. Este Riga é tão burro que até acredita que o Paixão possa ser Sportinguista.

      Eliminar
    14. Tiago de burros deves entender muito, visto tu sim, seres um, já que nem português, nem entender português sabes.

      eu estou-me a cagar se o Bruno paixao é sportinguista, benfiquista ou do alguidares de baixo, é uma estupidez analisar as coisas por esse prisma.

      porque pelo que parece todos os árbitros ou são benfiquistas ou portistas, sportinguista não deve de existir nenhum, e qualquer pessoa que perceba minimamente das coisas sabe analisar as coisas racionalmente e não com palas.

      e quem sabe fazer isso sabe que o bruno paixao como arbitro é uma merda apite quem apitar, e isso não tem nada a ver com a pseudo filiação clubística que possa ter

      Eliminar
    15. Bruno Paixao e lampiao, 100% garantido. Andou na minha faculdade e tirou o mesmo Curso que eu. Nao digo mais detalhes por vergonha.

      Eliminar
    16. Não há que ter vergonha, Pedro. Nem sempre podemos escolher as pessoas que nos rodeiam... :)

      Eliminar
  2. Por muito que queiram fazer dessa pessoa um exemplo, nunca o foi nem nunca o será. Quando veio mentir dizendo que havia racismo no Sporting perdi qualquer respeito que pudesse ter por ele.

    No fundo era apenas mais um exemplo de jogador em que a inteligência foi toda para os pés.

    ResponderEliminar
  3. Ontem era o lampião do Bruno paixão. Realmente existem tantos factos reais que desmente qualquer lampião que queira limpar minimamente o carnide.

    ResponderEliminar
  4. Mestre sei que deve estar a preparar um post sobre os grandes resultados da nossa SAD. BDC, mais uma vez a surpreender pela positiva....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelentes notícias, Carlos, na linha do que já se esperava. Só é possível pelo enorme rigor que tem havido na gestão do clube. Continuamos numa situação muito delicada, mas a concretização da reestruturação é importantíssima para a estabilização do clube.

      Com toda a certeza que escreverei um post sobre o que mais me agrada nestas contas e nas coisas que nos devem preocupar. Preciso é de tempo para ler com calma o R&C. :)

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Mestre sempre ouvi dizer que quando se está a fazer um excelente trabalho é atacado por todos. BDC está a fazer um excelente trabalho e aprende com os poucos erros que comete. Não tenho dúvidas que temos presidente! Abraços

      Eliminar
  5. Grande jogo 4-0 ao intervalo ao Estoril...ainda dizem que eles precisam da APAF...eles tem é uma grande equipa !...

    ResponderEliminar
  6. "bruno paixão é sportinguista" e "bruno paixão também já prejudicou o benfica"...

    sim senhor, é fim de semana e temos que levar isto na boa disposição, eu para contribuir para o humor digo que o paulinho santos é um fervoroso adepto do benfica...

    Os capelas hoje... perdão o carnide hoje pelos vistos não está a dar hipotese e eu que tinha uma fezada nesse grande sportinguista peyroteo couceiro para ir lá dar um jeitinho XD...

    ResponderEliminar
  7. É preciso de vez em quando ganhar um jogo limpo para legitimar a roubalheira dos outros jogos.

    ResponderEliminar
  8. Pareceu-me que ficaram 7 penalties por assinalar contra o Benfica, o que proporcionaria o 7-6 à turma estorilista. Colinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouvi dizer que fizeram uma boa gestão do plantel, desta vez o Capela não teve que decidir. Muito bem!

      Eliminar
  9. Sobre o jogo de amanhã, nada. É um jogo pouco importante para o Sporting. Já vi vários sportinguistas a dizerem que preferem perder.

    ResponderEliminar
  10. É fácil ironizar quando se é corrupto e vale tudo para ir à frente.São os designados arautos da verdade desportiva.Verdade desportiva em Portugal é roubar para ir para o Marquês festejar.

    ResponderEliminar
  11. E o penalty roubado ao Wolfsburgo? Não disseram nada sobre isso. Estranho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A 5 minutos do fim, quando a eliminatória estava resolvida, fez alguma diferença prática?

      Eliminar
    2. E reconheci de pronto que foi penálti num comentário num post anterior. Quantos erros de arbitragem a favor do Benfica que o amigo O Soberbo já admitiu?

      Eliminar
    3. Ah, num comentário. Eu tenho também admitido erros de arbitragem nas traseiras de um snack-bar, perto de minha casa.

      Este post é um bom exemplo da ideologia do dragarto. Pega-se numa série de casos de benefício claro do Porto e tenta-se equiparar com algo sucedido com o Benfica há 40 anos. Não é, de todo, rebuscado. E, neste caso, a comparação é excelente, porque André Simões, André André e Tengarrinha são também mitos vivos do Porto, e todos estão já em final de carreira.

