sexta-feira, 13 de maio de 2016

O futebol de Bryan

Se no final da tarde do próximo domingo a classificação no topo da liga se mantiver tal como está hoje, concretizar-se-á a amarga injustiça de não vermos o título de campeão ser conquistado pela melhor equipa da competição. No entanto, alguns sportinguistas poderão cometer uma injustiça tão grande ou maior que essa, se responsabilizarem Bryan Ruiz pela perda do campeonato por causa dos golos falhados frente a V. Guimarães e Benfica.


Ruiz já era um jogador de créditos firmados quando assinou pelo Sporting. Havia, naturalmente, a expetativa de que contribuísse para o crescimento da equipa com o seu inegável talento e experiência. No entanto, para mim, essas expetativas foram claramente superadas. 

Encantou-me com a sua criatividade, inteligência e técnica. Com a classe demonstrada dentro e fora das quatro linhas. Os cruzamentos teleguiados para Slimani foram uma imagem de marca da sua época, mas impressionou-me sobretudo pela imprevisibilidade das suas ações: os adversários ficam sempre na dúvida se irá pausar jogo ou acelerar, se vai optar pelo drible ou inventar uma linha de passe para um colega melhor colocado. As estatísticas dizem-nos que marcou 11 golos e fez 12 assistências, mas deixam de fora as dezenas e dezenas de golos em que Ruiz foi interveniente direto. Para além disso, demonstrou sempre uma atitude exemplar sem bola, nunca poupando esforços no trabalho defensivo. Isto, apesar de ter sido o jogador de campo mais utilizado pelo Sporting - apenas Rui Patrício jogou mais minutos. Fosse no meio-campo, mais encostado à esquerda, ou no apoio ao ponta-de-lança, Jorge Jesus sempre viu nele um intérprete perfeito das suas ideias, mesmo jogando muitas vezes no limite das suas capacidades físicas. 

Bryan Ruiz foi uma das principais figuras da época do Sporting, juntamente com Rui Patrício, Adrien, João Mário e Slimani. Sem ele, não teríamos chegado à última jornada ainda a disputar o título. É, por isso, uma tremenda injustiça que se tente colar um eventual insucesso no campeonato aos dois golos falhados por Bryan, depois de todo o futebol que nos ofereceu nos 45 jogos em que participou. Sejamos ou não campeões no final desta temporada, um jogador como Ruiz nunca poderá ser encarado como parte do problema. Pelo contrário. Bryan Ruiz foi e é, acima de tudo, um engenhoso inventor de soluções de que o Sporting e os sportinguistas não podem prescindir. 

Obrigado, Bryan!

111 comentários :

  1. Bryan Ruiz é um grande jogador que merece o meu enorme respeito. Não teve férias para ajudar o Sporting na liga dos campeões. Obrigado enorme Bryan Ruiz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda por cima mais essa: as férias à espera de melhores dias. Post verdadeiramente justo.

      Eliminar
  2. Mestre,

    Infelizmente chegou ao Sporting já com 30 anos, mas ainda a tempo de espalhar magia no campeonato português.

    Um longo namoro este entre Ruiz e o Sporting, que acabou num final feliz e nos permitiu ver novamente um jogador "estilo Barbosa" que tão bem encaixa no futebol das nossas cores.

    Espero ver-te novamente no ano que vem Bryan!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Acho que nenhum sportinguista racional tem coragem de cobrar a ruiz o campeonato "possivelmente" falhado, acrescentou demasiado à equipa para ser usado como bode expiatório.. Aconteça o que acontecer fizemos um campeonato digno como há muito não se via, viva o scp

    Bruno pereira

    ResponderEliminar
  4. Há sportinguistas que metem nojo. Em vez de tirarem as palas e verem que o Beneficia só está onde está depois de toda a trafulhice que fez, andam a arranjar bodes expiatórios dentro do clube.

    Quanto ao Ruiz, nem se discute. Grande jogador, que honra e orgulho que vista de verde e branco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoio essa luta..

      falar aqui em golos falhados ou golos marcados... quando houve uma equipa - caso único no Mundo - QUE não teve penaltis nem jogadores seus admoestados, apesar de serem jogadores fracos, medianos, vulgares e de darem pau de criar bicho à margem das leis !!!!

      Caso único no Mundo.. mais um record do Guiness Book das anedotas !!!

      Eliminar
    2. Quantas vezes quantas os Andrés Almeidas, Jardeis, Lindelofs, Eliseus, Samaris, Fesjas, Taliscas, Renatos Bynyas foram poupados pelos árbitros?!

      Eliminar
    3. Quid... Falar de arbitragens e de colinhos neste post não faz sentido!

      O Bryan é simplesmente o jogador com mais técnica em jogar em Portugal! Ponto!

      Muito Obrigado Bryan!

      SL

      Eliminar
    4. Este comentário do Corine é muito bom.

      Segundo ele, os sportinguistas metem nojo por arranjarem bodes expiatórios dentro do clube mas já não metem por arranjarem fora dele. heheh

      Eliminar
    5. Os sportingueses, JF. Eu sei que como és lampião, tens dificuldade em compreender português, por isso dou o desconto. 0,90€ talvez.

