domingo, 4 de outubro de 2015

Balanço das arbitragens: 6ª jornada

Moreirense 2-2 Porto (Vasco Santos)

90'+1: na área do Moreirense, Marcelo Oliveira salta com as mãos a tocar em Pablo Osvaldo, o árbitro não assinalou penálti - decisão certa, o jogador do Moreirense está de facto em contacto com o avançado do Porto mas não o empurra nem impede que dispute o lance

=: arbitragem sem influência no resultado


Benfica 3-0 Paços Ferreira (Rui Costa)

19': Num livre batido por Christian, a bola bate no braço de Mitroglou, que estava alinhado na barreira dentro da área; o árbitro nada assinalou - decisão errada, Mitroglou salta com o braço esticado para cima, tratando-se de um caso de mão na bola

23': André Almeida faz um remate em que a bola bate no braço de Romeu; o árbitro não assinalou penálti - decisão certa, o jogador do Paços mantém o braço completamente encostado ao corpo, fazendo um movimento de proteção sem aumentar a mancha do corpo

27': Helder Lopes joga a bola com o braço dentro da área em disputa com Jardel; o árbitro não assinalou penálti - decisão certa, houve falta anterior de Jardel, que ao saltar impede o adversário de saltar, que desequilibrado acabou por bater com o braço na bola; o árbitro assinalou bem a falta de Jardel

32': Golo anulado a Miguel Vieira na sequência de um livre - decisão certa, o jogador do Paços parte de posição de fora-de-jogo

=: erro grave ao não assinalar o penálti a favor do Paços de Ferreira numa altura em que o resultado estava em 0-0 (1X)


Boavista 0-0 Sporting (Artur Soares Dias)

28': Golo anulado a Slimani por suposta falta sobre Paulo Vinicius - decisão certa, Slimani empurra o adversário no momento em que este saltava para intercetar a bola

31': Slimani cabeceia na área e a bola bate no braço de Paulo Vinicius, o árbitro não assinalou penálti - decisão certa,  o braço do jogador do Boavista está encostado ao corpo, pelo que parece ser um caso de bola na mão

76': Há um agarrão na camisola de Slimani numa altura em que o argelino avançava na área, o árbitro não assinalou penálti - decisão certa, há de facto um puxão da camisola mas não parece atrapalhar a ação do jogador do Sporting

=: arbitragem sem influência no resultado



Estatísticas da jornada



Estatísticas acumuladas



Classificação



Jogos com influência da arbitragem no resultado



Erros de arbitragem com o resultado em aberto



Erros de arbitragem com o resultado em aberto agrupados por árbitro, desde 2013/14


33 comentários :

  1. Mestre..lei 12 " entrar em tacle sobre um adversário Um pontapé livre direto será igualmente concedido à equipa adversária do jogador que cometa uma das três infrações seguintes: • agarrar um adversário "

    Tal como tu referiste, o slimani foi agarrado..portanto..

    ResponderEliminar
  2. Como já antes tive oportunidade de referir, é sempre bom poder ter estes mapas, estatísticas, gráficos com os erros, enganos, lapsos, incompetências, vontades de arbitragem.

    Mas, um jogo de futebol não se limita em termos de arbitragem aos momentos-chave, que todos vemos, lemos, ouvimos sobre o penalty, o fora de jogo, o golo mal anulado... não, um jogo de futebol, sabemos bem, pode ser decidido em termos de arbitragem pela vontade, pela inclinação do árbitro para uma das equipas, ou até para uma 3ª equipa que joga por fora, e que leva os árbitros a inclinar o campo, a marcar só faltas a uma equipa, a mostrar amarelos e a intimidar os jogadores só de uma equipa. E desde há 2 anos para cá, nós temos visto ISSO acontecer, sobretudo no Pombal, em que os árbitros deram, dão demasiado nas vistas até conseguirem fazer de uma equipa, Bi-Campeã, ao fim de mais de 30 anos!!

    Por ex., no último jogo aos 16' Gaitan tem uma simulação grosseira e não viu amarelo.
    Aos 17' Samaris agride um colega de profissão e não leva amarelo.
    E aos 19' como referido, penalty por marcar contra a equipa da casa.
    Ou seja, aos 20' minutos o Paços estaria a ganhar, a vencer no Pombal.

    O resultado final, o jogo seriam outros. Ninguém duvide.

