terça-feira, 20 de outubro de 2015

A credibilidade do estudo dos 14 milhões de benfiquistas

Vamos ignorar por momentos o facto de que o tal estudo da Vox Populi foi realizado há quinze anos. Vamos ignorar por momentos que é estranho que ninguém consiga encontrar o livro de onde estes números foram extraídos. Vamos ignorar por momentos as várias inconsistências e diferentes versões que se podem encontrar desde que a existência deste estudo foi revelado (ler AQUI).

Vamos olhar somente para os dados apresentados:


Tenho muitas dúvidas que existam 4 milhões de benfiquistas moçambicanos e 3 milhões de benfiquistas angolanos, mas vamos também deixá-los de fora desta pequena análise.

A primeira coisa que salta à vista é a precisão quase sobrenatural com que se identifica o número de benfiquistas pelo mundo fora. Uma pessoa só se pode rir perante a afirmação de que existem 699 benfiquistas na Índia, um país que tem mais de mil e duzentos milhões de habitantes.

É curiosa também a ausência do estudo de duas das maiores comunidades portuguesas existentes: o Luxemburgo e a África do Sul. Lembraram-se de telefonar para o Vietname e para o Laos, mas esqueceram-se destes países?

Finalmente, os números propriamente ditos: fazendo um gráfico em que se compara o número de benfiquistas revelados por este estudo e o número de emigrantes e descendentes de emigrantes portugueses registados nos consulados e embaixadas, temos isto:


Podemos portanto chegar à conclusão que existem mais 400.000 benfiquistas nos EUA do que os portugueses registados. Existem mais 350.000 benfiquistas no Canadá do que portugueses registados. Não me parece que faça muito sentido.

Por outro lado, na Suiça e Áustria (por que razão a Suiça, que tem a terceira maior comunidade de portugueses do mundo, não tem direito a uma análise separada da Áustria?) apenas conseguiram encontrar cerca de 8.500 benfiquistas em quase 300.000 portugueses.

Seria de esperar que a percentagem de benfiquistas entre os portugueses registados fosse relativamente uniforme, mas o que se vê é uma enorme salganhada de números que não tem ponta por onde se pegue.

Sinceramente: se a minha filha de 9 anos fizesse um trabalho com esta qualidade para a escola, ficaria proibida de ver o Disney Channel durante o resto do mês.

87 comentários :

  1. Pois é mestre. Ontem faltaram estes argumentos e tambem da Furia Leonina ao José de Pina. Quem tiver algum contacto dele que lhe envie o link.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltaram estes e muitos outros. O Pina ontem foi pouco mais que patético. Para fazer aquela figura mais valia ter ficado em casa.

      Eliminar
    2. Coitado do pina... o que lhe falta não são argumentos... são títulos!

      Eliminar
    3. Chegou o avençado. Pelos vistos hoje o briefing da cartilha foi feito ao pequeno almoço.

      Eliminar
    4. Oh nuno "pedro 'fernando santos' guerra" martins, minha lãparina linda... então, agora já desconversas (outra vez)?!

      PS - gostaste de te ver a espumar todo ontem?! Again?!

      Eliminar
    5. Títulos, coisa que um sportinguista conhece muito pouco....

      Eliminar
    6. O Pina vai precisar de muita ajuda. Vai ser necessário antecipar coisas como esta deste "estudo" para o Pina consultar antecipadamente. A merda do gordo tem demasiada cartilha ... o Pina só eventualmente se safará se for gozar com aquilo sistematicamente. Mas sistematicamente mesmo. Sempre no gozo. Assim que tente falar a sério com o gordo lixa-se.

      Eliminar
    7. Concordo com o conana... O sporting é bom é a fazer rir! Quando é a sério não tem hipótese.

      Eliminar
    8. Já levaste um título na peida esta época. #napeida

      Ri-te com essa.

      Eliminar
    9. Ó martins... limpa os cantos às beiças, pá! Que isso é feio...

      Eliminar
    10. Atendendo às posições que o Pina costuma ter, não me parece que costume ler blogues... ou se lê, dá-lhes pouco crédito.