      Eliminar
  5. O campeonato foi perdido na derrota contra o União e no empate contra o Tondela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro, o campeonato AINDA não foi perdido. Faltam dois jogos no domingo. Não se deita já a toalha ao chão!

      Eliminar
    2. J1906,

      Achas mesmo que o Nacional vai tirar pontos ao benfas?

      Eliminar
    3. Há que acreditar até ao fim!
      Não me parece que o orelhas e vp deixem que isso vá acontecer, mas há que acreditar mike!

      Eliminar
    4. Se tens tantas certezas, se é uma verdade absoluta empenha tudo nas apostas...há gente que só gosta de falar.

      Eliminar
    5. O Campeonato não foi perdido...

      O outro clube é que foi levado ao colo.

      Porque se o SCP foi ajudado, beneficiado em 5/6 jogos, a outra equipa foi ajudada, levada ao colo em 10/11 jogos !!!

      Já o ano passado foi assim com o FCP a fazer 82 pontos reais.. e a outra equipa fez apenas 72 pontos mas foi Campeã !!!


      Eliminar
    6. Ó quid então afinal fomos ajudados em 5/6 jogos? há uns meses tínhamos sido beneficiados em 7/8... estás a perder noção da realidade. Mas há uma coisa que não mentiste: "o outro clube é que foi levado ao colo." nem mais!

      Eliminar
    7. Espera aí que vou buscar uma régua e um esquadro... para medir melhor a ver se foste ajudados em 5/6 ou ou 7/8.. ou 9 ou 10 jogos !!!


      Ele é cada tronco.. bronco, tonto !!!







      Eliminar
    8. lool é a (in)coerência a falar! bora Quid!

      Eliminar
    9. A régua e esquadro foram desenhadas as maroscas ...

      Eliminar
    10. pelo Quid o Sporting não ganhou 1 jogo sem ser ajudado e o porto sempre que não ganhou foi porque foi prejudicado! Um escândalo!! Ó Quid, conta-me lá outra vez a história que o Apito Dourado era o porto a pagar para não ser prejudicado sff. Apetece-me rir um bocadinho...

      Eliminar
  6. Esse será mais um dos motivos de desgosto se se confirmar a classificação actual, que muitos vejam no Bryan o "culpado". Se esta equipa não merece não ser campeã o Bryan não merece mesmo que o responsabilizem por tal insucesso...

    ResponderEliminar
  7. A sua classe e profissionalismo permitem lhe acabar a carreira aos 35 anos em alto nivel.Nao tenho duvidas disso e BDC deveria avancar com a renovacao de contrato dele.SL

    ResponderEliminar
  8. um campeonato perfeito... 86 pontos (possíveis) dão o título.
    Na próxima época teremos 10 meses de treino e de jogo com este treinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se há uma outra equipa que faz 88 (possíveis).
      Na próxima época essa outra equipa também terá 10 meses de treino e jogo com o seu treinador.
      Acalma te lá... Domingo ainda há jogos para começarem já com o para o ano é que vai ser!

      Eliminar
    2. Isso já não é humildade nem lucidez, é só um pequeno exercício de hipocrisia.

      Eliminar
    3. refiro-me ao comentário aí do martins.

      Eliminar
    4. Ou seja fazer as mesmas contas que se fazem para o 1o e para o 2o é hipocrisia? Alegar que ambos têm o mesmo tempo com os treinadores é hipocrisia? Mostrar que a mesma lógica pode ser aplicada a ambos é hipocrisia! Ok.

      Eliminar
  9. Ponto inicial e principal...A qualidade do jogador não está em causa.

    Mas é claro que a culpa não é dos falhanços de baliza aberta... É dos árbitros (excepto os vendedores macron)... Da liga com o seu presidente eleito pelo Benfica (ou não)... Do vp esse lampião (ups)... Das poupanças do união e Setúbal para defrontar o Benfica e do rio ave é marítimo para defrontar o sporting (ups)... Da cs que vendeu o Renato para o bayern... A culpa é de todos menos de dois falhanços dentro da pequena área que podiam dar 1 empate e 1 vitória e deram 1 derrota e 1 empate.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que a trafulhice lampiã teve muito mais impacto do que as raras falhas nossas.

      Não, não é discurso de mau perdedor. São muitos anos a perder campeonatos, sei bem o que é perder e sei bem reconhecer quando perdemos por demérito próprio ou por superior mérito alheio (independentemente de ser porto ou benfica).

      Mas este ano a parcialidade pró-benfica superou todos os limites. E o mais engraçado é que a máquina de propaganda lampiã tem conseguido girar as cosias de maneira a BdC e JJ serem os maus da fita. Típica cena da criança que faz asneira e diz que foi o amigo que o fez e a mãe dele acredita, porque é o seu filho. Hà mais benfiquistas que sportinguistas. E imprensa é mioritaria e esmagadoramente benfiquista. Todos mais predispostos e fecharem os olhos à trafulhice lampiã.