    Por isso eu prefiro uma análise geral, total, capaz... do que só, apenas assinalar, apontar os momentos óbvios e notórios. E se fizermos essa análise, sabemos bem que o Cardeal Vitor Cerejeira Pereira da CA só está no Poder porque é um pau mandado, um moço de recados do LFV. E essa 'amizade' já vem desde os tempos do Alverca, em que o Vitor Neto Pereira também ia a casa do LFV, também ia mudar de pneus e jantes e a pasquinada e os jornaletas de Lixoboa ignoram ISSO, fazem vista grossa, não dão destaque. E, claro, o que não vem nos jornais, o que não não dá nas Tvs Regionais.. não se sabe e o que não se sabe, não existe...
    e a maralha, a manada ignora e então só fala das 'escutas' e dos conselhos matrimoniais do PdC que os tais jornais e Tvs Regionais lhes fizeram questão de insinuar milhentas vezes até à exaustão. E, mesmo sabendo que a maior parte são tretas da Carolina e da leonor Pinhão que foram pagas, compradas pelo LFV para mentir, continuam a mandar bitaites sobre coisas que sabem bem, não são verdade.

    - - -

    Mas, voltemos ao tema do Post, só para terminar.

    A análise à sexta jornada está bem esplanada, salvo no pretenso penalty a favor do Sporting.
    É que a bola não toca na mão do defesa do Boavista. Não. Há um ângulo das filmagens em que se vê nitidamente a bola tocar na barriga, ou ilharga, ou estômago!!!

    O seu a seu dono.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, como disse, o Sporting tem razões de queixa nesse jogo, mais pela dureza, agressividade a roçar a violência, permitidas pelo árbitro aos jogadores do Boavista
      do Petit.

      Eliminar
    2. O que não é motivo, nem justifca no entanto todo aquele espalhafato do adepto da Juve Leo travestido de Presidente do SCP.

      Eliminar
    3. "até conseguirem fazer de uma equipa, Bi-Campeã, ao fim de mais de 30 anos!!"

      Essa equipa bi campeã é só o maior clube português. Estranho para ti devia ser essa equipa só conseguir ser bi campeã de 30 em 30 anos.

      Mas um adepto do clube da fruta reconhecer isto deve ser difícil, um clube que sem o pdc vencia só 30% dos campeonatos e com o pdc passou a vencer 70%... Isto sim devia ser de desconfiar, até por tudo aquilo que está no youtube.

      Eliminar
    4. Oh meu?! Querias ganhar, vencer campeonatos com Morettos, Bossios, Bynyas, Betos, Mancokulas, Mancotorras, Mancoducas, Freddy Addus?!


      E há-des explicar, pelo teu ponto de vista, PORQUE é que no tempo da outra senhora, os Campeonatos eram a dividir por 2 clubes, assim tipo:

      2 para mim, um para ti... 2 para mim, um para ti... e o FCP ficava sempre de fora, era o 3º excluído!!

      Eliminar
    5. O que está no You Tube é tal e qual como agora, o que está na Tretas Leaks.. é posto pelo Depto de Propaganda do SLB para distrair a maralha.. porque em Tribunal, quem foi mesmo condenado, foi o Vale Tudo, o Vara, o Viravinho, o Vibi, o Veiga e até o Vieira tem cadastro.

      E isso é que vos dói, incomoda, mete raiva.. e só Sem Nome foram 28 os arguidos, 14 em prisão efectiva... fora agora a vergonha da Porta 18 e dos petardos em crianças inocentes!!!




      Eliminar
    6. Vens para aqui agora falar em You Tubes e Red Tubes da Webmaster Leonor Pinona e do ex-marido João Garrafão?!

      Eliminar
  3. O Artista do Dia: Futebol Português

    Um Blogue sobre as figuras do futebol português, e de quem gravita à sua volta.
    E, claro, sobre Porto, Benfica e Sporting.

    Que me desculpem todos os outros artistas - figurinhas - personagens - abencerragens - cromos da bola. Mas o 'artista' do dia, para mim hoje é um tal de Carlos Janela, com um curso inacabado de Filosofia, mas que se assume como Gestor, Expert em futebol.. e que até já foi funcionário do SCP.

    Armado aos cágados, anda há 2 anos a tentar arranjar emprego, a colar-se ao LFV e lá aparece ele na Cu da Manada Tv a botar faladura, como se fosse alguém que perceba do assunto - futebol.

    Ai e tal, dizia o palerma ontem na CM TV que o FCP com o negócio Danilo segundo o que vem no Tretas Leaks está sujeito a graves sanções da FIFA.. como se para todos os efeitos, o FCP não fosse dono de 100% do passe do atleta!!!