      Eliminar
  2. isto é trafulhice pura e dura não vale a pena perder tempo com isto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trafulhice é vocês não admitirem uma coisa tão simples: que o Benfica é o maior clube português. Dá-vos assim tanta comichão admitir que o Benfica tem mais adeptos e sócios em Portugal? Não consigo entender esse vosso complexo sinceramente...

      A própria UEFA já fez um estudo sobre isto, em que mostra que 47% da população portuguesa é Benfiquista! http://www.uefa.org/MultimediaFiles/Download/Tech/uefaorg/General/02/09/18/26/2091826_DOWNLOAD.pdf
      PÁGINA 41!

      Agora, para os mais sépticos, só precisam de fazer uma conta bem simples:

      - Multiplicar o nº dos habitantes de Portugal (10M) por 0,47 e assim obterão o nº médio de Benfiquistas no país;

      - Multiplicar o nº de emigrantes portugueses pelos mesmos 0,47 e assim obterão o nº médio de Benfiquistas fora de Portugal

      - Somar o resultado das duas contas anteriores e ainda os Benfiquistas que se encontram em Angola, Moçambique e restantes países do género.

      Eliminar
    2. Outra coisa, Mestre, só por curiosidade, sabe quando foi feito esse estudo da Vox Populi? E de que ano são esses registos dos emigrantes?

      Deveria esclarecer isso no seu texto, ou será que não convém? ;)

      Eliminar
    3. Óptimas noticias JF como o SCP representa cerca de 33% da população Portuguesa então quer dizer que temos perto de 11M de simpatizantes...Ou as tuas regras não se aplicam aos outros? Isso sim é típico dos carnidenses, regras diferentes no futebol, no hoquei, no futsal, na aritmética.....

      #nãosejashugoinácio

      TenhamOrgulho

      Eliminar
    4. E já agora JF porque é que descriminas as pessoas infectadas das outras?

      TenhamOrgulho

      Eliminar
    5. Os sépticos devem ter ficado chateados com o teu comentário...

      Eliminar
  3. Mestre, também falta retirarem os "mortos"... Passados 15 anos muita coisa já mudou! Se aplicarmos a regra quanto ao número de sócios, onde perderam cerca de 45% de sócios, talvez seria útil fazerem o mesmo com este estudo... Se calhar os números baixavam para cerca de 8 milhões... Enfim, mais um triste episódio de propaganda de carnide!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 45% de um número sem credibilidade continua a ser um número sem credibilidade, Rui... :)

      Eliminar
    2. Muito bom dia!
      Mais um excelente trabalho de investigação do Mestre!
      No entanto, permita-me um reparo, no que diz respeito às suas conclusōes:
      Sem querer estar aqui a defender o estudo como fiável ou realista, parece-me que a sua análise parte de um pressuposto errado na sua base (o de que os benfiquistas no estrangeiro são todos portugueses).
      Só para dar um exemplo, dos muitos que existem, Novak Djokovic é um assumido adepto benfiquista. Nunca será sócio, mas é adepto.
      Como o reputado tenista, existem milhares...
      Assim, creio que, desta feita, o Mestre peca por retirar ilaçōes falaciosas, ignorando parte dos dados.
      Muito bom dia para todos, cumprimentos Mestre, continuação de bom trabalho!

      Eliminar
    3. João, aí entramos numa fronteira difícil de definir. O que é realmente um adepto? O que o separa de um simpatizante? Será que o Djokovic sabe os dias em que o Benfica joga? Deve ser considerado adepto benfiquista alguém que não faz ideia dos resultados?

      Para mim, esta é uma perda de tempo porque não há forma de fazer uma determinação rigorosa de quem é realmente adepto. Mas não contem comigo para andar a construir verdades com base em estudos destes...

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Ai e tal porque é um estudo da Vox Populi..

    E quem é e o que é a Vox Populi?

    :-)

    Brincamos..

    Um simples estudo, um despejo de bílis encornada de algum papoila feito há 15 anos atrás?!!

    - - -

    No Mundo inteiro somos à volta de 14,5 milhões com Passaporte de Portugal.
    Em Portugal somos 10,4 milhões com BI português.