      Começaram as hostilidades ao impedirem a entrada de JJ no Seixal antes de terminar o contrato e com a invenção dos SMS. Mas fazem de conta que tudo começou com JJ a provocar o venfique.

      Bem que disseram que este ano era o ano da estrutura. Longe estávamos de adivinhar, em Agosto, que a aposta dessa estrutura seria toda nos bastidores: imprensa, Vitor Pereira, negociatas e cortesias com equipas adversárias, vouchers para os árbitros/observadores/delegados, etc.

      É praticamente impossível o Sporting ser campeão nesta temporada, mesmo que consiga superar o Braga. Mas se o fizesse, seria o campeonato mais saboroso de sempre. Não por termos estado tantos anos sem ganhar, porque seria uma demonstração de justiça sobre a corrupção reinante. Seria por o Sporting ter sempre que jogar o dobro do benfica, para compensar o colinho e "boa vontade" que o venfique tem e o Sporting não.

      Mas se o mais provável acontecer, não ficarei amargo. Primeiro porque sei que domingo vou ver um bom jogo de futebol, que me deixará satisfeito. Segundo, porque sei que este Sporting vai continuar a dar-me alegrias já num futuro próximo. Terceiro, porque apesar de tudo, BdC continua a desmascarar muita podridão no nosso futebol e há-de chegar uma altura que tornar-se-á difícil ignorar ou branquear. A questão dos fundos e do video-árbitro já foram dois bons avanços para um furuto melhor.

      Quando ao Bryan Ruiz: classe pura. Penso que não estará a passar pela cabeça de ninguém que ele tem culpa de não ganharmos o campeonato. Espero que possa fazer mais uma temporada de alto nível.

      Eliminar
    2. Ó martinholas, por obséquio, dá para me sugares aqui a bola direita, por favor...?

      Eliminar
    3. J acredito que não te dê grande prazer ser confrontada com a realidade!

      Ângelo a sério que acredita nessa fábula? Se já alguém que chorou, pressionou, manipulou este ano foi o seu clube! Foi a máquina lâmpia que escreveu e disse tudo aquilo que bdc,JJ,om e ai disseram, acusaram e insinuaram durante o ano?

      Eliminar
    4. vendores da Macron fazem vos cócegas, Patrocínios da Adidas e Sagres à LPFP e ao venfique, já não fazem comichão a ninguém...

      Eliminar
    5. Caro Nuno,

      O que ao princípio eram comentários lógicos, tornam-se agora maçadores. Alertou aqui algumas vezes para teorias da conspiração e teve, a espaço, alguma lógica. Pegar num post dedicado a um jogador e fazer aquilo que já tem criticado aqui é a despropósito. As probabilidades estão do seu lado... Sinceramente já está a cair no comentário gratuito e vulgar, que tanto criticou. Enfim...

      Abraço,
      Pedro

      Eliminar
    6. Qual realidade? a opinião de um lampião? Por favor....
      Isso para mim vale ZERO, como já te deves ter apercebido.
      Em vez de te focares num jogo, abre os olhos e os horizontes e vê em quantos contribuiu para conseguimos os 3 pontos.

      Eliminar
    7. J1906, a realidade do atrasado do martinholas é a da...

      https://www.youtube.com/watch?v=XVSRm80WzZk

      ... por isso não esperes muito dali...

      Eliminar
    8. Pois a mim parece que o martins escreveu foi pouco! esqueceu-se do processo do carnide de arregimentação árbitros caseiros, e, fundamentalmente, esqueceu-se da grande fantasia deste campeonato (que aliás, e para o futuro, já lhe deu nome!) os bons dos vauchers!! o martins esqueceu-se - outra vez - dos vouchers!! essas coisas diabólicas que só existem nas cabeças de alucinados ....

      Eliminar
    9. Nuno explica lá o problema do Hugo Miguel ser vendedor da Macron sff. Mas antes vai ver que marca é que equipa o Braga.
      E responde-me só a uma pergunta: Quem é que foi o primeiro a falar do Hugo Miguel ainda este nem tinha sido nomeado? Foi o Bruno? o JJ? o Otávio? o Inácio? Pois... parece que não. Mas só o Sporting é que pressiona e acusa. Não achar minimamente estranho o benfica vir dizer que não quer um árbitro e no dia seguinte ele ser nomeado para o Sporting é não ser honesto. É mais uma daquelas "coincidências" à lá futebol português...

      Eliminar
    10. Pedro Lisboa que eu saiba o liga até se chama NOS. Patrocinador de quem mesmo?

      Pedro aqui apenas desmonto a falsidade que é desculpar falhanços evidentes de um jogador e culpabilizar todo o mundo à volta. É bom jogador? Até podia ser o messi... Falhou e tem toda a influência nesses resultados... Mas para vocês é mais fácil culpar o que não existe e que vocês até tiraram vantagem. Se a si não lhe parece, a mim parece um post de transferência de culpas.

      J qual é a parte do 1o parágrafo que não percebes? Até podia marcar 5 golos nos outros jogos todos... Naqueles falhou golos cantados! E com TODA a influência na pontuação atual. Da te mais jeito seguir o passa culpas para outros... Tens a resposta no comentário? VP? Sportinguista! Pp? Colocado pelo Sporting. Etc... Etc...