    Quer dizer, lá por meter Teodoros, Portimonenses, Marítimos, Kleberes ao barulho... o FCP já não pode ter os 100% do passe?!

    Quer dizer, se eu quiser comprar um carro e for pedir um crédito ao Banco, um empréstimo a um Prestamista, ou for pedir dinheiro a um amigo.. para poder comprar o carro.. o carro não é meu? o carro não está registado em meu nome?! não sou eu que usufruo dele? não sou ele que o mantenho e pago os impostso dele?!

    Oh Janela... menos. Dedica-te à apanha de caracóis, que de futebol és um nabo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está no sitio errado... Este post não está relacionado com nada do que deixou escapar dos dedos.

      Ao menos leia-os, ó Aberração Retórica.

      Eliminar
    2. Está no sitio errado... Este post não está relacionado com nada do que deixou escapar dos dedos.

      Ao menos leia-os, ó Aberração Retórica.

      Eliminar
    3. Oh albanês ou búlgaro ou tchechênio.... tens uma descupa pois não entendes bem o português. Lê lá outra vez, a ver se chegas lá!!


      O Artista do Dia: Futebol Português

      Um Blogue sobre as figuras do futebol português, e de quem gravita à sua volta.
      E, claro, sobre Porto, Benfica e Sporting.

      O nome do Blogue chama-se 'artista do dia' e hoje, para mim, o artista do dia é um tal de Carlos Janela.

      Eliminar
  4. Mestre, apesar de alguns destes lances serem discutíveis, e claramente avaliados de forma diferente com outras equipas de azul e vermelho, falta ainda um fora de jogo mal assinalado ao JP com alta probabilidade de golo.
    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lanterna Verde, o fora-de-jogo mal assinalado ao João Pereira é de facto um erro grave, mas não faz parte do tipo de lances que analiso. Só se tivesse rematado de imediato e marcado golo é que entraria. Um abraço.

      Eliminar
  5. Mestre e isto ?

    Minuto 38

    http://desporto.sapo.pt/multimedia/videos_futebol/#/video?26404

    Minuto 76

    http://i1.wp.com/www.tuvaisvencer.pt/wp-content/uploads/2015/09/M%C3%A3o-nas-Costas.png

    Um agarrão destes atrapalha e não é pouco.
    Reduz o tempo de remate, reduz e muito o ângulo de remate uma vez que a bola não para e cada vez mais se aproxima da linha de fundo.
    Este agarrão já vem desde trás .

    Minuto 31

    Enfim, já é regra.

    http://desporto.sapo.pt/multimedia/videos_futebol/#/video?26403

    0.13 seg do video
    0.39 seg do video
    1.38 min do video

    https://www.youtube.com/watch?v=aOINwni5QYM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já agora, este golo do Liverpool, acham que devia ter sido anulado ?

      http://www.okgoals.com/match-highlights-1443965065---57

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  6. Mestre veja o porto boavista o ano passado e o Porto Guimaraes este ano e compare com o nosso ultimo no bessa e com se vai passar amanha. Em alguns aspectos os andrades 'ainda' controlam o jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto não tem grandes razões de queixa até agora... as arbitragens nos seus jogos têm sido relativamente pacíficas.

      Eliminar
  7. Bom Dia Mestre de Cerimónias, concorde-se ou não estas são as suas analises e indubitavelmente estamos perante um meritório trabalho.
    No que toca a factos gostaria de lhe perguntar se nas "Estatísticas acumuladas" existe ou não um erro no que respeita ao Porto em "Erros em Lances Críticos" "Contra" "C/Res.Aberto = 1" "Total = 2?????"
    Aproveito também para lhe pedir que me explique a Classificação em Pior Cenário Possível e em Melhor Cenário Possível, pois não consegui atingir o porquê.
    Magnifico Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Magnifico DeeJay, nessa questão dos erros críticos contra o Porto, há um com o resultado em aberto (a não expulsão de André Almeida) e há um outro que aconteceu no Porto - Estoril, perto do fim, por causa de um penálti não assinalado a favor do Porto quando o resultado já era de 2-0. Portanto, o Porto foi prejudicado esta época em dois lances, mas em apenas um deles o resultado estava ainda em aberto.