    São todos adeptos do Clube de Carnide?!

    ?!

    - - -

    Regressemos a 2015, a hoje..

    Em Portugal:

    SLB - 4,22
    FCP - 2,95
    SCP - 2,77

    Fora de Portugal

    SLB - 6,5
    FCP - 4,7
    SCP - 3,8


    Isto também é um 'estudo', uma opinião minha. vale o que vale !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só por brincadeira se pode considerar que em Portugal existem mais porristas que SPortinguistas, no estrangeiro admito que possa ser verdade porque nao conheço essa realidade mas em Portugal da para rir.

      Eliminar
    2. Quem mora "no Norte" fica com essa impressão. Lá é que é assim.

      Eliminar
    3. Realmente só mesmo por brincadeira, alguém com dois dedos de testa, com dois neurónios não admite fácilmente que em Portugal, de há 20 anos para cá, o FCP não tenha mais adeptos que o SCP..

      E, basta vir a partir de Leiria para cima para poder constatar que adeptos do Sporting, contam-se pelos dedos.. cá no Norte !!!

      É que estamos em 2015.. e já vi muitos miúdos de 8/9/10/11 anos... mudarem do Benfica para o FCP, do Sporting para o FCP.. PORQUE é nessa idadde que os miúdos se assumem adeptos de um clube. E como nos últimos anos o FCP ganhou, venceu 7 Títulos Internacionais é óbvio que o FCP aumentou ao nº de adeptos!!!

      Eliminar
    4. Pois e como para eles Portugal acaba na Póvoa de Varzim está tudo explicado.

      Eliminar
    5. O problema é encontrar portistas abaixo de Coimbra...

      Eliminar

    6. Até em Aljustrel..

      https://www.youtube.com/watch?v=eCX77ddiahY

      Eliminar
    7. Desta vez concordo com o avestruz,.

      Se o guerra quer acreditar no estudo sem qualquer sustentação que o Mestre fala, porque não fabricar um estudo sem qualquer sustentação e decidir acreditar nele?

      Eliminar
    8. Que parvoice se le aqui, é por essa razão que o sporting já tem mais sócios que os tripeiros. Basta ver pelo numero de filiais e quejandos quem governa isto cá no burgo e alem fronteiras.

      Eliminar
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. Eu gosto particularmente da "sorte" em que foi ter números redondos em todas as partes de Portugal. Na Índia, tiveram azar, mais um benfiquista e ficava o número redondo de 700. Mas não, isto é preciso e aqui ninguém está a enganar ninguém: são 699.
    E acho que na Índia, a culpa é do Sporting. A contratação de Sunil Chhetri levou muitos a evitar o SLB e optar pelo Sporting. Podemos não ser muitos, mas houve um momento em que fomos milhões... na Índia.
    Mas isto está em constante evolução, aposto que a contratação de Simãozinho por parte de um clube indiano já elevou o número de benfiquistas para 700 ("mais 1 euro na Índia!!! paga JJ!!").
    Ainda assim, arrisco a dizer que há mais adeptos do SLB no enclave do Martim Moniz do que na Índia.

    Mas o SLB tem perdido adeptos. Se hoje imaginamos este número de 14M como algo enorme, imaginem quantos seriam em 1904, ano da "fundação". Nessa altura seriam muitos mais, pois só haviam estes para rivalizar:

    - Académica - 3 de novembro de 1887
    - Benfica - 28 de fevereiro de 1904
    - Boavista - 1º de agosto de 1903
    - Naval - 1º de maio de 1893
    - Porto - 28 de setembro de 1893

    Quantos adeptos é que a Naval teria em Laos? E a Académica nas Caraíbas? Bem, o Porto já devia dominar na Sicília...

    ResponderEliminar
  6. Há mais benfiquistas que portugueses registados em alguns países porque foram ao detalhe de procurar e contar os ilegais! MdC, também não vale criticar por criticar... :)

    ResponderEliminar
  7. Mestre, muito obrigado por mais um momento de bullying magnífico!