      Eliminar
    4. O carnide ganhou sem ajudas ? Vou já fazer uma festa! Abrir Champanhe!! he,he,he,he. Agora é tudo muito mais facil....primeiro são as ajudas para ficar isolado, depois é so gerir. Pinto da Costa vai falar novamente em nome do Carnide.

      Eliminar
    5. Vi agora o resume...epá mesmo assim existe um penalty MUITO DUVIDOSO. O campela contra o Sporting clube de Portugal não viu 4 penaltys e agora marca um penalty MUITO DUVIDOSO ? É caso para dizer que GRANDE DIA TEVE O AMIGO CAPELA O SEU CARNIDE VENCEU! he,he,he,he.

      Eliminar
    6. Bem, estive a ver melhor o resume e vi uma EXPULSÃO de um jogador do Estoril ???? Vou já guardar o Champanhe!!! Penalty e expulsão da ordem ????? GRANDE DIA DO CAPELA!!!! Pessoal estava a pensar pagar umas Super Bock's pela vitória do carnide ter sido limpa, mas já não vai rolar bebida nehuma...

      Eliminar
    7. Mestre, deixa estar que eu falo do penalty roubado ao Wolfsburgo. Vou começar...penalty roubado ao Wolfsburgo. Pronto já falei!!!!

      Eliminar
    8. "Eu tenho também admitido erros de arbitragem nas traseiras de um snack-bar, perto de minha casa." que tipo de pecados(erros) andas a cometer nas traseiras de um snack-bar ??? huiiiiiiiiiii , bem não tenho nada a ver com a vida pessoal das pessoas, mas nas traseiras de um snack-bar ????? Estranho ?
      Nota: Não respondas que estiveste com a minha mâe, porque é mentira, não tenho irmãos....apenas tenho dois cães um boxer e outros pastor alemão.

      Eliminar
    9. Também não falei nos dois penáltis que ficaram por assinalar a favor do Sporting contra o Gil Vicente. E o amigo O Soberbo? Quantos erros admite que a sua equipa teve a favor?

      Já agora recomendo a leitura deste link --> AQUI

      Eliminar
    10. Mestre, desculpe mas foi uma grande falha...foram 2 pénaltis contra o Sporting e nem um post ??? Já começo a desconfiar que o mestre é adepto do Gil Vicente. Agora a sério, deveria ter feito um post sobre o penalti do Wolfsburgo...só para ver se o homem que vai para trás do snack-bar dorme bem.
      Abraço Mestre até amanhã.

      Eliminar
    11. Aahahahahahah

      Eu confesso, Carlos: sou um agente inflitrado do Fiuza! :) (esse comentário foi lindo, até me vieram as lágrimas aos olhos)

      Um abraço!

      Eliminar
  12. Os idiotas revisionistas lampiónicos precoces do costume vão aproveitar o resultado de hoje das galinhas para apregoarem uma suposta superioridade inquestionável.
    E outros idiotas, de outros clubes, vão-se deixar embalar, "reconhecendo" que, vá lá, "eles até têm uma grande equipa"!

    Uns estão bem para o clube que escolheram, naquilo que conceptualizo serem os respectivos espécimens.
    Os outros, paciência, a inteligência não é universal, dá trabalho (não basta "escolher um Clube diferente, pela positiva) e é justo que seja um privilégio dos que se esforçam.

    Era o que faltava que qualquer um dos 3 grandes (para não falar de outros, pois a bem dizer até o Boavista conseguiu ser campeão em Portugal) precisassem de colo na maioria dos jogos que realizam.
    Não precisam, meus pouco iluminados adeptos. Na maioria das vezes, ganham, e ganham sem espinhas.

    O colinho faz falta, é naquela meia dúzia de vezes em que as coisas poderiam correr mal (que as há, sempre). E que, a correr mal, poderiam desestabilizar. Para o empurrãozinho para baixo, basta fazer o raciocínio inverso.

    Quem não percebe isso (ou não quer perceber), não percebe nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, Placebo. E o colinho também é muito útil para retirar a pressão de ter que ganhar em todos os jogos sob pena de se ficar irremediavelmente atrasado. Se o Benfica não tivesse os pontos de avanço que tem, as pernas tremer-lhes-iam bastante mais. Um abraço.

      Eliminar
  13. Em jogos arbitrados pelo Capela com o benfica e muito facil ganhar dinheiro com apostas num penalti e numa expulsao

    ResponderEliminar
  14. Prática sistemática actual = caso isolado de há 40 anos. Uma equação sensata. Tudo para defender o Fóculporto.

    ResponderEliminar
  15. Não consta que o Eusébio tenha feito algum auto-golo, já que recuou tanto, puxando da memória, um tal Manaca ex jogador do Sporting, marcou um auto-golo no jogo do título e deu o Campeonato ao
    Sporting!

    ResponderEliminar