      Conana... Bla blá blá... Vouchers... Blá blá blá.

      Zfs a mim não me incomoda nada. Mas para quem fez um choro tremendo devido à Gazprom num jogo com o cska penso que para ser coerente devia ver algo numa possível nomeação do HM para o jogo do Benfica. Não? Só questiono a coerência. Quem começou? Pedro Henriques na TVI. Depois foi questionado o Gaspar ramos. Questionado... Respondeu. Ninguém fez posts ou conferências de imprensa.

      Eliminar
    11. Zfs vi que fez a mesma questão ao Rudolfo abaixo e apesar de concordar com a lógica do Rudolfo... A mim isso dos patrocínios não me causa incomodo nenhum... Apenas questiono a vossa coerência.

      Eliminar
    12. https://www.youtube.com/watch?v=XVSRm80WzZk

      Eliminar
    13. Mais uma vez. A tua realidade. Não nego que deveríamos ter sido mais competentes em determinados jogos - o V.Guimarães sem dúvida. A bola simplesmente... não entrou. MAS, não posso simplesmente "responsabilizar" um jogo.
      Vocês vêm com um discurso "ninguém acreditava em nós (sendo que o ninguém deves incluir os adeptos lampiões, que vi muitos logo a desejarem o despedimento do vitória), estávamos a x pontos de distância, mas conseguimos lutar e agora estamos em primeiro."

      E as coisas não são bem assim. Eu tenho opinião que a arbitragem não foi a única causa desta situação. Mas por amor de Deus... Bessa? Tondela? Guimarães? Paços de Ferreira? Vouchers? Jogadores "lesionados", jogadores com acordos com o carnide? Não brinques comigo!

      Eliminar
    14. J sem querer ser dono da verdade não estamos a discutir física quântica... Há factos que não dependem da perspectiva.
      Não é discurso... Vai reler os posts de agosto até a umas semanas atrás... Era o cérebro que tinha saído, o plantel bicampeão que não servia, o Rui derrota, navegador, o perder todos os jogos com o sporting é quem perde 3 perde 5, depois era sorte, afinal estávamos borrados e finalmente esta semana a vossa treta de que já estamos a festejar. Na NET fica guardado... É só reler.
      Arbitragem? Tenho para a troca desses jogos todos. Arouca (fomos prejudicados em um golo e um pênalti), Arouca (pênalti do naldo e cotovelada do slimani), Guimarães (pênalti sobre o Andrade no vosso jogo)... Etc. Posso continuar.
      Jogadores lesionados? A sério? Depois de diversas equipas a pouparem nos jogos com o sporting é outras a poupar para jogos com o Benfica. A sério?

      Eliminar
    15. Arouca foi o único jogo que fomos beneficiados. Achas que tenho problemas em reconhecer? Não tenho. Fomos. Nesse. Mas incomparável aos jogos em que fomos prejudicados. Há que ser coerente. E que é giro é que falas só dos jogos que eventualmente foram prejudicados, nomeadamente o arouca.
      E guimarães? e Setubal? e Paços de Ferreira? E expulsões que nunca existiram?

      Mais uma vez, houve muito trabalho feito fora de campo pelo carnide. Bravo.

      Eliminar
    16. Eu falo dos que me recordo no momento... Não tenho nenhuma lista! Setúbal? Esse caiu do céu agora? Paços? Já passaram umas semanas... Já podes ser honesta nesse... Pênalti óbvio. Vocês só foi em Arouca? E Guimarães aquele pênalti nos últimos minutos sobre o Vítor Andrade? O teu (vosso) problema é terem um critério para vocês e outro para os outros... Tal como se demonstra na conversa das lesões depois de passarem a fase final do campeonato a jogar contra equipas em poupança agora vêm alegar que gajos lesionados e que não tem jogado porque estão lesionados é para beneficiar o Benfica. Imagina o que dirias se o Braga tivesse poupado na semana passada para jogar esta semana com o sporting e o nacional viesse a luz por a jogar quem ainda não jogou este ano para dar o prémio de jogar um jogo?
      Fora de campo? Aí vocês realmente só nos deram força... Queres as citações novamente? Desde o punha o assim pequenino até ao olhem para nós?

      Eliminar
  10. Muito bom jogador. Dava um óptimo suplente no futuro tri campeão nacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. confundiu com o orelhas junior.
      estamos a falar do b-r-y-a-n lampião. bryan.

      Eliminar
    2. Ó billy, o teu problema tem a ver com a qualidade... sempre a qualidade... tens que ter mais cuidado, pá...

      http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/cocaina_de_ma_qualidade_trama_motorista_de_vieira.html

      Eliminar
  11. Para o ano é claramente Bryan + 10.

    Classe mundial, tanto dentro como fora de campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não é preciso exagerar! consegues contar vários dos "únicos" ainda a ficar no plantel.

      Eliminar
  12. Jogador fantástico, com uma inteligência e classe ao nível de poucos. Fortíssimo na tomada de decisão.