    Ainda para mais correndo os enormes riscos de reacção judicial daqui seguramente resultantes, por descredibilizar os credíveis e factuais resultados deste estudo... processo garantido num qualquer tribunal marciano, o planeta vermelho, onde o fifica tem inúmeros biliões de adeptos prontos a invadir a terra e garantir a supremacia vermelha, o sonho do grande líder e do arcanjo Gabriel

    Esta trupe patética é tão ridícula que até se contradiz a ela própria: afinal já não são 6 milhões em Portugal?! Tantos e tantos anos a sustentar esta tese com dados igualmente sólidos (ou muito líquidos, para não dizer etílicos, do seu igualmente brilhante ex-presidente que lançou este mito) para agora tudo cair por terra?!

    Enfim, se o ridículo pagasse imposto, o estado português era milionário, com tanto lampião patetinha a comer gelados com a testa todos os dias.

    Um grande Obrigado por este momento tão lúdico.

    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Lanterna, é 6 milhões em Portugal e 14 milhões lá fora. O melhor de dois mundos, usam os números que dão mais jeito... Um abraço.

      Eliminar
    2. Segundo estes números, tão bem desconstruidos, são 4.750,320 em Portugal e mais de 14.000,000 no mundo... portantos, pelo menos no continente, já consideraram 1.250,000 de mortos na recontagem?
      Deve ser isso.
      SL

      Eliminar
  8. Um "estudo" ridiculo!
    Mete-se uns numeros numas folhas e passa a ser verdade para os lampioes!
    Que eles sao mais ninguem o nega mas eles tem aquela necessidade de se fazerem maiores do que de facto sao! Para quem se diz tao grande nao entendo esta necessidade de "afirmacao".
    Mas no fundo ate admito alguma "inteligencia" da parte deles! Isto tudo ja lhes garantiu melhores patrocinios sem duvida! Apesar da "chico espertisse"....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto.. É o que sempre digo e repito. Eles têm necessidade de empolar, de mentir,
      de exagerar.. está-lhes no sangue.

      Mentem no nº de adeptos.

      Mentem no nº de sócios.

      Mentem no nº de assistentes no estádio.

      E até no nº de Títulos mentiam, quando queriam juntar os Troféus da Taça latrina !!!

      Que são os maiores, já sabemos.. mas é a traficar pó de talco na Porta 18 !!!

      Eliminar
  9. Se dúvidas houvesse da diferença intelectual média entre um adepto do benfica e um do sporting, basta visitar o "NovoGeração Benfica", que está aqui na coluna do lado e cita exactamente o mesmo estudo...

    É tão triste ver a ignorância a prevalecer no mundo actual. Basta ter um gráfico a acompanhar e é oficial. Basta estar num post e é real.

    Que tristeza tão grande de este clube (o meu, o Sporting), ser o único que abarca adeptos honestos e intelectualmente coerentes em maioria.

    Se fizessem um estudo a dizer que havia esta quantidade e estas proporções de adeptos sportinguistas no mundo, nenhum sportinguista lhe daria credibilidade, sequer. Até gozava.

    Do outro lado da segunda circular prostram-se em veneração, ajoelhados, à "grandeza" de um clube que tem mais adeptos benfiquistas que cidadaos portugueses no Canadá. É de rir e chorar por mais.

    ResponderEliminar
  10. Nos últimos 15 anos o número de adeptos do Benfica desceu.
    Já o de adeptos do Sporting aumentou em proporção superior à descida dos do Benfica. Tudo devido ao número de títulos conquistados pelo Sporting neste espaço de tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O adepto leonino não o é por causa de quaisquer títulos ou de estar em maioria seja onde for.

      E é o mais fiel em Portugal.