      Quanto à classificação no pior e melhor cenário: nesta semana coloquei 1X no Benfica - Paços, porque houve um penálti não assinalado a favor do Paços quando estava ainda 0-0. Coloco sempre 1X quando a equipa grande é beneficiada num lance que desbloqueia o resultado ou que impede a outra equipa de empatar ou pôr-se em vantagem, independentemente de o resultado depois até ficar em 3-0 ou 6-0. Como tal, no pior cenário o Benfica acumula 1 ponto e no melhor cenário acumula 3. Espero que tenha sido percetível esta explicação.

      Obrigado pelas suas palavras! Um abraço.

      Eliminar
  8. Agarrar um adversário, no interior da área, é penalti, mesmo na Patagónia, uma vez que em situações de penalti não há a concessão de lei da vantagem. O facto de atrapalhar ou não a acção do jogador é irrelevante para a decisão, mas mesmo assim, acho que Slimany não rematou com tanto à vontade, caso não tivesse sido agarrado, nos cações e na camisola. Por isso, não concordo, nesta situação, com o MdC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, A Martins. Mas é um critério que costumo seguir, e tenho que me manter fiel a ele. Um abraço.

      Eliminar
  9. Fantástico trabalho, como sempre!
    Mas estou com o Quid, quando ele disse ali em cima que isto é só a ponta do iceberg: quantas vezes não vimos uma arbitragem tão inclinada que toda a gente no estádio já está a ver o que se passa, e a única questão é saber quando é que vai acontecer o erro que determina o resultado.

    Como já muita gente disse, a única forma de estarmos a salvo destes "artistas" era marcar sempre três golos sem resposta a abrir o jogo.

    É muito difícil ver isto em resumos de 5 minutos, e quando tento explicar isso a outras pessoas muitas vezes é como falar com uma parede. O acumular de erros e parcialidade em faltas inofenbsivas altera tantas vezes o jogo, e acaba por inflkuenciar tb o resultado tal como os erros grosseiros.

    De qualquer modo, é muito bom poder mandar links para este post a alguns "iluminados" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. jb, isto é um modelo que apanha os lances mais críticos, mas de facto não apanha arbitragens que inclinam campos com faltinhas, amarelos por mostrar, permissividade com anti-jogo, etc... deixo isso de fora porque esse tipo de situações são impossíveis de quantificar e de seguir um critério objetivo de análise minimamente coerente. Um abraço.

      Eliminar
  10. Coitadinho do Sporting, foi sempre prejudicado, nunca beneficiado. Até quando o jogador do Nacional foi expulso aos 30 minutos, quando nem falta era, o Sporting também aí foi prejudicado.

    Se querem ter credibilidade sejam sérios nas vossas analises sff.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JF, se ler o que escrevi na jornada passada percebe por que razão considero a expulsão do jogador do Nacional uma boa decisão. Há critérios que estão definidos desde o princípio, e se o segundo amarelo for bem mostrado (mesmo que o 1º não tenha sido), então não considero erro. Isso é válido tanto para o Sporting, como para o Benfica ou o Porto.

      Eliminar
    2. Mestre, isto é o típico lampião, nem lê os posts e mete logo aqui a K7...

      Eliminar
    3. "e se o segundo amarelo for bem mostrado (mesmo que o 1º não tenha sido), então não considero erro."

      No caso que me refiro, o segundo amarelo é que foi completamente ridículo. Nem falta era.

      Eliminar
  11. Mestre, esse intensómetro anda um bocado azulo-avermelhado não, já não me lembro da tua análise ao lance do João Pereira no jogo com o Paços, mas julgo que disseste que foi certa ou estou enganado...

    Na minha opinião, o Sporting foi claramente prejudicado nos lances onde afirmaste decisões corretas por parte da arbitragem, mas lá está, são opiniões...

    ResponderEliminar
  12. Mestre, a análise de uma arbitragem com influência no jogo não se limita a penalidades. Neste jogo do bessa, para dar um exemplo, existiu uma tolerância ilimitada para com o anti-jogo, não sendo repreendidos por isso(ao contrário da última jornada com o paços) e chegando-se ao ridículo de dos 4(lol) minutos de compensação dados pelo arbitro jogou-se no máximo 1 e meio. Foi aqui que na minha opinião, que apesar de o Sporting ter jogado mal, o jogo se decidiu

    ResponderEliminar
  13. Mc ou melhor mmp( mestre manipulador de papalvos) , creio que o teu querido rui santos faria melhor, parabéns. Quando não há argumentos inventam-se factos. Só convences os acéfalos verdes e também alguns azulados aos quais este discurso convém. Não tens qualquer credibilidade és apenas a voz do dono!

    ResponderEliminar