    Daqueles jogadores que vale a pena ter gamebox para ver jogar!

    ResponderEliminar
  13. e ainda não será este o ano de férias do Bryan...

    Costa Rica na Copa América... titularíssimo e estrela da equipa.

    Grupo fortíssimo: estados unidos a jogar em casa, colômbia e paraguai.

    ResponderEliminar
  14. Eu julgo que o mais comum não será o Sportinguista lhe apontar o dedo, mas ficar triste pelo sentimento de culpa que o Ruiz possa sentir. Nenhum bom profissional, e em particular este enorme homem/artista merece carregar o peso das infelicidades nesses dois jogos. Por mim falo.

    ResponderEliminar
  15. Este é um grandíssimo jogador da bola. Inteligência, simplicidade, imprevisibilidade, técnica, sentido colectivo... Provavelmente, é o que joga mais o que ensinou a jogar. É uma honra e um prazer enorme vê-lo envergar a verde e branca listada.

    ResponderEliminar
  16. Mestre, e eu acrescentaria...

    Muito obrigado Bryan!

    ResponderEliminar
  17. Todos os grandes jogadores falham golos feitos de baliza aberta,e como os penalties,acontece aos melhores.Ate ao Cr7 e ao Messi..SL

    ResponderEliminar
  18. Sempre gostei do Bryan Ruiz, durante algumas pré-epocas ainda tive a esperanças de o ver no meu Benfica mas infelizmente nunca se concretizou. Claro que não o gosto de ver no rival mas confirmou tudo o que eu esperava dele e na minha opinião até superou as expectativas pois julguei que o seu rendimento baixasse com o decorrer da época, mas julgo que conseguiu manter sempre um bom nível. Foi para mim o vosso melhor jogador no inicio da temporada tendo no entanto sido ultrapassado pelo João Mário no balanço global. É um jogador de classe mas talvez devido ao seu perfil algo discreto não tem o devido reconhecimento nem pela imprensa nem mesmo por a vossa massa adepta, mas para mim e apesar das cores que defende não deixa de ser um gosto ver um jogador destes no nosso campeonato.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Tenho 37 e arrisco-me a dizer que o Bryan é o jogador, que eu vi jogar em Portugal, que mais classe tem!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tens 37, já vês futebol há pelo menos 20 anos....

      Se em 20 anos nunca viste jogar 20 jogadores muito melhores que esse tal de Bryan.. percebes pouco de futebol!!

      E já nem falo de jogadores do Porto ou do SLV... lembro só do SCP:

      Mas, lá está deves ser um dos tais que 'nasceram' em 2013!!!





      Eliminar
    2. E aquela classe a falhar golos feitos de baliza aberta? QUE CLASSE!!

      Eliminar
    3. E aquela classe a falhar golos feitos de baliza aberta? QUE CLASSE!!

      Eliminar
    4. Meu caro Quid.

      Estou a referir-me de classe, não de ser o melhor jogador. Em termos de Sporting, André Cruz e Luisinho (dois defesas curioso). No Benfica Aimar. No Porto Lucho e Madjer. São para mim aqueles que vi com mais classe a tratar a redondinha. Houve outros. claro, mas estes foram para mim o top nos respectivos clubes.

      Se vamos falar de quem foram os melhores jogadores, a história é outra e os intervenientes também.

      E já vejo futebol há mais de 20 anos. E tu percebes de bola? É que de interpretação do que está escrito, já vi que não...

      Simpson, até a falhar golos o Bryan respira classe! Qualquer comparação entre ele o os Marcelo's (o que veio do Tirsense) e Hassan's (o que jogou no Farense), desta vida, é pura coincidência.

      Eliminar
    5. Tigas o Bryan é dos melhores mas... Balakov...

      Eliminar
    6. Imagino que se esteja a referir apenas ao Sporting, certo Tigas?

      Ou isso ou então só vê mesmo Sporting. :)

      É que neste momento há um jogador em Portugal chamado Jonas que respira e transpira classe.

      O Aimar, tem sem dúvida muita classe, mas uns anos antes tivemos cá o Maestro.

      Se vamos falar de quem passou em Portugal com mais classe então o Rui Costa tem que estar obrigatoriamente no top.

      Cumprimentos

      Eliminar
    7. Não fosse a constante inconstância, pontuaria também o Pedro Barbosa.

      Eliminar
    8. Jonas transpira classe?

      LOOOOL

      classe? classe a empurrar companheiros de equipa?

      estás a confundir jogar bem, ser eficaz com classe JF.

      Eliminar
    9. JF,

      Eu acho que o ponto forte do Jonas é a sua leitura de jogo (para uma melhor ocupação dos espaços) e a sua qualidade técnica de execução dos remates (pé e cabeça). Daí ser um grande finalizador. Não acho que tenha classe. O rui Costa concordo, mas para mim o Aimar tinha mais classe. E eu refiro que houve outros. Mas esta é a minha opinião.

      Conana,

      Barbosa tinha tudo para ser grande. Não quis...