      Eliminar
    2. Ora bem. Está provado que os sportinguistas não o são por causa das vitórias. O motivo é diferente, e nem vale a pena explicar. #VocêsSabemLá

      Eliminar
  11. o benfica vai ter um jogo à porta fechada e acho que mesmo assim vai conseguir, pelo menos, meia casa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, já tinha pensado nisso. Se tivesse havido castigo efetivo, os torniquetes da Luz registariam no mínimo 15.000 espectadores. :)

      Eliminar
  12. https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB4QFjAAahUKEwj6jeH6-dDIAhVE2BoKHZ0oBek&url=http%3A%2F%2Ffundacao.slbenfica.pt%2FPortals%2F5%2FDocumentos%2Fplano_estrategico_FB_2010_2013.pdf&usg=AFQjCNHEAHdH5jVnFQLTS2_9ca_I8OpjSg&sig2=dGVDdvZrbj3s4bPxn_GTzA&bvm=bv.105454873,d.d2s

    ResponderEliminar
  13. Estou bem cá no norte e até sou sócio do SCP. Aos portistas e benfiquistas, posso informar que em Braga há muitos sportinguistas, mas eles sabem disso, fazem-se é de estúpidos. Quanto ao n.º de adeptos do Boifica, são números para boi dormir, mas eles não têm vergonha, nem emenda. Falsificam a data da sua fundação, do n.º de sócios, das transferências de 15 milhões e até dizem que falseiam o n.º de espectadores, no seu estádio e depois de forma ridícula falam de um estudo que ninguém consegue encontrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, quem aldraba numeros de socios, anos de fundação, assistencais em casa e nesses estadios fora só pode tambem aldrabar no numero de adeptos espalhados pelo pais e mundo fora. Keep up strong adepto do norte deste nosso grande clube!!

      Eliminar
  14. Benfica só tem 2,2 milhões de adeptos em Portugal
    A sondagem pertence a uma empresa de estudos de marketing alemã, que coloca o FC Porto em 2.º lugar (1,3 milhões) e o Sporting em 3.º (1,1).

    http://expresso.sapo.pt/desporto/benfica-so-tem-22-milhoes-de-adeptos-em-portugal=f497658

    Oh well...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse estudo parece muito mais credível, porque em Portugal se perguntarem o clube 90 e tal % das pessoas dizem um, muitas menos saberão dizer o último resultado da equipa...
      Claro que estes números são sempre inflacionados para efeitos da imagem de marca ou só mesmo para bazófia .O Sporting no seu powerpoint fala em ganhar acesso a um mercado lusófono de 200M de pessoas, porque naturalmente os brasileiros estão em expectativa colectiva à espera do anúncio do novo patrocinador. Vale o que vale.

      Mas tanto esse estudo, como o da Vox Populi, como o da UEFA ( http://www.uefa.org/MultimediaFiles/Download/Tech/uefaorg/General/02/09/18/26/2091826_DOWNLOAD.pdf#page=41 ) apontam grosso modo para Benfica ligeiramente inferior a Porto+Sporting juntos, isso também é aldrabice?

      Eliminar
    2. Sim, mas esses estudo alemão, refere-se mesmo só aos adeptos, apoiantes que gostam e seguem o seu clube.

      Aqui, estamos a falar de simpatizantes em geral.. dos adeptos de sofá, e das suas esposas, filhos..

      Convém não misturar as coisas.

      Eliminar
    3. Miguel, mais uma vez, enquanto portugueses, vamos sempre naquela de "Somos os melhores". Como se não houvessem mais países/clubes/jogadores/treinadores, sei lá!
      É um mal que TODOS sofremos.

      Uma coisa é certa: alguém ter ouvido falar do nosso clube não significa que sejam simpatizantes/adeptos e/ou sócios.
      E isto vale para todos.
      Importante é ter sócios pagantes, isto numa abordagem económica, i.e., de investimento para o clube. Sinceramente não entendo esta treta dos 14M. É que depois saber os números e confirmar o absurdo só de si vale o ZERO que vale.
      Até me espanta ainda ninguém ter ido buscar o Tratado de Tordesilhas e afirmar que detemos meio mundo!

      Mas, tal como a dos 6M, se esta for repetida muitas vezes passa a ser verdade. Que seja http://media.giphy.com/media/hDwYu8UEcUone/giphy.gif

      Eliminar
    4. Parece-me bem mais credível, considerando as assistências nos estádios e os assinantes dos canais pagos de desporto. Adepto que é adepto sabe quando o seu clube joga. "Simpatia" não é nada.

      Eliminar
  15. Mdc sobre este tema não é possível discutir um estudo pela resultados... Um estudo discute se pela metodologia! Se essa não está disponível não há grande hipótese de debate.

    E esta declaração: http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/interior.aspx?content_id=4844334
    E assim ganharam o vosso último título!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=981DU0XLU9k

      Assim ganharam vocês o ultimo campeonato...

      Eliminar
    2. Fernando há uma diferença... No vosso último ainda não havia YouTube.

      Eliminar
    3. Mas, há vídeos da época! Podes procurar á vontade que existem muitos e em nenhum deles se vê uma vergonha como se viu no ultimo campeonato!
      Vergonha que está exposta no vídeo que partilhei, e que curiosamente "ignoraste"...

      Eliminar
    4. Se não é possível discutir a sua falta de credibilidade porque não conhecemos a metodologia, então também não o podemos considerar credível...

      Eliminar
  16. «Estava um vento muito forte que me atirou ao chão e o árbitro assinalou penálti. Na marcação do mesmo fiz golo"...»
    in O Jogo

    Tá calado mentiroso, isso não se diz... em público.

    ResponderEliminar
  17. nota-se que o pina está lá para gozar com o berra :P se for isso apoio claramente...

    ResponderEliminar
  18. Respostas
    1. Eheheh, por momentos tive esperança que fosse o estudo propriamente dito. :)

      Eliminar
  19. Mestre não digas isso, o Pedro Recortes Arquivista Guerra disse que foram duas da mais reputadas sumidades na matéria que realizaram esse estudo.Alias uma das coisas que ele gosta de dizer é que todos os profissionais que trabalham com o Benfica são proeminentes sumidades, é ele o João Correia é o João Gabriel, é os Árbitros(amigos), agora é o Rui Vitoria( dantes era o JJ) é o Vieira(o seu dono), etc.A mim pessoalmente parece-me mais um estudo feito com os pés do que com a cabeça e aposto aqui já 1 lampião(euro) em como essas reputadas sumidades são fanaticos do Carnide, socios é que já não posso garantir.

    ResponderEliminar
  20. Eu neste caso discordo do MdC porque se neste caso o estudo falha é por defeito e nunca por excesso...defeito porque eles são mais de 14 milhões de adeptos,os famosos,supra-sumidades,génios da sociologia autores do Vox Populi com a chançela da Bertrand,esqueçeram-se de um zero,140 milhões de adeptos sim,14 milhões nunca !...

    #eusoulampiãoevivonomundoridículodailusão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, não tinha pensado nessa.

      Realmente, se no Mundo somos quase 7.000.000.000 e o SLB só tem 14 milhões de adeptos desses quase 7 Mil Milhões?!

      Será que o SLB - Só Lisboa e Batota - não tem adeptos no:

      Bangladesh - 160 milhões - Paquistão 185 milhões - Brasil 203 milhões
      Indonésia - 245 milhões - EUA 313 milhões - India 1210 milhões - 1230 milhões

      Realmente.. é muita modéstia. Em quase 7 Mil Milhões de pessoas no Mundo.. dizer que são apenas 14 milhões !!!

      Eliminar
    2. Mais os 1350 milhões de chinos.. é mesmo muita modéstia, dizer que são apenas 14 milhões.

      Eu diria que são mais de 140 Milhões de gaivotas em todo o Mundo !!!!

      Agora junte-se-lhes os pardais, os periquitos, as araras, os papagaios, gaviões, abutres e cucos !!!

      Eliminar
  21. Respostas
    1. e 0 casas fantastico não é?

      Eliminar
    2. Não abrir lá 4 ou 5 casas do Benfica é um desperdício de votos para ajudar o Vieira a ganhar as próximas eleições.

      Eliminar
  22. Porra Mestre,
    Este estudo faz parte da bíblia lampiónica que o gordo Berra mostrou ontem no programa.
    Estás a por em causa a bíblia lampiónica?

    http://www.wook.pt/ficha/biblia-do-benfica/a/id/14528918

    Até o preço da bíblia tem piada = 14€
    O catorze, sempre o catorze!