      ZFS,

      Balakov foi dos melhores jogadores. Bryan para mim tem mais classe. Tal como Maradona para mim foi o melhor que eu vi jogar até hoje, mas o gajo com mais classe foi sem dúvida o Zidane.

      Eliminar
    10. Como percebes pouco de futebol.. confundes classe (Deco, Balakov) com souplesse, com virtuosismo. Mas não é mesma coisa.

      Vejo, jogo, pratico futebol há mais anos do que tu tens de idade..


      Eliminar
    11. Souplesse é uma coisa. Classe é outra. São distintas e sei perfeitamente a diferença.
      O praticares dá-te conhecimento?! Pedro Guerra, és tu?!

      Eliminar
    12. O jonas tem classe sim senhor... arriscaria mesmo a dizer que chega a ter mais classe que o Greg... Louganis! Tetra-campeão olímpico... do salto p'rá piscina!

      Eliminar
  21. Aquele golo ao Lokomotiv... Classe.

    ResponderEliminar
  22. Nem mais !
    Há muito que o Sporting não tinha um jogador deste calibre. Ele sim é o verdadeiro significado de "classe" !

    ResponderEliminar
  23. Se, como eu espero, tanto o Sportim como o Benfica ganharem no Domingo, uns devido a uma Macronada outros por jogarem futebol, o Beryan ficará para sempre conhecido como a antítese do Kelvin.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho lindo esta do Hugo Miguel ser vendedor da Macron e por isso ser um escândalo apitar o Sporting. Diz-me lá ó génio rudolfo que marca é que equipa o Braga?

      Eliminar
    2. E quem patrocina outras coisas quiçá mais importantes? bem maiorzinhas a encher bolsos?

      Eliminar
    3. coisas mais comestíveis... tipo sagres..

      Eliminar
    4. ZFS, essa é fácil. À Macorno interessa patrocinar uma equipa que atinja os maiores objectivos possíveis. X pela entrada na Liga Europa , 2X pela conquista da taça de Portugal, 5X pela entrada na liga dos campeões e 50X por ser campeão nacional, e assim dizer que a marca deles foi campeã. Ora o Braguinha já está na Liga Europa, o vosso clube na Liga dos Campeões, por isso a maior projecção que a Macorno pode ter é que uma das suas equipas seja campeã nacional. Não é preciso fazer um desenho, pois não?

      Eliminar
    5. Seu monte de merda, agora fizeste-me rir!!!
      hei de te lembrar desta da próxima vez que te vir a sacudir uma voucherada como " teoria da conspiração"...

      Eliminar
  24. Claramente um dos nossos grandes jogadores,so tenho a agradecer aeste excelente profissional os excelentes momentos de futebol que nos proporcionou.
    Titulo perdido mestre?????? Nos somos os campeões , nao houvesse os vouchers e o vitó vitó quem ia a champions era o porto.
    CAMPEONATO DA VERGONHA ÁRBITROS INTERNACIONAIS???? Apitar o vouchers?????

    ResponderEliminar
  25. Claramente um dos nossos grandes jogadores,so tenho a agradecer aeste excelente profissional os excelentes momentos de futebol que nos proporcionou.
    Titulo perdido mestre?????? Nos somos os campeões , nao houvesse os vouchers e o vitó vitó quem ia a champions era o porto.
    CAMPEONATO DA VERGONHA ÁRBITROS INTERNACIONAIS???? Apitar o vouchers?????

    ResponderEliminar
  26. Grande Jogador,

    Aposta certa de JJ, surpreendeu-me, não pela qualidade técnica, que já a conhecia, JJ tentou levá-lo do Twente FC para o Benfica em 2011/2012, mas pela regularidade e personalidade competitiva.
    Dá prazer ver jogar.
    Infelizmente, neste caso FELIZMENTE, falhou dois golos feitos, um em Guimarães e outro, o mais clamoroso, em Alvalade. Acontece aos melhores, mas são estes e outros lances que podem marcar a diferença de dois pontos no final do campeonato.


    Benfica, Benfica dá-me o #35

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao percas tempo a pedir 35, ja ta entregue pelo vitó vitó e pelos vouchers

      Eliminar
  27. O Sporting merece ser o campeão porque ao longo das 34 jornadas foi a equipa que melhor futebol jogou.

    É claro que se perderam 5 pontos em 2 jogos que poderão ter sido decisivos para a entrega do título à outra equipa.

    Em Guimarães não falhou só o Bryan,falhou toda a equipa,sim em Alvalade não se pode falhar um golo daqueles principalmente quando se joga contra equipas tipo o Salgueiros em que as oportunidades são praticamente inexistentes.

    O Bryan para mim, sem clubismos, é o jogador que mais prazer me dá a ver jogar futebol.É de longe um dos melhores jogadores do nosso campeonato.Teve a infelicidade de estar ligado a dois lançes que infelizmente podem ter definido o rumo do campeonato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro King

      Bom post, realista, revelador de inteligência intrapessoal.

      Essa é a realidade nua e crua , Há 3 anos também perdi 5 pontos e 3 competições em 15 dias, e também por culpa própria. Fez moça, mas a vida continuou.