    SL

    ResponderEliminar
  23. Mestre estou muito desapontado com a prestação do @JoseDePina, tudo feito na base da brejeirice. Teve uma oportunidade histórica de desmontar ponto por ponto este pseudo estudo, bastando para o efeito ter se preparado devidamente.
    Quais queres 30 minutos de pesquisa teriam sido úteis para defender os interesses do nosso SCP, sim porque ele não está lá a não ser para representar condignamente o nosso clube.
    Sinceramente @JoseDePina muito fraquinho não porque não tenha qualidades mas por impreparação.
    Para abafar #PedroRecortesGuerra e a sua ladainha é necessário um oponente com forte personalidade e bem preparado nos assuntos que puxa, e sem brejeirices porque para descer o nível e fazer ruido não vale a pena.
    Sinceramente até a sua filha de nove anos devidamente preparada tinha feito um melhor trabalho!
    Quanto ao assunto em questão, imagine-se que as sondagens foram realizadas entre 1997 e 2001 pelo Centro de Sondagens SIC e passo a citar "Esta análise sobre as preferências clubísticas dos portugueses está incluída no livro “Vox Populi - O Estado da Opinião em Portugal (1997-2001)”, da autoria do sociólogo Jorge de Sá e do psicólogo social Luís Reto, que traça um retrato exaustivo da sociedade portuguesa, com base em sondagens realizadas entre 1997 e 2001 pelo Centro de Sondagens SIC"
    Colado de

    Ainda iremos descobrir que provavelmente o que verteram para a biblia deles foi de tal forma manipulado que nem tão pouco condiz com o livro em questão.
    Juntos, havemos de conseguir por os olhos nesse livro custe o que custar!
    Magnificas Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DeeJay, foi apenas o primeiro contacto do Pina com o Guerra. Há que dar-lhe tempo para se habituar, não deve ser fácil.

      Eliminar
    2. Completamente de acordo com o MDJ. A prestação do Pina no programa de ontem, deixou mesmo muito a desejar.

      Foi para lá extremamente mal preparado (quando teria sido tão fácil desmontar as petas e teorias patéticas do Berra com factos disponíveis aqui no blogue, por exemplo). E quando -devido à sua falta de preparação- se viu "encurralado" pelas tangas de um mentiroso compulsivo como o Peido, optou pela comédia e pela graçola seca e a morsa, sentiu-se como a dita em banhos de mar.

      Eu aprecio o José de Pina. É um Sportinguista dos bons, mas pode (e sabe) fazer mais pela defesa do clube no dito programa. Espero uma postura mais condizente, já no próximo "episódio".

      Eliminar
  24. 47% dos adeptos em Portugal...

    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/04/17/benfica-e-o-clube-europeu-com-maior-percentagem-de-adeptos-no-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse estudo é igual ao teu valor :#nãovalesumasardinha

      Eliminar
  25. Colado de http://serbenfiquista.com/usernews/metade-do-pa%C3%ADs-%C3%A9-benfica

    ResponderEliminar
  26. «... reputadissimo estudo de 2001 de dois investigadores conhecidos portugueses, os 14 milhões estão assim distribuidos, sendo que Angola e Moçambique contribuem juntos para mais de seis milhões: 3 milhões 803 mil 123 em Moçambique e 2 milhões 784 mil 202 em Angola. Canadá (506270) e E.U.A.(592213) somam mais 1 milhão. O Brasil tem 352100 benfiquistas, a Venezuela 201200, Caraíbas 5699. Segundo os dados do Benfica, a Indochina tem 116790 adeptos, China 76168, Austrália 15940 e Índia 699.»

    Pegando em tres casos. Em 2000 havia 210 mil portugueses no Brasil mas é bom notar que benfiquistas em 2001 "eram só" 350 mil. Na Indochina havia 117 mil benfiquistas mas nem uma só casa do benfica e no Canadá que segundo os censos da StatCan (Dpt Estatistica Gov Canadiano) de 2001 existiam no pais 360 mil portugueses, mas segundo o estudo eram no minimo 506 mil.

    O Sporting até por necessidades juridicas, acredito vai confrontar estes dois investigadores e esclarecer esta mentira. Só por aqui se ve a volatilidade e exiguidade do caso.

    A isto que escrevi esta manha na minha rede social junto, no canadá existe apenas uma casa do benfica (tambem é verdade que existe uma delegação de um clube açoriano com ligações ao benfica e mais uma filal), mas apenas uma casa do benfica para 500 mil adeptos, caso pra dizer fantastico não é???

    Voltando ao caso da indochina com 117 mil adeptos mais os 75 mil chineses e 700 indianos tudo isto para apenas 1 casa e em MACAU ... bom desafio a verificarem por voces proprios em http://casas.slbenfica.pt/ mas ... I rest my case!!

    ResponderEliminar
  27. Testemunho de um ex membro do MNE, colocado pelo próprio no facebook de um ilustre Sportinguista que todos nós conhecemos. É longo,mas vale a pena ler.



    "Como Funcionário do MNE, que esteve colocado em diversas Embaixadas e Consulados de Portugal no Estrangeiro, digo com toda a certeza que é impossível a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, que funciona junto do MNE (Ministério dos Negócios Estrangeiros) cujo Secretário de Estado é o Dr. José Cesário, saber o nº de Portugueses residentes no estrangeiro. Quanto muito, saberá quantos são os que estão registados nos Consulados e Secções Consulares.

    É sabido que a larga maioria dos Portugueses residentes no estrangeiro, não estão inscritos nos consulados, logo é impossível chegar a eles se estes não derem conta da sua existência. Mesmo relativamente aos inscritos terão de ser feitas actualizações: Dos que morrem, dos que nascem, dos que saem e entram nos respectivos ´Países, etc.

    Saliento que a larga maioria dos Portugueses que abandonam a sua área de residência Consular ou regressam ao País de origem, não dão baixa da sua inscrição consular, pelo que nem mesmo o Consulado ou o SECP tem os números reais dos Portugueses registados e activos no estrangeiro, pelo que é absolutamente impossível saber o número certo.

    Em 30 anos de MNE, não lembro de alguma vez ter sido feita uma sondagem junto da comunidade registada sobre quais as suas preferências clubísticas, não é função dos Consulados fazer sondagens desse tipo, nem houve determinações superiores nesse sentido.

    Assim, é mais que garantido que os 14 milhões de adeptos que o Sr. Guerra diz que o Benfica tem são completamente falsos e o trabalho que ele apresenta é um embuste e uma falsidade porque se trata de uma completa impossibilidade. Basta que seja solicitado ao Gabinete SECP, Dr. José Cesário, que tutela os Consulados, o número total de Portugueses registados no estrangeiro, com as condicionantes atrás referidas, para verificar a pura mentira do número de adeptos do SL Benfica e do Sr. Guerra.

    Ainda de referir que não é permitido aos Consulados fornecer dados de qualquer um dos inscritos ou registados, tais como contactos, nomes etc.. , seja a que titulo for e a que entidades forem, sem ordem de Tribunal ou da Tutela, que não deu instruções para fornecer esses dados a quem quer que seja, pelo que se reforça a falsidade do trabalho de apuramento do número de adeptos benfiquistas no estrangeiro.

    Considero completamente ridiculo e uma autêntica falsidade o trabalho apresentado pelo Sr. Guerra. É preciso desmascarar mais esta grande farsa.

    É também importante referir que, não obstante ser aconselhável, a inscrição consular, apesar de gratuita, não é obrigatória. No entanto o Consulado não pode emitir documentos a quem não estiver inscrito. Muitos cidadãos nacionais optam por tratar da documentação, por exemplo passaportes, cartão de cidadão etc. em Portugal, o que revela uma vez mais que nem todos os residentes no estrangeiro são do conhecimento do Consulado.

    Mas o Sr. Guerra e os seus geniais, sérios e credíveis amigos que fizeram a estatística dos 14 milhões, devem conhecer todos os Portugueses e conhecer o seu paradeiro."

    ResponderEliminar