      Benfica, Benfica dá-me o #35

      Eliminar
    2. Caro king, a realidade nia e crua é que o Sporting nao ofereceu vouchers, tem árbitros internacionais apitarem os seus jogos e nao tem o homem sensação do campeonato o grande VITÓ VITÓ

      Eliminar
    3. Caro Bruno,

      Enquanto viveres nessa ilusão e a achares que os golos falhados de baliza aberta não são determinantes, nunca vais voltar a ganhar...

      Cada um acredita no que quer. A ilusão é uma opção como outra qualquer.

      Eliminar
    4. É por causa desse tipo de ilusão, david, que malta como tu merece um SCP campeão este ano. Infelizmente nem sempre se tem o q se merece.

      Eliminar
    5. Caro David Carlos, aposto que era mais um de mts q ladrava aquando do apito dourado e agora como imperam os vouchers assobia para o lado.
      Característica dos animais como david

      Eliminar
    6. Caro Bruno,

      É escusado seres ofensivo, não te dá mais ou menos razão.

      O apito dourado existiu, as gravações estão no Youtube, só não houve quem não quer.

      Apesar disso o Porto à época era mais forte.

      No entanto, a diferença é que o Porto sempre negou o apito dourado, o Benfica nunca negou a existência dos vouchers, que poderás considerar um excesso de cortesia.

      Erros de arbitragem houve, e sempre vai haver, tenho consciência de que o Benfica foi beneficiado contra o Guimarães, assim como o Sporting foi com o Arouca.

      Se o Benfica tivesse o controle da arbitragem o Renato Sanches não teria sido expulso na semana passada.

      Tudo o resto são fantasias, de quem chegou a ter 7 pontos de avanço...

      Eu já assisti a esta situação, ter vários pontos de vantagem e ..., em 2011/2012 e em 2012/2013, por coincidência, ou não, o treinador era e é o mesmo, os clubes é que são diferentes.

      Benfica, Benfica dá-me o #35

      Eliminar
    7. Wa?! Nunca negou os vouchers?! Mas tu andaste por onde nestes meses?
      Hibernaste?! Estiveste no espaço?!
      Eu recordo me perfeitamente de vocês terem negado a existência dos vouchers! " Depois a muito custo afinal até era verdade mas NENHUM arbitro aceitou! Claro que, depois apenas 2 ou 3 árbitros aceitaram! Mas nem sequer deram uso! Obviamente depois passou para a fase do "Não nos íamos corromper por uns meros almoços! Alguma vez! Corromper por almoços? Nada disso! Só por fruta, chocolates e café com leite!
      E por fim lá veio aquele pseudo relatório em que eles chegam á conclusão que a refeição não passa dos 30 euros (how curious) apenas e só porque sim! Está certo!

      Eliminar
  28. Neste momento não há nada mais importante do que:

    Nós queremos o Sporting Campeão!

    ResponderEliminar
  29. Obrigada Bryan! É um prazer ter-te connosco!

    ResponderEliminar
  30. Mestre, por muito que custe, a melhor equipa da competição será aquela que acabar em primeiro.

    Quanto à que joga melhor futebol, apesar dos números estarem todos a favor do Benfica, não me atrevo a dizer que há uma melhor que a outra.

    Para mim, tendo em conta o campeonato de cada uma, merecem vencer as duas.

    O Sporting entrou melhor, o Benfica entrou nervoso, ansioso, bastante destabilizado após a saída do JJ para o rival.

    Acabou por ficar a 7 pontos +1 pela derrota por 0-3 contra o SCP que lhe custou a vantagem no confronto direto.

    A partir daí, devido a muita coisa que deixarei para outra altura, a águia ferida no seu orgulho começou a bater as asas e a voar bem alto!

    A partir dessa derrota humilhante o Benfica venceu os jogos todos, apenas empatou um e perdeu outro. Foram 4 pontos perdidos de forma muito amarga.

    Mas, nesse percurso de 20 vitórias quase seguidas o Benfica venceu e convenceu, igualou e até superou o Sporting em quase tudo, chegou a uma diferença impressionante de 20 golos marcados!!

    Agora, perto do fim, nestes últimos 5 jogos, onde a pressão pesa e muito para quem lidera, o Sporting voltou a estar melhor.

    Está melhor porque está mais tranquilo, mais relaxado, não tem nada a perder, só tem a ganhar se continuar a vencer, é uma pressão boa, a pressão de poder obter frutos caso vença o próximo jogo.

    Já o Benfica, para além de sentir a mesma pressão do SCP, ainda tem a pressão de poder perder tudo, de morrer na praia.

    Acham que isto não influencia e muito? É um pesadelo para os jogadores, as pernas tremem, o medo de errar não dá tranquilidade para jogarem aquilo que sabem e que se espera deles.

    Mas o espírito de sacrifício tem sido muito e a equipa tem conseguido se aguentar.

    Falta uma final para as duas equipas, tudo pode ainda acontecer.

    Mas aconteça o que acontecer aqueles jogadores (Benfica e Sporting) merecem o nosso respeito, admiração e os nossos parabéns. Foram grandes e dignificaram o nosso campeonato.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JF,

      100% de acordo. Boa síntese da época.

      Eliminar
    2. Vouchers futebol clube,vitó vitó, árbitros nao internacionais o maior escandalo dos umtimos anos do futebol português.... E vcs sao uns animais que continuam a ladrar e vendem.se por um osso,ao menos exijam tmb o vouchers.

      Eliminar
    3. dois jogos fatídicos, o Sporting por esta altura já seria campeão se não tem falhado aqueles dois lances...

      Mas a culpa não é dele, falhar todos podem falhar...

      A culpa aqui é da corrupção que existe no futebol em Portugal, porque sem corrupção, o Benfica não teria a pontuação...

      Onde é que uma equipa daquelas miserável, que pratica um futebol arcaico, com um fio de jogo medíocre, que nem sequer ganhar um único jogo decentemente pode ter 85 pontos? só pode... porque beneficiou de resultados combinados..

      alguém acredita que o jogo do Marítimo x Benfica não estava combinado?
      ou outros jogos envolvendo o Belenenses, Rio Ave, e outras equipas com quem a direcção do Benfica tem relações no "mínimo" promiscuas?

      Analisem as relações promiscuas que existem entre o Benfica envolvendo negócios, seja do seu presidente ou das SAD's envolvendo troca ou cedência de jogadores e facilmente se percebe o caldo que é feito para os beneficiar...

      Porque a verdade é esta, isto não é um campeonato, isto é uma liga das 7 quintas... em que 2 ou 3 lutam pelo titulo, 3 ou 4 lutam pela Liga Europa, e os restantes são de outro campeonato...

      E sendo eles de outro campeonato, são facilmente comprados por alguém... basta acenar-lhes com benesses ou pagamento de salários e garantem-se logo seis pontos...

      Belenenses, Rio Ave, Braga, Setúbal, Marítimo, Tondela e só não é com mais equipas porque algumas estão desesperadamente na luta pela manutenção, caso contrário também iriam ceder 6 pontos em troca de um favor qualquer

      Isto é um mundo podre, uma selva, e nesta selva não há escrúpulos muito menos vergonha, os parvos lampiões que aqui vem agora falar numa suposta justiça do líder ser um justo vencedor da liga, são os mesmos que se queixavam do apito dourado, mas que agora que tem as nomeações e arbitragem sob controle, já para não falar destas equipas de "recheio" da liga... são uns hipócritas...

      È uma perda de tempo discutir com eles, eles se não estão sujos na consciência são sujos intelectualmente, para quê discutir com eles?

      Quanto ao Sporting, fez uma temporada excelente, basta olhara para os números, tivesse a equipa beneficiado das mesmas benesses e facilidades que o Benfica teve e o Sporting não andaria longe de fazer uma liga só com vitórias, tal foi a superioridade do Sporting este ano, não houve um único jogo em que o Sporting não tenha sido superior ao ponto de o merecer ganhar, um único...

      nenhuma outra equipa da primeira liga pode gabar-se do mesmo, os resultados são o que são, mas isso não vale a pena, já o escrevi porquê

      Eliminar
    4. Jf.. Não adianta... Não saem disto. O mundo está todo contra eles.. Até o skenderbeu! Uma equipa que não joga nada vai aos 4os a Champions e estava tudo combinado... Só não percebo como é que não se marcam aqueles pênaltis das últimas jornadas a favor do Benfica se está tudo controlado.

      Eliminar
    5. Se não adianta, se sabes que não adianta virem para aqui distorcer a realidade e tentar espalhar a doutrina lampiónica, porque é que ainda se dão ao trabalho?
      Preocupem-se em espalhá-la aos fiéis e não a sportinguistas que sabem o que se passa. Mais do que ser eficaz dentro de campo, bom é ser eficaz nos bastidores, e nisso vocês são exemplares.

      Eliminar
    6. Ricciardo, não me faça rir. Que falta de noção. Vive mesmo num mundo à parte.

      Até chega ao ponto de incluir o Braga no mesmo lote de equipas como o Tondela, no lote dos vendidos que lutam pela manutenção. heheh

      Para não falar na arrogância que demonstra, acha-se mesmo o maior daqui, o melhor, o único com qualidade neste mundo. Vivem numa bolha onde só há Sporting.

      Aprendam a gostar de futebol.

      Cumprimentos

      Eliminar
    7. J nós trocamos opiniões... Aquela lista de fábulas de todos se venderem faz sentido na cabeça de alguém? E ainda se diz que os outros é que são sujos intelectualmente?

      Eliminar
  31. Eu pergunto porque continua o AdD a permitir esta merda lampiä nos comentários?

    ResponderEliminar
  32. Entre o fedor dos nuggets desdentados e o pacóvio andrade com hálito de mangalho de bimbo, este blog está a tornar-se nauseabundo, Mestre. Por mim Ruiz acabava a carreira no Sporting. Ganhemos na pedreira: estou mais que certo que o circo Carnidali precisará de roubo para ganhar aos bilhões do nacenal...

    ResponderEliminar